segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Carta Capital: MST expõe ‘’riqueza impressionante de Eunício’’


Uma ampla reportagem, de duas páginas, na Revista Carta Capital, edição deste final de semana, mostra as negociações para desocupação da Fazenda Santa Mônica, de propriedade do senador e candidato da Coligação Ceará de Todos ao Governo do Estado, Eunício Oliveira (PMDB), e as articulações do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) para a propriedade ser destinada à reforma agrária.

A revista cita Eunício como o candidato mais rico entre os postulantes aos governos estaduais, com um patrimônio pessoal que pulou de R$ 36 milhões, em 2010, para R$ 99 milhões, em 2014.  A reportagem da Revista Carta Capital tem o título ‘’Eunício Oliveira, o empreendedor’’ e revela, em tom de denúncia, ‘’a impressionante riqueza do senador exposta pelo MST’’.

Um dos relatos da revista diz  que ‘’’após seis meses de apuração sobre quem seriam os donos, qual a capacidade agrícola e a atual utilização do solo de uma ampla faixa de terra localizada entre os municípios de Alxânia e Comubá de Goiás, o Movimento Sem Terra decidiu,  no sábado 30, iniciar o processo de ocupação da área para reforma agrária.

A fazenda  tem 20.000 hectares e, segundo o administrador Ricardo Augusto, é produtiva, enquanto os trabalhadores rurais dizem que a área é considerada improdutiva. Eunício não mudou o ritmo da campanha eleitoral no Ceará, mas acompanha com informações de assessores e por telefone as conversações para a Fazenda ser desocupada. Reportagem completa em www.cartacapital.com.br.

Ceará tem mais duas mortes por dengue

O número de casos graves de dengue no Ceará continua crescendo e mais duas mortes foram confirmadas pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) em boletim divulgado na última sexta-feira (5). Ao todo, neste ano, o Estado já registrou 31 óbitos em decorrência da doença. O número, no entanto, é 47% menor em comparação a igual período do ano passado.

Apesar da redução dos casos em relação a 2013, o infectologista Anastácio Queiroz afirma que o número de óbitos é grande para uma doença que pode ser prevenida. Ele explica que, devido à grande parte da população já ter contraído o vírus, as chances de ter uma complicação com a doença é cada vez maior.

Neste ano, segundo boletim da Sesa, 214 casos graves de dengue foram confirmados, sendo 175 referentes a Dengue com Sinais de Alarme (DCSA) e 39 de Dengue Grave (DG). O número de casos graves é superior ao registrado em período semelhante no ano passado. De acordo com a secretaria, o aumento foi de 28% na comparação dos períodos de 2014 com 2013.

Ao longo de 2014, a secretaria contabilizou 12.689 casos da doença em 139 dos 184 municípios cearenses. Comparando o boletim do dia 5 com o último que havia sido divulgado pela Sesa, no dia 29 de agosto, houve um aumento de 467 casos. A faixa etária em que a doença mais predomina é a de 20 a 29 anos, com 22% do total de casos.