quarta-feira, 2 de abril de 2014

Comerciante é baleado após tentativa de assalto em Iguatu

Mais um comerciante foi baleado após tentativa de assalto em estabelecimento comercial na cidade de Iguatu. O fato aconteceu por volta das 15h desta terça-feira (01), no Conjunto Verdes Park, Bairro Veneza,  quando três jovens chegaram numa moto de cor preta e ao adentrarem o comércio de posse de um revolver, anunciaram o assalto.

O proprietário Antonio Costa Gadelha, 78 anos, que estava conversando com seu filho naquele momento, reagiu à ação criminosa e foi baleado no braço esquerdo com um tiro. De imediato o trio fugiu tomando rumo ignorado sem levarem nada da vítima.

Antonio Costa foi socorrido por populares que passavam pelo local, para o Hospital Regional de Iguatu, onde foi atendido e liberado logo em seguida. A Polícia Militar encontra-se em diligências no intuito de localizar e prender os infratores, sendo que eram dois homens e uma, mulher, todos eles aparentavam serem menores de acordo com as testemunhas.

Outro caso

No dia 08 do mês de março o comerciante Francisco Sabino Queiroz, de 76 anos, conhecido popularmente como “Chico Marchante” morreu, vítima de latrocínio em frente ao seu Mercantil, no bairro Brasília, na cidade de Iguatu.

Iguatu.net

TSE manda Nara Porto reassumir Prefeitura de Trairi


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, nesta terça-feira, por 7 votos a zero, que a prefeita afastada de Trairi, Nara Porto (PSDB), reassuma o cargo. Nara, que venceu as eleições nas urnas, teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por suspeita de abuso do poder econômico. Ao afastá-la, o TRE deu posse ao segundo colocado nas eleições Dr. Noronha, do PMDB.

Noronha passou quase um ano no poder e, agora, o devolverá a Nara Porto. Não cabe recurso à decisão adotada pelo pleno do Tribunal Superior Eleitoral. A prefeita eleita reassumirá o comando político e administrativo de Trairi após o TSE publicar o resultado do julgamento no Diário Oficial.

O resultado final das eleições de 2012 em Trairi teve como vencedora, com 13.267 votos, Nara Porto, conhecida como Nara do Porto, ficando, em segundo lugar, o médico Francisco Noronha, com 10.347 votos. O candidato do PT, Jerônimo, recebeu 5.789 votos.

Aneel aprova o regulamento da conta de luz pré-paga

Os consumidores poderão aderir em breve ao sistema de contas de luz pré-pagas. O modelo será semelhante ao funcionamento dos telefones celulares pré-pagos, ou seja, o consumidor comprará créditos de energia para consumo posterior. A adesão será voluntária e não terá ônus. O regulamento do novo sistema foi aprovado nesta terça-feira (1º) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e a previsão do diretor-geral, Romeu Rufino, é que o modelo esteja disponível a partir de 2015.

Quem aderir ao pré-pagamento receberá um crédito inicial de 20 kWh, que será pago na compra subsequente. Depois disso, o consumidor poderá comprar novos créditos quantas vezes quiser, desde que a aquisição seja de, no mínimo, 5kWh, em agências credenciadas ou pela internet. A tarifa de energia será a mesma oferecida ao cliente convencional, que paga a conta depois do consumo. As distribuidoras que quiserem poderão oferecer desconto para os clientes do sistema pré-pago, para incentivar a adesão. Em outros países que já adotam o sistema, o desconto na tarifa é de cerca de 5%, segundo o diretor da Aneel André Pepitone.

O cliente será avisado previamente se seus créditos estiverem acabando, por meio de alarmes visuais e sonoros do medidor eletrônico, para que tenha tempo hábil de providenciar nova carga. Para não ficar sem luz, o consumidor poderá solicitar um crédito de emergência de 20 kWh para a distribuidora, o equivalente a um consumo residencial médio de três dias. O pagamento será feito na compra subsequente. Se não gostar do sistema, o consumidor pode pedir o retorno ao modelo convencional, e a empresa terá 20 dias para atendê-lo. A ideia é oferecer o sistema para clientes residenciais e comerciais. Grandes consumidores, como indústrias, não poderão aderir ao modelo.

Segundo a Aneel, o novo sistema permitirá que o consumidor gerencie seu consumo de forma mais adequada e tenha mais transparência em relação a seus gastos diários. Além disso, o modelo deve eliminar a cobrança de multas, juros, mora e taxa de religação. Para as distribuidoras, as vantagens serão a diminuição da inadimplência e diminuição de problemas como erros de leitura, faturamentos por estimativa, cortes indevidos e problemas de religação fora do prazo. Antes de entrar em vigor, será preciso que os governos estaduais regulamentem de que forma vão cobrar o ICMS sobre a tarifa nessa modalidade. Além disso, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) terá que aprovar e certificar os novos medidores eletrônicos. "Na minha percepção, isso não deve acontecer antes de 2015", disse o diretor.

Universitário é morto a facadas no Aldeota em Fortaleza

Um universitário foi morto, e sua mãe foi ferida, na madrugada de ontem, na Rua Tenente Benévolo, no bairro Aldeota. De acordo com a Polícia, a casa onde os dois moravam foi invadida por um homem, que provavelmente tinha o intuito de roubar.

De acordo com Regina Maria Lima, por volta das três horas a mãe dela, Lúcia de Fátima Pereira Nunes, 55, escutou um barulho no telhado e uma batida no portão e teria aberto o portão para ver do que se travava. 

Neste momento, Adler José Silva Lima, 34, teria se aproximado para ajudar a mãe, mas acabou sendo ferido, por Jackson Lima das Chagas, 29, que invadiu a residência. Lúcia teria tentado ajudar o filho e acabou sendo esfaqueada também. 

A patrulha RD-1026, do Ronda do Quarteirão, foi acionada e esteve no local. Um popular declarou aos policiais que escutou os gritos da mulher ferida pedindo socorro e, quando saiu de casa avistou Jackson Chagas correndo e entrando em um beco, que fica nas proximidades. Os PMs iniciaram diligências e encontraram o suspeito dentro de uma casa dormindo. Ao ser abordado, Chagas informou um nome errado, mas depois confessou ser a pessoa procurada e disse ter praticado o crime. 

Ele foi conduzido pela PM até o 2ºDP (Aldeota), onde foi ouvido e autuado. Na tarde de ontem, o suspeito foi transferido para a Delegacia de Capturas Polinter (Decap), por questões de segurança. “Havia um clamor popular grande. As pessoas estavam revoltadas com o que aconteceu. Para que a integridade dele fosse preservada, nós o transferimos”, afirmou a delegada adjunta do 2ºDP, Sandra Veras. 

Senador tucano pede impeachment de Dilma


O senador Mário Couto (PSDB-PA), entrou na tarde desta terça-feira, 1º, com o pedido de impeachment na Câmara dos Deputados contra a presidente Dilma. Ele alega que a presidente cometeu ato de improbidade administrativa no processo de compra da refinaria de Pasadena (EUA). “A presidente da República cometeu um crime de improbidade ao confessar que assinou um documento sem ler. Qual é a presidente que pode assinar um documento sem ler?”, questionou o senador.

O tucano afirmou que tem o apoio de 500 mil internautas para protocolar pedido e que, apesar de ser parlamentar, tomou a decisão como cidadão. “Ela é ré confessa”, disse o tucano. O senador alegou que sua ação é individual e não envolve a bancada de seu partido. “A gente não quer meter a bancada nisso aí”, afirmou Mário.

Qualquer cidadão pode protocolar um pedido de impeachment na Câmara dos Deputados. O presidente da Casa se considerar procedente o pedido protocolado, cria uma comissão especial e seu relatório deve ser aprovado por dois terços do plenário, se aprovado, o processo segue para o Senado.

Forte terremoto no Chile deixa mortos

O forte terremoto de magnitude 8,2 que sacudiu o norte do Chile na noite desta terça-feira (1°) matou ao menos cinco pessoas e deixou três feridos graves, informou o ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo. As vítimas fatais correspondem a quatro homens e uma mulher. As causas das mortes seriam atraques cardíacos e esmagamento.

Anteriormente, o governador de Iquique, Gonzalo Prieto, confirmou a uma rádio local as mortes de duas pessoas em seu território.

O número de vítimas, no entanto, ainda é incerto e pode aumentar. O prefeito de Alto Hospicio, Ramón Galleguillos, por exemplo, informou que outras duas pessoas morreram após o tremor, ambas de ataques cardíacos.

O governo do Chile informou ainda que, após o tremor, alerta de tsunami afeta toda a costa chilena - de 4 mil quilômetros de extensão. "Todos os comitês de emergência estão em operação, e a evacuação em toda a costa litorânea é preventiva. Mas ninguém pode retornar a seus lares até que não receba uma ordem da autoridade", disse o subsecretário do Interior, Mahmoud Aleuy.

O alerta de tsunami foi extendido por pelo menos 6 horas após o sismo.

A Marinha do Chile afirmou que um tsunami já atingiu algumas áreas no norte do país. O Sistema Nacional de Alarme de Maremotos (SNAM) disse que a alteração gerada pelo tremor já teria começado a chegar à região de Pisagua, também no norte chileno, onde há ondas de 1,5 metro.

O alerta diz que além do Chile, as regiões costeiras do Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica e Nicarágua estariam em risco. Um tsunami de até 1,92 m poderia atingir a cidade de Pisagua, no Chile, em até 44 minutos após o terremoto.