quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Após morte de traficante do PCC, cidade de Paraipaba vive clima de pânico

Aulas nas escolas suspensas, parte do comércio fechado, população apavorada, reforço policial nas ruas. Este é o clima na cidade de Paraipaba (a 115Km de Fortaleza) nesta quinta-feira (16). A situação de violência e medo coletivo teve início na tarde de ontem (15), quando um traficante apontado como membro do PCC, e que comandava a venda de drogas na cidade, foi morto durante um tiroteio com a Polícia Militar. 

O confronto ocorreu por volta das 17h30 de ontem, em pleno Centro, quando um grupo de bandidos, liderado pelo traficante Carlos Augusto Correa Caetano, 26 anos, o “Carlinhos Bombado”, entrou na cidade de Paraipaba a bordo de um veículo Voyage, branco, de placas OSE-2265 (CE). O objetivo era eliminar um jovem que se divertia com amigos nas proximidades do ginásio de esportes. Quando começaram os primeiros tiros, a Polícia Militar apareceu. 

Uma intensa troca de tiros ocorreu na principal avenida da cidade, causando pânico entre os moradores, comerciantes, funcionários do comércio, motoristas e transeuntes. Segundo testemunhas, mais de 30 estampidos foram ouvidos. Policiais à pé e em uma viatura perseguiram os criminosos até alcançá-los já no carro que eles iriam utilizar na fuga. 

Morto 

Na troca de tiros, “Carlinhos Bombado” acabou morrendo. Um dos comparsas dele, identificado como Antônio Eduardo da Silva Geraldo, 20 anos, foi atingido por dois tiros e acabou preso. Também foi capturado, ileso, Tiago Marques do Nascimento, 27 anos, que era foragido da Cadeia Pública de Paraipaba. 

Com a morte do traficante que comandava a venda de drogas, surgiram na cidade boatos de que bandidos do seu grupo, ligado ao PCC, ameaçam novamente invadir aquela comunidade e executar policiais e desafetos ligados ao Comando Vermelho e que brigam pelo território da venda de entorpecentes. 

Ainda durante a noite, pelo menos, dois ônibus que faziam o transporte de estudantes, foram atingidos a pedradas na entrada da cidade e bandidos ameaçaram incendiá-los. Nas redes sociais surgiu um áudio em que um irmão do traficante promete vingança e ameaça matar policiais por conta da morte de “Carlinhos”. 

Já na manhã de hoje (16), um novo tiroteio ocorreu no bairro Cacimbão, um dos principais redutos do tráfico na cidade. A Polícia Militar enviou reforços de companhias de cidades próximas, como Paracuru e Itapipoca. Equipes da Força Tática de Apoio (FTA), do Batalhão Raio e do 11º BPM (Itapipoca) estão em Paraipaba tentando localizar outros traficantes e restaurar a paz.

Ônibus escolar capota e deixa estudantes feridos no Ceará

Um ônibus que fazia o transporte escolar de estudantes de Santana do Acaraú capotou por volta das 6h40 desta quinta-feira (16) na localidade de Água Branca, neste município do Norte do Estado. Oito alunos ficaram feridos e foram levados à Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Contudo, o estado de saúde deles não foi informado. 

O ônibus de placas HVJ 3476- Fortaleza, alugado pela Secretaria Municipal de Educação, transportava estudantes das localidades de Paus Brancos, Lagoa dos Lopes, Pedrinhas e Vassouras para a sede da cidade de Santana do Acaraú, quando “tentou desviar de um buraco e desceu a ribanceira”, segundo os passageiros. 

Acidente 

O motorista, conhecido como Airton, tentou desviar de um buraco na estrada e perdeu o controle do veículo. “aparentemente, o ônibus estava sem freio e quebrou a direção”, afirmou uma das estudantes. 

Outro jovem disse que, “os alunos entraram em desespero quando o ônibus desceu a ribanceira e virou. O ônibus estava lotado”. As vítimas tiveram ferimentos nos braços, nariz e na cabeça e foram conduzidas ao hospital municipal Dr. José Arcanjo Neto, naquele município. De acordo com informações do hospital, oito estudantes foram transferidos para a Santa Casa de Sobral.

Caixa Econômica paga nesta quinta-feira o PIS para nascidos em março e abril

A partir desta quinta-feira (16), a Caixa Econômica Federal pagará o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS), para os trabalhadores nascidos nos meses de março e abril que recebem até dois salários mínimos e para os rendimentos das cotas do PIS para trabalhadores cadastrados no programa antes de 4 de outubro de 1988. 

O saque do abono poderá ser feito nas agências da Caixa, nos caixas eletrônicos por meio do Cartão Cidadão, nas casas lotéricas e nos correspondente bancários. O beneficiário que for correntista da Caixa já teve seu dinheiro depositado na última terça-feira (14) na conta-corrente.

Contrato de divulgação entre Prefeitura de Acopiara e Rádio Vale do Quincoê deve chegar a R$ 20mil/mensal

Uma fonte ligada ao Gabinete revelou ao blog que o contrato entre a Prefeitura Municipal de Acopiara e a Rádio Vale do Quincoê, será de R$ 20 mil/mensal e o pagamento será através de uma empresa que se prepara para ganhar o processo licitatório. 
Resultado de imagem para eduardo gaspar blog do wilson filho
A expectativa é de que a licitação seja realizada em março. O montante dá para pagar todo o funcionalismo da emissora e sobra muito dinheiro público para os seus donos. 
 
O volume de dinheiro envolve apoio político na Câmara Municipal por parte do vereador Eduardo Gaspar (PSDB), filho do proprietário da rádio.

Populares capturam e amarram assaltante após tentativa de roubo em Pedra Branca no Ceará

Uma tentativa de roubo na noite desta terça-feira (14) no distrito de Santa Cruz de Banabuiú, também conhecido como Cruzeta, na zona rural de Pedra Branca (a 262Km de Fortaleza) teve como desfecho a prisão de um dos suspeitos do assalto e muita agitação naquela localidade. Os próprios moradores realizaram a prisão, amarraram e ainda tentaram linchar o assaltante. O desfecho só não foi mais violento porque policiais que moram na comunidade, na folga, mantiveram a escolta do meliante até a chegada da viatura da Polícia Militar (PM). 

Ainda segundo informações da PM, o suspeito foi identificado como sendo Felipe Pereira de Sousa, 19 anos. Ele e o comparsa foram perseguidos quando fugiam numa motocicleta pela BR-020, na direção de Boa Viagem, mas acabaram caindo. O outro assaltante, identificado como “Bruno Catuaba”, conseguiu fugir adentrando o matagal. Mesmo assim, a motocicleta utilizada pela dupla e o revólver calibre 38, encontrado próximo ao local da queda, foram apresentados ao policiais. 

Moradores de Santa Cruz do Banabuiú informaram que o posto da Polícia Militar foi desativado. Desde o início do ano assaltos vem ocorrendo constantemente na região. As vítimas mais frequentes são motoristas de caminhão. A maioria dos ataques ocorre na rodovia federal, onde não há nenhum patrulhamento. “A gente perdeu a paciência com esses bandidos. Resolvemos ajudar a polícia, embora alguns sempre fiquem mais exaltados”, relatou um morador solicitando para não ter o seu nome revelado.

Açude Caldeirões é o 1º a sangrar no Ceará em 2017, afirma Cogerh

O açude de Caldeirões, na cidade de Saboeiro, é a primeira barragem a sangrar no Ceará em 2017. De acordo com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), o Caldeirões é a única reserva do estado que está atualmente com 100% da capacidade. 

O açude sangrou nesta quarta-feira (15), após uma sequência de chuvas na região. Nesta segunda, a região do Jaguaribe registrou chuvas de até 50 milímetros; e, na terça, de até 23 milímetros, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 

Apesar da sangria no Caldeirões, o cenário da maior parte dos açudes do Ceará é de crise hídrica. De acordo com a Cogerh, além do Caldeirões, um único açude tem reserva acima de 90% da capacidade máxima; a maioria deles (134 dos 153 reservatórios monitorados pelo órgão) tem menos de 30% da capacidade. 

Chuvas 

Nesta quarta-feira, a Funceme anotou chuvas em 57 das 184 cidades do Ceará. As chuvas mais fortes ocorreram em Quixeramobim (31 milímetros), Trairi (26), Banabuiú (23) e Amontada (23)

Lula lidera pesquisa de intenção de voto espontânea

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva lidera pesquisa espontânea da disputa à Presidência da República em 2018. De acordo com os números divulgados pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), Lula aparece é o mais citado em em todos os cenários. 

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que deve lançar oficialmente sua candidatura nesta quinta-feira (16) em Brasília, é o último do ranking, e na intenção de voto espontânea tem apenas 0,4% da preferência. Acompanhe abaixo os números: 

1º turno: Intenção de voto espontânea 

Lula: 16,6%
Jair Bolsonaro: 6,5%
Aécio Neves: 2,2%
Marina Silva: 1,8%
Michel Temer: 1,1%
Dilma Rousseff: 0,9%
Geraldo Alckmin: 0,7%
Ciro Gomes: 0,4%
Outros: 2,0%
Branco/Nulo: 10,7%
Indecisos: 57,1%

1º turno: Intenção de voto estimulada 

CENÁRIO 1:

Lula 30,5%,
Marina Silva 11,8%,
Jair Bolsonaro 11,3%,
Aécio Neves 10,1%,
Ciro Gomes 5,0%,
Michel Temer 3,7%,
Branco/Nulo 16,3%,
Indecisos 11,3%

CENÁRIO 2: 

Lula 31,8%,
Marina Silva 12,1%,
Jair Bolsonaro 11,7%,
Geraldo Alckmin 9,1%,
Ciro Gomes 5,3%,
Josué Alencar 1,0%,
Branco/Nulo 17,1%,
Indecisos 11,9%

CENÁRIO 3:

Lula 32,8%,

Marina Silva 13,9%,
Aécio Neves 12,1%,
Jair Bolsonaro 12,0%,
Branco/Nulo 18,6%,
Indecisos 10,6%

2º turno: Intenção de voto estimulada 

CENÁRIO 1:

Lula 39,7%,
Aécio Neves 27,5%,
Branco/Nulo: 25,5%,
Indecisos: 7,3%

CENÁRIO 2: 

Aécio Neves 34,1%,

Michel Temer 13,1%,
Branco/Nulo: 39,9%,
Indecisos: 12,9%


CENÁRIO 3: 

Aécio Neves 28,6%,

Marina Silva, 28,3%,
Branco/Nulo: 31,9%,
Indecisos: 11,2%

CENÁRIO 4: 

Lula 42,9%,

Michel Temer 19,0%,
Branco/Nulo: 29,3%,
Indecisos: 8,8%

CENÁRIO 5: 

Marina Silva 34,4%,
Michel Temer 16,8%,
Branco/Nulo: 35,2%,
Indecisos: 13,6%

CENÁRIO 6: 

Lula 38,9%,
Marina Silva 27,4%,
Branco/Nulo: 25,9%,
Indecisos: 7,8%

A 133ª Pesquisa CNT/MDA foi realizada de 8 a 11 de fevereiro de 2017 e divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 138 municípios de 25 Unidades Federativas, das cinco regiões. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança.