segunda-feira, 4 de abril de 2011

Prefeitura de Iguatu lança programa "Qualidade de Vida no Trabalho"


A Prefeitura municipal, através da Secretaria de Gestão, lançou em parceria com o Serviço Nacional do Comércio (Senac), o programa “Qualidade de Vida” com o curso “Comunicação e Linguagem e Raciocínio Lógico Matemático”, cujo objetivo maior é a melhoria da capacidade técnica, saúde física e mental, através da adoção de boas práticas e melhoria do espaço físico, bem como o desenvolvimento das habilidades dos seus servidores, obtendo como resultados a melhoria na área de gestão e a satisfação dos cidadãos como eficiência administrativa.

A solenidade de lançamento do programa aconteceu neste sábado, 02, às 09hs no ginásio do Sesc, e contou com a presença do prefeito municipal, Agenor Neto e do deputado estadual Zezinho Albuquerque, além da secretária de Gestão, Célia Freitas, demais secretários, gerente do Sesc Iguatu, Raimundo Neto, da representante da Diretoria de Educação Profissional do Senac, Dorinha Madeira, além de lideranças políticas e comunitárias.

Durante o seu discurso o prefeito Agenor Neto ressaltou a importância de todos que fazem a administração municipal, mas pediu ainda mais o empenho de todos, para que os objetivos sejam alcançados, principalmente nos projetos que visam o bem estar dos mais necessitados. “A nossa administração tem trabalhado para dar igualdade às pessoas, e dar igualdade a quem mais precisa, e é por isso que estou aqui para parabenizá-los, mas também pedir, pois a luta apenas começou pela transformação do nosso Iguatu. Já fizemos muito, mas sei que ainda temos que fazer muito mais, e eu tenho consciência disso, por isso peço a união de todos para que juntos, possamos diminuir a injustiça social que ainda persiste em nosso município”, disse Agenor Neto.

Outras autoridades ainda se pronunciaram como o deputado Zezinho Albuquerque e a secretária de Gestão, Célia Freitas, que ressaltou todo o empenho da administração, no sentido de viabilizar o aprimoramento pessoal e profissional de todos que fazem a administração do município. "O programa Qualidade de Vida no Trabalho tem a missão, de nós servidores públicos, termos a oportunidade de nos tornarmos competentes, mas acima de tudo recebermos bem os usuários do sistema público, porque afinal todos nós somos empregados do povo", afirmou.

Metas do Programa

Realizar curso de qualidade no atendimento para 450 recepcionistas; realizar cursos nas disciplinas de Português e Matemática para aproximadamente 2 mil funcionários; capacitar os vigias para as boas práticas da cidadania, principalmente no bom atendimento ao cidadão; realizar encontros festivos e culturais para os funcionários; oferecer Ginástica Laboral, inicialmente a duas secretarias; promover acompanhamento fonoaudiológico a 100% dos professores com problemas vocais; realizar grupos de orientação profissional para adequação do perfil do funcionário e realizar um programa de desenvolvimento gerencial para gestores.

Público alvo

Servidores municipais das diversas secretarias e autarquias.

Operacionalização do curso

SENAC – Realizar matrícula e cadastramento dos alunos ; disponibilizar equipe de instrutores; acompanhamento técnico Pedagógico; Certificação para os alunos que obtiverem desempenho igual ou superior a 75% e conceito de Competência Desenvolvida (CD); disponibilizar ambiente pedagógico equipado com recursos áudios-visuais (data show, computador, tela de projeção, som e microfone) quando o mesmo se realizar nas dependências do Senac.

PREFEITURA – mobilizar e encaminhar participantes para matrículas nas turmas, respeitando o limite de vagas; disponibilizar local adequado para realização dos cursos quando os mesmos se realizarem fora do Senac, através do apoio logístico; aporte financeiro.

Responsabilidade do cursista

Aderir ao Programa; participar de no mínimo 75% da carga horária do curso e adquirir o material de uso pessoal.

Iguatu Notícias

Pastor puxa revólver durante culto para acabar com conflito entre fiéis na Cidade Jardim

Para acalmar um conflito entre fiéis, um pastor evengélico puxou seu revólver durante culto realizado na noite deste domingo, em Teresina.no Piauí.

Quando o pastor puxou o revólver houve correria entre os fiéis.

"Foi uma coisa inédita, surpreendente e todos ficaram revoltados", falou um dos fiéis presente ao culto, Antônio José.

Nova técnica de implante de coração com válvulas de tecido de vaca

Uma nova técnica que substitui a válvula aórtica do coração com um implante feito de tecidos de vaca mostrou um índice de sobrevivência similar ao das operações com coração aberto e aumentou a expectativa de vida, anunciaram cientistas americanos.

A nova técnica de substituição da válvula aórtica por inserção de catéter (TAVR) é menos invasiva que a cirurgia convencional e também pode ser uma opção promissora para pacientes gravemente enfermos, segundo o estudo apresentado na conferência do American College of Cardiology.

O método diminuiu os custos de internação e aumentou a expectativa de vida em até 1,9 ano. Mas também apresentou mais riscos de derrames cerebrais e outras complicações cardíacas.

A técnica TAVR consiste em inserir no coração, através de um catéter instalado em alguma artéria da perna ou da caixa torácica, um tubo que sustenta as tampas de três válvulas interconectadas feitas com tecido de vaca.

Ex-goleiro Bruno leva vida de regalias na prisão, diz jornal

Preso há 271 dias, acusado de matar a ex-namorada Eliza Samudio ¿ o corpo não foi achado ¿, o ex-goleiro Bruno Fernandes de Souza goza regalias na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem (MG), como revelou no domingo o jornal Estado de Minas.

Visita íntima, TV, rádio, comidas especiais preparadas e levadas pela família e futebol fazem parte do dia-a-dia de Bruno na cadeia. Longe dos presos comuns, ele fica em um pavilhão especial, onde divide a cela de dez metros quadrados e os privilégios com o fiel amigo Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, um dos acusados do sumiço de Eliza.

Ele dorme ao lado de Bruno num colchão no chão. A cela, que tem banheiro com água quente, só é trancada à noite. "Eu tinha amor de pagar as contas dele", disse Macarrão à polícia.

Uma vez por mês, Bruno tem direito à visita íntima da noiva, a dentista Ingrid Calheiros. Ela chega às 8h do sábado e só sai da unidade domingo às 17h. Nesse período, Macarrão fica em outro lugar. Para ter direito à visita íntima, Ingrid teve que comprovar união estável com Bruno e fazer exames médicos, entre eles HIV - norma do sistema penitenciário de Minas.

Cozinha Comunitária beneficia famílias

Uma experiência popular em segurança alimentar e nutricional está em curso nesta cidade desde novembro do ano passado, a partir da instalação da primeira Cozinha Comunitária. A unidade é um projeto do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), implantado com recursos do Programa Fome Zero e em parceria com a Prefeitura Municipal de Iguatu.

Diariamente são servidas 200 refeições por um preço de R$ 1,00. O bandejão é para pessoas cadastradas no projeto, moradores do Bairro Areias, onde a unidade está instalada, do Conjunto João Paulo II e do Jardim Oásis. Para quem não é cadastrado, o custo do prato é de R$ 2,00. “Esse programa visa promover a melhoria das condições de nutrição e acesso à alimentação de qualidade a populações de baixa renda”, explica a diretora da unidade, Lucilene Felipe.

Motim em CPPLs deixa destruição e 6 baleados

Quebra-quebra, tentativa de fuga, tiros e vários detentos feridos. Este foi o quadro da violência que se estendeu, ontem, por duas unidades do Sistema Penal cearense. As rebeliões atingiram as Casas de Privação Provisória da Liberdade II e III, ambas vizinhas e situadas no Município de Itaitinga, às margens da BR-116, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

O tumulto nas duas unidades só foi contornado depois que a Polícia Militar usou a força. Cerca de 100 homens da Segunda Companhia de Polícia de Guarda (2ª CPG) e do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque) foram mobilizados nas duas operações. O BpChoque empregou o efetivo de suas quatro unidades, o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), Comando Tático Motorizado (Cotam), Companhia de Controle de Distúrbios Civis (CDC) e o Canil.

Bandidos arrombam agência dos Correios em Icapuí

A agência dos Correios em Icapuí, no Litoral Leste, foi arrombada durante a madrugada deste domingo (3). Segundo a Polícia, dois cofres também foram arrombados. Os marginais levaram algumas encomendas e uma quantia ainda não revelada.
O prédio dos Correios fica localizado na Rua Zé Biru, no Centro de Icapuí. De acordo com Isa Maria Ferreira Rebouças, responsável pela agência, os ladrões levaram uma uma quantia pequena.

Segundo o comandante do Destacamento da Polícia Militar em Icapuí, por volta das 4 horas vizinhos perceberam que o alarme da agência e acionaram os policiais que estavam de plantão.

Os policiais se dirigiram ao local e realizaram uma vistoria, mas não perceberam nada de anormal, tendo em vista que não é possível o acesso aos fundos da agência. Somente ao amanhecer, eles realizaram a vistoria completa e constataram o arrombamento. Os bandidos cobriram as câmeras de segurança com tecidos.

Após acidente, Gustavo Sondermann tem morte cerebral confirmada

Após um grave acidente na etapa de São Paulo na categoria de acesso à Stock Car, o piloto Gustavo Sondermann teve sua morte cerebral anunciada pelo corpo médico do Hospital São Luiz, onde foi atendido. 

Segundo o boletim médico oficial, o paulista, que chegou com quadro estável ao local, teve  complicações por conta do acidente. A Confederação Brasileira de Automobilismo decretou luto oficial de sete dias.

O piloto de 29 anos começou sua carreira no kart aos 16 anos. Em 2007, Sondermann viveu de perto uma das maiores tragédias do automobilismo brasileiro: o paulista corria na Stock Light pela equipe FTS Competições. Seu companheiro de equipe, Rafael Sperafico, acabou se envolvendo em um grave acidente também em Interlagos e morreu.

Por coincidência, o acidente fatal de Gustavo aconteceu na mesma pista e curva de Sperafico: a curva do Café. A pick-up número 48 do piloto foi acertada por três veículos até ser totalmente destruída em colisão com o carro de Pedro Boesel. O local é conhecido por ser o mais perigoso do autódromo paulista.

Na temporada 2009 e 2010, o paulista correu na Stock Car. No primero ano, ele competiu pela equipe Gramacho Costa e, na segunda temporada, se dividiu entre a AMG Motorsport e a própria Gramacho Costa. Ele foi companheiro de equipe de pilotos como Átila Abreu e Christian Fittipaldi.

Após detectar pane em radar, avião volta para aeroporto no Rio

Um voo da Delta Airlines, que partiu do Rio de Janeiro com destino a Atlanta, nos Estados Unidos, foi obrigado a retornar na madrugada desta segunda-feira (4) ao Aeroporto Tom Jobim, na Ilha do Governador, após ter sido registrada uma pane no radar meteorológico.

Segundo informações da Infraero, a aerovane havia decolado às 21h36 de domingo e, quando estava próxima a Brasília, teve de cancelar o voo e voltar para o Rio de Janeiro, pois a falha detectada no radar impediria o sobrevoo na Amazônia.

O avião pousou no Aeroporto Tom Jobim à 0h44. Antes de aterrissar, porém, a aeronave despejou o combustível no mar.

A Delta informou, segundo a Infraero, que um novo voo para Atlanta está previsto para as 12h desta segunda-feira (4). Os passageiros foram levados para o hotel Guanabara, no centro do Rio de Janeiro. No total, 123 pessoas estavam a bordo do voo.