domingo, 3 de outubro de 2010

Dilma e Serra decidirão eleição para presidente no segundo turno


A eleição presidencial será decidida em segundo turno entre os candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), de acordo com os números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com 95,01% das urnas apuradas, na noite deste domingo (3), a petista tinha 46,28% dos votos válidos (sem considerar votos brancos e nulos) contra 32,88% do tucano.

A quantidade de votos a ser apurada não é suficiente para Dilma vencer no primeiro turno. Para se eleger em primeiro turno, um candidato precisa obter mais da metade dos votos.

De acordo com o TSE, com 95.01 % das urnas apuradas, Marina Silva, do PV, registrava 19,67% dos votos válidos, e Plínio de Arruda Sampaio, 0,89% - confira os números da votação.

Os eleitores terão que voltar às urnas no próximo dia 31 de outubro para decidir entre Dilma e Serra. O início da propaganda eleitoral do segundo turno no rádio e na TV está previsto para se iniciar na próxima terça-feira (5).

A candidata Dilma Vana Rousseff, 62 anos, é ex-ministra da Casa Civil. Na campanha eleitoral, contou com o engajamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cujo governo registrou recordes de aprovação – na última pesquisa Ibope, a avaliação positiva do governo alcançava 77%. Lula participou de vários comícios e declarou repetidamente o apoio à candidata, o que inclusive rendeu a ele multas por propaganda eleitoral antecipada.

Ela nasceu em 14 de dezembro de 1947 em Belo Horizonte (MG). No regime militar, atuou em organizações de esquerda clandestinas, foi presa e torturada. Filiou-se ao PT em 2001, após ter deixado o PDT. Formada em economia, Dilma foi secretária de estado no Rio Grande do Sul. Em 2005, sucedeu José Dirceu na Casa Civil, que deixou o cargo após denúncia de envolvimento no caso chamado mensalão, em que parlamentares teriam recebido dinheiro para votar a favor de projetos do governo.

Antes de tornar-se candidata, Dilma revelou que estava se submetendo a um tratamento contra um linfoma, câncer no sistema linfático, mas disse que já estar curada.

José Serra, de 68 anos, foi deputado federal, senador, ministro da Saúde e do Planejamento, prefeito de São Paulo e governador do estado.

Durante a campanha, afirmou que é mais preparado e experiente do que Dilma para assumir o cargo de presidente. Não criticou o presidente Lula, e disse que, se eleito, manterá os progressos obtidos pelo atual governo. Defendeu, no entanto, que as políticas sociais de sucesso foram iniciadas durante o governo FHC, antecessor de Lula.

José Serra nasceu em 19 de março de 1942 na capital paulista, é casado e tem dois filhos. É formado em economia e engenharia. Iniciou a vida política no movimento estudantil. Foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Durante o regime militar, passou 13 anos no exílio. Ajudou a fundar o PSDB no final da década de 80.

Wagner Montes (PDT) passa de 500 mil votos no RJ


Com cerca de 97% das urnas apuradas. Wagner Montes (PTD) é o deputado estadual mais votado do Rio de Janeiro. Ele tem 514.529 votos (6,40%) .

Tiririca supera 1 milhão de votos a deputado federal em SP

 Com 84,05% dos votos apurados no estado de São Paulo, Tiririca (PR-SP) é até o momento o candidato a deputado federal mais votado do Brasil.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato já recebeu 1.116.542 (6,23%) dos votos válidos no estado de São Paulo. O segundo colocado é Gabriel Chalita (PSB), que soma 485.629 (2,71%).

No Rio de Janeiro, o ex-governador Garotinho (PR) lidera a disputa para a Câmara dos Deputados. Com 92,17% dos votos apurados, Garotinho aparece com 615.039 votos (8,37%), seguido por Chico Alencar (PSOL), com 234.228 (3,19%).

Ex-jogador Romário é um dos mais votados no Rio de Janeiro

O ex-jogador Romário (PSB) é um dos candidatos a deputado federal mais bem votados no Rio de Janeiro, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Às 20h15, com 92% das urnas apuradas, ele tinha 137.576 votos (1,87% do total). Era o sexto colocado.

O ex-atacante de Vasco, Flamengo, Fluminense, seleção brasileira e times do exterior como Barcelona e Valencia encerrou a carreira e decidiu concorrer a um cargo em Brasília.

Segundo as contas do ex-jogador, foram mais de mil gols em jogos oficiais durante a carreira.

Na TV, em seu programa eleitoral, ele aproveitou a popularidade alcançada no futebol para prometer "fazer mais um gol pelo Brasil".

Pai de Aécio Neves morre em Belo Horizonte

Aécio Ferreira da Cunha, pai de Aécio Neves – candidato ao senado em Minas e ex-governador do estado – morreu neste domingo (3) em Belo Horizonte. Segundo a assessoria de imprensa do candidato Aécio Neves, Aécio Cunha morreu de insuficiência hepática.

Nascido na cidade de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, o pai de Aécio Neves tinha 83 anos. Na política, ele foi deputado estadual e federal por Minas Gerais.

Ainda segundo a assessoria, Aécio Cunha será velado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte. O velório ocorre nesta segunda (4) a partir das 7h.

Brasil: boca de urna

O Ibope afirma que a pesquisa de boca de urna mostra indefinição quanto à eleição acabar no 1º turno. Segundo o instituto, Dilma Rousseff pode ganhar hoje ou enfrentar José Serra no 2º turno.


Votos válidos:

Dilma (PT): 51%

José Serra (PSDB): 30%

Marina Silva (PV): 18%

Plínio (PSOL): 1%

Eymael (PSDC): 0%

Ivan Pinheiro (PCB): 0%

Levy Fidelix (PRTB): 0%

Rui Costa Pimenta (PCO): 0%

Zé Maria (PSTU): 0%

A pesquisa foi realizada no dia 3 de outubro de 2010. Foram entrevistados 4.300 eleitores.

Duas pessoas morrem ao tentar votar nesse domingo

Duas pessoas morreram neste domingo (3) enquanto aguardavam para votar nas eleições presidenciais. José Carlos de Nascimento, de 43 anos, sentiu dores no peito e passou mal na fila de votação no município de Igaci, no Estado de Alagoas.

O eleitor sofria de cardiopatia e foi atendido por uma equipe médica antes de ser encaminhado ao hospital de Palmeira dos Índios, cidade vizinha a Igaci que fica a 133 quilômetros da capital Maceió. No entanto, ele chegou sem vida ao hospital.

Em Diamante, no Alto Sertão da Paraíba, uma eleitora sofreu um infarto fulminante no momento de votar, por volta das 13h30 deste domingo, numa seção eleitoral da cidade de Diamante. Segundo testemunhas, ela demonstrava muito nervosismo durante a espera na fila.

O mesário teria pedido para ela não votar, diante do estado em que ela se encontrava, mas ela insistiu e se dirigiu à urna, onde passou mal.

A mulher foi levada às pressas para o hospital da cidade de Itaporanga, onde já chegou morta. A mulher foi identificada até agora apenas pelo apelido de Nina, tinha 38 anos e morava no Sítio Oitiz, na zona rural de Diamante.

Eleitor passa mal e morre na fila de votação em Alagoas

Um homem morreu no início da tarde deste domingo (3) enquanto aguardava na fila de votação no município de Igaci, que fica a 133 quilômetros da capital Maceió, em Alagoas.

José Carlos de Nascimento, de 43 anos, sofria de cardiopatia e passou mal após sentir dores no peito. Ele recebeu atendimento médico ainda na fila da seção e foi encaminhado ao hospital de Palmeira dos Índios, cidade vizinha a Igaci. No entanto, Nascimento não resistiu e já chegou sem vida ao hospital.

Tiroteio no bairro João Paulo II deixa uma pessoa baleada e "Joaquim do Pezão" é preso

Violência no bairro João Paulo II, em Iguatu. Militantes políticos se desentenderam com a Polícia agora a pouco, e reagiram à bala. Um carro da Rádio Liberdade que fazia cobertura no local, foi depredado. O clima é tenso.

O comandante do Ronda do Quarteirão, tenente Bertoleza, acaba de dá uma entrevista para uma emissora de rádio local, e disse que o motivo da revolta lá no bairro foi devido à prisão do cabo eleitoral denominado de Joaquim do Pezão. Durante o tiroteio uma pessoa foi baleada, e foi socorrida ao hospital regional, mas está fora de perigo.

Ainda de acordo com o comandante Bertoleza, a prisão de Joaquim do Pezão foi devido a várias denúncias de compra de votos e intimidação aos eleitores naquele bairro, por parte do mesmo.

Eleitor urina em seção eleitoral em Caruaru

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em conjunto com a Polícia Militar de Pernambuco procura identificar um eleitor que tem como primeiro nome João, que urinou na seção eleitoral no Colégio José Carlos Florência, em Caruaru, a cerca de 140 quilômetros do Recife.

O eleitor aparentava estar embriagado e, depois de votar, perguntou ao mesário onde era o banheiro. Ao ouvir que deveria procurar um local para suas necessidades fora do colégio, João aliviou suas necessidades em frente aos demais eleitores na própria seção eleitoral.

O assessor do TRE em Pernambuco, Acácio Leite, afirmou que o juiz eleitoral está procurando identificar o eleitor possivelmente embriagado e pediu apoio para a Polícia Militar detê-lo.

TRE-CE confirma 19 casos de crimes eleitorais com 7 prisões

O TSE informou, em coletiva de imprensa, na tarde deste domingo (3) que já são 963 o nº de ocorrências em todo o País, sendo 19 ocorrências de crime eleitoral no Ceará com 7 prisões.

Desses 19 casos, relatados crimes por compra de votos em Assaré, Mulungu, Monsenhor Tabosa e Ubajara.

O 1º caso - anotado em Horizonte, fora relatado trata-se de um homem de 38 anos flagrado por transporte irregular de eleitores.

Lula admite possibilidade de 2º turno para eleição presidencial

 presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu nesta domingo, 3, a possibilidade de a candidata Dilma Roussef (PT) disputar o segundo turno das eleições presidenciais, apesar de dizer que está otimista com a vitória de sua candidata no pleito deste domingo. "A eleição tem dois turnos e eu não ganhei nenhuma - nem em 2002 e nem em 2006 - no primeiro turno", frisou. "Apenas vai demorar mais 30 dias de luta (para Dilma vencer), pois não é fácil obter 50% dos votos", afirmou o presidente, em rápida entrevista após votar no Colégio João Firmino Correio de Araújo, em São Bernardo do Campo.

TSE informa que 26 candidatos foram presos nessas eleições

O ministro do Tribunal Federal Eleitoral (TSE), Arnaldo Versiani, informou neste domingo (3) que, até às 14h30, 26 candidatos foram presos nessas eleições. Das prisões, 15 foram por boca de urna, uma por divulgação de propaganda, uma por compra de votos, uma transporte ilegal de eleitores e oito por outros motivos.

De acordo com o TSE, a maioria das prisões de candidatos aconteceu no Mato Grosso. Foram 16 candidatos presos no estado. Foram registradas também quatro prisões em Sergipe, duas em Goiás, duas no Ceará e uma em Santa Catarina e outra no Distrito Federal.

Os números do TSE ainda não englobam, porém, o caso do ex-governador de Pernambuco, Mendonça Filho (DEM), candidato a deputado federal que foi detido neste domingo enquanto realizava uma carreata no Recife (PE).

O TSE também informou que foram registradas outras 70 ocorrências com candidatos, mas sem prisões. Ou seja, houve uma irregularidade, mas que não foi suficiente para levar o candidato sob custódia. Ao todo, foram registradas 96 ocorrências com candidatos até às 14h30 deste domingo.

Rio de Janeiro já tem 5 detidos por boca de urna

Cinco pessoas foram detidas em Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, suspeitas de praticarem boca de urna na manhã deste domingo (3).

Mais de 20 equipes de fiscais do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) estão nas ruas para fiscalizar a prtica de boca de urna nestas eleições.


Clique aqui e acompanhe as últimas informações das eleições.

LEIÇÕES 2010:Pesquisas mostram

MA: Roseana Sarney lidera disputa no Estado

BA: Jaques Wagner se aproxima da reeleição

CE: pesquisa mostra vitória de Cid Gomes hoje

SE: petista deve se reeleger sem 2º turno

Eleições 2010

RJ: Cabral vence com folga, diz pesquisa

ES: com baixa rejeição, Casagrande lidera

SC: disputa encaminha-se para o segundo turno

MT: há possibilidade de eleição em dois turnos

AC: Tião Viana deve vencer com apoio do PV

Para staff de Patrícia, troca de Silas por Luxemburgo está fechada

O Botafogo fez um gol à la Zico. Parecia ironia do destino, no dia seguinte à saída do ídolo do Flamengo. Mas o empate com o Botafogo veio à base de sofrimento, em rebote de pênalti inexistente. O resultado de 1 a 1 na noite deste sábado, no Engenhão, não ajudou as equipes na tabela. O quinto empate seguido impede que os alvinegros se aproximem dos times do G-3 (Flu, Corinthians e Cruzeiro) e os leva aos 43 pontos. A grande surpresa da partida foi a ausência de Jobson. Perseguido pela torcida em boa parte da temporada, Lucio Flavio foi o autor do belo chute que abriu o placar.

O adversário segue mergulhado na crise. Sem comandante no futebol após a saída de Zico e provavelmente sem treinador. A presidente Patrícia Amorim não planeja manter Silas no comando. O treinador fez dez jogos e tem apenas uma vitória. A luta contra o rebaixamento continua quente. O time chega aos 30 pontos e fica nas cercanias da zona de rebaixamento. Mas não pode cair mais para o Z-4 nesta rodada.

Na próxima quarta-feira, em partida válida pela 28ª rodada, o Botafogo vai a Campinas encarar o Guarani no Brinco de Ouro da Princesa. No dia seguinte, o Flamengo recebe o Atlético-GO no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, em confronto direto contra o rebaixamento.

OUTROS RESULTADOS

Vasco 3 x 2 Goiás São Januário

Grêmio-SP 1 x 1 Fluminense Eduardo José Farah
Santos 1 x 1 Palmeiras Vila Belmiro
Corinthians 2 x 2 Ceará Pacaembu
Vitória-BA 0 x 3 Grêmio Barradão
Cruzeiro 0 x 0 Atlético-PR Arena do Jacaré
Internacional-RS 3 x 0 Guarani Beira Rio
Atlético-GO 2 x 3 Atlético-MG Serra Dourada
Avaí 0 x 0 São Paulo Ressacada

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 115 milhões


Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas pela Caixa Econômica Federal (CEF), neste sábado (2), pelo concurso 1.219 da Mega-Sena.

Confira os números sorteados: 02 – 33 – 34 – 37 – 41 – 53

Segundo a Caixa, 220 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 28.644,89. Outras 17.919 apostas acertaram quatro números e cada uma receberá R$ 502,40.

De acordo com a Caixa, a estimativa para o prêmio do próximo sorteio é de R$ 115 milhões.

Esse poderá ser o maior prêmio pago no ano, superando os R$ 92,5 milhões do concurso 1.211, do dia 4 de setembro, que teve sete apostas vencedoras.

A edição especial Mega da Virada, em 31 de dezembro de 2009, sorteou R$ 144,9 milhões e foi o maior prêmio da história da Mega-Sena.

Compra de votos marca mais uma vez véspera das eleições no distrito de Alencar, em Iguatu

Pelo menos 50 homens fortemente armados e bastante agressivos, simpatizantes da candidata a deputada estadual Mirian Sobreira (PSB), armaram um tremendo barraco na madrugada de hoje, entre as localidades de Tabuleiro e Aroeiras, região do distrito de Alencar. 

Na oportunidade esses homens davam cobertura a compra de votos particada por militantes da candidata. Pelo menos dois nomes foram citados nesta operação fraudulenta: Airton Lavor e Vicente e Reinaldo.

De acordo com o vereador Ednaldo Lavor o caso foi comunicado a Justiça Eleitoral em Iguatu e, mesmo assim, a compra de votos não foi impedida. Segundo Ednaldo a promotoria alegou falta de viaturas para se deslocar a região.

O blog ainda foi informado que vários carros pertencentes aos representantes da cervejaria AMBEV em Iguatu foi utilizados nesta ação. Inclusive, o caso está sendo comunicado a AMBEV nacional para que a empresa não seja utilizada em algo tão vergonhoso e que compromete a credibilidade da mesma.

Ibope e Datafolha divulgam última pesquisa presidencial do 1º turno

Os institutos Ibope e Datafolha divulgaram neste sábado (2) as últimas pesquisas de intenção de voto para a disputa presidencial antes da votação deste domingo (3).

O Ibope aponta a candidata do PT Dilma Rousseff com 51% dos votos válidos (sem considerar brancos, nulos e indecisos). O Datafolha mostra a petista com 50% dos votos válidos. Como a margem de erro nas duas pesquisas é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, não é possível afirmar se a disputa vai para o segundo turno.

Para vencer no primeiro turno, é preciso ter a maioria absoluta dos votos válidos. Confira abaixo os dados dos dois institutos.

Ibope

Foram realizadas 3.010 entrevistas entre sexta-feira (1º/10) e sábado (2/10). O número de registro no TSE é 33.252/2010. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo" - veja mais detalhes da pesquisa Ibope.

VOTOS VÁLIDOS (excluindo brancos, nulos e indecisos)

Dilma Rousseff (PT): 51%

José Serra (PSDB): 31%

Marina Silva (PV): 17%

Outros candidatos: 1%