terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Com mais de 5 mil acessos em apenas três dias, Líder online de Acopiara promete ser sucesso no Brasil.

Já está no ar em fase experimental a rádio online Lider de Acopiara (lado direito superior do blog). O objetivo da criação da rádio que nasce com o nome de Líder FM é levar alegria, entretenimento e muito mais informações para quem acessa,não só em Acopiara como em todo Brasil.

Com apenas três dias de testes a rádio já tem mais de 5 mil acessos. A maior parte da programação será ao vivo, de 07 às 21 horas, com direito a participação do ouvintes de qualquer parte do mundo.

O Programa "Acopiara Urgente", por exemplo, jornalismo, também será apresentado ao vivo.

Muitas outras novidades serão lançadas nos próximos dias, inclusive, a criação da primeira televisão online de Acopiara. Aguarde!

Essa é mais uma inovação do Blog do Lindomar Rodrigues.

Padre jesuíta americano é encontrado morto em balneário de Pernambuco

O corpo do padre jesuíta americano Ferdinand Azevedo, de 72 anos, foi encontrado sem roupas, com as mãos amarradas e uma corda no pescoço em um apartamento em Janga, litoral de Pernambuco, onde realizava um retiro espiritual, disseram nesta terça-feira fontes oficiais.

O corpo foi achado na noite da segunda-feira por membros de sua congregação que tentavam entrar em contato com o americano há vários dias e que, perante a falta de resposta, decidiram buscá-lo pessoalmente no apartamento em Janga, onde os jesuítas realizam retiros individuais.

Apesar das circunstâncias em que foi achado, o corpo não tinha sinais de violência nem ferimentos aparentes, enquanto a Polícia não descarta caso de homicídio nem suicídio.

A delegada de Janga, Morgana Alves, informou que abriu uma investigação para estabelecer as causas da morte e acrescentou que espera os resultados da autópsia para saber se o padre tem lesões internas, que podem ser indícios de homicídio.

O episódio ocorreu na cidade de Paulista, situada a poucos quilômetros de Recife, e o corpo estava de joelhos e em avançado estado de decomposição, por isso presumem que o sacerdote morreu alguns dias antes.

O religioso, que vivia no Brasil desde 1975 e chegou a ser provincial dos jesuítas em Pernambuco, acostumava realizar todos os anos um retiro de 10 dias no mesmo balneário.

Azevedo era pesquisador e professor no departamento de Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco, em Recife, e coordenava o Instituto de Pesquisa Pai Nogueira Machado, vinculado ao mesmo centro acadêmico.

Formado em Filosofia pela Gonzaga Universidade (1963), o jesuíta tinha mestrado em História na Loyola University of Los Angeles (1968) e doutorado também em História na The Catholic University of América (1974) em Washington.

O americano, que se ordenou sacerdote na Companhia de Jesus em 1970, recebeu em 1997 o título de Cidadão Pernambucano, concedido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco por sua contribuição à educação no estado.

bombeiros fazem buscas após chamado de queda de avião

Os bombeiros de Arujá, na Grande São Paulo, realizavam buscas por volta das 14h30 desta terça-feira após receberem um chamado sobre a possível queda de um avião em uma região de mata nas proximidades da cidade de Santa Isabel. O helicóptero Águia da Polícia Militar também foi acionado para auxiliar o trabalho das equipes de resgate.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Arujá, moradores das proximidades da área informaram que ouviram um barulho muito forte, mas não viram o momento da queda. As buscas tiveram início por volta das 11h30 e até as 14h30 não havia confirmação sobre a queda da aeronave.

Loira furta R$ 2 mil de aposentado e ele ainda foi preso

Uma mulher loira e de estatura alta se aproveitou do vacilo de um aposentado de 65 anos e furtou sua bolsa contendo R$ 2 mil. Foi às 09h30min desta segunda-feira no Mercado Central de Missão Velha e a vítima não acreditava que àquela mulher tão elegante fosse cometer o crime. 

Ele deu uma olhadinha rápida para a mesma e se descuidou. Momentos depois quando percebeu que havia sido furtado, empunhou uma faca e saiu à procura da loira que, como não tinha nada de burra, fugiu. Quem terminou preso foi o aposentado por posse ilegal de arma.

Homem de 63 anos reclama de demora e atira em porteiro de posto de saúde em BH

Um porteiro de posto de saúde do bairro Vila São José, região noroeste de Belo Horizonte, foi atingido por disparo efetuado por um homem de 63 anos, na manhã desta terça-feira (18). Segundo a Polícia Militar, a bala atravessou o ombro esquerdo do funcionário, que foi levado por unidade do Samu (Serviço de atendimento Móvel de Urgência) ao Hospital de pronto-socorro João 23, na capital mineira.

De acordo com o sargento Vagner Eduardo de Souza, da 8ª Companhia do 34º Batalhão da PM, o suspeito está foragido e buscas estão sendo feitas para tentar localizá-lo.

"Segundo testemunhas, o homem reclamou da demora no atendimento, sacou uma arma e efetuou dois disparos, um atingiu o porteiro, o outro disparo pegou no chão", disse o policial.

Ainda conforme o sargento, o homem é paciente do local e estava sendo atendido na unidade em razão de acompanhamento pós-operatório, mas teria desenvolvido uma "rixa" com o funcionário e com a administração da unidade de saúde por conta de outras consultas.

"Tem mais de dois anos que ele faz tratamento e acompanhamento nesse posto. Segundo informações, ele já vinha acumulando atritos com esse funcionário e com a administração do local. Ele sempre queria ser atendido na frente dos outros e já teria ameaçado funcionários do local", explicou.

O militar informou que foram feitas buscas na casa do suspeito. No imóvel, foi encontrado um revólver 38, mas este não seria a arma utilizada nos disparos contra o vigia.

Estado de saúde de Chico Anysio 'é grave', diz hospital

O estado de saúde do humorista Chico Anysio, 79, "é grave" e a pneumonia detectada em seu "pulmão direito não está regredindo", afirmou nesta terça-feira (18) o Hospital Samaritano, em boletim médico.

De acordo com o médico Luiz Cesar Cossenza Rodrigues "o quadro de pneumonia está mais agressivo, pois os germes estão mais resistentes aos antibióticos".

Ainda segundo o boletim, o humorista apresenta "quadro de insuficiência cardíaca" e pressão arterial "muito baixa". Os médicos estão usando um aparelho para monitorar o coração do humorista e outro para auxiliar o paciente a respirar. Ele continua internado na CTI e não está sedado.

Em sua conta no Twitter, a esposa de Chico, Malga di Paula, falou sobre o atual quadro de saúde do humorista. "O estado do Chico é bastante grave. A pneumonia, desta vez, esta sendo muito cruel com ele".

Agricultor é morto a tiros por dois desconhecidos em Senador Pompeu

No distrito do Vinte, em Senador Pompeu, no Sertão Central, o agricultor Juarez Severino do Ó, 42, foi assassinado a tiros, na noite desta segunda-feira (17), nas proximidades da residência dele. O crime, segundo testemunhas, foi cometido por dois desconhecidos que estavam em uma motocicleta.
Juarez do Ó foi atingido três vezes – na cabeça, no ombro e no abdômen. As testemunhas contaram aos policiais que o trabalhador rural não teve a mínima chance de se defender. Os motivos do crime ainda são desconhecidos. A Polícia trabalha com várias hipóteses, inclusive a de execução por engano.

Deputados aprovam criação da Secretaria Especial da Copa e da Pesca e Aquicultura

Foram aprovadas, na tarde desta segunda-feira (17), na Assembleia Legislativa, durante reunião conjunta das comissões de Constituição, Justiça e Redação; Orçamento, Finanças e Tributação; Trabalho, Administração e Serviço Público; Indústria, Comércio, Turismo e Serviço e Seguridade Social e Saúde, propostas inclusas na mensagem 7.230/2011, de autoria do Poder Executivo.

Entre propostas aprovadas na reunião, está a da criação da Secretaria Especial da Copa 2014 e a Secretaria de Pesca e Aquicultura.

Estiveram presentes à reunião, além do presidente da CCJR, deputado José Sarto (PSB), os deputados João Ananias (PCdoB), José Albuquerque, Roberto Cláudio e Sérgio Aguiar (todos do PSB), Ronaldo Martins (PRB), Nenên Coelho, Teo Menezes e Osmar Baquit (todos do PSDB), Dedé Teixeira (PT), e Edísio Pacheco (PV).

Poda de maior cajueiro do mundo vira briga na Justiça no RN

O cajueiro de Pirangi, conhecido como o maior do mundo, invadiu estradas do Rio Grande do Norte e virou motivo de ação judicial na cidade de Parnamirim (região metropolitana de Natal).

Com uma copa de quase 10 mil m2, a árvore invadiu uma faixa de cada sentido da RN-63 --o cajueiro fica no canteiro central da estrada.

Um grupo de 12 moradores vizinhos ao cajueiro entrou na Justiça, em dezembro do ano passado, para que seja feita a poda. A vizinhança teme que a árvore avance em direção a suas casas, segundo o advogado dos autores da ação, José Wilson Gomes Neto.

A Associação dos Moradores de Pirangi do Norte, responsável pela administração da árvore há dois anos, é contrária à poda. O presidente da associação, Francisco Cardoso, acredita que a poda possa matar o cajueiro.

A planta está em época de floração, e o verão não é um momento indicado para o corte, segundo o diretor técnico do Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN), Leonardo Tinôco. De acordo com ele, o momento ideal para realizar a poda é após o mês de maio.

CONSERVAÇÃO

Tinôco afirmou que não há nenhum registro oficial anterior de poda e que o Idema é favorável à desapropriação das casas vizinhas ao cajueiro para permitir que a árvore cresça livremente.

O diretor técnico disse ainda que, se dependesse do órgão, só seria permitido cortar 160 m2.

A árvore é uma unidade de conservação municipal, está localizada em terreno do Estado, mas é administrada pela associação. Os galhos do cajueiro de Pirangi crescem de forma anômala --transformam-se em raízes ao chegar no chão.

Agricultor pratica suicídio com faca em Lavras da Mangabeira

Nessa segunda-feira (17) um suicídio chamou a atenção da população de Lavras da Mangabeira, que teve como vítima  FRANCISCO CAVALCANTE DE SOUSA FILHO, 28 anos, solteiro, agricultor, natural de Taua/CE, filho de Francisco Cavalcante de Sousa e Maria das Graças Gomes da Silva, residente na Rua Francisco Sergio Bezerra, s/n – Distrito de Amaniutuba, neste município. A vítima, apesar de todos os esforços feitos pela equipe médica, veio a óbito no hospital, devido à lesão sofrida na perna direta, atingido uma artéria, fazendo com que perdesse muito sangue e morresse. 

Segundo familiares, a vitima fazia uso de bebidas alcoólicas há cerca de três (03) dias, e que na tarde de hoje chegou a sua residência tranquilamente e foi sozinho para a cozinha. Após algum tempo,familiares acharam estranha sua demora e foram ver o que estava acontecendo, encontrando-o caído ao chão todo ensangüentado. 

A vítima ainda foi socorrida ao hospital, mas morreu logo ao dar entrada na unidade de saúde acima mencionada. Saliente-se que a arma utilizada para a pratica do suicido (Faca), foi apreendida, sendo entregue à autoridade competente para os procedimentos cabíveis.

Corpo de ex-prefeito de Nova Friburgo-RJ é encontrado

O corpo do ex-prefeito de Nova Friburgo, Paulo Azevedo, de 72 anos, foi encontrado na manhã de hoje pelas equipes de resgate que estão atuando na região serrana do Rio de Janeiro. O corpo foi resgatado no sítio em que vivia o prefeito, localizado na estrada que liga o município a Teresópolis.

No mesmo sítio, já haviam sido resgatados com vida sua esposa, o caseiro e familiares. Mas o corpo do filho de Azevedo continua desaparecido. Advogado, Paulo Azevedo, exerceu o cargo de prefeito do município de Nova Friburgo nos períodos de 1989 a 1992 e de 1997 a 2000. Filho de operários da Fábrica de Rendas Arp, sediada na cidade, "Paulinho", como era conhecido, começou na política como secretário Geral de Governo na administração do falecido ex-prefeito de Nova Friburgo e ex-deputado federal, o médico Amâncio Mário de Azevedo, seu tio.

Plenário vota hoje reajuste de servidores e gestores

A Assembleia Legislativa aprovou 15 matérias durante reunião conjunta de cinco comissões técnicas ontem. As propostas compõem o pacote de mensagens enviados por Cid Gomes (PSB) ao convocar o período extraordinário. Todas devem ser apreciadas, hoje, em plenário, segundo informações do Departamento Legislativo.

Havia na pauta 20 propostas, mas os deputados decidiram apreciar as 15 menos polêmicas. Dentre elas, a que dispõe sobre a criação da Secretaria Especial da Copa 2014 e a Secretaria de Pesca e Aquicultura. Além disso, foi acatado o reajuste de 5% para os servidores estaduais e o aumento, no mesmo percentual, para os cargos de governador e vice-governador

Foi aprovado ainda nas comissões alteração na lei do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e a Proposta de Emenda Constitucional que institui o Fundo de Atenção Secundária à Saúde.

Defesa Civil não está pronta para emergência no interior

Não precisa que comece a estação chuvosa para alerta nas áreas de risco se as próprias chuvas de pré-estação, desde dezembro, revelam o perigo recorrente. Os desastres causados com as chuvas no Rio de Janeiro e São Paulo servem de alerta para os cearenses. Nos últimos dois anos o Ceará esteve entre os oito Estados com maior número de desastres notificados. O impasse: em três anos, enquanto a coordenação Estadual de Defesa Civil cresceu e ganhou estrutura própria, as Prefeituras Municipais não têm dado a devida atenção às Coordenações Municipais. Sem estrutura, ou sede própria, os efetivos locais acumulam funções. E quem morava nas áreas de risco ontem padece no mesmo lugar hoje.

São poucos os Municípios do Ceará que têm uma estrutura física própria de Defesa Civil Municipal. "Em grande parte dos Municípios a Defesa Civil se resume a um funcionário da Prefeitura que já responde às vezes por outra função e que é nomeado para ser o coordenador municipal", afirma o coronel Leandro Nogueira, da Coordenação Estadual de Defesa Civil. É assim que, no papel, os 184 municípios do Ceará possuem Coordenação Municipal de Defesa Civil. Mas não na realidade.

Cem homicídios em 16 dias do ano

Chegou a 100 o número de pessoas assassinadas na Grande Fortaleza (Capital e região metropolitana) em apenas 16 dias de 2011, o que leva a população a acreditar que o ano poderá repetir ou mesmo superar os altos índices de crimes de homicídio registrados em 2010, quando 1.824 pessoas foram mortas na RMF. A média nestas duas semanas é de seis assassinatos por dia, ou um a cada quatro horas. No mesmo período, a Polícia reagiu e apreendeu 91 armas de fogo, cinco a cada dia.

Dos 100 homicídios, em apenas quatro deles houve a prisão em flagrante dos envolvidos. Nos quatro casos, foram sete pessoas detidas logo após o cometimento do delito, sendo cinco adultos e dois adolescentes. Houve ainda um caso de apresentação espontânea, isto é, o acusado do crime compareceu à Polícia e prestou depoimento, confessando o crime.

Tragédia na Região Serrana completa uma semana com mais de 670 mortos

A tragédia na Região Serrana do Rio de Janeiro completa uma semana nesta terça-feira (18) e já soma 672 mortos, segundo os números oficiais das prefeituras das cidades devastadas pelas chuvas. Pelos últimos levantamentos dos municípios, são 318 mortos em Nova Friburgo, 274 em Teresópolis, 58 em Petrópolis, 20 em Sumidouro e 2 em São José do Vale do Rio Preto.

Em Teresópolis, a prefeitura procura 177 desaparecidos. Em Petrópolis, há 26 desaparecidos, segundo a prefeitura. Em Sumidouro, há outros cinco. Já em Nova Friburgo, a prefeitura informou que não há levantamento sobre desaparecidos. O número de desabrigados e desalojados na região passa de 15 mil.

Mesmo com dois a menos, Neymar dá show, e sub-20 vence o Paraguai

Na véspera, Neymar já havia avisado: "assumo a responsabilidade de jogar todo o meu futebol". Não deu outra. Com uma atuação de gala, o craque marcou os quatro gols da vitória da Seleção Brasileira sub-20 por 4 a 2 sobre o Paraguai, no Estádio Jorge Basadre, em Tacna, no Peru, pela primeira rodada do Grupo B do Sul-Americano da categoria. Mesmo com dois jogadores a menos durante a etapa final, já que Zé Eduardo e Henrique foram expulsos, o time canarinho soube conter o ímpeto dos rivais para somar os primeiros três pontos no torneio.

Na arquibancada, além do apoio dos peruanos, que se encantaram com Neymar, os brasileiros atuaram sob o olhar atento de parte da comissão técnica da Seleção principal, comandada por Mano Menezes. O assistente Sidnei Lobo e o preparador físico Carlinhos Neves observaram a ótima atuação da equipe na estreia da competição, que dá duas vagas para as Olimpíadas de 2012, em Londres, e quatro para o Mundial, em julho, na Colômbia.

Com o resultado, o Brasil assumiu a liderança do Grupo B do Sul-Americano, com três pontos. Na próxima quinta-feira, às 21h10m (0h10m, de Brasília), a Seleção volta a campo para enfrentar a Colômbia, também em Tacna. O Paraguai vai encarar a Bolívia, no mesmo local.