terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Homem é assassinado a bala em Acopiara


O plantão de polícia registrou há poucos instantes na avenida Pedro Alves, próximo ao Big Point, em Acopiara o primeiro homicídio a bala do ano. 

A vítima foi um homem identificado apenas como Nem, morador da vila São João. Ele foi alvejado com vários disparos de arma de fogo. 

O corpo está no local aguardando a chegada do rabecão do IML de Iguatu. Autor e motivo do crime são desconhecidos. 

Governo Federal libera recursos da Saúde para os municípios

O Governo Federal começou a liberar nesta terça-feira (12) as transferências de recursos para a Saúde. O Fundo Nacional de Saúde (FNS) começou hoje a repassar os recursos financeiros aos programas federais do Piso da Atenção Básica Variável (PAB Variável) e também o restante de 30% do valor dos blocos da Média e Alta complexidade.
Os repasses estavam com dez dias de atraso, prejudicando os municípios brasileiros. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios, foram encaminhados ofícios ao Ministério da Saúde solicitando as razões dos atrasos constantes nos repasses da atenção básica. A medida obteve resultado com a liberação dos recursos. Segundo a CNM, os municípios estão fazendo uso do subfinanciamento, gastando em média 22% de suas receitas para a área de saúde, quando a Constituição determina percentual de 15%.

Resultado do Enem já está disponível no site do MEC

O INEP e o MEC cumpriram as previsões e divulgaram o resultado individual do Enem 2014 – Exame Nacional do Ensino Médio no início da noite desta terça-feira. Os candidatos que fizeram as provas nos dias 08 e 09 de novembro precisam ter paciência, pois o acesso aos dados está lento devido ao congestionamento, possivelmente em decorrência do grande número de procura.

A única maneira de consultar as notas do Enem 2014 é via internet,  No acesso, o candidato precisa informar o número do CPF e senha ou número de inscrição e senha do Enem 2014. Quem não se lembrar dos dados poderá recuperá-los em links de apoio disponíveis no próprio site.

Os candidatos têm acesso às notas em cada uma das cinco áreas avaliadas no Enem: ciências humanas, ciências da natureza, linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação. O Inep não disponibiliza uma nota final no exame. Isso porque cada instituição que utiliza o Enem como forma de ingresso pode escolher uma forma de calcular a nota final, atribuindo pesos diferentes para cada uma das áreas.

O espelho da redação, que mostra a nota em cada uma das competências avaliadas, estará disponível em até 60 dias. O acesso à correção é apenas pedagógico e não cabe recurso.

O candidato também pode tirar qualquer dúvida sobre no telefone de auxílio do Enem: 0800 61 61 61.

Clique aqui e veja sua nota.

Sete presidiários fogem de cadeia pública na madrugada

Sete detentos fugiram da cadeia pública de Pedra Branca na madrugada desta terça-feira, 13. Segundo a Polícia, a fuga ocorreu por volta das 3 horas. Os presidiários Raimundo Vieira Lima, Francisco Walter Paiva, Raul Tainan Avelino da Silva, José Daniel Oliveira de Paula, Alef Vieira André de Lima, Diolene André de Lima e Márcio Alves da Silva conseguiram fugir após serrarem a grade de uma das celas e abrirem um buraco no teto do banheiro de uma das celas.

Um vigia noturno avistou alguns indivíduos correndo pela rua e ao achar o movimento estranho ligou para o Centro de Operações Policiais Militares (Copom) comunicando a fuga. O agente penitenciário responsável pelo plantão na cadeia pública foi informado e ao realizar a contagem dos presos constatou a fuga de sete deles. As celas Nº 1 e Nº 4 estavam danificadas. Conforme o agente penitenciário o buraco aberto no teto do banheiro da cela Nº 1 dá acesso ao pátio externo da unidade penitenciária.

Há praticamente um ano, no dia 14 de janeiro de 2014, coincidentemente sete presos conseguiram fugir, durante o dia, da cadeia pública de Pedra Branca. Eles utilizaram uma espécie de corda conhecida como “Tereza”, para escalarem o muro da unidade penitenciária. Conforme a Polícia todos foram recapturados, quatro deles horas após a fuga. Em julho, outro grupo tentou fugir logo após o banho de sol fazendo uma pirâmide humana, mas foi impedido pela guarnição do presídio.

Andressa Urach acredita estar sendo punida por Deus pela vaidade exarcebada


O drama de Andressa Urach ganhou repercussão internacional. Agora, depois da recuperação por conta de problemas com a aplicação do hidrogel, a modelo contou ao  ao jornal britânico "Daily Mail" que acredita estar sendo punida por Deus pela vaidade exarcebada.

"Eu cara a cara com a morte, percebi que nada mais importava. Tudo o que eu tinha lutado - minha beleza, minhas bolsas, minha roupa, meu carro - que eu tinha deixado tudo isso para trás. Foi o momento em que eu percebi que eu não era nada, que estamos apenas aqui neste mundo para salvar nossas almas", revelou a modelo.

A modelo ainda disse que pretende se dedicar a alertar outras mulheres sobre os perigos relacionados a esse exagero. "Tenho vergonha dos buracos nas pernas, as cicatrizes que estarão lá para o resto da minha vida. Mas eles também são um troféu que eu tenho por estar viva. Agora, graças a Deus, eu sou capaz de dizer a outras mulheres que a vaidade não é tudo. Se tudo isso serve de exemplo para alertar outras pessoas sobre os perigos destas coisas, para salvar outras mulheres a partir de uma morte prematura, então essa foi a razão pela qual eu tinha que passar por isso", disse ela ao tablóide.

Urach reconhece sua culpa no caso e revela que nunca pensou duas vezes antes de passar por cirurgias estéticas. Nos seus planos estava até retirar duas costelas para parecer mais magra. "Eu estou pagando agora pela minha vaidade. Tudo em busca da perfeição. Mas em vez de fazer o meu corpo mais bonito eu acabei danificando-o e tornando-o mais feio. Eu iria para o médico como alguém vai ao supermercado, dizendo que eu queria isso, aquilo e aquilo outro. Eu só queria que as pessoas olhassem para mim e pensassem: 'wow'"'.

Justiça afasta vereadores de Canindé

Atendendo a Ação de Improbidade impetrada pela Promotora de Justiça da Comarca de Canindé Lucy Antonelli contra dois Vereadores do Município, Antônio de Pádua Oliveira (Conhecido com Antônio do Ives) e Zeleide Araújo Ferreira, pelo fato dos mesmos ocuparem dois cargos, sendo um no Legislativo e outro no Executivo, o juiz da 1ª Vara da Comarca de Canindé decidiu afastar os dois Legisladores dos seus cargos.

Foi comprovado nas investigações do Ministério Público que os Vereadores recebem os dois salários, mas não exercem as funções nos cargos de Professora e Vigia na Prefeitura Municipal de Canindé, sendo chamados pela Promotora de “Funcionários Fantasmas”.

Segundo a Promotora não foi provado que Zeleide Araújo e Antônio do Ives estejam lotados prestando serviços ao Município. Na decisão Judicial os dois foram afastados dos cargos e terão que devolver os valores recebidos. Os Parlamentares poderão recorrer da decisão.

Com a decisão deverão assumir os suplentes Jerusa Marta dos Santos Saraiva no lugar o Vereador Antônio dos Ives e Renato de Oliveira Silva no lugar da Vereadora Zeleide. O Presidente da Câmara Valdemar Filho já foi notificado da decisão para tomas as providências.

Em contato com a Câmara Municipal de Canindé formos informados que os Vereadores estão de recesso só retornado aos trabalhos a partir de fevereiro. Os dois afastados fazem parte da base aliada do Prefeito, sendo que o irmão da Vereadora Zeleide ocupa o cargo de Secretário de Educação e o filho do Vereador Antônio do Ives ocupa o cargo de Secretário de Cultura e Esportes.

Sisu terá 40% das vagas reservadas para estudantes de escolas públicas

Das 205.514 vagas ofertadas por universidades federais, institutos tecnológicos e universidades estaduais, na primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), 82.879 (ou 40%) estão destinadas a estudantes que atendam aos quesitos da Lei de Cotas, ou seja, que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas.

Pela lei, neste processo seletivo do Sisu, pelo menos 37,5% de suas vagas são para cotistas. Até 2016, as instituições deverão atingir o percentual de 50% de vagas reservadas.

A maioria das universidades federais já oferece 50% das vagas do Sisu pela Lei de Cotas. É o caso da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que tem 2.397 vagas do total de 4.772 reservadas para cotistas (50,2%), ou da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com 1.395 vagas das 2.783 reservadas pela lei (50,1%).

O caso extremo é o da Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde todas as suas 1.050 vagas são para os alunos de escolas públicas.

Ações afirmativas

Além da Lei de Cotas, algumas instituições promovem reserva de vagas por ações afirmativas, como vaga para deficientes, quilombolas ou um índice maior para alunos negros, pardos ou indígenas. No total, 12.825 vagas do Sisu são reservadas para ações afirmativas das universidades e institutos.

Inscrições começam segunda

As inscrições para o Sisu serão abertas na próxima segunda-feira, dia 19. As vagas já podem ser consultadas no site sisu.mec.gov.br. O aluno vai concorrer usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, que será divulgada nesta terça-feira (13).

Circo de Marcos Frota cai em São Paulo após fortes chuvas na capital


A estrutura do circo de Marcos Frota, que está em temporada em São Paulo, desabou na tarde desta segunda-feira. O acidente ocorreu após as fortes chuvas que atingiram a capital paulista. Frota, que está cumprindo agenda de trabalho em Lisboa, ficou sabendo do acidente por funcionários e, por telefone, minimizou o episódio. “Está tudo bem, não foi nada grave. Não houve vítimas”, contou ele, em conversa com a Retratos da Vida. Um funcionário do Mooca Plaza Shopping confirmou o episódio. Uma equipe trabalhava no local até a noite.

Desde o dia 9, o Circo dos Sonhos apresentava shows da dupla de palhaços Patati Patatá. Por causa do acidente, as apresentações estão canceladas até segunda ordem. Frota, atualmente, é jurado do quadro “Truque Vip”, do “Domingão do Faustão”. Sua última participação em novela foi como o Massa de “Ti ti ti”, em 2010.