quarta-feira, 13 de março de 2013

Novo papa da Igreja Católica é cardeal argentino


O cardeal protodiácono francês Jean-Louis Tauran anunciou na noite desta quarta-feira que o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, 76 anos, é o novo papa da Igreja Católica. Tauran apareceu às 20h14 (16h14) no balcão central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e proferiu a tradicional frase Habemus Papam, anunciando na sequência o novo líder da Igreja Católica. Ele escolheu o nome de Francisco.

Bergoglio nasceu em 1936 em Buenos Aires. Ele foi nomeado cardeal em 2001 por João Paulo II. 
Após quatro votações inconclusivas em pouco menos de 24 horas, a fumaça branca apareceu às 19h05 (15h05, de Brasília) desta quarta-feira ao fim do quinto escrutínio, para a alegria e emoção da multidão reunida. 

Entre a fumaça e o anúncio do nome do eleito, um período que durou mais de uma hora, o público celebrou e entoou coros de "viva, o Papa". A multidão também reagiu intensamente quando uma banda executou o hino italiano dentro das dependências da praça. 

O Conclave

O cerimonial do Conclave papal iniciou na manhã de terça-feira (dia 12), com a realização da missa Pro Eligendo Papa. Na parte da tarde, os 115 cardeais se reuniram na Capela Sistina e prestaram, um por um, juramento de manter segredo durante a duração do processo eleitoral. Em seguida, as portas foram fechadas. Às 19h42 (15h42 de Brasília), a primeira fumaça negra foi expelida, indicando que o primeiro dia acabava sem que um papa fosse escolhido.

Os cardeais retomaram a votação por volta das 9h30 (5h30) desta quarta-feira. Por volta das 11h40 (7h40), a chaminé voltou a expelir fumaça negra, o que significa que um consenso não foi alcançado nas duas votações do turno da manhã. Os cardeais voltaram a se reunir na parte da tarde e acredita-se que um escrutínio tenha ocorrido sem que fumaça alguma fosse expelida. Na última votação do dia, eles chegaram a um consenso.

Domésticas conquistam igualdade com outras categorias


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira, Projeto de Emenda à Constituição Federal que garante aos empregados domésticos os mesmos direitos trabalhistas de outras profissões. O projeto, aprovado por unanimidade, agora será submetido ao plenário do Senado.

Conhecida como PEC das Domésticas, o projeto assegura – entre tantas conquistas, jornada semanal de 44 horas, com oito horas diárias de trabalho, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), hora extra, auxílio-creche para dependentes de até cinco anos e adicional noturno, entre outros direitos.

Mesmo sem restrições dos senadores na Comissão de Constituição e Justiça, a PEC gera polêmica entre juristas e dirigentes de entidades sindicais. Os primeiros argumentam que, com tantos encargos, muitos deixaram de contratar essa mão de obra, optando pela relação com diaristas.

Os dirigentes sindicais comemoram, porém, a conquista de igualar os direitos dos empregados domésticos aos direitos das demais categorias.

De acordo com o projeto, ‘’o limite da carga horária e o pagamento de hora extra entram em vigor assim que a emenda constitucional for promulgada, ou seja, após ter sua tramitação concluída no Congresso’’. Benefícios como seguro-desemprego, ao salário-família, auxílio-creche e seguro contra acidentes estão embutidos na emenda constitucional.

Carol Narizinho posta foto dos bastidores de ensaio da Playboy


Carol Narizinho é capa da revista Playboy deste mês. Para divulgar o ensaio, a panicat postou uma foto dos bastidores do ensaio.

"Revista já nas bancas! Hoje tem Carol Narizinho na Playboy", escreveu, ao postar a foto no Instragram.

Avião bimotor cai em Almeirim, noroeste do Pará, e deixa 10 mortos


Dez pessoas morreram após um acidente com um bimotor no município de Almeirim, na região noroeste do Pará. O acidente aconteceu por volta das 20h30 desta terça-feira (12) e o avião foi encontrado no início da manhã desta quarta-feira (13). A aeronave levava funcionários para a Usina Hidrelétrica Santo Antônio do Jari, no estado do Amapá, e caiu a 20 km do aeroporto de Monte Dourado.

O avião modelo Embraer 821-Carajá, prefixo PT-VAQ, da companhia de táxi aéreo Fretax, fretado pela Cesbe (companhia de engenharia responsável pela construção da hidrelétrica), saiu de Belém às 19h, com dez pessoas a bordo – o piloto e mais nove trabalhadores da Cesbe.

O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) realiza um mapeamento dos destroços do bimotor, encontrados numa região de mata de uma vila da região. As razões da queda da aeronave serão investigadas.

Peritos do Instituto de Criminalística e auxiliares do Instituto Médico Legal (IML) foram enviados ao local do acidente para fazer a remoção dos dez corpos localizados.

Vereador de Lavras da Mangabeira se envolve em acidente e segue internado em hospital de Barbalha


O quadro clínico do vereador pelo município de Lavras da Mangabeira, Antonio José dos Santos (PR), de 44 anos, mais conhecido por Antonio Romeiro, é estável. Ele mora na Avenida Raul Barbosa (Distrito de Quitaius) naquele município e segue internado em uma das enfermarias do Hospital Santo Antonio de Barbalha após acidente de trânsito por volta das 14h30min desta terça-feira na BR-230 à altura do Sitio Volta a uma distância de 4 km para o centro de Lavras da Mangabeira.

Ele dirigia o seu Fiat Pálio de cor preta, ano 2009, e placas HYU-7006, inscrição de Iguatu, viajando com mais quatro pessoas para o Distrito de Amaniutuba, quando bateu na traseira de um caminhão da Volks de cor prata, ano 2009, e placas NQX-0008 guiado pelo motorista Antonio Ferreira de Oliveira, que completa 58 anos neste sábado. Ele mora na Rua São Francisco (São Miguel) em Juazeiro do Norte e se apresentou na Delegacia de Polícia Civil após o acidente, sendo ouvido e liberado.

Inicialmente, as vítimas foram socorridas para o Hospital São Vicente Férrer de Lavras da Mangabeira. A exemplo de Antonio,Francisca de Fátima Vitorino da Silva, de 45 anos, apresentava suspeitas de traumatismo craniano e, igualmente, foi transferida para Barbalha. Sua irmã, a estudante Natalícia Feito da Silva, de 16 anos, sofreu uma fratura no braço esquerdo, mas ficou no hospital de Lavras. Elas moram na Avenida Raul Barbosa no Distrito de Amaniutuba.

As outras ocupantes do Fiat eram a estudante Rita de Cássia Vitorino, de 17 anos, filha de Francisca, e a viúva Sandra Alves Moreira, de 35 anos, igualmente moradora da Avenida Raul Barbosa em Amaniutuba, as quais tiveram apenas escoriações leves pelo corpo. O mesmo ocorreu com o vereador Antonio Romeiro além da suspeita de traumatismo craniano. Ele é comerciante e dono de uma fábrica de artefatos de barro. 

Na eleição passada, foi o último colocado no rol dos 13 vereadores eleitos quando obteve 582 votos pela coligação PR/PMN/PSB.

Fonte: Miséria

Fumaça preta sobe, e votações da manhã não elegem novo Papa


Os cardeais reunidos na Capela Sistina, no Vaticano, não conseguiram eleger o novo Papa nas duas eleições da manhã desta quarta-feira (13), segundo dia do conclave, na Capela Sistina. Outras duas votações estão marcadas para o período da tarde, após o almoço dos 115 cardeais eleitores na Casa de Santa Marta.

A fumaça preta se ergueu da chaminé da Capela Sistina, onde ocorre a reunião secreta dos cardeais, por volta das 11h40 locais (7h40 de Brasília), indicando que nenhum participante obteve a maioria de dois terços dos votos necessária para eleger o novo pontífice.

Mais duas votações devem ocorrer à tarde, após o almoço, e a expectativa é que nova "fumaça" se erga por volta das 19h locais (15h de Brasília).

Na única votação da véspera, também não houve nenhum cardeal com mais de 77 dos 115 votos possíveis.
Segundo os vaticanistas, a primeira votação serve para "colocar os nomes na mesa" e definir quais os cardeais que estão realmente na disputa.

Há oito anos, o agora Papa Emérito Bento XVI foi eleito no segundo dia do conclave, após a primeira votação da tarde.

Homem de 69 anos se enforca na ponte de um Rio na Bahia



O caso aconteceu na cidade de Teixeira de Freitas na Bahia e segundo o perito Bruno Melo, após análise no corpo da vítima, foi possível afirmar que trata-se de um suicídio. A vítima foi identificada como Edvaldo Franca dos Santos, 69 anos de idade.

Havia uma corda amarrada no pescoço do homem e na ponte. E o corpo estava a uma altura aproximada de 20 metros. Foi preciso acionar o Corpo de Bombeiros para retirar o corpo do local.


A vítima foi identificada como Edvaldo Franca dos Santos, 69 anos de idade. Os peritos encontraram um bilhete no bolso da vítima e certa quantia em dinheiro. Segundo o delegado Marco Antônio, no bilhete só tem alguns números de telefone de parentes e a descrição de algumas contas a pagar. Após a perícia o corpo foi removido ao IML para os exames de praxe. Um inquérito policial foi instaurado.

Medicamentos até 6,31% mais caros



Os medicamentos ficarão até 6,31% mais caros, de acordo com o teto da inflação no acumulado de 12 meses - de fevereiro a março -, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O aumento foi autorizado pelo Governo Federal, por meio do Conselho de Ministros da Câmara de Regulação de Medicamentos (Cmed), e publicado no Diário Oficial da União (Dou) de ontem.

A expectativa é que, até dia 30 de março, a Cmed oficialize os percentuais de reajuste, mas levam alguns dias para chegar ao consumidor final. O setor estima que serão autorizadas as altas de 6,31% para a categoria com maior concorrência; 4,51% para a intermediária e 2,70% para a com quase nenhuma concorrência. Se todos os produtos forem reajustados segundo o teto permitido, o reajuste médio seria de 4,59%.

Superintendência do Trabalho no CE confirma feriado no dia 25 de março

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará (SRTE-CE)  informou que vai obedecer ao feriado de 25 de março por se tratar de uma data magna estadual e que o trabalhador terá o direito de repouso neste dia. No dia 25 de março, é comemorado o fim da escravidão no Ceará. A data foi criada em 2011.

A Emenda Constitucional que instituiu o feriado foi aprovada pela Assembleia Legislativa em 1º de dezembro de 2011, sendo promulgada e publicada no Diário Oficial do Estado em 6 de dezembro de 2011.

No ano passado, a data caiu em um domingo e passou despercebida, segundo o deputado Lula Morais, autor do projeto. A SRTE-CE também afirmou que será concedida permissão para o trabalho no feriado de 25 de março de atividades constantes citadas no  Decreto n.º 27.048/49.

O mês de março de 2013 terá três feriados em um intervalo de duas semanas. Em 19 de março, é celebrado o Dia de São José, padroeiro estadual, e, no dia 29, a Sexta-Feira da Paixão, data em que os cristãos lembram a morte de Jesus Cristo.

Abolição

O estado do Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravidão, em 25 de março de 1884. Um anos antes, no dia 1º de janeiro de 1883, a Vila do Acarape, atual município de Redenção, a 55 Km de Fortaleza, libertou os escravos um ano antes da província do Ceará.

Eleitores facultativos devem participar de recadastramento biométrico




No Brasil, cerca de 14,4 milhões de eleitores de 450 cidades deverão realizar o recadastramento biométrico até maio do ano que vem. 

Para participar do processo é necessário procurar o cartório eleitoral e portar o título eleitoral.

O recadastramento deve ser realizado inclusive pelos eleitores facultativos que já tenham o título de eleitor.
Segundo o TSE, quem não se recadastrar terá o título cancelado.

No Ceará, 436,113 mil eleitores deverão participar do processo. O recadastramento biométrico será realizado nas cidades de Alcântaras, Aquiraz, Crateús, Forquilha, Ipaporanga, Juazeiro do Norte e Sobral.

Fernandinho Beira-Mar é condenado no Rio a 80 anos por crimes de 2002


O traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, foi condenado a 80 anos de prisão — a pena máxima — por crime de homicídio qualificado ocorrido em 2002. A sentença foi lida no início da madrugada desta quarta-feira (13), pouco depois das 0h30, pelo juiz Murilo Kieling, após ouvir decisão do júri presente no Tribunal de Justiça (TJ), no Centro do Rio, onde o julgamento foi realizado a partir das 14h de terça (12). Logo após o anúncio, o próprio Beira-Mar disse que vai recorrer.

Beira-Mar, de 45 anos, terá que cumprir a sentença inicialmente em regime fechado, segundo o juiz. A pena foi dividida em 30 anos por cada homicídio, dos também traficantes Antônio Alexandre Vieira Nunes e Edinei Thomaz Santos, e mais 20 anos por tentativa de homicídio, de Adaílton Cardoso de Lima, que sobreviveu. O criminoso teria ordenado os assassinatos de dentro da penitenciária de segurança máxima Bangu 1, onde estava preso na época. Os executores não foram identificados.

Segundo o TJ, antes do julgamento, as condenações de Beira-Mar apenas no Rio somavam 69 anos e meio de prisão. No total, considerando também outros estados, eram 120 anos. Com o veredito desta terça, a soma vai a 200 anos. O traficante está preso desde 2002.