terça-feira, 13 de maio de 2014

Acusados de executarem cabeleireiro se apresentam à polícia e saem pela porta da frente após depoimento em Iguatu


O crime que outrora estava envolto de mistério foi elucidado no final da tarde desta segunda-feira, 12, quando os dois jovens acusados de assassinarem o cabeleireiro Antônio Souza Bastos, de 35 anos, na noite da última quinta, 08, em Iguatu, se apresentaram espontaneamente à polícia.

Henrique Alves Rodrigues e Elvis Henrique Gomes de Amorim, ambos de 21 anos, confessaram em depoimento a participação no crime. O primeiro teria sido o responsável por efetuar o disparo fatal na cabeça de Antônio. Henrique Alves disse que “estava sendo ameaçado pelo cabeleireiro”.

“Ele me devia dois mil reais e já tinha ido cobrar algumas vezes. Na última, ele disse que se eu não parasse de cobrar, ele iria pegar esse dinheiro e pagar para alguém me matar. Foi então que decidir fazer isso”, relata o jovem. O outro adolescente disse que não sabia que o amigo tinha a intenção de matar o desafeto.

“Não sabia que ele estava armado e muito menos que ele iria com o propósito de matar. Ele foi à minha casa e me chamou para ir fazer uma cobrança em minha moto. Quando vi a cena me desesperei e fiquei sem saber o que fazer. A única coisa que sabia era que ele estava sendo ameaçado por Antônio” afirmou Elvis que responderá ao processo como testemunha.

Após prestarem os depoimentos, os dois acusados foram liberados e saíram andando pela porta da frente da Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu. O revólver calibre 38, utilizado no crime, “foi encontrado no telhado da residência de Henrique Alves, que já possui passagens por porte ilegal de arma”, informou o delegado Agenor Freitas de Queiroz.

Sete pacientes morrem no Hospital de Messejana em Fortaleza

Desde abril, sete pacientes morreram após o contato com uma bactéria multirresistente no Hospital do Coração de Messejana (HM). A presença da bactéria Acinetobacter baumannii foi identificada em oito pacientes do setor de observação risco 1 da emergência do hospital.

O primeiro óbito foi registrado no dia 7 de abril. Na manhã de ontem, a direção da unidade confirmou que as duas últimas mortes ocorreram na sexta-feira, 9. O setor da emergência, que havia sido bloqueado para controle da infecção, foi liberado no último sábado, 10. Um oitavo paciente permanece na UTI cardiopulmonar com quadro estável, segundo a direção do hospital, que também assegurou não haver novos diagnósticos de pessoas com a bactéria na unidade.

Conforme a assessoria da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), os pacientes que morreram tinham quadros complicados de saúde e idades entre 70 e 90 anos. O médico infectologista Bráulio Matias, coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HM, afirma que as mortes não são diretamente atribuídas à bactéria, que tem alta resistência aos antibióticos. “A infecção está relacionada à morte desses pacientes, mas não é a causa imediata. A bactéria ajudou a complicar os casos”, declara. Matias acrescenta que infecções por essa bactéria são comuns nos hospitais.

De acordo com o infectologista Ivo Castelo Branco, a bactéria tem alta letalidade e se espalha rapidamente entre pacientes mais fragilizados. Provoca infecções e complica os casos já graves. “Há pelo menos 30 anos, a bactéria se manifesta em ambientes hospitalares, notadamente nas UTIs.” Segundo explica, os medicamentos para combatê-la são muito pesados para quem já tem a saúde comprometida. “A partir de dois, três casos no mesmo hospital, a situação exige isolamentos, desinfecção e providências para evitar trocas entre pacientes”.

Preço dos combustíveis pode subir ainda em 2014


A presidenta da Petrobras, Graça Foster, disse nesta segunda-feira (12), que vai continuar a busca para reajustar os preços dos combustíveis produzidos pela empresa. Apesar de ressaltar que é preciso atenção ao mercado interno, a presidenta destacou que os preços dos derivados (gasolina e diesel) precisam estar alinhados ao mercado externo para a empresa conseguir manter a capacidade de investimento.

Ela reconhece a necessidade de moderação nos aumentos (dos preços dos derivados) e de não repassar para o consumidor interno a volatilidade do mercado externo, mas argumentou que a empresa não pode conviver com defasagens significativas.  “O fato de o real ter reduzido a depreciação frente ao dólar diminuiu a pressão, mas enquanto a paridade não for plena estaremos sempre defendendo o aumento [dos preços]. 

Estamos mantendo conversas sobre o assunto, de forma permanente, mas padronizada. Hoje, a orientação é não repassar a volatilidade para o mercado, mas não há paridade e nós precisamos considerar a possibilidade do aumento para entrarmos 2015 em melhores condições do que entramos este ano”, disse, ao detalhar o resultado do primeiro trimestre do ano da estatal.

Cid muda planos e decide acompanhar visita de Dilma ao Ceará


Em meio a tantos compromissos, o governador Cid Gomes voltou atrás mais uma vez e resolveu ficar no Ceará nesta terça-feira (13) para receber a presidente Dilma Rousseff em Jati, município da Região do Cariri. Mais cedo, ele havia decidido seguir para Brasília logo pela manhã para se encontrar com a Cúpula do PROS. Os novos planos foram confirmados após a divulgação da agenda oficial da visita da presidente às obras de Transposição do Rio São Francisco.

Agora, Cid recepcionará Dilma, que deverá desembarcar no Estado por volta das 09 horas no Aeroporto de Juazeiro do Norte, mas só acompanhará a visita pelas obras do projeto de Transposição do Rio São Francisco às 11 horas, com a chegada da comitiva presidencial ao mirante da Mirante da Barragem de Jati. Os dois deverão almoçar juntos, mas Cid se despedirá da presidente logo após uma coletiva de imprensa, marcada para às 13 horas.

De lá, o governador deverá se apressar para seguir a Brasília, onde, às 17 horas, terá um debate tenso com a Executiva do PROS, para tentar por fim ao impasse entre os membros cearenses e o comando nacional do partido.

Jornal Diário do Nordeste destaca crescimento no comércio de sorvetes em Acopiara


O clima quente do sertão cearense favorece o consumo de água, sucos, sorvetes e derivados. As cidades do Interior observam a expansão do setor comercial a partir da renda da população. De olho no aumento da demanda e no mercado favorável, lojas que antes estavam restritas aos grandes centros urbanos e shopping centers começam a se expandir. A instalação de franquias de milk shakes e sorvetes são crescentes na região Centro-Sul.

Neste município, funcionam duas franquias paulistas especializadas em sorvetes e derivados. A Milk Shake Mix, pioneira, foi instalada em janeiro passado e conquistou a clientela, no período das férias escolares. A maioria dos consumidores é formada por jovens, que passaram a experimentar e aprovar os diversos sabores e variedades em que são servidos.

Instalada no Centro da cidade, próximo ao Polo de Lazer, a franquia da Milk Shake Mix é uma iniciativa do empresário, Samuel Alves de Oliveira. "Observei que o mercado estava favorável e vi a oportunidade de trazer para a população local um atrativo diferente, somente encontrado em shopping e nas grandes cidades", disse. "Oferecemos produtos de qualidade, com muitos sabores, e estou satisfeito com o investimento".

Sorvete expresso, casquinha, cascão, sundae, copos decorados, soft, frozen, iogurte, açaí, milk shakes e suflair são alguns exemplos dos produtos oferecidos à clientela.

Mulher acha em missa do Dia das Mães acusado de matar filha dela há um ano, no Sertão da Paraíba

Uma ocorrência chamou a atenção dos moradores do município de Nazarezinho, no  Sertão do estado, distante 460 quilômetros de João Pessoa, nesse domingo (11), Dia das Mães.

Uma mulher que há cerca de um ano perdeu a filha em um acidente de trânsito em que o responsável pela tragédia estava foragido, avistou e reconheceu o suspeito nas ruas da cidade, que tem cerca de sete mil habitantes, e o denunciou à polícia.

De acordo com informações do tenente Leandro, do 14º Batalhão, a mãe ligou para o Copom por volta das 11h, informando que tinha avistado o responsável pelo acidente que matou a filha dela.

Os policiais foram até o local e deram voz de prisão ao suspeito que estava em um estacionamento de um posto de combustível e não esboçou nenhuma reação.

O militar disse, ainda, que contra ele havia um mandado de prisão em aberto e ele foi levado para a delegacia de Sousa, também no Sertão e de lá foi para o presídio regional da cidade.

Prédio sul-coreano amanhece cinco vezes mais torto que Torre de Pisa


Um prédio em construção na Coreia do Sul amanheceu na segunda-feira (12) em um ângulo de 20 graus, provocando espanto entre os engenheiros da obra.

Ninguém ficou ferido no incidente, na cidade de Asan, a 100 quilômetros de Seul. Os responsáveis pela obra estão investigando as causas do incidente.

O ângulo da envergadura é cinco vezes maior do que o da famosa Torre de Pisa da Itália.

Os engenheiros ainda não decidiram que medidas tomarão para resolver o problema. A obra estava prevista para ser inaugurada neste mês.

Jayme "cai" na praia, e Ney Franco assina nesta terça


Há alguns dias, o Flamengo já estudava a substituição do técnico Jayme de Almeida, mesmo com todo o discurso de apoio, inclusive do presidente Eduardo Bandeira de Mello, até depois da eliminação da Taça Libertadores na fase de grupos, usando lesões como justificativa para os maus resultados. 

A derrota por 2 a 0 para o Fluminense acelerou o processo e Ney Franco apareceu como principal nome depois de uma consulta ao seu empresário Nick Arcuri, que informou sobre o desligamento do Vitória na manhã desta segunda-feira. Mas já na noite de domingo, horas após o clássico, o assunto já movimentava os bastidores do Rubro-Negro.