sábado, 16 de julho de 2011

A partir das 11h50min, mais um programa Acopiara Urgente na rádio Liberdade AM de Iguatu, 870 Khz

Loja Maçônica Deus e Liberdade Nº 10 de Iguatu realiza campanha contra a dengue


Preocupados com o crescente número de casos de Dengue no interior do Estado do Ceará, a Loja Maçônica Deus e Liberdade Nº 10 de Iguatu, realizou na manhã de hoje, 16, uma blitz no centro da cidade, onde na oportunidade foram distribuídos panfletos e adesivos de conscientização a cerca da doença.

Estivemos presente no local, onde entrevistamos o Maçon. Aristóteles, que falou sobre a importância dessa blitz.

“Recentemente vimos nos noticiários que a cidade de Icó é a que possui o maior indicie de casos de Dengue do interior do estado. E diante disso, não podemos fechar os olhos para esse mal, sabemos que com o apoio e conscientização de toda a sociedade, podemos eliminar quase por completo as chances da proliferação do mosquito”, finalizou.

A ação ainda contou com o apoio dos DeMolay’s, Filhas de Jó e do Clube das Acácias.

TRE decide recontar votos para Deputado Estadual

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) fará uma nova totalização dos votos das eleições de 2010 para deputado estadual. Decisão nesse sentido foi tomada durante a sessão de ontem ao julgar uma reclamação interposta por Francisco José Pinheiro, suplente de deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e pela coligação proporcional formada pelo PMDB/PT/PRB e PSB. Pinheiro, atualmente, é secretário de Cultura do Estado.

A composição da Assembleia Legislativa cearense, por força de diversas decisões judiciais, já sofreu algumas alterações desde que foi apresentado o resultado oficial das eleições de outubro do ano passado. A data para a nova totalização não foi definida, mas deverá acontecer logo depois da publicação do acórdão da decisão de ontem.

O resultado do julgamento foi quatro votos contra um, sendo vencido o voto do relator, juiz federal, João Luís Nogueira Matias. Votaram a favor da nova totalização os juízes Luciano Lima Rodrigues, Raimundo Nonato Silva Santos, Cid Marconi e a desembargadora Iracema Martins do Vale.

Este processo começou a ser julgado no mês passado. Na sessão do dia 8 de julho, o julgamento foi interrompido em função de um pedido de vistas do juiz Luciano Lima Rodrigues. A decisão do TRE foi de caráter administrativo. No âmbito do TSE está em tramitação um mandado de segurança, com liminar concedido pelo ministro Marco Aurélio, no dia 11 de dezembro de 2010, para definição de um novo calendário eleitoral.

Prefeito de Acopiara é multado

O prefeito de Acopiara Antonio Almeida Neto (PTB) foi multado em R$1.276,92 (um mil, duzentos e setenta e seis reais e noventa e dois centavos), pelos integrantes da Primeira Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios em face do envio intempestivo a este TCM, dos disquetes da Prestação de Contas Mensal, por meio do Sistema de Informações Municipais - SIM, relativas aos meses de janeiro e fevereiro do exercício financeiro de 2010.

Na oportunidade o relator do processo Fernando Antonio Costa Lima facultou um prazo de 30 (trinta) dias para apresentação de recurso de reconsideração e/ou recolhimento aos cofres da municipalidade a quantia acima relacionada.

Justiça determina afastamento do prefeito de Ibaretama e de outros quatro acusados de corrupção

O juiz convocado Luiz Evaldo Gonçalves Leite, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), determinou o afastamento do prefeito de Ibaretama, Francisco Edson Morais, e de outras quatro pessoas da administração pública daquela cidade. Além disso, determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos servidores e de outros envolvidos.

“No caso em exame, presente está o interesse público, pois, não é dado olvidar existirem fatores de alta relevância para o erário, para o Executivo e para a sociedade, a determinar a apuração de todos os fatos que envolveram os apontados desvios e o destino dado ao dinheiro público” destacou o magistrado.

Ao todo, 21 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público (MP) estadual por formação de quadrilha, falsificação de documento público, peculato desvio, inserção de dados falsos em sistema de informações, fraude em licitação e lavagem de dinheiro. Segundo o MP, a suposta rede de influência naquela municipalidade foi constatada após investigação realizada conjuntamente com a Polícia Federal e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

O órgão afirma que diversas licitações eram direcionadas para empresas diretamente ligadas ao prefeito e ao seu irmão, Raimundo Rodrigues Filho, secretário de obras municipal. Os processos fraudados, ainda de acordo com a instituição, destinavam-se, principalmente, ao setor de locação de veículos e coleta de lixo e execução de serviços e obras de engenharia. “Eram utilizadas empresas constituídas por familiares e/ou empregados com vínculo de subordinação, ou apenas simples ajuste/conluio entre os denunciados”.

Ao analisar o caso, o juiz convocado Luiz Evaldo Gonçalves Leite determinou o afastamento do prefeito e de outros quatro acusados dos respectivos cargos públicos durante o prazo da instrução criminal. Também determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do gestor de Ibaretama e outras dez pessoas denunciadas.

Eles terão prazo de 15 dias, improrrogável, para apresentar defesa preliminar. Depois disso, será analisado o pedido de prisão preventiva formulado pelo Ministério Público. A decisão foi proferida nessa terça-feira (12/07).

Terremoto atinge costa de Valparaíso, no Chile

Um tremor de magnitude 6,0 atingiu nesta sexta-feira (15) a costa de Valparaíso, no Chile, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS na sigla em inglês).

O tremor ocorreu às 20h26 no horário local (21h26 de Brasília). O epicentro localizado a 94 quilômetros de Valparaíso e a 136 quilômetros de Santiago, a uma profundidade de 22 quilômetros.

Não há relatos imediatos de danos causados pelo abalo. Não foi emitido, até o momento, alerta de tsunami para a região.

O sul do Chile foi atingido por um forte terremoto de magnitude 8,8 seguido de tsunami em fevereiro de 2010.