terça-feira, 24 de março de 2015

Eleitores de Araripe irão às urnas em maio escolher novo prefeito e vice-prefeito

Por unanimidade, a Corte do TRE-CE decidiu, na sessão desta segunda-feira, 23/3, pela realização de nova eleição para prefeito e vice-prefeito no município de Araripe. O relator da petição foi o juiz Luís Praxedes Vieira da Silva, acompanhado no seu voto pelos demais juízes do Pleno.

Os diplomas do prefeito e do vice-prefeito de Araripe, José Humberto Germano Correia e Guilherme Lopes de Alencar, eleitos em 2012, foram cassados pelo TRE por abuso de poder político, em face da contratação de servidores públicos, em caráter temporário, no período vedado por lei. A decisão foi ratificada, pelo ministro do TSE, João Otávio de Noronha, no dia 23/02/2015, em recurso especial.

Ficou estabelecido que um novo pleito deve ser realizado no próximo dia 17 de maio. Será elaborada uma resolução que fixa a data e aprova as instruções para a realização da eleição suplementar, e outra resolução que dispõe sobre a arrecadação e aplicação de recursos e as respectivas prestações de contas na campanha eleitoral.

A cassação dos políticos resultou do provimento do recurso eleitoral em ação de investigação judicial eleitoral e decidido, por unanimidade, e em consonância com o parecer do Ministério Público Eleitoral, no dia 10 de junho de 2014.

Pão carioquinha deve ter novo reajuste até abril

Após sofrer um reajuste de cerca de 8% em fevereiro, o preço do pão francês, ou carioquinha, deve subir novamente nas próximas semanas. A alta refletirá, dentre outros custos, o aumento da tarifa de energia elétrica, do preço da mão de obra e, sobretudo, o preço do trigo, que é cotado em dólar. O Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado do Ceará (Sindpan), no entanto, diz que ainda não tem previsão para alta. Hoje, o preço do pão francês em Fortaleza gira em torno de R$ 10 o quilo.

“Fizemos um reajuste no início de fevereiro e agora fomos surpreendidos com o dólar, que está impactando fortemente no preço do trigo. Vamos aguardar um pouco para ver como o dólar e o trigo vão se comportar”, diz o presidente do Sindpan, Lauro Martins.

Devido às fortes oscilações da moeda norte-americana nas últimas semanas Martins diz que ainda não é possível mensurar o impacto ao consumidor.

A alta do dólar deve pesar no preço de biscoitos, bolachas e massas em geral. “Esses são os itens que têm grande consumo nas panificadoras”, diz Martins. O último reajuste também havia sido motivado pelos mesmo fatores, além do aumento no preço do gás.

Sete municípios cearenses têm o FPM bloqueado em março

Sete municípios do Ceará tiveram os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) bloqueados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) por causa do não pagamento do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), ou pagamento em atraso. São eles: Aiuaba, Barro, Canindé, Jaguaretama, Jaguaribe, Marco e Penaforte. Essas prefeituras não estão conseguindo usar o recurso que foi creditado. O bloqueio ocorreu no dia 13 de março.

No País, são 226 municípios nesta mesma situação. A saída para regularizar a situação, o gestor precisa identificar qual pendência motivou o bloqueio do repasse. Isso pode ser identificado pelo extrato bancário.

Após identificado o problema, a administração municipal deve efetuar a regularização e apresentar as guias pagas na delegacia de jurisdição da Receita Federal do Brasil (RFB), solicitando que o desbloqueio seja realizado no sistema da RFB, chamado Fundo de Participação de Estados e Municípios (FPEM).

Fezes humanas contêm ouro e metais preciosos, constata estudo


Fezes humanas contém ouro e outros metais preciosos que poderiam valer centenas de milhões de dólares - afirmaram especialistas. Agora o truque é saber como recuperá-los - um ganho potencial que poderia também ajudar a salvar o planeta.

"O ouro que encontramos foi no nível de um depósito mineral mínimo", afirmou Kathleen Smith, da US Geological Survey, após sua equipe descobrir metais como platina, prata e ouro em resíduos tratados.

Um estudo recente realizado por outro grupo de especialistas na área constatou que os resíduos de um milhão de americanos poderiam conter até 13 milhões de dólares em metais.

Encontrar uma maneira de extrair os metais poderia ajudar o meio ambiente ao reduzir a necessidade de mineração e reduzir a liberação indesejada de metais no meio ambiente.

Avião cai na França, diz agência

Um avião Airbus da companhia Germanwings, empresa da Lufthansa, caiu no sul da França nesta terça-feira (24), informa a agência de notícias Reuters. A aeronave ia de Barcelona para Duesseldorf, segundo autoridades aéreas. O jornal local "La Provence" informou que o avião era um Airbus A320 com 142 passageiros, dois pilotos e quatro tripulantes.

Segundo o jornal francês "Le Monde", a aeronave desapareceu dos radares por volta das 11h locais (7h de Brasília).