quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Jornalista e candidato ao Senado brigam em entrevista no Acre


Terminou em pancadaria, em Rio Branco (AC), a gravação de uma entrevista entre o candidato ao Senado João Correia (PMDB) e o jornalista Demóstenes Nascimento, apresentador da TV 5, afiliada à Rede Bandeirantes.

A entrevista, que seria exibida na noite de terça-feira (10), foi interrompida quando o candidato e o jornalista passaram a trocar insultos, palavrões, socos e pontapés no estúdio da emissora.

Ambos registraram queixa na polícia, compareceram ao Instituto Médico Legal para exames de corpo de delito e ameaçaram represálias jurídicas.

Correia e um grupo de aliados políticos, após as agressões, foram recebidos pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargador Arquilau Melo.

Ex-deputado federal e professor de economia da Universidade Federal do Acre, Correia levou a pior no embate. Sofreu escoriações (face, queixo e joelho direito) e lesão de tendão com desalinhamento de falange distal (dedo anular).

"Terei que ser submetido a tratamento conservador do dedo, mas o ortopedista não descarta a necessidade de tratamento cirúrgico", relatou o candidato pela coligação "Liberdade e Produzir para Empregar" (PSDB, PMDB, PPS, DEM, PMN, PSC, PT do B e PSL).

O jornalista Demóstenes Nascimento disse que ameaçou interromper a entrevista quando o candidato começou a gritar após ser questionado sobre a área de segurança pública. A partir disso, teria começado a troca de insultos, palavrões, socos e pontapés. O candidato contesta a versão do jornalista.

"Falei que o governo da Frente Popular do Acre fracassou e que as obras da BR-364, de Sena Madureira a Cruzeiro do Sul, eram usadas para a lavagem de dinheiro. O apresentador disse que sou envolvido no escândalo das Sanguessugas e que não tenho moral para falar contra o governo. Falei que ele é um lacaio, vendido. Ele pediu que a gravação fosse encerrada, tirou o paletó e o microfone e partiu para me agredir com murros e pontapés", relatou Correia.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) distribuíram uma nota em que repudiam a "atitude covarde e agressiva" do candidato contra o jornalista.

"O jornalista foi agredido quando exercia seu trabalho de maneira isenta e honesta. É lamentável que profissionais de comunicação ainda sejam submetidos a episódios truculentos como esses no livre exercício da profissão", afirma a nota do Sinjac e Fenaj.

O diretório regional do PSDB também distribuiu uma nota de repúdio contra o jornalista que "agrediu verbal e fisicamente o candidato ao Senado da República" João Correia, durante a entrevista marcada com a autorização do TRE-AC.

"Esperamos que a gravação, na íntegra, seja entregue à Justiça para que possa ser apurada a verdade dos fatos e tomadas todas as providência cabíveis nesse caso, para que, realmente, a liberdade de expressão possa acontecer nessas eleições", assinala a nota do PSDB.

Estudo detecta nova superbactéria com origem no sul da Ásia

Turistas que viajaram ao sul da Ásia com o objetivo de fazer cirurgias estéticas levaram consigo para a Grã-Bretanha um novo tipo de bactéria mutante, resistente a antibióticos, anunciaram nesta quarta-feira cientistas, que temem que o problema se espalhe pelo mundo.

Muitas infecções hospitalares que já eram difíceis de ser tratadas tornaram-se ainda mais resistentes aos medicamentos em consequência de uma enzima descoberta recentemente e que deixa a bactéria muito resistente.

A enzima chamada de NDM-1 foi identificada pela primeira vez ano passado pelo professor Timothy Walsh, da Universidade de Cardiff, em dois tipos de bactéria - Klebsiella pneumoniae e Escherichia coli (E.coli) - em um paciente sueco internado em um hospital da Índia.

As bactérias NDM-1 são resistentes até ao carbapenem, um grupo de antibióticos utilizado como última tentativa em tratamentos de emergência contra bactérias resistentes a muitos remédios.

Os cientistas afirmaram que as bactérias foram introduzidas na Grã-Bretanha por pacientes que viajaram a Índia e Paquistão para fazer cirurgias estéticas.

No estudo, coordenado por Walsh e pela Universidade Karthikeyan Kumarasamy de Madras, os cientistas tentaram determinar a presença da NDM-1 no sul da Ásia e no Reino Unido.

Examinando pacientes com sintomas suspeitos em hospitais, eles detectaram 44 casos - 1,5% dos pesquisados - em Chennai, e 26 (8% dos pesquisados) em Haryana, cidades da Índia.

Também encontraram a superbactéria em Bangladesh e no Paquistão, assim como 37 casos na Grã-Bretanha, alguns em pacientes que haviam retornado recentemente de cirurgias estéticas na Índia e Paquistão.

"A Índia também é responsável por cirurgias estéticas de outros cidadãos europeus e americanos, e é provável que a NDM-1 se espalhe pelo mundo", afirma o estudo, publicado na na revista médica britânica "The Lancet".

Mãe de irmão de Wellington Monteiro desabafa: Fizeram uma crueldade

Irmão do jogador Wellington Monteiro, Wallace Monteiro, de 26 anos, saiu no último sábado à noite acompanhado de Alexandre, presidente da Associação de Moradores da Jaqueira, em Pedra de Guaratiba. No dia seguinte, Dia dos Pais, previa almoçar com seu Valdecir e ficar com as filhas Geovana e Ana Clara. Na segunda-feira, tinha apresentação marcada no Bangu. Mas o lateral-esquerdo, com passagens por América (Teófilo Otoni-MG), Juventude, Mesquita, Internacional, Mixto-MT e Figueirense, não voltou mais. Os corpos dele e do amigo foram encontrados carbonizados dentro de um Ford Ka, às 15h20m, do último domingo, na região conhecida como Caminho Fragoso. A Divisão de Homicídios investiga se o crime há relação com milicianos, já que Alexandre não teria repassado dinheiro referente às vendas de "gatonet" e botijões de gás.

— O meu filho foi por engano. Fizeram uma crueldade. Ele está pequenininho (carbonizado). Ele era querido, nunca usou drogas. Meu filho seria incapaz de matar uma mosca. A vida dele era beber a cervejinha e mulher — desabafou, desesperada, a mãe, Sônia.

No registro policial, os PMs Alexandre Fernandes e Sérgio de Jesus informaram ter encontrado dois corpos no Ford Ka. Um estava no porta-malas e o outro, no banco do carona. No RO, consta ainda que foi encontrado uma haste de fixação para tíbia (osso do tornozelo). Devido à fratura sofrida num torneio na Itália, Wallace Monteiro usava a fixação. Ontem, o irmão mais velho William estava no Instituto Médico Legal, de Campo Grande, para liberar o corpo - dependia de um exame de DNA, feito a partir da saliva da mãe. A liberação só deve ocorrer nesta quarta-feira para que seja realizado o sepultamento.

— Dia desses, usei a música do Zeca Pagodinho para aconselhar: irmão, não deixa a vida te levar, leva a vida. E fizeram essa crueldade. As pessoas são más. Temos que saber quem são os amigos. É duro — disse Wellington Monteiro.

Matérias veiculadas em sites de Sobral repercutem em Iguatu e Região


A candidata a deputada estadual, Mirian Sobreira, filha de Iguatu, teve seu nome ligado a loteria Trevo do Norte, localizada em Sobral, de propriedade de um dos seus filhos, em matéria publicada no site Sobral e Política.

Em 2008, o radialista Wilson Gomes publicou em seu blog, uma informação sobre uma denúncia anônima chegada à Delegacia Regional de Polícia Civil de Sobral, afirmando que na casa de n° 000 da rua Floriano Peixoto, centro da cidade, funcionava um bingo e que no local menores estariam fazendo apostas. A polícia civil esteve no local e efetuou a apreensão de um vasto material utilizado para realização de sorteios e bingos. 


Na época, o material apreendido; globo, cartelas, fichários, terminais, CPU’s e expositor foram levados para a delegacia e em seguida encaminhados para o depósito público. As pessoas que se encontravam no recinto também foram conduzidas para a delegacia onde prestaram depoimento.

A matéria denunciava que a loteria Trevo do Norte exercia uma atividade em forma de prognósticos e poderia está funcionando de forma irregular, uma vez que, esse tipo de atividade para funcionar tem que ter autorização da União, de acordo com a Súmula Vinculante n° 2, do Supremo Tribunal Federal. Em Sobral o bingo estaria amparado por um alvará de funcionamento emitido pela prefeitura.

Ainda em 2008, a Polícia Federal de Juazeiro do Norte, fechou o bingo Cariri da Sorte, que atuava na região do Cariri, desde 2002 amparado por uma lei municipal. De acordo com o delegado da PF Jonas Oliveira, que cumpriu o mandado de fechamento do bingo no Cariri, há 42 anos que a União não autoriza nenhum tipo de concurso dessa natureza.

Fontes: Sobral e Política e site Wilson Gomes - Leia mais...

TSE aprova candidaturas de presidenciáveis do PCO e PSTU

Por unanimidade, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (10) os registros de candidatura de Rui Costa Pimenta, candidato à presidência da República pelo Partido da Causa Operária (PCO), e de José Maria de Almeida, o Zé Maria, também postulante ao Palácio do Planalto pelo PSTU.

De acordo com os ministros, não há erros na documentação dos presidenciáveis e tampouco notícias de impugnação das candidaturas nacionais do PCO e do PSTU.

Além de Rui Costa Pimenta e Zé Maria, o TSE já confirmou, entre outros, o registro das candidaturas de Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV).

Fonte: Terra

Evento de Serra termina em confusão

A caminhada de campanha do candidato do PSDB à sucessão presidencial, José Serra, ontem, em São Bernardo do Campo (SP), começou com uma briga. Cinegrafistas se aglomeravam em uma lanchonete na Praça da Matriz para registrar o tucano tomando café com leite em um balcão.

Pelo menos dois dos profissionais subiram no balcão para fazer as imagens do presidenciável. Os seguranças de Serra pediram que eles descessem. Como não houve acordo, um dos cinegrafistas, Wellington Gouveia, da TV Bandeirantes, acabou sendo puxado do balcão com uma chave de braço aplicada pelo ajudante de ordens do candidato do PSDB, Vinicius Paulino. Neste momento, começou o empurra-empurra e a confusão no local, lotado por jornalistas, políticos e cabos eleitorais. Naquele momento, Serra foi levado para os fundos da lanchonete.

Ao justificar o motivo de ter puxado o cinegrafista do balcão, Paulino argumentou que Gouveia havia lhe dado um chute no peito e, por isso, aplicou-lhe o golpe. O cinegrafista negou ter agredido o segurança: "Eu fui puxado do balcão pelas costas e imobilizado por ele."

Antes da briga, foi quebrada uma estufa de alimentos no local e houve um problema na rede de energia elétrica, deixando o local na penumbra. Os prejuízos pela estufa quebrada serão ressarcidos pela campanha do candidato a senador pelo PSDB, Aloysio Nunes Ferreira.

Segundo a assessoria de Serra, um integrante da campanha de Aloysio saiu logo após a confusão para comprar uma nova estufa para a lanchonete. Após o imprevisto, Serra caminhou por mais um quarteirão e encerrou a caminhada em menos de 15 minutos.

Dr. Sarto e Paulo Henrique Lustosa lançarão candidaturas em Acopiara

Foi confirmado para sábado (14), a partir das 09 horas da manhã, no Centro Social Paroquial de Acopiara, o lançamento oficial das candidaturas dos deputados Dr. Sarto e Paulo Henrique Lustosa, estadual e federal, respectivamente.

De acordo com o médico Vilmar, anfitrião da festa, o evento deve reunir lideranças políticas da região centro Sul do Ceará.

Carro é engolido por buraco em SC


Um veículo caiu dentro de um buraco que se abriu no chão de um estacionamento nesta segunda-feira (9), em São José (SC). O carro estava em cima de uma fossa e a área foi isolada pelo Corpo de Bombeiros.

A estrutura de ferro que sustenta a tampa da fossa está corroída. Um engenheiro, que não quis se identificar, afirmou que o material utilizado na construção da fossa não é adequado.

Os moradores do condomínio responsabilizam a construtora pelos danos e vão brigar na Justiça para serem indenizados. De acordo com a empresa, o prazo de cinco anos de responsabilidade técnica do engenheiro responsável venceu.

Mega-Sena sorteia R$ 10 milhões nesta quarta-feira


O concurso 1204 da Mega-Sena vai sortear R$ 10 milhões nesta quarta-feira (11). No sábado (7), nenhum apostador acertou as dezenas 07, 09, 30, 33, 38 e 55 e o prêmio acumulou.

A aposta simples, de seis números, custa R$ 2,00. As apostas podem ser feitas até as 19h em qualquer casa lotérica do país.

O valor acumulado para o sorteio da Mega da Virada, no fim do ano, é de R$ 30,33 milhões, segundo estimativa da Caixa Econômica Federal.

Planos de saúde podem suspender tratamento de doentes terminais

A Associação Brasileira de Medicina de Grupo se posicionou a favor da suspensão do tratamento para doentes terminais como forma de diminuir os reajustes nos valores dos planos de saúde, que atualmente estão acima da inflação.

O representante dos planos diz que a discussão precisa ser ampla e não teme ideias polêmicas para a redução de custos, como a cobrança de franquias, usadas em seguro de carros, e a suspensão de tratamento para doentes terminais ou sem chance de cura, a chamada ortotanásia.

Futebol é alegria! Novo Brasil ataca forte e vence os Estados Unidos


Velocidade, dribles, pedaladas, alegria... Os ingredientes que faltavam à Seleção Brasileira estão de volta. Pelo menos no primeiro amistoso da era Mano Menezes foi assim. Bem organizado defensivamente e ofensivo como nos bons tempos, o Brasil não teve trabalho para fazer 2 a 0 nos Estados Unidos nesta terça-feira.

O estádio New Meadowlands, em Nova Jersey, lotado de fãs com camisa amarelinha teve espaço até mesmo para gritos de olé para a equipe canarinho que contou em campo com Paulo Henrique Ganso, Neymar e Robinho. O trio que brilhou no Santos no primeiro semestre ainda estava reforçado por Alexandre Pato.

Foram dele e de Neymar, cotados para formarem a dupla em 2014, os primeiros gols do Brasil na era Mano. O santista, por sinal, se junta a outros craques brasileiros que marcaram em sua estreia com a camisa amarela, como Pelé, Zagallo, Jairzinho, Zico e Rivaldo. Apenas para citar os mais importantes deles.