terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Lula diz que vai encher o talo de cerveja na Rocinha quando deixar governo

 Lula se desculpou por não ter ido à Rocinha nesta terça-feira onde 144 unidades habitacionais foram entregues aos moradores. Ao inaugurar as moradias através de uma video conferência, Lula disse que quando deixar de ser presidente vai poder visitar a favela sem a necessidade de segurança.

"Quando for, vocês vão me dar um copinho de cerveja aí, porque quem não bebe fica olhando, e quem bebe bebe comigo", brincou o presidente.

O presidente comentou sobre uma eventual pacificação da Rocinha, que ainda está sob o controle de traficantes, mas evitou falar em data. De acordo com o presidente, o planejamento para a tomada deve ser feito pela equipe de segurança do governo do Estado.

"Eu já fui na Rocinha sem ela estar pacificada. É óbvio que quero a Rocinha em paz. Mas se tiver que assim, não tem problema", afirmou Lula.

Hospital Geral de Acopiara continua fechado

 Os diretores do hospital geral Suzana Gurgel do Vale em Acopiara alimentam a esperança de que o mesmo possa ser reaberto no primeiro semestre de 2011.

Em recente entrevista do secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, ele afirmou que vai envidar os esforços necessários para ver a unidade em pleno funcionamento. 

O principal hospital de Acopiara foi fechado recentemente pela Prefeitura Municipal. Os motivos alegados pela administração não convenceram os moradores. 

O município conta com população superior a 50 mil habitantes e, no entanto, só possui um hospital funcionando, no caso, o hospital e Maternidade Júlia Barreto que foi arrendado pela Prefeitura.

Nesta unidade, conforme denúncias, os atendimentos são precários. Só para o internauta ter uma idéia o hospital municipal de Acopiara está sendo comparado ao "Haiti" tamanha a sua desorganização.

A reabertura do hospital Geral Suzana Gurgel do Vale seria um grande presente para as famílias carentes do município que se sentem desprotegidas pelo serviço de saúde.

Bispo de Limoeiro recusa comenda em protesto contra aumento salarial de parlamentares

 Em protesto pela aprovação pelo Congresso Nacional, no último dia 15, de projeto de lei que reajusta os salários dos parlamentares, ministros, vice-presidente e presidente da República, o bispo emérito de Limoeiro do Norte, no Ceará, Dom Manuel Edmilson da Cruz, recusou a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara. Ele foi um dos cinco contemplados pela homenagem conferida pela primeira vez pelo Senado Federal.

Ao falar durante a sessão para entrega da Comenda, nesta terça-feira (21), Dom Manuel da Cruz lamentou que o Congresso tenha aprovado reajuste para seus próprios salários, da ordem de 61%, com efeito cascata nos vencimentos de outras autoridades, enquanto os trabalhadores do transporte coletivo de Fortaleza mal conseguiram 6% de aumento em recente luta por elevação salarial. Ele mencionou as aposentadorias reduzidas, o salário mínimo que cresce em “ritmo de lesmas”.

Na opinião do religioso, o aumento aprovado pelos parlamentares deveria sempre guardar a mesma proporção que a elevação concedida para o salário mínimo e a aposentadoria. “Quem assim procedeu não é parlamentar é ‘para lamentar’”, afirmou.

Evandro Leitão confirma Iarley como novo reforço do Ceará para 2011

 O presidente do Ceará, Evandro Leitão, anunciou através do seu Twitter uma importante contratação para a temporada 2011: o atacante Iarley, que estava no Corinthians. O jogador, de 36 anos, é um nome bastante esperado pela torcida e o “presente de natal” prometido pela diretoria.

Segundo Evandro, em seu post, a vinda de Iarley era um desejo pessoal do jogador, que nunca escondeu a vontade de voltar a jogar no alvinegro. Ele é o terceiro reforço confirmado pelo Vovô para o ano que vem. Os outros foram o atacante Júnior (ex-Vitória) e o zagueiro Juninho (ex-Itumbiara). Os próximos da lista devem ser o zagueiro Cléber (do América-RN) e o volante Wellington Monteiro (ex-Goiás).

Iarley é natural de Quixeramobim e começou a carreira no Ferroviário em 1994, mas foi no Uniclinic, em 2000, quando ganhou maior visibilidade. No ano seguinte se transferiu para o Ceará, onde se tornou ídolo. Foi para o Paysandu-PA, e depois teve passagens vitoriosas por Boca Juniors (ARG) e Internacional-RS, onde foi campeão do Mundial. Nas temporadas 2008-2009, se destacou vestindo a camisa do Goiás.

Em 2010 Iarley estava no Corinthians, onde se tornou o substituto frequente de Ronaldo “Fenômeno”, mas sofreu forte pressão da torcida pelas atuações incostantes.

Ronaldinho Gaúcho pode pintar na Gávea

O Flamengo voltou a sonhar com Ronaldinho Gaúcho na Gávea, e o desejo rubro-negro tem um incentivador declarado. Um apoiador de peso: Zico, maior ídolo da história do clube. O Galinho lembrou que, quando estava à frente do futebol do Fla, neste ano, tentou a contratação do meia do Milan.

Zico, no entanto, disse não ter ideia de como está a negociação neste momento.

- Gostaria muito de ver o Ronaldinho com a camisa do Flamengo. Se é sonho ou realidade, não sei. Quando estava no clube, claro que tentei contratá-lo - afirmou.

Helicóptero cai e mata piloto em Aracaju

 Um helicóptero caiu na manhã desta terça-feira (21), próximo ao aeroclube de Aracaju, e matou o piloto de 65 anos. O copiloto, de 31 anos, teve ferimentos e foi levado até o Hospital de Urgência de Sergipe, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Aracaju.

Apenas o piloto e o copiloto estavam no helicóptero.

Ainda, segundo a Secretaria de Segurança, o helicóptero pertence a uma empresa de táxi aéreo e a queda foi motivada por uma pane.

Menor foi estuprada depois de ser negociada pelo tio por maconha

A policia do Barro está a caça do desocupado João Cosmo Flores, 31 anos, mais conhecido por (Pitoco), acusado de estuprar a menor F.E.S., de 14 anos, trocada por maconha com o menor E.S., de 15 anos, tio da adolescente. Segundo os familiares da vítima, E.S. que é tio da menor por parte de pai, levou a menina até (Pitoco), recebeu a droga e deixou a sobrinha nas mãos do estuprador. A família conseguiu descobrir onde o acusado estava escondido, acionou a policia, mas ele conseguiu fugir dentro do matagal. O Crime revoltou a população do Barro, cidade pacata do Cariri, que nos ultimos meses vem sendo invadida pela droga.

O que mais revoltou a população foi a atitude do tio que trocou a sobrinha de 14 anos por maconha e deixou a adolescente nas mãos do bandido. Apesar das investigações feitas até agora pela polícia, (Pitoco) continua solto e escondido em um sitio próximo a São José de Piranhas. Por outro lado a família da menor diz que a policia vem fazendo corpo mole no caso e não toma atitude para ir onde pessoas ligadas ao acusado possam dar maiores informações. A polícia nega as acusações da família e diz que tudo está sendo feito para encontrar o acusado de estuprar a menor.

Brasil é recordista mundial em mortes por armas de fogo

 Existem hoje cerca de 16 milhões de armas portáteis circulando pelo Brasil, das quais 47,6% estão na ilegalidade, o que dá 7,6 milhões de unidades em poder de civis e bandidos. Com 34,3 mil homicídios anuais, o País é campeão mundial em números absolutos de mortes por armas de fogo.

Os dados compõem um levantamento nacional, divulgado ontem pelo Ministério da Justiça, em Brasília, como ponto de partida para retomada da campanha nacional pelo desarmamento, a ser mantida no futuro governo.

"A posse de armas não socorre o cidadão, só gera mais violência e crime", afirmou o ministro Luiz Paulo Barreto. O estudo foi produzido pela organização não-governamental (ONG) Viva Rio, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

A pior situação, conforme ranking montado pela ONG, é a de Rondônia, Sergipe e Amapá. Foram levados em conta o cuidado no depósito das armas, o gerenciamento no seu controle e a produção de informações confiáveis sobre quem tem, onde estão e como são usadas as armas. Os melhores avaliados foram São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro.

Conforme o estudo, de cada 10 armas apreendidas no Brasil, oito são fabricadas no País e apenas duas vêm de fora. Segundo explicou Antônio Rangel, diretor da Viva Rio, entre os armamentos de origem estrangeiras, 59,2% são originários dos Estados Unidos, conforme cadastro do Sistema Nacional de Armas (Sinarm), controlado pelo Exército e a Polícia Federal (PF).

Desocupado mata agricultor com uma facada no peito

 O agricultor Vando Braga de Souza, 24 anos foi assassinado por volta das 20 horas de ontem com uma facada no peito esquerdo, na localidade de Posto Continental, no município de Icó. O homicídio aconteceu em um local escuro do bairro e o acusado do crime é o desocupado Adail José da Silva de 20 anos, preso quando tentava fugir. Adail que conhece muito bem a região, tentava fugir pela estrada que segue para o distrito de Icozinho, mais foi surpreendido pelos policiais do Ronda do Quarteirão.

O acusado foi preso em flagrante e levado à delegacia de Polícia Civil, com a arma do crime, uma faca enferrujada. Lá ele foi autuado no artigo 121 do Código Penal pelo delegado José Gonçalves de Almeida. Segundo a policia, Adail estava visivelmente embriagado e assassinou seu desafeto após discussão banal no bairro. Eles eram conhecidos e vez por outra estavam juntos. O crime revoltou os moradores do Posto Continental que queriam fazer justiça com as próprias mãos.

Família Piquet aparece em escândalo de lavagem de dinheiro no Ceará

 Nelson Piquet e seu filho, Nelsinho, estão sendo investigados por envolvimento em um escândalo de lavagem de dinheiro e corrupção na Federação Cearense de Automobilismo, segundo informações do site GloboEsporte.com. Em uma megaoperação batizada de “Podium”, a Polícia Federal do estado reuniu provas de que o tricampeão mundial teria enviado uma quantia em dinheiro para a entidade, depois repassada para uma conta do filho no exterior.
Nelson teria enviado R$ 2,7 milhões à federação cearense entre os anos de 2005 e 2008, segundo a publicação, através de sua empresa, Autotrac, e a FCA devolveu seguida R$ 500 mil. Outros R$ 5,2 milhões foram enviados à conta de Nelsinho. no exterior. O tricampeão mundial admitiu à revista que passou a quantia à federação. Piquet afirmou que fez desta forma porque tem “boas relações com os cearenses”.
Ainda de acordo com notícia no GloboEsporte.com, outros pilotos aparecem nas acusações. Xandy Negrão, por exemplo, teria entregado “um dinheiro”a Hybernon Cysne, então presidente da Federação. Diego Nunes, também da Stock Car, teria mandado R$ 8,3 milhões para a FCA, que repassou R$ 7,8 milhões ao piloto no exterior.

A FCA é acusada de receber quantias em dinheiro como patrocínio e repassá-las posteriormente aos “patrocinadores”. Entre 2004 e 2008, período em que Cysne esteve à frente da entidade, a federação teria recebido R$ 51 milhões, número cinco vezes maior que a de São Paulo, por exemplo. No fim, no entanto, ficou apenas R$ 4,6 milhões, equivalente a 9% do que recebeu, conforme informações da revista Veja, publicadas no GloboEsporte.com.

TSE julgou 96% dos processos sobre registros de candidaturas

Até a última sexta-feira, quando o ano judiciário foi encerrado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tinha julgado 96% dos processos relacionados a pedidos de registros de candidatura para as eleições de outubro. No total, 1.932 processos chegaram ao TSE, sendo que apenas 81 ainda não foram apreciados pelos ministros. Em relação às representações referentes a propaganda eleitoral, todas as 419 já foram julgadas.

Fim de semana teve 17 crimes na Região Metropolitana de Fortaleza

Com o registro de 17 casos somente no último fim de semana, subiu para 1.754 o número de homicídios na Grande Fortaleza neste ano, contra 1.417 em 2009. E ontem, fora mais quatro crimes praticados, chegando ao total de 1.758.

Entre as 17 pessoas mortas no fim de semana que passou figuraram dois adolescentes e uma mulher. Foram registrados 12 homicídios em Fortaleza, quatro no Município de Caucaia e outro em Itaitinga. Neste último, a vítima era uma mulher, a dona-de-casa Maria Valdete Araújo de Azevedo, 37.

Ciro Gomes está fora do governo Dilma Rousseff

O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) está fora do governo Dilma Rousseff e a cota de poder do PSB ficou fixada em dois ministérios - Integração Nacional e a nova pasta de Portos e Aeroportos -, e não três como pedira a cúpula socialista.

"O Ciro registra que gosta muito da Dilma, que está torcendo por ela e estará às ordens para contribuir, mas que, agora, não deverá assumir um ministério", afirmou, ontem, ao jornal "O Estado de São Paulo", o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB). O irmão de Ciro reuniu-se ontem, em Brasília, com Dilma e o futuro ministro da Casa Civil, Antonio Palocci.

O governador não quis detalhar a conversa, mas um dos dirigentes socialistas que também se reuniram com Dilma e Palocci em seguida revela o motivo da desistência de Ciro. "Ele aceitaria o desafio da Saúde, mas como esta pasta já está compromissada, ele não aceitou voltar para a Integração Nacional", explicou a fonte.

Justiça Federal determina bloqueio de mais de R$449 milhões do Estado

A Justiça Federal, por meio de um termo de audiência, determinou o bloqueio de R$ 449.656,74 da conta do Governo do Estado. Os recursos serão regidos pela Santa Casa de Misericórdia de Sobral para implantação das Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).

Desse modo, a Santa Casa fica obrigada a apresentar em juízo a prestação de contas. O Governo pediu efeito suspensivo em relação à decisão judicial. A ação não foi aceita pelo Tribunal Regional Federal.

De acordo com o Justiça, houve o reconhecimento por parte do Tribunal, que deve imperar o direito à vida, em razão do “reiterado descumprimento da ordem judicial por parte do Estado do Ceará, entendeu pela possibilidade de sequestro das verbas públicas estaduais destinadas aos gastos com publicidade e propaganda institucional, pois de menor relevância social se comparadas com as verbas destinadas à saúde”.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 29 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas pela Caixa Econômica Federal, nesta segunda-feira (20), pelo concurso 1.242 da Mega-Sena.

Confira os números sorteados: 11 - 34 - 45 - 48 - 51 - 54.

Segundo a Caixa, 19 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 46.855,32 Outras 2.046 apostas acertaram quatro números e cada uma receberá R$ 621,59.

De acordo com a Caixa, o prêmio acumulado para o próximo concurso, a ser realizado na nesta quarta-feira (22), é de R$ 29 milhões.
 
Semana de Natal
 
Devido ao Natal, segundo a Caixa, excepcionalmente a Mega-Sena terá outros dois sorteios nesta semana: nesta quarta-feira (22) e nesta sexta-feira (24). No sábado (25), dia de Natal, não haverá sorteio.

A medida pretende aumentar o número de apostadores na loteria e, portanto, incrementar o prêmio da Mega da Virada, estimado em R$ 150 milhões. O sorteio de Mega da Virada, maior prêmio da história da loteria, ocorrerá em 31 de dezembro.