quarta-feira, 6 de março de 2013

"Acopiara vai ganhar novos médicos", garante Dr. Vilmar após participar de solenidade em Fortaleza

Ecildo Filho (prefeito de Mombaça), Dr. Vilmar (prefeito de Acopiara), Dr. Odorico Monteiro (secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde) e Dr. Joab Soares (secretário da Saúde de Iguatu)
O prefeito de Acopiara, Dr. Vilmar (PSB) participou hoje em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará, da solenidade de acolhimento de 698 médicos do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab).

O munícipio de Acopiara foi beneficiado com 06 (seis) profissionais. A solenidade foi prestigiada pelo governador Cid Gomes, vice-Governador Domingos Filho, deputado Federal João Ananias, deputado Estadual Dedé Teixeira, prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro e pelo secretário da Saúde do Estado do Ceará, Arruda Bastos. Vários prefeitos marcaram presenças.

DestaqueO prefeito acopiarense informou ao blog que os profissionais destinados ao município de Acopiara já estão autorizados a iniciaram os trabalhos. "Os médicos atuarão nas equipes de Atenção Básica sob a supervisão de instituições de ensino superior e acompanhamento de minha pessoa enquanto prefeito", frisou Dr. Vilmar.

O secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, destacou o impacto positivo que o Provab promoverá tanto na área da saúde como no vida profissional dos médicos. "Quando me formei em medicina, eu não tive uma oportunidade como essa, mas gostaria de ter tido. Nesses vinte anos de exercício profissional, um dos grandes problemas é a interiorização da saúde.  Vocês terão um diferencial muito grande no currículo que é atuar com a saúde da família" , disse o secretário.

interna 1


Para o governador Cid Gomes o investimento é essencial, mas a falta de profissionais qualificados nos  locais mais distantes dos grandes centros é um grande desafio na saúde. "Quanto mais distante, maior fica a dificuldade na contratação de médicos. O Ministério da Saúde tomou a iniciativa do Provab que através de uma grande mobilização vai ajudar muito a atenuar esse problema. São cerca de 700 médicos que vão reforçar a rede de profissionais", destacou Cid Gomes durante a solenidade.

interna2Segundo o secretário estadual da saúde, Arruda Bastos, é essencial iniciativas como as dos Governos Estadual e Federal, que não só estão procurando qualificar o serviço através de investimentos, como está capacitando os profissionais que vão atender diretamente a população. "Não é só reduzir a carência de médicos e essencial também capacitar esses profissionais na atenção básica. Muitos vão se apaixonar pelos municípios porque estão trabalhando para reduzir a mortalidade materna e infantil, estão a frente de diagnósticos iniciais. Vocês vão avançar muito com essa iniciativa", analisou Arruda.

Durante o encontro, o Governador listou os 141 municípios cearenses que aderiram ao Provab 2013, dentre eles, Acopiara e finalizou a solenidade destacando a importância da parceria em benefício da população, especialmente a mais carente. "Temos que dar o atendimento que a população tem direito. Quem procura um atendimento nessa área está em um momento fragilizado e por isso o poder público tem que oferecer esse serviço com a maior excelência", concluiu o Governador.

Em tempo

Após a solenidade, Cid Gomes se reuniu com os prefeitos municipais e comunicou que até o dia 31 de março o Governo do Estado vai receber as propostas para aplicação do investimento, que será destinado para reforma e ampliação dos equipamentos de saúde, aquisição de material de trabalho ou de novos veículos. "Os municípios é que vão decidir como o Estado deve investir esse montante, que terá foco em investimentos, e em um segundo momento o foco será o custeio", explicou Cid Gomes.

O município de Acopiara foi beneficiado com os seguintes médicos:  

DAYVISON ROBERTO NOBRE ALVES
CARLOS ABDIAS VERAS REIS
JOAO PAULO OLIVEIRA DE MELLO
SANMY SANMIZY SILVESTRE MOURA
THIAGO MOREIRA RODRIGUES e
FLORA ARAUJO ULISSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário