sábado, 9 de julho de 2011

Casal é preso em Várzea Alegre acusado de matar idosa em ritual satânico

Um casal foi preso nesta tarde, neste município, acusado de matar uma idosa em um ritual satânico, no ano de 1997, em Fortaleza, no bairro Bela Vista. O caso veio à tona através de informações que chegaram à polícia, que passou a investigar o caso. O casal morava neste município há cerca de 10 anos e frequentava uma igreja evangélica, sem despertar suspeitas do crime brutal.

Os acusados são Antônio Veríssimo Leitão (foto), que teria matado a sua própria mãe, junto com a sua esposa, que usava o nome falso de Lucília Ferreira Lima, mas que se chama na realidade Maria Luiz Miguel Leitão. Segundo consta no processo, a mãe de Antônio Leitão, a aposentada Maria Veríssimo Leitão, 66, foi morta e teve parte do seu intestino arrancada durante um ritual religioso.

A polícia, através do delegado civil, Marcos José e do capitão da PM Luciano Rodrigues, em entrevista, falou sobre este caso que deixou a cidade abalada, principalmente pelo fato de Antônio Leitão gozar de certo prestígio junto à sociedade varzealegrense, não despertando a desconfiança da população.

Em Quixadá, presos pagam até para dormir


O comandante da 2ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Edivar Azevedo Rocha, solicitou da titular da vara de Execuções Criminais de Quixadá, juíza Maria Martins Siriano, a transferência de oito detentos da cadeia pública desta cidade, apontados como lideres das alas existentes no complexo penitenciário. De acordo com o oficial PM alguns veteranos comandam inclusive um esquema de cobrança no qual outros presos, principalmente os novatos, pagam até para dormir. Com receio de serem punidos os detentos extorquidos não denunciam.

O comandante PM prevê como alternativa para solução do problema a transferência dos cabeças do esquema de cobrança para unidades prisionais da região metropolitana de Fortaleza ou para Juazeiro do Norte. Azevedo aponta a necessidade da direção da penitenciária local identificar os responsáveis pelas ordens internas. Somente dessa forma será possível quebrar as negociatas de regalias. Ele ainda acrescenta ter efetivo suficiente para realizar imediatamente a operação de transferência.

Episódios violentos

Nas últimas semanas a cadeia de Quixadá tem sido palco de episódios curiosos e violentos. No fim do mês passado o detento Joel Tavares de Oliveira foi obrigado por outros companheiros de cela a ingerir doce de leite quente. A vítima sofreu queimaduras internas graves. Foi socorrida e transferida para a unidade de queimados do Instituto José Frota (IJF), em Fortaleza. As últimas informações dão conta de que o presidiário ainda está internado.

9 mil presos podem ser soltos


A Justiça do Estado do Ceará deverá revisar todos os processos penais em que os réus cumprem prisão preventiva, portanto, são presos provisórios que podem ser beneficiados com a nova lei que entrou em vigor no último dia 5. A legislação (de número 12.403/2011) permite ao juiz substituir a prisão por medidas cautelares como a custódia domiciliar ou o monitoramento eletrônico.

A revisão dos processos foi solicitada, ontem, pela Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará (OAB/CE), através do seu presidente em exercício, José Júlio da Ponte Neto, e pelos criminalistas Paulo Quezado e Marcelo Lima Pedrosa, em uma petição que já foi protocolada naquela Corte.

Liberdade

A medida poderá colocar em liberdade cerca de 9 mil presos provisórios dos 16 mil detentos que formam a atual massa carcerária do Ceará. Os ´provisórios´ representam cerca de 60 por cento de todo o contingente humano que está atrás das grades em cadeias públicas, presídios, penitenciárias, colônias penais e casas de custódia na Capital, região metropolitana e no Interior do Estado.

Sudão do Sul é o mais novo país

A população do Sudão do Sul celebra na madrugada deste sábado (noite de ontem no Brasil) a sua independência em relação ao norte do Sudão, resultado de um referendo feito no começo do ano, conforme previa o acordo de paz de 2005 que encerrou décadas de guerra civil. O novo país tem Juba como capital, e foi reconhecido oficialmente na sexta-feira pelo governo do Sudão, com sede em Cartum, horas antes da secessão formal.

A nova república nasce rica em petróleo, mas subdesenvolvida. O governo de Cartum foi o primeiro a reconhecer a nova nação, num sinal de secessão tranquila para aquele que foi, até sexta-feira, o maior país da África - que agora é a Argélia.

Oito milhões de brasileiros pagarão mais caro pelos planos de saúde

Os planos de saúde de 8 milhões de brasileiros, que correspondem a 17% dos consumidores de planos de assistência médica existentes no Brasil, sofrerão reajuste de 7,69%.

A medida foi anunciada nesta sexta-feira (8) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e se refere aos contratos de planos de saúde médico-hospitalares individuais ou familiares feitos a partir de janeiro de 1999 ou àqueles adaptados à Lei número 9.656/98, que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde.

Segundo a ANS, o reajuste será aplicado aos contratos com aniversário entre maio de 2011 e abril de 2012. Isso significa que alguns consumidores terão de pagar o valor retroativo, se houver defasagem máxima de quatro meses, explicou a agência.

A ANS alerta os consumidores para que verifiquem se o percentual e o valor do aumento estão informados de forma correta nos boletos. Do mesmo modo, devem observar se há cobranças retroativas a partir de maio deste ano.

As dúvidas poderão ser esclarecidas na ANS, pelo telefone gratuito 0800 7019656 ou na página da agência na internet. O consumidor pode também recorrer a um dos 12 núcleos da agência existentes no país.

A ANS adverte, ainda, que o consumidor ou seu dependente que passar de faixa etária no plano de saúde poderá ter dois reajustes, caso o aniversário do plano coincida com essa mudança.

Santana do Acaraú tem novo prefeito

O prefeito de Santana do Acaraú, José Maria Sabino (PMDB), encaminhou pedido de licença de 90 dias à Câmara de vereadores do Município. A solicitação, que oficializa o afastamento do gestor, foi aprovada e abriu espaço para o vice-prefeito, Roberto Carlos Farias (PSDB) assumir interinamente a prefeitura da cidade.

A posse do prefeito interino foi realizada nesta sexta-feira (08) pela Mesa diretora da Câmara Municipal de Santana do Acaraú. Roberto Carlos Farias, conhecido como Betinho, permanece interinamente no cargo de prefeito por 90 dias.

Servidores do Detran entram em greve nesta terça-feira

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran– CE) vão entrar em greve na terça-feira (12), às 18h. A decisão foi tomada em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta sexta-feira (8), onde a maioria dos servidores decidiu pela paralisação por tempo indeterminado.

A decisão de greve aconteceu após negociações com o Governo do Estado sobre a reestruturação do Plano de Cargos, Carreira e Salário (PCCS), prometida para o mês de maio deste ano. De acordo com a presidente do Sindetran, Eliene Uchôa, a luta pela reestruturação do PCCS dura há cinco anos.

Na terça-feira a direção do Sindetran prestará esclarecimento sobre a decisão e os servidores definirão as ações de greve.