segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Seis morrem com tiros na cabeça em chacina; apenas bebê escapa


Seis pessoas, entre elas uma criança de quatro anos, foram mortas a tiros na noite de sábado (19), no Jardim Olímpico, em Aparecida de Goiânia. Havia sete pessoas na casa na hora do crime e apenas um bebê de dez meses sobreviveu

Segundo o capitão Gerson Ferreira da Silva, todas as vítimas foram executadas com tiros na cabeça. De acordo com ele, uma das vítimas, uma mulher de 21 anos, tinha envolvimento com drogas, prostituição e teria mantido um relacionamento com um presidiário: “Tudo começou com esta mulher, ela seria o pivô do crime”, conta o capitão.

Além da mulher, morreram a mãe dela de 47 anos, a irmã de 26, o cunhado de 23 anos, o atual companheiro de 34 anos e a criança de quatro anos, filha da moça. O bebê que é filho mais novo da mulher foi poupado pelo assassino. Ele foi levado para a casa de uma tia e passa bem.

Segundo informações do capitão, a moça tinha passado por vários relacionamentos e dias antes teria recebido um recado do detento, com o qual se relacionou, ameaçando-a caso ela se envolvesse com outra pessoa.

Ainda de acordo com o capitão, o pai da moça havia saído minutos antes do local e escapou do ataque.

Segundo a polícia, além da hipótese de ligação com o tráfico, há a possibilidade de crime passional. Ainda não há pista do autor.

Assaltante do roubo milionário do BC comprou mil imóveis em Fortaleza

A desestruturação da Polícia Civil do Ceará na era Roberto Monteiro tem data para acabar. Mas, antes desse dia 31 de dezembro chegar, a sociedade continuará pagando um alto preço social. Há uma falta de comando na estrutura policial do Estado e mesmo com os pesados investimentos feitos pelo governador Cid Gomes a violência continua dando as cartas.

Um dos problemas dessa divisão visível na Polícia cearense é a falta de colaboração interna entre os delegados e policiais civis. Um exemplo pode ser comprovado numa simples inspeção ao Departamento de Inteligência. Essa subdivisão não funciona a contento.

Consequência, mesmo sendo do conhecimento de delegados e oficiais da Polícia Militar do Ceará, o secretário de Segurança Pública, Roberto Monteiro, não sabe ainda e nem comunicou o fato aos seus superiores que um dos assaltantes do roubo milionário do Banco Central de Fortaleza se tornou um dos maiores especuladores imobiliários do Ceará.

Por: Donizete Arruda

Homem morto é encontrado com cabeça e pernas dentro de sacos

Um homem foi encontrado morto na madrugada desta segunda-feira (21) na Avenida Emílio de Menezes, em Fortaleza. Populares encontraram o corpo com a cabeça e as pernas dentro de sacos e coberto com pedaços de papelão.

Moradores viram uma caminhonete estacionando no meio de uma ponte, entre os bairros Granja Portugal e Bonssucesso. Em seguida, algo foi arremessado sobre as palhas de coqueiros.

Depois que o veículo saiu, algumas pessoas foram até o local para saber o que era. Ao chegarem, encontraram o corpo do rapaz, que não foi identificado. Ele apresentava marcas de violência, principalmente, na cabeça e no pescoço.

Com três de Fred, Fluminense goleia Figueirense e segue na briga pelo bi


O Fluminense foi a Florianópolis na noite deste domingo enfrentar a sensação Figueirense, e retorna com uma goleada de 4 a 0 na bagagem, com vaga garantida na Libertadores do ano que vem e ainda na disputa pelo título do Brasileirão de 2011.

A vitória, construída no segundo tempo com gols de Fred (3) e Marquinho, levou o Flu a 62 pontos, na terceira colocação, e a três pontos do Vasco, adversário do próximo domingo.

Já o Figueirense se manteve no G-5 com 57 pontos, mesmo número de Inter (6°) e Flamengo (7°), e enfrenta o líder Corinthians, também em casa, no próximo domingo.

Resultados do final de semana:

(Saba) São Paulo 3 x 1 América-MG Morumbi

(Saba) Vasco 2 x 0 Avaí São Januário
(Saba) Grêmio 1 x 3 Ceará Olímpico
(Dom) Cruzeiro 1 x 1 Atlético-PR Arena do Jacaré
(Dom) Atlético-GO 0 x 0 Flamengo Serra Dourada
(Dom) Botafogo-RJ 1 x 2 Internacional-RS Engenhão
(Dom) Corinthians 2 x 1 Atlético-MG Pacaembu
(Dom) Bahia 0 x 2 Palmeiras Pituaçu
(Dom) Figueirense 0 x 4 Fluminense Orlando Scarpelli
(Dom) Coritiba 1 x 0 Santos Couto Pereira

Dia da Consciência Negra alerta para o combate ao racismo no sistema público

O Ministério da Saúde alerta neste domingo (20), dia da Consciência Negra, da importância de ações capazes de combater o preconceito racial na rede pública de saúde do Brasil. Uma das medidas já estabelecidas nesse sentido foi o acordo assinado recentemente para a adesão da campanha "Igualdade Racial é Pra Valer".

O acordo prevê o enfrentamento ao racismo institucional no SUS, Sistema Único de Saúde. Alguns estudos já apontaram a diferenças no tipo de atendimento prestado a pessoas brancas e negras. Um deles revelou que, na hora do parto, mulheres negras acabam recebendo menos anestesia do que as brancas.

"A primeira coisa para você ter um combate efetivo é você reconhecer que o problema existe. E ver medidas também de como combatê-lo que é o próprio profissional de saúde tomar consciência disso na medida que acolhe, que recebe o usuário do SUS, seja negro, índio ou de qualquer outra etnia. Mais que seja dado um acolhimento, um tratamento digno a todos", ressalta a diretora do Departamento de Apoio à Gestão Participativa do Ministério da Saúde, Julia Roland.

Segundo ela, é preciso ser realizado um trabalho contínuo de conscientização, já que o preconceito racial ainda é uma realidade no País e isso se reflete em todos os setores.

Agricultores endividados têm até o dia 30 para negociar débitos com o BNB


A pouco menos de 10 dias para o fim do prazo estabelecido pelo Banco do Nordeste para regularização de dívidas, cerca de 34 mil agricultores familiares do Ceará já procuraram a instituição para negociar seus débitos de acordo com a Lei 12.249, que trata da remissão e liquidação de dívidas rurais.

De acordo com a Lei, clientes do Banco com operações rurais contratadas até 15 de janeiro de 2001 e que totalizem o valor máximo de R$ 35 mil poderão liquidar suas dívidas com descontos que chegam a 85%, a depender da localização do empreendimento.

Segundo o gerente de Terceirização e Cobrança de Crédito do BNB, Rodrigo Bourbon, são beneficiados mutuários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), pequenos e médios produtores rurais, bem como suas cooperativas e associações.