segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Ministro da Saúde diz que 75 feridos em incêndio correm risco de morte


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou na tarde desta segunda-feira (28) que 75 pacientes que se feriram no incêndio na boate Kiss, de Santa Maria, correm risco de morte.

Os pacientes, segundo o ministro, estão internados em Santa Maria e em Porto Alegre. O incêndio na boate, que aconteceu na madrugada de domingo, deixou 231 mortos em festa universitária.

"Ao todo, temos 75 pacientes em UTI, aqui (em Santa Maria) e em Porto Alegre que estão em estado critico, estão na UTI, e correm risco de morte", disse o ministro.

De acordo com o ministro, 83 pacientes estão internados em Santa Maria. Destes, 33 estão em estado grave na UTI. O ministro afirmou ainda que os hospitais de Santa Maria estão com 30 unidades de terapia intensiva livres para receber possíveis pacientes.

Mulher que foi resgatada pelo marido não sabe que ele morreu no incêndio


Enterrado na manhã desta segunda-feira no Cemitério Municipal de Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, com honras militares, o soldado do Exército Leonardo de Lima Machado, de 26 anos, planejava ser pai no próximo ano. 

Ele e a mulher, Jarlene Spitzmachsr Moreira, de 27 anos, estavam na boate Kiss. Leonardo morreu depois de salvar a esposa e voltar à casa noturna em chamas outras três vezes para retirar pessoas que pediram socorro. Na quarta, não conseguiu sair.

Jarlene está internada em estado grave, com problemas nos pulmões e garganta causados por inalação de fumaça. Ela ainda não sabe que o marido morreu.

- Ele (Leonardo) salvou a minha filha e ela nem sabe o que aconteceu. Não sei como vou contar isso a ela - disse a dona de casa Venir Spitzmachsr, de 50 anos.

Segundo ela, o soldado e Jarlene estavam juntos há 10 anos. O militar fazia parte do motoclube Karrancas.

Oito militares morreram em resgate de vítimas do incêndio


Oito militares estão entre os mortos após o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS). Eles ajudavam no resgate de vítimas. O Comando da 3ª Divisão de Exército confirmou a lista e informou que as famílias estão recebendo todo o apoio necessário. Ao menos 231 pessoas morreram.

Os corpos das vítimas começaram a ser enterrados na manhã desta segunda-feira (28). Ao todo, 34 serão sepultados no cemitério municipal e 23 no cemitério Santa Rita.

Novas imagens das pessoas mortas no incêndio no RS

As imagens são fortes!  Nela dá pra ver a quantidade de mortos na boata Kiss em Santa Maria no Rio Grande do Sul, uma grande tragédia que está chamando a atenção de todo o país e o mundo pelo grande número de pessoas mortas.

É muito triste

Desespero e dor no velório das vítimas do incêndio

À medida que iam sendo identificadas, as vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, eram levadas ao ginásio principal do complexo esportivo da cidade, onde foi organizado um velório coletivo. Dezenas de caixões foram colocados lado a lado, com os parentes se solidarizando com o sofrimento de amigos ou conhecidos.

A dor e o desespero tomou de conta de todos os familiares  e amigos das vítimas dessa que é considerada uma das maoires tragédias do Brasil.

 
 
 
 

Dono de boate e vocalista de banda são detidos após incêndio no RS

A polícia deteve na manhã desta segunda-feira (28) um dos donos da boate Kiss e dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira, segundo informações do delegado Sandro Meinerz. Um incêndio no momento em que o grupo musical se apresentava na madrugada do domingo deixou 231 mortos na casa noturna de Santa Maria (RS).

Elissandro Sphor, conhecido como Kiko, um dos donos da casa noturna, foi preso em um hospital de Cruz Alta. O vocalista e um responsável pela segurança do palco da banda foram detidos na cidade de Mata. O vocalista foi detido durante o velório do gaiteiro Danilo Jaques.

Segundo o Hospital Santa Lúcia, de Cruz Alta, Sphor está em estado regular por ter inalado fumaça e deve seguir internado por dois dias. De acordo com a polícia, ele sai direto do hospital para Santa Maria.

O dono da boate e os integrantes da banda tiveram o pedido de prisão temporária de cinco dias decretada pelo juiz Regis Adil Bertolin durante a madrugada desta segunda-feira.

O outro proprietário da casa noturna também teve prisão temporária decretada, mas ainda não foi preso. Segundo a polícia, ele deve se entregar ainda nesta segunda.

Cerca de 80 feridos em incêndio estão em estado grave, diz ministro



Um dia depois da tragédia ocorrida em uma festa universitária na boate Kiss em Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul, cerca de 80 feridos ainda estão em estado grave, segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O incêndio matou 231 pessoas na madrugada de domingo (27).

Em entrevista coletiva na manhã desta segunda (28), o ministro disse que os pacientes, vítimas do incêndio ocorrido na casa noturna, recebem "cuidados intensivos". "Queremos manter a possibilidade de termos vagas em UTI caso seja necessário", afirmou. Pelo menos 17 novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva em Santa Maria foram liberados para atender possíveis novas vítimas.

O número total de feridos espalhados por hospitais de quatro cidades gaúchas chega a 121. Em Santa Maria, são 82 pacientes internados – 40 em estado grave. "São pacientes que estão em ventilação mecânica. Estes pacientes estão em estado critico", afirmou Padilha.

Imagens que chamaram a atenção do mundo inteiro

Imagens fortes que estão chamando a atenção de todo mundo,  pessoas mortas aglomeradas umas em cima das outras dentro da boate, é muita tristeza.


Comentário absurdo após tragédia provoca a revolta dos piauienses

Um comentário postado numa matéria do site G1 sobre a tragédia com 232 mortos no Rio Grande do Sul, vem causando a indignação dos piauienses e nordestinos nas redes sociais. Assinado por Patrícia Anible, o comentário lamenta a tragédia, mas se refere pejorativamente ao Piauí.

“Muito triste (...) O meu Rio Grande não merece isso. Se fosse no Amazonas, no Piauí, na Bahia, no Ceará, onde não há vida inteligente tudo bem”, escreveu a leitora do site.

O comentário foi registrado em um print que já circula na web e vem sendo bastante compartilhado principalmente pelos nordestinos, que com razão se sentem ofendidos diante do comentário num momento de tragédia que abala todo o país.


Conheça as vítimas do incêndio em boate de Santa Maria

O governo estadual divulgou na tarde deste domingo (27) a lista com os nomes das 230 vítimas do incêndio durante a madrugada em uma boate de Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, que foram identificados. 

Foram confirmadas 231 mortes. Todos os corpos foram levados para o ginásio do Centro Centro Desportivo Municipal.

Clique aqui e veja as fotos e os nomes dos mortos.

Capitão diz ter tirado mais de 180 corpos de banheiro de boate no RS


A maioria das vítimas do incêndio que atingiu uma boate em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, tentou escapar pelo banheiro do estabelecimento, segundo informações da Brigada Militar. Um dos primeiros a chegar ao local da tragédia, ocorrida na madrugada deste domingo (27), o capitão Edi Paulo Garcia disse que se deparou com uma “cena terrível, triste de ver.”


“Logo que cheguei ao local era um caos, muita fumaça, muita gente, várias viaturas [...] A cena é triste de ver. São muitos jovens lá, o espaço era muito pequeno”, afirmou em entrevista transmitida pelo Domingão do Faustão. “Tirei mais de 180 pessoas dos banheiros. Eles estavam tentando fugir pelos banheiros”, acrescentou. “Foram cinco vezes que o caminhão foi utilizado para retirar esses corpos para trazer para fazer o reconhecimento. A cena é muito triste.”