sexta-feira, 10 de abril de 2015

URGENTE: Adutora que abastece Iguatu se rompe


A Adutora do sistema de abastecimento que transporta água do açude Trussu para o município de Iguatu se rompeu na manhã desta sexta-feira (10). Segundo informações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), o rompimento foi localizado nas proximidades das Pedreiras, zona rural de Iguatu.

Ainda segundo o órgão, os rompimentos acontecem por conta da grande pressão da água nos canos que acabam não aguentando e se rompendo. Outro problema que também é comum são os famosos “gatos”, espécie de abastecimento de água irregular, sem registro ou quaisquer comunicação ao órgão.

Segundo Edival Lavor, superintendente do SAAE de Iguatu, os serviços já estão sendo feitos em caráter de emergência. O prazo para conclusão do serviço é que até as 22h00 desta mesma sexta-feira (10), a população já esteja recebendo água em suas residências.

Além de Iguatu, o açude Trussu abastece também o município de Acopiara.

Peça teatral ‘Drogas! Tô fora’ é apresentada por alunos de Acopiara

A droga é um problema no mundo inteiro, e atinge pessoas de todas as idades e de todas as classes sociais, onde quase sempre, os jovens são os primeiros laçados. Nessa circunstância, a Prefeitura de Acopiara, por meio da Secretaria da Educação, implantou o Programa O Teatro Vai à Escola com proposta de informar e formar o aluno-ator-cidadão a se engajar na sociedade o livrando da violência, prostituição, drogas, entre outros males.

 O Programa conduz ao interesse pelo hábito da leitura, organização e a importância da aprendizagem para o seu futuro, acima de tudo respeitando os professores, coordenadores e diretores, além de estimular aos jovens a ficarem mais tempo na escola.

 A peça ‘Drogas! Tô fora’ é um espetáculo teatral criado dirigido pelo ator e diretor Robério Fefre e trata dos efeitos maléficos e suas consequências, onde age com a responsabilidade de socializar e educar para um mundo mais pensante e moderno.

 Os alunos-atores-cidadãos que encenam o espetáculo são das escolas municipais, do Núcleo da Criança e do Adolescente – NUCA e de grêmios escolares. Nesta quarta-feira (08), se iniciaram as apresentações no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS II, para um público formado de servidores e de crianças e adolescentes do Serviço de Convivência da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS.

Funcionário é baleado dentro do Hospital Municipal de Quixadá

Dois homens, armados com revólveres, alvejaram um funcionário do Hospital Municipal Eudásio Barroso, em Quixadá no fim da manhã desta quinta-feira, 9. Segundo informação da Polícia, a vítima, um maqueiro, encontrava-se na área de Emergência do Hospital Municipal quando foi surpreendido pelos criminosos. O maqueiro foi atingido por dois tiros, mas os disparos não atingiram regiões vitais, ele não corre risco de morte.

No momento do tiroteio outros funcionários entraram em pânico. Houve correria dentro do hospital,    mas além do maqueiro ninguém foi atingido pelos disparos.

Equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil chegaram rapidamente ao Hospital Municipal, mas a dupla já havia conseguido fugir numa motocicleta de cor vermelha. Os motivos da tentativa de homicídio ainda não foram revelados. Após receber os cuidados médicos o servidor da unidade hospitalar será ouvido pelos investigadores.

General Sampaio: grupo explode agência bancária


Um grupo de bandidos sitiou a cidade de General Sampaio, na Região do Vale do Curu, na madrugada dessa sexta-feira (10/04), e explodiu a agência do Bradesco. As informações da Polícia Militar apontam que os bandidos não conseguiram levar o dinheiro que se encontrava nos caixas eletrônicos da agência.

O contingente de policiais militares das cidades do Vale do Curu foi mobilizado em uma verdadeira caçada aos bandidos, mas até as primeiras horas da manhã desta sexta-feira não conseguiram identificar autores da ação criminosa.

O radialista Wellington Lima, correspondente do Jornal Alerta Geral na Região dos Sertões de Canindé, disse que a ação dos bandidos levou pânico aos moradores do centro de General Sampaio.

Operação Lava Jato chega ao Ceará

A Polícia Federal está realizando, em seis Estados e no Distrito Federal, nesta manhã de sexta-feira (10/04), mais uma etapa da Operação Lava Jato, que objetiva desarticular e investigar esquema de propina na Petrobras. O Ceará está entre os estados que são alvo dessa nova fase da operação. Nesses sete Estados e no DF, são cumpridos pela PF um total de 16 mandados de busca e apreensão e 7 de prisão.

O ex-deputado André Vargas (sem partido) foi preso na manhã desta sexta-feira (10/04), em Londrina (PR) na nova etapa da operação Lava Jato denominada “A Origem”, deflagrada nesta manhã. Ao todo, cerca de 80 Policiais Federais cumprem 32 mandados judiciais: sete mandados de prisão, nove mandados de condução coercitiva e 16 mandados de busca e apreensão nos Estados do Paraná, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

Nesta etapa, estão sendo investigados os crimes de organização criminosa, formação de quadrilha, corrupção ativa, corrupção passiva, fraude em licitações, lavagem de dinheiro, uso de documento falso e tráfico de influência envolvendo três grupos de ex-agentes políticos. A investigação vai além da Petrobrás e também abrange desvios de recursos ocorridos em outros órgãos públicos federais, segundo divulgou a PF. Também foi decretado o sequestro de um imóvel de alto padrão na cidade de Londrina, onde o doleiro Alberto Youssef começou sua atuação.

Os presos serão trazidos para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba/PR onde permanecerão à disposição da Justiça Federal.

Ex-deputado

No caso de Vargas, a relação entre o ex-parlamentar e o doleiro Alberto Youssef, um dos principais alvos da operação e acusado de liderar um esquema de lavagem de dinheiro internacional, veio a tona desde o começo das investigações. A PF interceptou contatos entre o doleiro e o deputado – 270 mensagens de texto trocadas pelo aparelho BlackBerry, entre 19 de setembro de 2013 e 12 de março de 2014.

A suspeita é de que Vargas trabalhava em favor da rede articulada pelo doleiro, tendo inclusive feito lobby para o laboratório Labogen, de Leonardo Meirelles outro réu da Lava Jato, no Ministério da Saúde. Além disso, o parlamentar chegou a viajar de férias com a família em um jatinho fretado pelo doleiro em 2013.

O caso levou Vargas a ter o mandato cassado em dezembro do ano passado e também ser expulso do PT.

Ministério Público cobra concurso público em Mombaça


O Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça respondendo pela comarca de Mombaça, Francisco Lucídio de Queiroz Júnior, celebrou, no último dia 05/03, um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) com o prefeito Ecildo Evangelista Filho e o assessor jurídico Narciso Lopes da Costa Filho, com o objetivo de sanar irregularidades decorrentes de contratações de servidores públicos sem concurso público e regularizar direitos dos servidores. 

O descumprimento do TAC sujeitará o prefeito ao recolhimento de multa diária de R$ 1.000,00 reversível para o fundo previsto no Art. 13 da Lei n. 7.347/85 ou da forma que dispuser o Conselho Superior do Ministério Público quando da efetiva execução.

Em razão do documento, o Município de Mombaça, obriga-se, a partir da data da assinatura, a não contratar mais qualquer servidor – celetista, estatutário ou temporário – que não tenha sido submetido a prévio concurso público em conformidade com o que dispõe o artigo 37, caput e incisos I a IV, e VIII da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, salvo os casos de extrema necessidade na área da saúde. 

O Município de Mombaça deverá abster-se de realizar contratações temporárias para a realização de atividades prestadas regular e diretamente pela administração pública municipal que não se enquadrem nas situações de excepcionalidade.

Ex-baterista que mora na rua é levado para hospital psiquiátrico no RJ


O ex-baterista Wigberto Rodrigues da Silva, que tem problemas psiquiátricos e é suspeito de agredir pessoas nas ruas de Niterói, foi acolhido na manhã desta quinta-feira (9) em uma ação das secretarias de Ordem Pública (Seop), Saúde e Assistência Social de Niterói.

Guardas municipais o encontraram e o encaminharam para 77ª DP (Icaraí), onde as secretarias de Saúde e Assistência Social foram informadas. Segundo a Seop, Wigberto estava calmo, segurava um disco do Roberto Carlos e aceitou acompanhar os guardas sem resistir. Na delegacia, ficou tranquilo, tocando violão levado por profissionais da Saúde Mental.

Segundo a prefeitura de Niterói, o instrumento foi levado para facilitar a aproximação e, após um primeiro atendimento, o músico foi encaminhado ao Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, onde será avaliado e receberá acompanhamento e tratamento necessários.

“Já tinha uma denúncia de agressão contra ele e como eu vinha passando pela Domingues de Sá, eu avistei ele. Já até ouvi comentários da população dizendo que ele é agressivo, mas não vi nada de agressividade nele. Ele está lúcido, com perfil tranquilo, respondendo bem. Trouxemos ele pra delegacia por conta do registro que existe contra ele. A polícia levantou a ficha e disse que só há uma queixa contra ele e não podem permanecer com ele na delegacia”, disse o guarda municipal Carlos Alberto Santos, que encontrou o músico na rua.

Flamengo anuncia a contratação de Armero


Enquanto o time do Flamengo se concentra na disputa da semifinal do Carioca, contra o Vasco, a diretoria trabalha para fortalecer o elenco para o Campeonato Brasileiro. Nesta quinta-feira à noite, após reunião no Rio com o empresário do lateral-esquerdo Armero, Luciano Ramalho, o clube anunciou a contratação do jogador colombiano, de 28 anos. O novo reforço vai ser apresentado às 17h desta sexta-feira, na Gávea.

Armero trabalhou com o técnico Vanderlei Luxemburgo, no Palmeiras, em 2009. Armero estava emprestado pelo Udinese ao Milan, mas não vinha atuando no rubro-negro italiano. Com o retorno ao futebol brasileiro, ele espera voltar a atuar com regularidade para não perder espaço na seleção da Colômbia, às vésperas da Copa América, que será disputada no Chile, em junho e julho.

No time rubro-negro, Armero vai disputar posição com Anderson Pico, hoje titular da lateral esquerda. O clube também conta com Thallyson, que chegou este ano, vindo do ASA de Arapiraca, e não teve boa atuação quando solicitado, e o jovem Jorge, um dos cinco juniores inscritos no Carioca e uma das apostas da categoria de base rubro-negra.