sexta-feira, 11 de março de 2016

Ex-prefeito de cidade do Sertão da Paraíba é preso nesta sexta-feira


O ex-prefeito da cidade de Nazarezinho, no Sertão paraibano, Francisco Gilson Mendes Luiz, foi preso no início da manhã desta sexta-feira (11). Ele foi condenado por crimes de responsabilidade por desvio de recursos públicos e o mandado foi cumprido por policiais civis da cidade de Sousa. 

Francisco Mendes foi prefeito de Nazarezinho entre os anos de 2005 e 2008. O mandado foi expedido pela 8º Vara Federal da Seção Judiciária da Paraíba, localizada em Sousa, no dia 26 de janeiro de 2015. O ex-prefeito, que acumula processos por improbidade administrativa e já foi condenado a cinco anos e 10 meses de prisão em regime semi-aberto, foi detido na casa onde morava. 

O advogado dele, Fabrício Abrantes, afirmou que a prisão é ilegal e decorre de um erro judiciário. Segundo a ele, a defesa do ex-prefeito entrou com um recurso e o juiz responsável pelo caso suspendeu o mandado no dia 3 de fevereiro, no entanto o pedido de prisão não foi retirado do Banco Nacional de Mandados do Conselho Nacional de Justiça. 

Fabrício Abrantes explicou ainda que o caso só será julgado no Tribunal Regional Federal no próximo dia 19 de março e a defesa vai ingressar com uma ação indenizatória por danos morais contra a União e o Estado da Paraíba. Até as 7h25, o ex-prefeito de Nazarezinho continuava detido na delegacia de Sousa.

Chove em 79 cidades do Interior, e produtores rurais ficam animados

Pelo segundo dia consecutivo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva superior a 100 mm em pelo menos um município cearense. Entre as 7 h de quarta-feira e 7 h de ontem, choveu em 79 cidades. Ipaumirim, na região do Cariri, teve o maior volume do Estado, com 109 mm, seguido por Quixeramobim (83 mm), Baixio (79 mm) e Salitre (75 mm). Neste último município, que faz divisa com o Estado do Piauí, não chovia há 35 dias. 

A chuva mudou a rotina de agricultores que já davam como certa a perda quase total da lavoura de feijão e mandioca. "Começou a chover no início da madrugada e só parou agora de manhã, foi chuva forte, coisa que há muito tempo não acontecia aqui em Salitre. Corri pra roça na esperança de colher alguma coisa ainda nesse inverno", comemorou Sebastião Oliveira. 

Segundo o meteorologista da Funceme, Raul Fritz, as chuvas continuam a ser ocasionadas pelo Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Para os próximos dias, a previsão é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva em todas as regiões. Apesar delas, o volume dos 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hidrícos (Cogerh) continua em queda, com apenas 12,4%. O Caldeirões (Saboeiro) voltou a sangrar e há mais cinco com volume superior a 90%. Outros 128 continuam abaixo de 30%.

TRE amplia horário de atendimento aos sábados em 23 cidades do Ceará


O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará ampliou até as 14 horas o atendimento aos sábados em 23 municípios que realizam a biometria obrigatória no estado. A medida vale para os dias 5 e 12 de março, que antecedem o prazo final da revisão, 18 de março. Desde 30 de janeiro, 18 municípios recebem os eleitores aos sábados, das 8h ao meio-dia. 

Com a nova decisão do TRE, o horário do sábado ganhou mais duas horas, mantido o atendimento de 8 às 17h durante a semana. Além disso, foram incluídos na medida mais 5 municípios: Itarema, Baturité, Capistrano, Amontada e Nova Olinda. 

A relação completa dos municípios com que realizam biometria aos sábados: Amontada (89ª zona), Barbalha (31ª zona), Baturité (5ª zona), Bela Cruz (96ª zona), Brejo Santo (70ª zona), Capistrano (105ª zona), Cariré (65ª zona), Crato (27ª zona), Horizonte (78ª zona), Itaitinga (100ª zona), Itapagé (41ª zona), Itapipoca (17ª zona), Itarema (98ª zona), Jardim (42ª zona), Jati (102ª zona), Jucás (43ª zona), Maracanaú (104ª e 122ª zona), Missão Velha (16ª zona), Nova Olinda (53ª zona), Paraipaba (103ª zona), Tianguá (81ª zona), Várzea Alegre (62ª zona) e Viçosa do Ceará (35ª zona).