terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Veículo do INSS tomba em açude na zona rural de Iguatu


Um veículo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) da cidade de Feira de Santana do estado da Bahia tombou em um açude, nesta terça-feira, (04) na CE 060 trecho que liga as cidades de Iguatu à Várzea Alegre. O incidente aconteceu nas proximidades do Sítio Vaca Morta à 12km da sede do município de Iguatu.

No carro do Ministério da Previdência Social, modelo S10 seguia dois homens – até o momento não identificados – ambos não sofreram ferimentos graves. Um morador da região presenciou o incidente e afirmou para a reportagem que chovia no momento do tombamento.

“O carro derrapou na curva que contorna o açude, penso que foi por causa da pista que estava muito molhada. Por sorte não houve uma tragédia aqui”, salientou o agricultor e morador local, Irineudo Ferreira.


A equipe de resgate do Corpo de Bombeiros se deslocou para ao local, mas não foi necessária a intervenção dos militares, pois os envolvidos já haviam sido retirados do veículo. Um reboque foi acionado para a retirada do carro que ficou quase que submerso por completo.

Prefeito Dr. Vilmar visita escolas no primeiro dia de aula

 
O ano letivo nas escolas pertencentes a rede municipal de ensino em Acopiara começou ontem (03).

O prefeito Dr. Vilmar fez questão de visitar alguns estabelecimentos de ensino do município para atestar a qualidade de ensino e a merenda escolar oferecida aos alunos. "Tudo aprovado", disse ele.
Na escola do distrito de Barra do Ingá, por exemplo, o prefeito acopiarense conversou com alunos e professores sobre o início dos trabalhos. 
Ele pediu empenho e determinação dos professores e estudantes para que o ano letivo seja 100% proveitoso.

Hernane sonha com a Seleção e tem números a favor para ser chamado



A expectativa alimentada por Hernane de jogar a Copa do Mundo não é descabida. O Brocador tem a favor números que podem transformar o sonho mais uma vez anunciado, na segunda-feria, em uma realidade.

Com média de 0,64 gols por partida, considerando as temporadas de 2013 e 2014, que acabou de iniciar, o camisa 9 do Flamengo tem um desempenho superior aos últimos atacantes testados por Luiz Felipe Scolari na Seleção Brasileira no ano passado. São 40 gols em 62 partidas.

Os números consideram a performance apenas nos respectivos clubes de Alexandre Pato, Fred, Jô e Leandro Damião. Desses jogadores, o atacante do Atlético-MG é o que tem a média que que mais se aproxima de Hernane – 0,38 gol/jogo.


Na próxima terça-feira, o técnico do Brasil anunciará os convocados para o último amistoso antes do Mundial, contra a África do Sul. Depois, a próxima lista de Felipão será a definitiva para a Copa. Em meio ao desejo e a incerteza de ter a primeira chance na Seleção, Hernane promete empenho para manter a média e fazer o que sabe melhor desde que chegou ao Flamengo, em 2012: gols.

Falso alerta de sequestro a avião mobiliza caça F-5 da Aeronáutica


Um equivocado sinal de emergência emitido na noite de ontem por uma aeronave da American Airlines mobilizou a Força Aérea Brasileira em torno de uma suposta tentativa de sequestro em pleno voo. Com o alerta acionado, um caça F-5 da FAB foi destacado para localizar e escoltar o avião da companhia americana, que fazia a rota Rio de Janeiro - Miami.

O F-5 acompanhou o Boeing 767 da American Airlines até o pouso, à 0h04 desta segunda (3), no Aeroporto Internacional de Manaus, uma escala não prevista no roteiro.

Em solo, uma equipe da Polícia Federal ficou de prontidão, à espera da aeronave. Na incursão pelos corredores do Boeing, no entanto, os agentes constataram que não havia ameaça alguma.

O tal sinal de emergência fora acionado sem razão aparente.

Em nota, o Comando da Aeronáutica informou que o sistema de controle do tráfego aéreo identificou no radar que o voo 904 da American Airlines havia acionado o código relativo à "interferência ilícita". Esta classificação está associada ao sequestro de aeronave.

Diante deste tipo de alerta, a orientação é encaminhar o avião para uma aterrissagem em uma zona segura mais próxima.

Acopiara, na região centro sul do Ceará, registra 41mm de chuva na madrugada de hoje





Conforme dados pluviométricos da Ematerce choveu na manhã de hoje em Acopiara, 41 mm. Em alguns momentos a chuva chegou a ser forte. A barragem da RFDSA, por exemplo, chegou a transbordar.

Neste momento continua neblinando na Terra do Lavrador e existe a possibilidade de mais chuvas para o decorrer do dia. A barragem Dr. Tibúrcio Valeriano Soares Diniz, o principal reservatório de Acopiara continua tomando bastante água. 

Caso as precipitações aconteçam com a mesma intensidade, é possível que a barragem venha a sangrar nos próximos dias para a alegria da população.

Movimento tenta tirar Eunício da corrida ao Governo

Um movimento articulado por setores do PT e PMDB tenta tirar o senador Eunício Oliveira da disputa ao Governo do Estado. O peemedebista, que pode se tornar dissidente da aliança com o PROS e o PT teve, nessa segunda-feira (03/02), o nome citado para assumir o Ministério da Integração Nacional.

A referência ao nome de Eunício Oliveira surgiu durante reunião de dirigentes nacionais do PMDB com a presidente Dilma Rousseff e marcou mais uma etapa de negociações da reforma ministerial. Um dos articuladores para uma possível saída honrosa do senador peemedebista da disputa à sucessão estadual é o deputado federal José Nobre Guimarães (PT). A missão de Guimarães é formar um palanque único no Ceará, unindo PMDB, PT e PROS.

Eunício tem mantido uma agenda de pré-candidato ao Governo do Estado e reafirmou em diferentes oportunidades que independente do apoio dos irmãos Ciro e Cid Gomes entraria na corrida ao Palácio Iracema. O ex-ministro e atual Secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes, já disse que o candidato a governador sairá dos quadros do PROS.

A declaração desagradou a aliados de Eunício que, ao invés de desanimar, colocou o pé na estrada e intensificou visitas aos municípios do Interior do Ceará. Senador na metade do mandato, Eunício não se manifestou sobre a referência ao seu nome para o Ministério da presidente Dilma Rousseff e, na semana passada, por meio da assessoria de imprensa, defendeu o cearense Francisco Teixeira na pasta da Integração Nacional. Quanto ao sonho de ser governador, Eunício o alimenta e se coloca como o candidato mais viável, em termos eleitorais, dentro do grupo liderado pelo Governador Cid Gomes.

A viabilidade eleitoral, como expõe o próprio Eunício Oliveira, está nas pesquisas de opinião pública que o colocam – entre os pré-candidatos da base governista, com a preferência dos eleitores para a sucessão de Cid Gomes. Os outros pré-candidatos são o vice-governador Domingos Filho, o presidente da Assembléia Legislativa, José Albuquerque, e o ex-ministro dos Portos, Leônidas Cristino – todos filiados ao PROS.

Em 2010, quando foi eleito senador, Eunício elegeu o projeto de se lançar, quatro anos mais tarde, ao Governo do Estado. Ao longo dos últimos três anos, fez é o dever de casa para quem alimenta sonhos na vida pública e política: manteve uma agenda intensa de visita aos municípios, desempenha bem o mandato no Senado, é assíduo nas reuniões de comissões técnicas e nas sessões plenárias e articula a liberação de recursos para o Governo do Estado e para os municípios.

Com essa estratégia, Eunício se consolidou como liderança e alternativa ao Governo Estadual. Agora, tirá-lo da sucessão estadual não é, para muitos, tarefa fácil. O peemedebista é considerado o nome mais forte para enfrentar o candidato do PROS à sucessão estadual e, ao invés de gerar prejuízos ao palanque de reeleição da presidente Dilma Rousseff no Ceará, acaba por fortalecê-lo como mais um cabo eleitoral. A mesma análise não vale para o esquema político dos irmãos Cid e Ciro Gomes que vêem a candidatura de Eunício Oliveira como estímulo a oposição e ameaça de um segundo turno nas eleições ao Governo do Estado. Um dos nomes da oposição é do ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR), que atrai PSB, PSDB e setores do PT, PV e PRB.

Mensalinho ameaça explodir toda a Câmara de Juazeiro do Norte

O presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, vereador Darlan Lobo, vai denunciar ao Ministério Público do Estado todo o esquema de corrupção que reina na Casa Legislativa.

As acusações se estendem à votação para a escolha da nova mesa diretora.

Darlan revela que a eleição vai custar R$ 400 mil e os vereadores receberam dinheiro para votar no Capitão Vieira.

Ainda de acordo com o presidente interino, 18 dos 21 edis recebem mensalidade para se manter na base de apoio ao Governo.

O prefeito de Juazeiro, Raimundo Macedo, nega qualquer influência nas decisões do poder legislativo municipal.

Leia a reportagem completa na edição desta semana do Jornal do Cariri.

Acopiara se prepara para ganhar iluminação de alta tecnologia


O prefeito Dr. Vilmar está preparando uma grande novidade que vai melhorar muito a iluminação da cidade. É pretensão da Prefeitura Municipal de Acopiara substituir em regime de urgência as velhas luminárias por novas e modernas. 

A novidade, conta o prefeito,  é que a sede urbana será dotada por iluminação com lâmpadas de led. Dr. Vilmar afirma que as lâmpadas são fabricadas com alta tecnologia e economizam 90% de energia além de ter vida útil de mais de 10 anos. 

O prefeito Dr. Vilmar, o assessor Especial, Dr. Theognis Florentino e o vereador Lindomar Rodrigues tiveram a oportunidade de conhecer na tarde de hoje (03) a nova tecnologia que vai revolucionar a qualidade da iluminação pública em Acopiara

Escola do distrito de Barra do Ingá em Acopiara ganha obras de reforma e ampliação


A escola Padre Crisares Sampaio Couto, no distrito de Barra do Ingá, em Acopiara passou por ampla reforma e ampliação. 

O prédio ganhou novas instalações e hoje é dos mais modernos no município. Na tarde de hoje (03) o prefeito Dr. Vilmar acompanhado dos vereadores Lindomar Rodrigues e Jurdan Teixeira e dos assessores Theognis Florentino, Lindomar Duarte e Emídio Calixto visitou o andamento das obras. 

O alcaide acopiarense já está definindo uma data para entregar o novo equipamento a comunidade de Barra do Ingá. Outros estabelecimentos de ensino pertencentes a rede municipal também estão sendo reformados e serão entregues em breve.

Carnafest Acopiara 2014 terá seis dias de duração


O município de Acopiara, localizado a 360 km de Fortaleza terá um dos maiores carnavais de todos os tempos. O Carnafest Acopiara 2014 está previsto para começar sexta-feira, dia 28 de fevereiro devendo ficar encerrado na madrugada de quinta-feira, dia 07 de março. 

Pela primeira vez na história o carnaval da Terra do Lavrador terá quase sete dias de folia. O prefeito Dr. Vilmar anunciará sábado, dia 8, através de uma entrevista coletiva as atrações da festa. A entrevista será no Centro Social Paroquial, a partir de meio-dia, em cadeia de rádios.

O Carnafest Acopiara 2014 será realizado pela Prefeitura Municipal através administração Um Novo Tempo Começa Agora. 

Família anuncia para às 16 horas desta terça-feira (04) sepultamento de Renato Morais


A família Morais informou ao blog que o sepultamento de Francisco Renato Teixeira de Morais, 45 anos, conhecido por Renato Morais será às 16 horas de hoje (04) no cemitério Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Acopiara.

Antes do sepultamento haverá missa de corpo presenta na Igreja Matriz. O corpo de Renato Morais está sendo velado em sua residência, no sítio Cambitos.

Colisão envolvendo carro do Governo do Estado deixa 3 mortos e 4 feridos em Irauçuba


Na manhã desta segunda-feira, uma colisão frontal envolvendo um Fia Uno e um Ford Fiesta, do Governo do Estado, no quilômetro 159 da BR-222, deixou três mortos e quatro feridos. De acordo com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), um dos carros envolvidos no acidente pertencia ao órgão.

O acidente aconteceu aproximadamente às 8h30, no distrito de Costa, localizado no município deIrauçuba. Faleceram  Francisco Moacir de Oliveira Filho, motorista da STDS, e Márcia Chagas Valentim Teles, gerente operacional da ATN/Telecentro.

Ficaram feridos os colaboradores Luciana Alves dos Santos, da STDS, Francisco Jackson Rodrigues Félix, do Instituto Brasileiro de Admnistração para o Desenvolvimento (Ibrad), e Maria Lilian dos Santos, do  Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro-CE).

Servidor público morre após acidente entre carro e ônibus em rodovia de MT


Um motorista de 29 anos morreu após um acidente neste domingo (2) na BR-163, próximo a cidade de Nova Mutum, 269 km de Cuiabá. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro da vítima foi atingido por um ônibus de viagem. A suspeita é que o motorista do ônibus tenha cometido uma ultrapassagem indevida, conforme a Polícia Civil.

O acidente foi registrado no km 614, cerca de 10 km da cidade de Nova Mutum., a PRF informou que o motorista estava sozinho no carro e retornava de Cuiabá. Ele atuava como analista judiciário na Justiça Federal e morava em Sinop, a 503 km da capital.

Os dois veículos bateram de frente e o analista morreu preso às ferragens do carro de passeio. As primeiras informações repassadas pelas testemunhas estavam contraditórias, de acordo com avaliação dos policiais rodoviários. O motorista do ônibus contou aos policiais que trafegava normalmente, quando o segundo veículo teria invadido a pista contrária.

Para não bater de frente o condutor do ônibus disse que jogou o veículo para a outra faixa. Contudo, ainda conforme relato do motorista do ônibus, o carro de passeio retornou para a pista e bateu de frente com o veículo. A PRF diz que havia passageiros no ônibus, porém, ninguém ficou ferido. O condutor foi encaminhado para prestar depoimento à Polícia Civil.

O corpo da vítima foi levada ao Instituto Médico Legal (IML) de Sinop. O velório está previsto para começar na manhã desta segunda-feira (3), na mesma cidade.