sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

José Alencar volta a ter sangramento e continua na UTI

 O boletim médico divulgado no início da tarde desta sexta-feira (24) pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, informa que o vice-presidente da República, José Alencar, "voltou a apresentar sangramento no intestino em quantidade moderada nas últimas 12 horas". Segundo o boletim, Alencar mantém-se clinicamente estável e continua na UTI do hospital. O boletim diz também que Alencar recebe transfusões de sangue e que está programado um procedimento de hemodiálise.

O boletim é assinado pelo diretor técnico Antônio Carlos Onofre de Lira e pelo diretor clínico Paulo Ayroza Galvão. A equipe médica de Alencar é composta por Paulo Hoff, Raul Cutait, Ademar Lopes, Roberto Kalil Filho e Yana Novis, Davi Uip e Miguel Srougi.

Nesta quinta-feira (23) o vice-presidente recebeu a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente eleita, Dilma Rousseff. Alencar, que tem 79 anos, luta contra um câncer na região do abdome há mais de 13 anos. Na última quarta-feira, quando foi internado de emergência por causa de uma hemorragia no intestino passou pela 17.ª cirurgia. Seu quadro de saúde tem se agravado nos últimos meses. Ele ficou internado por 24 dias, entre outubro e novembro.

Paulista passa mal e morre após assalto na praia do Icaraí

O turista de São Paulo, Antônio Valentim Filho, 64, natural de Antônio Prudente, morreu na tarde desta sexta-feira (24), em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo o Inspetor Wellington, da Delegacia de Caucaia, ele foi abordado por bandidos na praia do Icaraí, depois passou mal e não resistiu.

No momento do assalto, Antônio estava com a esposa e dois filhos. De acordo com a Polícia, os assaltantes levaram a bolsa e os pertences do turista. Ele foi correr atrás dos assaltantes, passou mal, desmaiou e faleceu. Informações preliminares dão conta de que os criminosos eram dois menores de idade.

Nesta quinta-feira (23), um outro turista, de Manaus, morreu afogado em Fortaleza, ao salvar duas crianças no mar, na Praia do Futuro.  Ele foi identificado como Paulo Roberto de Paula, de 56 anos, e passava férias na capital cearense.

Icó-CE: Sanduíche com maconha e refrigerante com cachaça seria cardápio de detento para o natal

Uma encomenda muito especial seria entregue ao detento Francisco Reginaldo Silva, 35 anos, mais conhecido como (Regis Galinha) preso na cadeia pública de Ico, com a ajuda do carcereiro Evaristo Pereira Ferreira, 37 anos.

DOS FATOS

O fato se deu na noite de ontem (23) por volta das 20horas, quando já não é mais permitido visita tão pouco entrega de objetos e comida presos, já que o horário permitido, é até as 17horas. O Regis Galinha que cumpre pena em regime fechado, no momento da entrega da droga e do refrigerante dosado com bebida, estava fora de sua cela, ao lado do carcereiro Evaristo, o que causou desconfiança de um outro carcereiro que acionou a segurança do presídio e não deu outra, dentro de um dos pães que chegaria as mãos do Regis, foi encontrado um trouxa de maconha com aproximadamente 30 gramas, ao abrir o refrigerante tipo cola com dois litros, o mesmo estava misturado com bebida alcoólica possivelmente cachaça.

O carcereiro recebeu voz de prisão e os dois responderão por trafico e associação de entorpecente. Já o Pombo Correio que levou a droga até o presídio pegou o beco e não se sabe do seu paradeiro, tão pouco de quem se trata.

Morre aos 78 anos maestro Zezinho, do programa `Qual é a música?´

 José Batista da Silva Junior, mais conhecido pelo apelido de maestro Zezinho, morreu na tarde desta quinta-feira (23), em São Paulo. O músico de 78 anos ficou conhecido por suas participações nos programas "Qual é a música?" e "Programa Silvio Santos", ambos do SBT.

Ele estava internado no Hospital Total Cor (região central de São Paulo) há 40 dias, após sofrer um enfarte. Seu enterro será realizado nesta sexta-feira (24) no Cemitério Parque da Cantareira.

Maestro Zezinho participou de diversos programas comandados por Silvio Santos. Na atração de calouros "Qual é a música?", era ele quem comandava o leilão de notas musicais - daí o famoso bordão "quantas notas, maestro Zezinho?". Também dirigiu a orquestra da emissora durante décadas: um de seus arranjos mais famosos é o da música "Silvio Santos vem aí", o tema musical do programa "Show de calouros":

Os dois se conheciam desde a década de 1960, quando trabalharam juntos na Rádio Nacional. Em nota oficial, o SBT lamentou a perda do músico, considerado "parte da história do SBT e da vida de Silvio Santos".

Aposentada de 88 anos quase é enterrada viva em MG

Uma mulher de 88 anos quase foi enterrada viva em Ipatinga (MG), no Vale do Aço, na noite da última quarta-feira. Maria das Dores da Conceição teve o estado de óbito decretado às 16h50 no hospital municipal da cidade por supostamente não apresentar sinais vitais.

O corpo foi levado para a agência funerária e, no local, o funcionário Sandey Rodrigo percebeu que ela respirava. Ele pediu auxílio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que retornou com a paciente às 20h30. Segundo a prefeitura, a aposentada recebeu atendimento imediato.

A mulher apresentava histórico médico de hipertensão arterial, doença vascular periférica obstrutiva e demência de alzheimer. No mês de novembro, parte da perna direita da idosa teve que ser amputada devido à hipertensão.

A Prefeitura de Ipatinga já solicitou à Polícia Civil a investigação do caso. A direção do hospital esteve reunida com familiares da idosa e se colocou à disposição para quaisquer esclarecimentos necessários.

"Ficamos felizes em saber que ela está viva e insatisfeitos pela falta de respeito com a minha mãe. Ainda não temos certeza se vamos processar a prefeitura e o hospital, mas continuar do jeito que está é que não pode. Ela continua em tratamento na UTI e vamos torcer para ela melhorar rapidamente", disse a filha Custódia Tereza Amâncio. A assessoria do hospital não foi localizada para se pronunciar sobre o caso.

Pai mata filha que queria ser mulher-bomba da Al-Qaeda

Um iraquiano matou e enterrou uma filha adolescente depois de saber que ela pretendia cometer um atentado suicida em nome da Al Qaeda, disse uma autoridade na sexta-feira.

As forças iraquianas de segurança invadiram a casa do homem, em Mandili, 100 quilômetros a nordeste de Bagdá, para tentar deter Shahla Najim al Anbaky, após denúncias de que ela tinha ligações com militantes sunitas.

O pai dela, Najim Abd al Anbaky, foi preso na quinta-feira ao confessar que havia matado a moça e sepultado seu corpo perto da casa, segundo o major Ghalib al Jubouri, porta-voz da polícia na província de Diyala.

"Ele confessou que a matou quando soube que ela trabalhava para a Al Qaeda e que desejava se explodir", disse Jubouri, acrescentando que o homem levou os policiais até a cova da filha.

Diyala é uma província de maioria árabe sunita, com significativas populações xiitas e curdas. A região registra graves incidentes de violência desde o início da ocupação norte-americana, em 2003.

Em outro incidente, supostos militantes da Al Qaeda explodiram a casa de uma família xiita numa cidade ao sul de Bagdá, na sexta-feira, matando cinco pessoas.

Três bombas foram deixadas durante a noite na casa de Mohammed al Karrafi, seguidor do clérigo antiamericano Moqtada al Sadr, em Haswa, cidade sectariamente dividida, 50 quilômetros ao sul da capital, segundo a polícia.

"Após a meia-noite, duas bombas destruíram completamente a casa do sadrista (...), matando cinco pessoas e ferindo quatro outras. Todas as vítimas são da mesma família", disse um porta-voz policial da província de Babil, acrescentando que a terceira bomba foi detonada quando as forças de segurança chegaram ao local - nesse caso, sem deixar feridos. A polícia atribuiu o incidente à Al Qaeda.

A violência no Iraque diminuiu significativamente nos últimos dois anos, mas explosões e atentados ainda ocorrem diariamente.

Receita passa a agendar atendimento pela internet

O contribuinte que precisar acertar pendências com a Receita Federal poderá evitar filas agendando seu atendimento pelo site ou pelo ReceitaFone (146).

O serviço foi regulado em portaria publicada nesta sexta-feira (24) no Diário Oficial da União.

A Receita pretende oferecer ao contribuinte interessado em atendimento ao menos 5 opções de dias úteis para ele escolher a data mais apropriada.

Para isso, bastará entrar no site ou telefonar e utilizar o certificado digital. Quem não o possuir poderá informar o número do Cadastro da Pessoa Física (CPF) ou do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), a data de nascimento, a unidade em que deseja ser atendido e qual o serviço.

Empresas terão restrição no agendamento

Pessoas físicas poderão agendar todo tipo de atendimento. Empresas poderão agendar alguns serviços, a serem selecionados pelo chefe de cada unidade da Receita. Ele precisará oferecer no mínimo os atendimentos não disponíveis no site.

Cada unidade de atendimento da Receita poderá ter um esquema próprio para atender aos contribuintes. A portaria os autoriza a determinar até que todos os atendimentos tenham de ser agendados previamente. Podem, também, estabelecer faixas de horários para atender exclusivamente os contribuintes agendados.

Em outra portaria, a Receita Federal regulou a possibilidade de pessoas e empresas pagarem tributos por débito em conta corrente. Para receber esses pagamentos, os bancos precisam se credenciar no Fisco.

Lula contratou 151,2 mil servidores por concurso; 193% a mais que FHC

Todos os anos, cerca de três milhões de pessoas se matriculam em cursos preparatórios para concursos públicos em busca de estabilidade, salário garantido, plano de saúde e uma vida tranquila. A estimativa é da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), que avalia em R$ 50 bilhões anuais a injeção de recursos na economia por todos os agentes do segmento de concursos. Na esfera federal, 1,1 milhão de servidores estão atualmente lotados em empresas, fundações e autarquias dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Apenas durante a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ingressaram no Executivo 151,2 mil servidores, número 193% maior que os 51,6 mil contratados para a carreira pública no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Os dados integram o boletim estatístico de pessoal do Ministério do Planejamento e foram divulgados neste mês, com atualização até setembro. As nomeações apenas até setembro deste ano (32.302) já batem o recorde dos últimos 15 anos, e são 347% superiores as realizadas no decorrer de 2003 (7.220), quando o presidente Lula assumiu o governo. Os números podem ser ainda maiores, depois de confirmados os resultados de admissões feitas entre outubro e dezembro.

Desde 1995, ingressaram no serviço público 202,8 mil servidores, dos quais 75% sob a gestão de Lula. Cerca de 60% (122,5 mil) são professores, engenheiros, médicos, administradores, bibliotecários, entre outras profissões de nível superior. Outros 38% (77,9 mil) têm nível de escolaridade intermediário, como auxiliar de enfermagem, técnico de contabilidade e assistente administrativo. Mais 1% (2,5 mil) são cozinheiros, copeiros, encanadores, marceneiros e auxiliares de serviços gerais.

Acidente de moto deixa motoqueiro ferido em Acopiara

As 00h:30min de hoje 24, aconteceu um acidente de trânsito (QUEDA DE MOTO) ocorrido na rua Pe. Leopoldo Rolim, na CE 060, no centro de Acopiara/CE.

A vítima do referido acidente tratava-se de Cicero Aleixo Rodrigues, residente na Av. Pedro Alves, centro Acopiara-Ce, o qual conduzia uma moto SUSUKI YES, de cor prata, placa NRC 2133, de Acopiara/Ce. O mesmo apresentava sinais de embriaguez e andava em alta velocidade quando não conseguiu realizar uma curva e perdeu o controle do veiculo, vindo a  colidir com uma calçada, que ficou completamente destruída. O motoqueiro sofreu apenas escoriações leves pelo corpo, porém, mesmo assim, foi conduzido ao Hospital Julia Barretos onde recebeu observações medicas. A moto foi conduzida à unidade policial onde se encontra recolhida aguardando os devidos procedimentos.

Deputados e senadores sumiram do Congresso por dois meses sem desconto de salário

Durante dois meses, em setembro e outubro, os plenários da Câmara e do Senado não conseguiram realizar a aprovação de nem um projeto sequer. Dedicados a suas campanhas nos Estados, os deputados e senadores abandonaram as sessões de votação, apesar de continuarem a receber salários, benefícios e verbas para suas despesas.

A paralisação é chamada de “recesso branco”. Não está na lei, mas é prática comum em Brasília há várias legislaturas. Os presidentes das Casas fazem vistas grossas às faltas, permitindo que os parlamentares se ausentem das sessões sem ter o salário descontado.

O custo para manter os parlamentares é alto. Em dois meses, foram necessários cerca de R$ 137 milhões para pagar salários, benefícios e despesas para o exercício do mandato dos 513 deputados e 81 senadores. Mesmo sem nenhum projeto tendo sido aprovado em plenário.

Mega-Sena especial de Natal paga R$ 34 mi nesta sexta

O concurso especial de Natal da Mega-Sena vai pagar R$ 34 milhões ao apostador que acertar as seis dezenas sorteadas nesta sexta-feira (24). Já a Mega da Virada, no dia 31 de dezembro, vai dar R$ 150 milhões.

O sorteio de hoje está marcado para as 20h (horário de Brasília) e as apostas podem ser feitas até as 19h em qualquer casa lotérica do Brasil. A aposta simples, de seis números, custa R$ 2. Na quarta-feira (22), a Mega-Sena acumulou, já que ninguém acertou as dezenas 09, 19, 23, 29, 32 e 57.

Morre aos 72 anos Orestes Quércia, ex-governador de São Paulo

 Morreu nesta sexta-feira, aos 72 anos, o ex-governador de São Paulo Orestes Quércia. A informação foi confirmada pelo Hospital Sírio Libanês, na capital paulista, onde o político estava internado no para tratamento de um câncer de próstata. Um dos principais líderes do PMDB, partido que ajudou a fundar, Quércia retirou sua candidatura ao Senado nas eleições deste ano após receber, em setembro, o diagnóstico da volta do tumor que havia sido tratado há mais de 10 anos. Casado com a médica oftalmologista Alaíde Cristina Barbosa Ulson Quércia, o político teve cinco filhos.
 
Trajetória política
Nascido em 18 de agosto de 1938, em Pedregulho, no interior de São Paulo, Orestes Quércia se mudou ainda jovem com a família para Campinas, onde se formou em Jornalismo, Direito e Administração de Empresas. Filho de Otávio Quércia e Isaura Roque Quércia, ele iniciou sua trajetória política em 1962 como vereador pelo Partido Libertador. Foi eleito deputado estadual em 1966 pelo MDB e prefeito de Campinas em 1968 pelo mesmo partido. 

Após fazer seu sucessor na prefeitura de Campinas, Quércia venceu em 1974 a disputa ao Senado Federal. Em 1982, foi eleito vice-governador de São Paulo pelo PMDB (ex-MDB) na chapa de André Franco Montoro. Participou do movimento das "Diretas Já" e da campanha que elegeu Tancredo Neves à Presidência da República, em 1985, com a redemocratização. No mesmo ano, Quércia se casou com a médica Alaíde Cristina Barbosa Ulson e, em 1986, se tornou governador do Estado paulista, na gestão que privatizou a companhia aérea Vasp. Com bons índices de aprovação, o político conseguiu eleger em 1990 o seu sucessor, Luiz Antônio Fleury Filho, que ocupava o cargo de secretário da Segurança Pública. 

Quércia enfrentou denúncias de irregularidades e abuso de poder na administração e na gestão de negócios do Banespa (antigo Banco do Estado de São Paulo). Além das acusações, o baixo desempenho de Fleury como governador também enfraqueceu sua liderança política. Disputou e perdeu a corrida presidencial, em 1994, o governo estadual, em 1998 e 2006, e o Senado, em 2002. 

Em 2008, o peemedebista apoiou a campanha do atual prefeito da capital paulista, Fernando Kassab, e, em 2009, foi reconduzido à presidência do Diretório Estadual do PMDB em São Paulo. Em 2010, Quércia fechou aliança do PMDB regional com o PSDB para apoiar as candidaturas de Geraldo Alckmin ao governo paulista e de José Serra à presidência, contrariando a orientação nacional de seu partido em torno da campanha de Dilma Rousseff ao Planalto. Após o diagnóstico da volta de um tumor, ele retirou a candidatura ao Senado para iniciar um tratamento contra a doença. A sua renúncia beneficiou o tucano Aloysio Nunes (PSDB), que foi eleito ao Senado por São Paulo junto de Marta Suplicy (PT). 

Empresário bem-sucedido
O ex-governador de São Paulo atuava como empresário no ramo imobiliário, do agronegócio e das comunicações. As Organizações Sol Panamby, de sua propriedade, detêm o controle da TVB, emissora afiliada do SBT na região de Campinas e Santos, da emissora de rádio Nova Brasil FM, o jornal Diário do Comércio e Indústria (DCI) e o Portal Panorama do Brasil, além da rede de shopping centers Jaraguá e do Novotel Jaraguá. 

De acordo com o site do grupo, os negócios da família de Quércia começaram em 1945, com um pequeno armazém de seu pai, em Campinas, no interior de São Paulo. O seu patrimônio atual é estimado em R$ 117 milhões, de acordo com a declaração de bens apresentada à Justiça Eleitoral em 2010.

Ceará - Cinco mil motoristas punidos pela Lei Seca

 Mais de cinco mil motoristas terão que cumprir a suspensão de 12 meses sem dirigir, como punição por dirigirem alcoolizados, no Ceará. Além da suspensão, serão punidos ainda com o pagamento de multa no valor de R$ 957,70 e o registro de sete pontos de infração na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), um total de 17.794 motoristas foram autuados após serem flagrados embriagados ao volante, no Estado, desde a promulgação da Lei Federal 11.705, de 19 de junho de 2008, conhecida como Lei Seca.

Os cinco mil infratores que tiveram o processo administrativo finalizado já receberam um comunicado do Detran-CE, informando que terão que cumprir a punição.

Flamengo emite nota oficial e abre guerra contra a CBF por título de 1987

 O Flamengo abriu guerra contra a CBF pelo reconhecimento do título nacional de 1987. Em nota oficial assinada pela cúpula rubro-negra, o clube trata como "cesto de bondade" o reconhecimento das conquistas entre 1959 e 1970 e ironiza as declarações do presidente da entidade, Ricardo Teixeira.

Assim como fez com Ricardo Teixeira, o Flamengo ironizou o fato de a CBF ter oficializado a unificação de títulos nacionais, o que fez por meio de seu site oficial no último dia 22.O clube da Gávea mostrou total indignação e estranheza pela ‘distribuição’ do títulos nacionais ao demais clubes, o que não aconteceu com o Flamengo, que se julga campeão autêntico de 1987.

O Flamengo também aproveitou a oportunidade para afirmar que não precisa dos conselhos de Ricardo Teixeira, que afirmou que, caso o clube da Gávea se sinta lesado pelo não reconhecimento do título, que procurasse à Justiça comum.

Além disso, os representantes flamenguistas afirmaram que, caso o presidente Ricardo Teixeira fosse preso, não seria por causa do desrespeito de uma decisão judicial, a qual se referiu na cerimônia de reconhecimento dos títulos nacionais na última quarta-feira.

O Flamengo ainda lembrou que clubes que foram considerados campeões brasileiros atingiram tal status disputando apenas quatro partidas, o que não aconteceu com o Rubro-Negro em 1987.

Por fim, o clube revela que esta ação da CBF é uma atitude clara por parte da entidade e de seu presidente de punir o Rubro-Negro pela ‘guerra declarada’ a Ricardo Teixeira e a entidade máxima do futebol nacional.

Integrantes de banda de forró morrem em acidente na BR-116

Dois integrantes da banda de forró Lagosta Bronzeada morreram no final da madrugada desta sexta-feira (24), na BR-116, em Messejana. O fato ocorreu no quilômetro 11 da rodovia.

O carro seguia para fortaleza com três pessoas da banda que foram buscar um instrumento em Pacajus. O motorista perdeu o controle do veículo em um trecho perigoso da estrada e acabou capotando, acertando duas árvores.

Duas pessoas morreram na hora. O único sobrevivente contou que eles estavam atrasados para um show e o carro estava a 170 km/h no momento do acidente.