quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Jornal o povo denuncia transporte escolar de Acopiara

O que acontece nas cidades visitadas pelo O POVO é o retrato da situação de quase todos os municípios do interior do Ceará. Crianças transportadas para a escola em caminhões pau de arara enfrentam riscos cotidianamente Acopiara, Mombaça, Boa Viagem, Monsenhor Tabosa. O que acontece nessas cidades – em termos de irregularidades no transporte escolar – é um retrato de todas as cidades do Ceará, com raras exceções.

A grande maioria dos veículos que transportam alunos da zona rural, no interior do Estado, é pau de arara: caminhões e camionetas adaptados precariamente – e ilegalmente – para o uso escolar.

Acopiara

Por volta das 11 horas, em Acopiara, já é possível perceber o movimento de caminhões em pontos próximos aos colégios, pois chega a hora de levar a turma da manhã para a casa. O POVO vai até um colégio do município, de onde – a exemplo de outras escolas - saem vários veículos para localidades rurais.

O POVO escolhe um caminhão, cuja carroceria mede cerca de 4,5m de comprimento por dois de largura, um espaço de nove metros quadrados. Nele se apinham mais de 50 pessoas, com estudantes de idade variando entre sete anos e 18 anos. Além de alunos, os carros costumam levar carga e alguns outros passageiros, mediante pagamento.

O motorista diz que, nos dois anos em que ele dirige o caminhão, nenhum acidente aconteceu. Mal ele acaba de falar, uma criança fere o pé em um rolo de arame farpado, que seguia como carga na carroceria, sem nenhuma proteção.

O menino, cerca de 10 anos de idade, fica com o pé banhado em sangue, mas parece não se importar, não chora, nem reclama.

O POVO segue junto com as crianças, em cima do caminhão, que sai pouco antes do meio-dia, sol a pino. A sensação é que se está dentro de uma sauna, para o que contribui a fina cobertura de metal, que aquece ao ponto de um ferro de engomar.

Alguns estudantes vão sentados em tábuas atravessadas na carroceria, que são usadas como bancos, outros vão em pé, os mais ousados penduram-se nas laterais de proteção. O caminhão está lotado. 

O veículo avança por uma estrada carroçável, corcoveando como se fosse um touro de rodeio. Não há onde segurar, a não ser agarrando-se aos bancos de madeira ou nas tábuas da carroceria.

“É muito ruim”, diz um dos meninos. “Mas pior é nos dias de chuva”, emenda outro, fazendo troça – e caem no riso, porque são crianças.
Durante a viagem, o caminhão vai parando e deixando os estudantes. Alguns ainda têm de caminhar um bom trecho para chegar às suas casas, como as quatro meninas do ensino fundamental -uma delas de sete anos -, que desceram quase no fim da linha: tinham pela frente mais dois quilômetros a pé, sob um sol fervente, sobre um chão escaldante.

Sacos plásticos


Se a coisa parecia ruim nesse caminhão, pior foi outro, que O POVO encontrou na mesma estrada, tomando-o na volta. A cobertura do caminhão era feita de sacos plásticos emendados um aos outros.

O veículo não tinha ao menos tábuas de proteção nas laterais e nem na parte traseira. Os bancos, de madeira fina, vergavam-se ao peso dos estudantes. A trepidação fazia o caminhão se desconjuntar, parecendo que iria desintegrar-se a qualquer momento.

“Estou acostumado”, diz um dos estudantes, de 18 anos de idade, “desde que comecei a estudar (aos sete anos) venho nesse tipo de carro”.

O caminhão para. As crianças pulam de cima da carroceria, ignorando a pequena escada de ferro roliço, difícil de usar, pois há pouco espaço para firmar os pés. E correm para dentro da escola fazendo a algazarra própria dos jovens.

Mais um caixa eletrônico é explodido no Interior

As 8 horas da manhã de hoje(30), um bando fortemente armado invadiu uma agência do Banco do Brasil, em Palhano, na região do Jaguaribe, explodiu um caixa eletrônico e fugiu levando dois reféns - o gerente da agência e um cabo da Polícia Militar.

De acordo com informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI), sete homens armados de metralhadora e fuzil invadiram a agência do Banco do Brasil em Palhano, município localizado na região do Jaguaribe, distante 152 km de Fortaleza. A ação ocorreu às 8 horas.

De acordo com o CPI, houve troca de tiros com a polícia durante a ação. O bando acabou fugindo em uma picape modelo Nissan Frontier de cor preta, que havia sido tomada de assalto, levando como reféns o gerente da agência e um cabo da policial militar, informa o CPI. Os reféns foram liberados e o veículo abandonado, sendo então substituído por outros três carros. Segundo o CPI, nenhum valor foi levado da agência.

Gripe A se espalha: oito casos suspeitos em Boa Viagem

A Secretaria de Saúde de Boa Viagem registrou oito novos casos de pessoas com suspeita de estarem contaminadas com a gripe A no município, que fica no Sertão do Ceará, a 217km de Fortaleza.

Quatro pacientes deram entrada, na noite desta terça-feira (29), no hospital da cidade. Na manhã desta quarta-feira (30), outras quatro pessoas foram atendidas com os sintomas da doença.

Os pacientes, moradores do município, foram medicados no próprio hospital e já voltaram para casa, sem uma confirmação de estarem com o vírus H1N1.

A assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Ceará – Sesa, não confirma a informação de casos suspeitos em Boa Viagem.

Barreira Educativa

Para alertar a população, a Sesa realiza uma barreira entre Pedra Branca, onde foi confirmado o primeiro caso da doença, e Boa Viagem, que fica a 42 km do município. Uma blitz educativa conta com a participação de profissionais da saúde.

Quixadá

Nesta terça-feira (29), surgiu o primeiro caso suspeito da doença em Quixadá. Segundo o diretor administrativo do Hospital Regional Doutor Eudásio Barroso, Josué Paiva, o estudante universitário Leonardo dos Santos Nardi, de 19 anos, apresentou sintomas semelhantes aos da doença.

Foi confirmado que o jovem é natural de Pedra Branca, localizado na mesma região. O município enfrenta um grave surto da doença.

Na manhã desta quarta-feira (30), secretários municipais e estaduais de Saúde estão reunidos em Quixadá, para discutir medidas de bloqueio da gripe A na cidade.
  
Importância da vacina contra a Gripe A

Em entrevista, o médico infectologista da Faculdade de Medicina da Universidadade Federal do Ceará, Roberto da Justa, a vacina contra a Gripe A tem a finalidade de prevenção e é importante que aconteça neste momento. Ele acrescenta que a vacinação de pessoas de outros municípios, que ainda não registraram casos da doença, pode contribuir para que o surto tenha uma dimensão menor.

Internauta envia mensagem ao radialista Lindomar Rodrigues


De: Cida
Para: Lindomar
Cidade: ACOPIARA

Lindomar vc é a salvação para mostrar a esta cidade toda as coisas erradas que esse prefeito faz, Acopiara ta entregue as baratas, 90 anos quase chegando aos 100, sem nada:

sem desenvolvimento
sem emprego
sem saúde de qualidade
sem educação

Quadrilha tenta assaltar caixa eletrônico utilizando dinamite em Choró

Na madrugada desta quarta-feira (30), o medo e terror tomaram conta da população do município de Choró, próximo à Quixadá, no Sertão Central. Por volta das duas horas da manhã, quatro homens chegaram ao município com armas em punho e disparando tiros por todas as direções. Várias casas foram atingidas pelo projéteis, mas ninguém ficou ferido.

Logo em seguida, os bandidos foram até a agência bancária do Bradesco e tentaram arrombar o caixa eletrônico utilizando bananas de dinamite. Apenas uma foi detonada e, mesmo assim, não foi suficiente para que os bandidos pudessem levar o dinheiro. Os quatro acusados fugiram e ainda não foram identificados.

A Polícia Militar enviou uma equipe do Comando Tático Motorizado (COTAM) para auxiliar nas buscas, além disso, uma unidade aérea da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIPAER) também já está na região para dar suporte à procura dos acusados.

Motorista é multado por dirigir Fiat Uno sem usar capacete em Fortaleza


Clique na imagem para ampliar

Um motorista de Fortaleza foi surpreendido, nesta terça-feira, 29, com uma correspondência da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) o notificando sobre multa por trafegar "em veículo sem o uso de capacete”. O que causa estranhamento no documento é que o veículo conduzido pelo motorista era um Fiat Uno.

A infração inexistente no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) renderá ao motorista Robério Lima a perda de cinco pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além do pagamento de multa no valor de R$ 127,69. Isso, se ele não recorrer.

Considerado maior do mundo, cajueiro invade área urbana e gera problemas em Parnamirim (RN)


O maior cajueiro do mundo, localizado no município de Parnamirim (RN), a 28 quilômetros de Natal, está causando sérios problemas de mobilidade no trânsito nas ruas da praia de Pirangi do Norte. A árvore, que é uma das atrações turísticas do Estado, está crescendo desordenadamente e já ocupa uma área de cerca de 8.500 m², segundo dados da prefeitura. Moradores reclamam que o cajueiro já invadiu três vias e obrigou a prefeitura a mudar o trânsito local.

Esta semana, o Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte) prometeu finalizar um projeto com as medidas que devem ser tomadas sobre o crescimento da árvore. O texto será entregue ao Ministério Público Estadual para ser avaliado e discutido com a população.

O cajueiro está localizado entre as avenidas São Sebastião e Deputado Márcio Marinho (RN-063), além da rua Doutor Carlos Varela Barca, que contam com apenas uma faixa para receber um grande fluxo de veículos. Engarrafamentos são constantes.

Vereador do CE morre após sofrer infarto durante sessão, diz hospital

O vereador José Linhares Filho ( PT) morreu na noite de terça-feira (29) após sofrer um infarto fulminante durante sessão na Câmara Municipal de Senador Pompeu, a 275km de Fortaleza. Segundo informações do hospital municipal de Senador Pompeu, o vereador de 49 anos chegou ainda respirando na emergência, mas veio a óbito mesmo após atendimento com o médico plantonista.

O vereador passou mal quando estava discursando durante a sessão extraordinária por volta de 20h30, de acordo com informações da delegacia regional da Polícia Civil de Senador Pompeu. O hospital informou ainda que a família do vereador está decidindo se o corpo dele deve ser enviado ou não para o Instituto Médico Legal (IML), em Fortaleza, pois a vítima do infarto nunca havia apresentado problemas cardíacos.

Inconformados com adiamento do julgamento, pais de irmãos mortos deixam Fórum

Após o adiamento do ex-capitão acusado de matar os irmãos médicos em Iguatu, há quatro anos, familiares das vítimas deixaram o Fórum, inconformados. O julgamento foi adiado após pedido do advogado do ex-capitão, Delano Cruz, devido à ausência de uma das testemunhas de defesa.

A mãe dos rapazes, Célia Moreno, bastante abalada, beijava um cartaz que trazia a foto dos irmãos assassinados. "A maior Justiça desse País é a imprensa", disse o pai dos irmãos, Nelson Benevides.

A nova data do julgamento foi marcado para o dia 7 de dezembro.

Aposentados receberão segunda parcela amanhã

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem conferir o valor da segunda parcela do 13º salário.

Cerca de 24,6 milhões de aposentados e pensionistas do INSS em todo o País irão receber o benefício.

O Ministério da Previdência começa a depositar o dinheiro amanhã, para aqueles que recebem mais de um salário mínimo do INSS.

Recebem nessa data aqueles que têm cartão de pagamento de final 1 e 6. Na sexta-feira é a vez dos que têm cartão de fim 2 e 7. No dia 5 recebem aqueles com cartão de pagamento com final 3 e 8, e assim por diante.

Sistema
Os segurados que ganham um salário mínimo começaram a receber no dia 24. Em alguns casos, o sistema exige do segurado uma senha para ter acesso ao extrato.

A primeira parcela do 13º salário foi paga no fim de agosto, sem o desconto do Imposto de Renda (IR) para quem paga o imposto. Agora, nesta segunda parcela, o desconto do IR será calculado sobre o valor total do 13º. Quem começou a receber o benefício neste irá receber o 13º proporcional.

STF pode julgar hoje a Ficha Limpa

Três ações que tratam da validação da Lei da Ficha estão na pauta de hoje da sessão de plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). O julgamento da questão foi suspenso por pedido de vista do ministro Joaquim Barbosa no dia 9 de novembro.

Antes de o julgamento ser interrompido, o relator, ministro Luiz Fux, manifestou-se parcialmente favorável à aplicação da lei para as próximas eleições, em 2012.

Barbosa deverá trazer um voto totalmente favorável à validade da legislação. Em seu voto, Luiz Fux defendeu que políticos que renunciem a seus mandatos para evitar a cassação possam se candidatar na eleição seguinte.

Organização criminosa aplica golpe milionário

Uma fraude milionária, estimada em R$ 10 milhões, contra instituições financeiras e coordenada por uma quadrilha, que contava com a participação direta de servidores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e de um policial civil, foi descoberta pelo Grupo de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal, em Fortaleza. O grupo desviava cartões de débitos e créditos dos Correios e usava em compras no comércio.

Ontem, sete mandados de prisão preventiva, nove de condução coercitiva e 23 de busca e apreensão foram cumpridos pela PF, durante a operação denominada ´Olho de Boi´, uma referência à primeira série de selos postais no País. Segundo as investigações, iniciadas em abril deste ano, a organização criminosa é composta, por no mínimo 17 pessoas, entre elas, estão cinco carteiros e um inspetor da Polícia Civil do Ceará.

Em entrevista coletiva concedida na tarde de ontem, o delegado Sandro Luciano Caron, superintende regional do órgão, explicou o funcionamento do golpe que causou um prejuízo de quase R$ 1,5 milhão aos cofres da Caixa Econômica Federal (CEF), no período compreendido entre março de 2010 e setembro deste ano. Conforme Caron, o valor total da fraude é estimado em R$ 10 milhões somados os prejuízos a outras instituições bancárias e operadores de crédito.

Violavam

Conforme a PF, os funcionários violavam correspondências que chegavam aos Centros de Distribuição dos Correios referentes a cartões de créditos e débitos de clientes de bancos e operadoras. Em seguida, os documentos furtados eram repassados para outros integrantes da quadrilha. Para cada cartão desviado, os carteiros recebiam de R$ 100,00 a R$ 150,00.

A segunda etapa do plano criminoso consistia em desbloquear os cartões. Os nomes dos titulares eram repassados para o policial civil e outros envolvidos na fraude. Segundo Caron, para cada nome que o inspetor obtinha dados, ele recebia R$ 20,00 a R$ 25,00. A PF acredita que milhares de pessoas foram vítimas do grupo que já atuava no Estado há cerca de três anos.