quarta-feira, 6 de março de 2013

Dia 25 de março será feriado estadual no Ceará


O Ceará ganha neste ano de 2013 mais um feriado em dia útil. No dia 25 de março comemora-se a Data Magna do Ceará. A Emenda Constitucional que instituiu o feriado, de autoria do deputado Lula Morais, foi aprovada pela Assembleia Legislativa em 1º de dezembro de 2011, sendo promulgada e publicada no Diário Oficial do Estado em 6 de dezembro de 2011.

No ano passado, a data caiu em um domingo e passou despercebida, segundo Morais. "Já que ela caiu no domingo, pouca gente deu importância. Mas desde ano passado comemora-se a Magna do Ceará que festeja o fim da escravidão no Ceará. Vale lembrar que o nosso estado foi o primeiro a libertar os escravos", disse.

Março de 2013 terá três feriados em um intervalo de duas semanas. Em 19 de março, é celebrado o Dia de São José e, no dia 29, a Sexta-Feira da Paixão, data em que os cristãos lembram a morte de Jesus Cristo.

Ainda segundo Morais, a ideia inicial era colocar a data comemorativa no dia 19 de março. No entanto, o governador Cid Gomes sugeriu que o feriado acontecesse justamente no dia em que o Ceará libertou seus escravos, ou seja no dia 25 de março.

Abolição

O estado do Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravidão, em 25 de março de 1884. Um anos antes, no dia 1º de janeiro de 1883, a Vila do Acarape, atual município de Redenção, a 55 Km de Fortaleza, libertou os escravos um ano antes da província do Ceará.

Quatro pessoas são assassinadas em chacina no interior do RN


Quatro pessoas foram assassinadas a tiros na madrugada desta quarta-feira (6) na periferia da cidade de Poço Branco, a aproximadamente 60 quilômetros de Natal. Segundo informações preliminares da Polícia Militar, as mortes podem ter sido motivadas pelo tráfico de drogas. As vítimas, segundo o sargento Batista Costa, que é lotado na cidade, são três jovens irmãos e uma adolescente, que seria companheira de um deles.

Os jovens foram identificados como Ranchiel Henrique Pereira, de 18 anos, João Emanoel Henrique Pereira, de 21, Márcio Varela Henrique, 34, e Laryssa Roberta de Oliveira Silva, de 17.

A adolescente ainda chegou a ser socorrida para o hospital de Poço Branco, mas não resistiu aos ferimentos. Ainda de acordo com o sargento, foram disparados mais de 50 tiros.

O coronel Francisco Reinaldo, comandante do policiamento militar no interior do estado, ainda não há pistas sobre os suspeitos. "Temos poucas informações até o momento. Sabemos apenas que os criminosos chegaram em um carro preto. Depois invadiram a casa, acordaram as vítimas e mataram estas pessoas. Mas, suspeitamos que as mortes possam ter sido motivadas pelo tráfico de drogas", afirmou.

Fotos do apartamento onde Chorão foi encontrado morto em SP

Imagens mostram o estado que estava o apartamento do cantor Chorão, do Charlie Brown Jr, encontrado morto na madrugada desta quarta-feira (6). Nas fotos é possível ver que o imóvel estava bastante danificado, além de uma grande quantidade de embalagens de bebidas alcóolicas encontradas.

Ao deixar o apartamento de Chorão, o delegado Itagiba Vieira, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), disse que o imóvel estava muito danificado, num "processo de deterioração". Itagiba acredita que os danos tenham sido feitos pelo próprio cantor, já que o corpo foi encontrado com um dedo machucado e havia marcas de sangue no local. “Não tem nada que estivesse no lugar. Ele estava machucado no dedo, arrancou parte de uma unha, o que pode explicar as marcas de sangue na parede”, disse o delegado.

O delegado Itagiba Vieira, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), disse nesta quarta-feira (6), que não acredita que o vocalista tenha sido vítima de um homicídio. "Aparentemente não foi homicídio. O IML é que vai dar a causa da morte. Aparentemente ou foi por uso de medicamento ou outra substância", disse o delegado.

 

Polícia suspeita que Chorão foi vítima de overdose de drogas

A Polícia Civil suspeita que o cantor Chorão, do Charlie Brown Jr, tenha sido vítima de overdose de drogas. Segundo o delegado Luiz Romani, do 14º Distrito Policial, no apartamento do artista, em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, foi encontrado um pó branco, que será periciado – ele suspeita que seja cocaína.  “Por enquanto, o principal suspeito é a droga”, disse Romani, que atendeu a ocorrência nesta manhã, sobre a causa da morte do artista.

O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Em foto é possível observar um pó branco ao lado de latas de refrigerante e bebidas alcóolicas. A existência desse pó branco é relatada no boletim de ocorrência registrado no 14º DP.

Segundo o delegado, a investigação apurou que chorão estaria fazendo uso de drogas recentemente.  

Testemunhas relataram aos investigadores da Polícia Civil que Chorão estava  passando por uma crise de depressão e fazendo uso de drogas após se separar da ex-mulher, há cerca de seis meses. 

Nesta manhã, a apresentadora Sônia Abrão, prima do cantor, contou que Chorão estava em depressão e reclamava de solidão.

Postos policiais da vila Esperança e bairro Moreiras são reabertos em Acopiara


Foram reabertos os dois postos policiais que funcionam no bairro Moreira e vila Esperança que estavam desativados. Por solicitação do prefeito Dr. Vilmar em concordância com o chefe da Guarda Municipal, Mulato, ao lado dos Agentes Municipais, Policias Civil e Militar e Ronda do Quarteirão foram atendidos os moradores daqueles bairros que estavam se sentindo indefesos e carentes de segurança pública.

Os postos darão suporte 24 horas com todos os efetivos, atendendo as ocorrências com monitoramento das Policias Civil e Militar, Ronda do Quarteirão e Guarda Municipal. 


As instalações foram vistoriadas pelo Mulato e agentes municipais onde o trabalho já foi iniciado. “É preciso fazer diferente, atender o cidadão é prioridade das policias que estão unidas conosco, trabalhando dia e noite sem medir esforços. Os cidadãos daqueles bairros terão agora suporte Militar, Civil e Municipal dando-lhes segurança, além claro, do programa do Governo Estadual Ronda do Quarteirão. Acopiara aos poucos vai se moldando em um novo tempo e o Sr. Prefeito está oferecendo a toda comunidade mais segurança para sua locomoção”, disse Mulato.

Dr. Vilmar não tem medido esforços para implantar em Acopiara um sistema de segurança que esteja à altura da cidade. “Vamos procurar combater a violência tanto no trânsito como no crime, é nossa meta e é prioridade para os filhos da Terra do Lavrador.

Preso grupo que planejava morte oito pessoas em Fortaleza


Uma quadrilha formada por sete pessoas foi detida na tarde desta terça-feira (5), no Bairro Vilha Velha em Fortaleza.  Segundo a polícia, uma criança de 11 anos e um adolescente de 16 integravam o grupo e foram apreendidos. De acordo com a Polícia Militar, o grupo planejava matar oito pessoas  para vingar a morte de um adolescente de 14 anos que aconteceu na última segunda-feira (4), também no Vilha Velha. O garoto foi baleado e acabou morrendo na emergência do Hospital Municipal de Antônio Bezerra.

Durante a operação de prisão do grupo houve troca de tiros e os suspeitos fugiram para um matagal. Depois de duas horas de perseguição, Policiais do Serviço Reservado do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), conseguiram capturar os sete suspeitos.

Armamento

Em poder do bando foram apreendidos três revólveres de calibre 38 e duas pistolas, sendo uma modelo ponto 40, que pertence à polícia, e outra de calibre 7.65; além de munição, drogas, balança de precisão e, ainda, uma motocicleta. Os sete suspeitos presos foram levados para o 17º Distrito Policial, localizado no Conjunto Vila Velha, enquanto os adolescentes para a Delegacia da Criança e Adolescente (DCA), no Bairro São Gerardo.

Dupla assalta agência do BB no município do Crato


Dois homens furtaram um malote de dentro de uma agência do Banco do Brasil, no cruzamento das ruas Senador Pompeu e Bárbara de Alencar, no município do Crato.

Segundo a o Comando de Policiamento do Interior (CPI), os suspeitos invadiram o banco sem que os vigilantes notassem sua presença.

O gerente da agência não informou a quantia contida no malote.

Vereador acusado de assassinato é preso dentro de Câmara Municipal na Bahia



Um vereador de São Francisco do Conde, cerca de 66 Km de Salvador (BA), será apresentado nesta quarta-feira (6), na sede da Polícia Civil, por ser acusado de mandar matar um homem. Sandro Valença (PHS), de 42 anos, foi preso nesta terça após uma sessão na Câmara Municipal.

Segundo o delegado Bruno Oliveira, responsável pelo caso, o parlamentar é acusado de ser o mandante do sequestro, tortura e assassinato de um morador de São Francisco do Conde. O segurança dele, Márcio Vitor Moreira Dos Anjos, também foi preso. 

"A vítima furtou aparelhos de som do comitê de campanha, que funcionava na casa do vereador. As pessoas o sequestraram e o torturaram para ele indicar onde estavam os aparelhos. Depois alguns objetos foram recuperados", detalhou o delegado.

O crime ocorreu em fevereiro do ano passado e, segundo a polícia, o corpo da vítima foi encontrado carbonizado seis dias depois, no município de São Sebastião do Passé. Outros três seguranças de Sandro Valença apontados como executores do crime já tiveram a prisão decretada, mas estão foragidos. 

O vereador foi encaminhado para a Polinter, em Salvador. Já o segurança que foi detido permanecerá na carceragem da delegacia de São Francisco do Conde à disposição da Justiça.

"Acopiara vai ganhar novos médicos", garante Dr. Vilmar após participar de solenidade em Fortaleza

Ecildo Filho (prefeito de Mombaça), Dr. Vilmar (prefeito de Acopiara), Dr. Odorico Monteiro (secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde) e Dr. Joab Soares (secretário da Saúde de Iguatu)
O prefeito de Acopiara, Dr. Vilmar (PSB) participou hoje em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará, da solenidade de acolhimento de 698 médicos do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab).

O munícipio de Acopiara foi beneficiado com 06 (seis) profissionais. A solenidade foi prestigiada pelo governador Cid Gomes, vice-Governador Domingos Filho, deputado Federal João Ananias, deputado Estadual Dedé Teixeira, prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro e pelo secretário da Saúde do Estado do Ceará, Arruda Bastos. Vários prefeitos marcaram presenças.

DestaqueO prefeito acopiarense informou ao blog que os profissionais destinados ao município de Acopiara já estão autorizados a iniciaram os trabalhos. "Os médicos atuarão nas equipes de Atenção Básica sob a supervisão de instituições de ensino superior e acompanhamento de minha pessoa enquanto prefeito", frisou Dr. Vilmar.

O secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, destacou o impacto positivo que o Provab promoverá tanto na área da saúde como no vida profissional dos médicos. "Quando me formei em medicina, eu não tive uma oportunidade como essa, mas gostaria de ter tido. Nesses vinte anos de exercício profissional, um dos grandes problemas é a interiorização da saúde.  Vocês terão um diferencial muito grande no currículo que é atuar com a saúde da família" , disse o secretário.

interna 1


Para o governador Cid Gomes o investimento é essencial, mas a falta de profissionais qualificados nos  locais mais distantes dos grandes centros é um grande desafio na saúde. "Quanto mais distante, maior fica a dificuldade na contratação de médicos. O Ministério da Saúde tomou a iniciativa do Provab que através de uma grande mobilização vai ajudar muito a atenuar esse problema. São cerca de 700 médicos que vão reforçar a rede de profissionais", destacou Cid Gomes durante a solenidade.

interna2Segundo o secretário estadual da saúde, Arruda Bastos, é essencial iniciativas como as dos Governos Estadual e Federal, que não só estão procurando qualificar o serviço através de investimentos, como está capacitando os profissionais que vão atender diretamente a população. "Não é só reduzir a carência de médicos e essencial também capacitar esses profissionais na atenção básica. Muitos vão se apaixonar pelos municípios porque estão trabalhando para reduzir a mortalidade materna e infantil, estão a frente de diagnósticos iniciais. Vocês vão avançar muito com essa iniciativa", analisou Arruda.

Durante o encontro, o Governador listou os 141 municípios cearenses que aderiram ao Provab 2013, dentre eles, Acopiara e finalizou a solenidade destacando a importância da parceria em benefício da população, especialmente a mais carente. "Temos que dar o atendimento que a população tem direito. Quem procura um atendimento nessa área está em um momento fragilizado e por isso o poder público tem que oferecer esse serviço com a maior excelência", concluiu o Governador.

Em tempo

Após a solenidade, Cid Gomes se reuniu com os prefeitos municipais e comunicou que até o dia 31 de março o Governo do Estado vai receber as propostas para aplicação do investimento, que será destinado para reforma e ampliação dos equipamentos de saúde, aquisição de material de trabalho ou de novos veículos. "Os municípios é que vão decidir como o Estado deve investir esse montante, que terá foco em investimentos, e em um segundo momento o foco será o custeio", explicou Cid Gomes.

O município de Acopiara foi beneficiado com os seguintes médicos:  

DAYVISON ROBERTO NOBRE ALVES
CARLOS ABDIAS VERAS REIS
JOAO PAULO OLIVEIRA DE MELLO
SANMY SANMIZY SILVESTRE MOURA
THIAGO MOREIRA RODRIGUES e
FLORA ARAUJO ULISSE.

Acopiara está impedida de celebrar convênios com o Governo Federal por culpa da ex-gestão

Inadimplente: Município de Acopiara não pode celebrar convênio com o Governo Federal
Mais de 80% dos Municípios brasileiros, um total de 4.458, não pode celebrar qualquer tipo de convênio com a União, aponta pesquisa.

Nesta primeira análise, 3.589 Municípios estavam irregulares no Cadastro Único de Convênios (Cauc), portanto, em um mês houve aumento de 24,2%.

Com este resultado, a quase totalidade de gestores municipais não pode captar os recursos oferecidos pela presidente da República, Dilma Rousseff, para convênios e programas. Pois, com a não regularidade no Cauc da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), não há viabilidade para isso.

A pesquisa considera quatro requisitos fiscais, que constam no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias do Cauc. São eles: obrigações de adimplência financeira, adimplemento na prestação de contas de convênios, obrigações de transparência e adimplemento de obrigações constitucionais ou legais.

Em tempo

O ex-prefeito de Acopiara, Antonio Almeida Neto fez questão de deixar o município inadimplente. Existem várias denúncias contra o mesmo de desvios de recursos públicos da União. 

Isso é uma vergonha!

Mega-Sena pode pagar R$ 15 milhões nesta quarta



Acumulada há três concursos, a Mega-Sena vai sortear um prêmio de R$ 15 milhões nesta quarta-feira. O concurso 1.474 será sorteado às 20h25 (horário de Brasília) no Caminhão da Sorte, que está em Cuiabá. 

Caso somente um apostador acerte as seis dezenas, ele poderá se aposentar com uma renda de mais de R$ 62 mil por mês, apenas investindo o valor do prêmio na poupança. 

A bolada é suficiente, ainda, para comprar 30 imóveis de R$ 500 mil cada ou 125 carros de luxo. A aposta mínima na Mega-Sena é de R$ 2 e pode ser efetuada até as 19h desta quarta-feira.

Com 48% dos votos, Anamara é a nona eliminada do BBB13

Anamara sai da casa com 48%. Nasser é o segundo mais votado, com 36% dos votos e Fani recebe 16% na votação.

A trajetória de Anamara foi marcada por sentimentos opostos. A baiana, que tem como marca a sinceridade e a explosão, não deixou barato as atitudes que a incomodaram. No último Paredão Anamara cobrou Fernanda: “Eu aceito carinho de quem é verdadeiro”. A discussão não parou de primeira e continua na sala. 


Maroca, como é chamada por Pedro Bial e pelos companheiros de confinamento, chegou aos 57 dias na casa mais vigiada do Brasil.

Vocalista do Charlie Brown Jr é encontrado morto em SP


O vocalista da banda Charlie Brown Jr, Chorão, foi encontrado morto em seu apartamento em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, na madrugada desta quarta-feira (6). Ele tinha 42 anos. A causa da morte de Alexandre Magno Abrão ainda não foi divulgada até o início desta manhã.

Chorão foi encontrado desacordado pelo seu motorista, que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A unidade de resgate constatou que ele já estava morto. Por volta das 6h30, policiais civis e militares e peritos estavam no prédio do cantor.

O cantor e o letrista liderava a banda que foi formada e estabelecida na cidade de Santos, no litoral de São Paulo, na década de 1990. Em 15 anos de carreira, a banda lançou dez discos, segundo o site oficial do grupo. O grupo vendeu 5 milhões de cópias. Além de vocalista, Chorão era o letrista do Charlie Brown Jr, dando o direcionamento artístico e executivo. Em 2004, o álbum "Tâmo aí na Atividade” foi premiado com o Grammy Latino. No ano passado, lançaram o álbum “Música Popular Caiçara” - destaque para a música "Céu Azul".

Chorão foi o único integrante do Charlie Brown Jr que permaneceu na banda em todas as fases. O apelido vem da época que iniciou e chegou a se profissionalizar no skate. Paulistano, Chorão adotou a cidade de Santos desde a juventude, onde criou o Charlie Brown Jr.

Chorão é roteirista do filme “O Magnata”, já realizado, e do longa metragem “O Cobrador”, em andamento. Como empresário, administrou marcas de skate e viabilizou a realização de grandes eventos de skate no Brasil, além de manter o Chorão Skate Park em Santos.

O apelido foi dado ainda na adolescência, quando ele não sabia andar de skate e ficava apenas olhando os amigos. Um deles virou para Chorão e disse para não chorar.

O próximo show da banda estava marcado para o dia 22 de março, em Campo Grande, no Rio de Janeiro.

Maduro assume, e Venezuela terá eleições em 30 dias

O ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Elías Jaua, disse nesta terça-feira (5) que, após a morte do presidente Hugo Chávez, o país vai convocar eleições dentro de 30 dias.

Jaua afirmou também que o vice-presidente, Nicolás Maduro, vai permanecer interinamente no poder.

"Agora se produziu uma falta absoluta [do presidente], assume o vice-presidente o poder como presidente, e eleições vão ser convocadas nos próximos 30 dias", disse Jaua na TV Telesur.

"Essa é a ordem que nos deu o comandante presidente Hugo Chávez."

A Constituição da Venezuela prevê que, no caso de morte do presidente, o governo seja assumido pelo presidente da Assembleia, Diosdado Cabello, mas há outras interpretações.

Aguarda-se que o Tribunal Supremo de Justiça, principal corte venezuelana, se pronuncie sobre o tema.
Jaua também disse que o país está em "total normalidade" horas após a morte de Chávez.

Jaua afirmou que o corpo de Chávez, que morreu em um hospital militar de Caracas, vai ser levado na quarta-feira ao hall da Academia Militar, em Caracas, onde será velado até sexta, mesmo dia em que ocorrerá seu funeral.

A expectativa é que vários líderes e personalidades latino-americanos participem do velório.
Eles devem participar de uma cerimônia às 10h (11h30 de Brasília) de sexta.O local do enterro ainda não foi revelado.

O governo também determinou sete dias de luto oficial, segundo o chanceler.