quinta-feira, 17 de novembro de 2016

IML vai fazer exame de DNA em corpos carbonizados de acidente em Quixelô

O Instituto Médico Legal de Iguatu (IML) irá fazer exames de DNA nos corpos carbonizados em um acidente registrado na CE 375 em Quixelô, onde uma ambulância de Jucás colidiu com um caminhão na manhã desta quinta(17). A colisão entre os veículos aconteceu, próximo ao Sítio Mulungu. 

De acordo com o Instituto Médico Legal (IML), não é possível identificar as vítimas por causa dos danos causados pelo fogo. Estavam na ambulância três pessoas e todos morreram carbonizados. Marcos Mourão de Sousa era o motorista, a paciente, Elza Isidoro da Silva e seu esposo, José Ademir da Silva. 

Parentes das vítimas irão doar material genético para realização dos exames que irão acontecer em Fortaleza. Os exames serão realizados no setor de antropologia forense que é um ramo da medicina legal e tem como objetivo a identificação de humanos em casos de extrema destruição dos corpos. Escute a entrevista com um militar do Corpo de Bombeiros, o mesmo esteve no local onde aconteceu o acidente:

Pai estupra a própria filha no interior do Ceará

A Polícia Militar da cidade de Itapipoca conduziu na noite de quarta (16.11), um indivíduo que segundo sua companheira, vinha praticando atos libidinosos com suas duas filhas menores. 

Ao ser questionado pela polícia, o acusado confessou com detalhes o crime de estupro de vulnerável. A composição liderada pelo Sargento M. Santo, conduziu o indivíduo para a Delegacia Regional de Polícia Civil onde o delegado plantonista tomou os procedimentos legais. 

A menor foi encaminhada para o Instituto Medico Legal para realizar o exame que por sua vez deu negativo. 

O procedimento foi feito apenas por portaria e o mesmo responderá em juízo, e foi posto em liberdade.

Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão na Prefeitura de Catarina em operação 'Túnel do Tempo'

A Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (PROCAP), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), desencadeou, nesta quinta-feira (17), a “Operação Túnel do Tempo” no município de Catarina. 

Após autorização do juiz Francisco Carneiro Lima, os promotores de Justiça e assessores da Procap Ronald Fontenele e Guilherme de Lima, com o apoio da Polícia Civil, cumpriram mandados de busca e apreensão na sede da Prefeitura Municipal. 

O MPCE está investigando a contratação irregular de servidores comissionados e temporários na Prefeitura durante a gestão do atual Prefeito. Além disso, há indícios de falsificação de uma lei municipal do ano 2000, com a finalidade de camuflar irregularidades ludibriar as investigações.

PMDB teme ´efeito cascata´ no partido após prisão de Cabral

A prisão do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, acusado de chefiar um esquema criminoso que movimentou mais de 220 milhões de reais em propinas, durante obras executadas com recursos federais, deixou integrantes da cúpula do seu partido, o PMDB, apreensivos. 

Eles acreditam que, a partir da operação desta quinta-feira (17), desencadeada pela Polícia Federal, Ministério Público Federal e Receita Federal, a Lava Jato, que está em sua 37ª fase, se desmembre em novas ações, em outros estados do Brasil. 

O fato de as obras de reforma do Maracanã terem motivado a prisão preocupa vários políticos, pois o mesmo esquema teria sido replicado em várias unidades da federação que sediaram a Copa de 2014.

A obra no estádio mais tradicional do Brasil é alvo de investigação por suspeita de formação de cartel pelas empresas que integraram o consórcio que reformou a arena, a Andrade Gutierrez e a Odebrecht, e pagamentos de propinas para agentes públicos. 

"Apesar desta operação ter pego um esquema específico da administração de Sérgio Cabral, isso mostra que o PMDB está na mira", disse um senador do partido, sem querer se identificar.

Viúva e amante são presos acusados de planejar morte de Policial em Senador Pompeu

Quatro pessoas acusadas de participar e arquitetar a morte do policial civil José Cláudio Nogueira, 51 anos, foram presas na manhã desta quinta-feira (17), neste Município do Sertão Central. Entre os detidos está Michele Arruda Nogueira, esposa do policial. Durante as investigações a Polícia descobriu que Micheli teria planejado o crime com a ajuda de um amante, que também foi preso. 

De acordo com a Polícia os acusados estavam em casa quando foram detidos. Além de Michele e o amante, as equipes também prenderam dois homens que são apontados como os executores de Cláudio. Um deles é primo do amante da viúva e teria sido contratado para assassinar a vítima. O outro já cumpria pena em regime semi aberto e teve nesta manhã seu regime convertido pelo juiz da Comarca do Município. Ele é autor de vários outros crimes na região. 

De acordo com o delegado titular da Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) de Senador Pompeu, Jéferson Lopes Custódio, a esposa de Cláudio confessou o crime e disse ter sido auxiliada pelo amante. “Ela não deu maiores detalhes mas afirmou que recebeu a ajuda amante. No dia do crime, há suspeitas de que ela estivesse dando as coordenadas para os executores”, disse o delegado. A mulher disse ter sido convencida a matar o esposo para poder ficar com bens e uma herança que Cláudio tinha. “Ele criava cabeças de gado e tinha um cavalo de raça que foi encontrado durante as buscas na casa do amante de Micheli”, falou Jéferson. 

Michele Arruda Nogueira foi levada no final da manhã desta quinta para a Delegacia de Solonópole, onde foi ouvida junto com um dos executores. Os outros dois envolvidos devem ser ouvidos até o final da tarde desta quinta. Conforme Jéferson Custódio todos os envolvidos seriam de Senador Pompeu. O delegado ainda está avaliando se ele serão levados para a Capital ou se irão ficar detidos na Delegacia da cidade. 

Relembre o caso 

O policia foi morto a tiros na madrugada do dia 20 de agosto, quando se dirigiam para a localidade de Inhazé, zona rural de Senador Pompeu, onde moravam. José Cláudio Nogueira, foi atingido por sete tiros. No inquérito que concluiu, a Polícia descobriu que Cláudio dormia no momento em que foi morto. 

A esposa dele dirigia o veículo e Cláudio seguia viagem no banco do carona. Na época, em depoimento à Polícia, Micheli afirmou que foi abordada por dois homens em uma moto que passaram a disparar contra Cláudio. A vítima estava afastada e disputava a eleição de vereador no município de Quixeramobim.

Vídeo mostra como ficou ambulância depois de ser consumida pelas chamas no acidente em Quixelô


O acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira e três pessoas morreram carbonizadas.

TSE defere candidatura de vice e Ramilson Moraes é confirmado prefeito eleito de Aiuaba

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu, na noite desta quarta-feira (17), a candidatura da vice-prefeita eleita de Aiuaba, Marinez de Araújo Sales (PSD). Marinez teve a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral da 101ª zona e pelo Tribunal de Regional Eleitoral (TRE-CE). 

A decisão, por 5 votos a 2, oficializa a vitória do candidato a prefeito eleito nas urnas, Ramilson Moraes (PSD).

Marchante assassinado com vários tiros na cidade de Mombaça

Um senhor de 71 anos foi assassinado com pelo menos três disparos de arma de fogo, na tarde desta quarta-feira (16), nas proximidades do sítio Juazeiro, Zona rural do município de Mombaça, em uma estrada carroçável que dá acesso ao açude Serafim Dias. 

A vítima trata-se de Francisco Carneiro Lima Filho, popularmente conhecido como Chiquinho Carneiro, que era marchante (abatedor e vendedor de carne) naquela cidade.O crime comoveu os cidadão mombacenses. A polícia não soube informar se foi um latrocínio ou uma execução, tendo em vista que a moto da vítima estava no local. 

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Prefeito de Jucás (CE) decreta luto oficial de três dias no município

O prefeito de Jucás (CE), Raimundo Luna Neto decretou luto oficial por três dias em virtude da tragédia ocorrida na manhã de hoje (17) com três filhos de sua cidade que morreram, de forma trágica num acidente de trânsito em Quixelô (CE). 

No facebook o prefeito jucaense deixou a seguinte nota:

"GRANDE TRAGÉDIA! Jucás todo está de luto, morre o motorista Marcos Mourão além dos pacientes Elva Izidorio da Silva e José Dalmir da Silva, vítimas fatais num acidente com uma AMBULÂNCIA do município ocorrido nas imediações do município de Quixelô. Só Deus, para confortar tanta dor dos amigos e familiares. Decreto LUTO OFICIAL de três dias, além do fechamento imediato pelo dia de hoje, de todos equipamentos do município com exceção do HOSPITAL".

Acidente deixa saldo de três mortos carbonizados em Quixelô


Um grave acidente entre um caminhão e uma ambulância, no distrito de Mulungu, no município de Quixelô, deixou três mortos com corpos carbonizados. Todos os óbitos registrados foram do motorista e passageiros que estavam na ambulância, pertencente a Prefeitura de Jucás.

Apesar de os dois veículos terem ficado destruídos pelo fogo, o motorista do caminhão não sofreu ferimentos graves e passa bem. Este veículo estava carregado de colchões.

O fogo foi contido por uma guarnição da 1ª Sessão de Bombeiros, localizada em Iguatu, liderada pelo subtenente Lamonier César Fernandes.

De acordo com o motorista do caminhão Baú, de placas, HVU – 7136, inscrição de Fortaleza, Pablo Vaconcelos Borba, 39 anos, a ambulância que seguia no sentido Quixelô–Solonópole invadiu a pista contrária e ocorreu a colisão frontal. “Tentei desviar, mas foi muito rápido e acredito que as vítimas morreram na batida”, contou. “Em seguida, os dois carros começaram a pegar fogo”.

As vítimas foram identificadas por parentes na Delegacia Regional da Polícia Civil de Iguatu. Faleceram o motorista da ambulância, Marcos Mourão de Souza, de 36 anos, e os passageiros Elva Izidório da Silva, 55, e José Adalmir da Silva, 56. José e Elva eram casados. Ela iria a Fortaleza para retorno de consulta médica.

Homem morre depois de ser espancado a pauladas e ter orelhas cortadas por bandidos em Barbalha

Mais um caso de latrocínio foi registrado na região do Cariri, sendo, desta vez, no município de Barbalha. Por volta das 7 horas desta quarta-feira morreu em um dos leitos do Hospital Santo Antonio daquela cidade Luiz Otávio Ferreira, de 61 anos, que residia na Rua P22 número 118 no bairro Malvinas. Ele deu entrada no sábado após ser encontrado agonizando em virtude de espancamentos a pauladas sofridos e o mesmo ainda teve a orelha cortada por ladrões que teriam roubado dinheiro e pertences da vítima. 

Existem informações que Luiz Otávio tinha ingerido bebidas alcoólicas em um bar perto de sua residência. Supostamente, ao ir em casa pode ter sido seguido pelos acusados que o teriam submetido a uma sessão de torturas e até amarrado o mesmo numa cadeira de balanço. Ele apresentava ainda uma leve perfuração no pescoço além da orelha cortada, sendo socorrido pelos familiares ao hospital onde morreu quatro dias depois.

Nova eleição para prefeito poderá ser realizada em Caririaçu

O desembargador Paulo Francisco Banhos Ponte, Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TTJCE) derrubou a liminar que beneficiava o candidato a prefeito mais votado em Caririaçu, Edmilson Leite (PDT), e município pode ter novas eleições. 

Em 2010, a Câmara Municipal de Caririaçu desaprovou, através do Decreto Legislativo nº 41/2010, as contas da gestão do ex-prefeito Edmilson Leite, tornando-o inelegível. 

Em 2016, Edmilson conseguiu, através de liminar, a suspensão da sessão da Câmara que desaprovou as contas, possibilitando-o de disputar novamente a Prefeitura. 

Liminar derrubada 

Porém o desembargador destacou o prazo para entrar com recurso contra o decreto da Câmara termina cinco anos após a decisão, ou seja, ainda em 2015. Logo, a liminar que mantinha Edmilson elegível não deveria nem mesmo ter sido aceita, por não atender ao "requisito de admissibilidade recursal". 

Edmilson obteve 52,72% dos votos nas Eleições 2016.

População protesta e denuncia esvaziamento do Açude Orós

Moradores e produtores rurais deste município, na região Centro-Sul do Estado do Ceará, realizaram, ontem pela manhã, manifestação contra o esvaziamento do reservatório que passou a liberar 16 metros cúbicos por segundo para atender a demanda do Baixo Jaguaribe e da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). As águas do Orós chegam ao Açude Castanhão pelo Rio Jaguaribe. 

O protesto reuniu centenas de moradores, a maioria estudantes, e foi o segundo realizado neste ano. Inicialmente, os manifestantes se concentraram na ponte sobre o Rio Jaguaribe e em seguida caminharam por ruas do centro comercial e foram até a válvula dispersora, conduzindo faixas e cartazes ao som de apitos e gritos de ordem. 

Redução 

O nível do açude cai 4cm a cada 24 horas. A liberação representa o volume de cinco carros-pipa a cada dois segundos. A redução de água no reservatório preocupa os moradores. O radialista Narcélio Cavalcante chamava a atenção de lojistas, comerciários e moradores que não participaram do ato, mostrando a importância do que denominou de "grito pela vida e pela água em favor do povo de Orós". 

"Secaram o Banabuiú, o Castanhão e outros açudes para atender a demanda da região de Fortaleza, projetos de irrigação e agora estão esvaziando o Orós", lamentou o professor de Filosofia José Carlos Custódio. "Isso que estão fazendo é uma irresponsabilidade da Cogerh (Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos)", acusou. 

Fechamento 

Os manifestantes afirmaram que até o fim deste mês deve ocorrer novo protesto, que pode resultar no fechamento da válvula dispersora. Um abaixoassinado será encaminhado ao governador Camilo Santana nos próximos dias. 

Os moradores destacaram que não são contrários à liberação de água para atender a demanda dos moradores da RMF, mas questionam o fato de que nenhuma contrapartida ou medida compensatória foi anunciada pelo governo do Estado para o município de Orós.

Ninguém acerta e prêmio da Mega-Sena vai a R$ 8,4 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.877 da Mega-Sena, cujo sorteio foi realizado nesta quarta-feira (16), em Varginha (MG), e o prêmio acumulou para R$ 8,4 milhões. 

Veja as dezenas: 13 - 16 - 23 - 24 - 32 - 35. 

 A quina teve 90 apostas ganhadoras e cada uma vai levar R$ 15.617,00. Outras apostas 4.306 acertaram a quadra e vão ganhar R$ 466,30 cada uma. 

A estimativa de prêmio para o concurso 1.878, cujo sorteio será realizado no sábado (19), é de R$ 8,4 milhões, segundo a Caixa.

Ex-governador Sérgio Cabral é preso pela PF na Zona Sul do Rio

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quinta (17), o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral. Além dele, outros mandados foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, sob a acusação de cobrança de propina em contratos com o poder público, e outro pelo juiz Sergio Moro, em Curitiba. 

Cabral é alvo de dois mandados de prisão preventiva, um pela Operação Calicute, que tem como base a delação premiada do empresário Fernando Cavendish, outro, pela Lava Jato, com base na delação da Andrade Gutierrez e da Carioca Engenharia. A esposa de Cabral, Adriana Anselmo, é alvo de condução coercitiva pela Operação Calicute. 

Por volta das 6h50, um carro saiu da garagem do ex-governador e muitas pessoas que estavam na porta tentaram invadir o local e gritavam pela prisão dele. Para sair do local, a polícia chegou a jogar spray de pimenta. 

A ação tem o objetivo de investigar o desvio de recursos públicos federais em obras realizadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, cujo prejuízo estimado é superior a R$ 220 milhões. 

No início da manhã também foi preso o assessor de Cabral, Wagner Jordão Garcia, na Barra da Tijuca, Zona oeste do Rio. Ao todo, a polícia visa cumprir 38 mandados de busca e apreensão, 8 de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 14 conduções coercitivas. 

A polícia chegou à casa de Cabral, no Leblon, Zona Sul do Rio, por volta das 6h. Cabral e os outros acusados são suspeitos de receber propina em troca da concessão de obras públicas como a reforma do Maracanã e a construção do Arco Metropolitano.