sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Quixadá fará estréia contra o Fortaleza pelo Campeonato Cearense de 2015 em Iguatu

Faltando uma semana para o “Canarinho do Sertão”, como a equipe do Quixadá Futebol Clube é conhecida por sua torcida, estrear no Campeonato Cearense de 2015, contra a equipe do Fortaleza, a direção do clube do Sertão Central anuncia que a partida, programada para a noite da próxima quarta-feira, 14, será realizada no estádio Agenor Gomes de Araújo, o “Agenorzão”, em Iguatu. O Quixadá detém o mando de campo na primeira partida contra o “Leão do Pici” no primeiro turno da competição.

Segundo o diretor de Esportes do Canarinho do Sertão, Valmir Araújo, a intenção era realizar a estreia do clube no estádio Horácio Domingos de Sousa, o “Domingão”, em Horizonte, mais próximo para as torcidas dos dois clubes. Todavia, as taxas cobradas pela Prefeitura de Horizonte, responsável pela administração do estádio, foram consideradas elevadas. A prefeitura de Iguatu ofereceu seu parque esportivo sem despesas extras.

Atualmente a equipe do Quixadá está se preparando para o certame cearense na cidade de Alto Santo, na região jaguaribana, no Coliseu, como a praça de esportes daquela cidade ficou conhecida por sua arquitetura diferenciada, mas as obras ainda não foram concluídas. Esse também é o problema do estádio público de Quixadá, José Antônio de Lima, o “Abilhão”, como é mais conhecido. As reformas exigidas pela Federação Cearense de Futebol (FCF) ainda não foram concluídas. O “Abilhão” ainda não foi liberado para receber partidas do Estadual.

Vereador de Juazeiro sofre sequestro relâmpago


O vereador e ex-presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, Darlan Lôbo (PMDB), foi vitima de um sequestro relâmpago na noite desta quarta-feira, 7. Ele foi abordado por dois homens quando entrava na chácara de sua família.

Os criminosos mandaram o vereador ir para o banco de trás do seu veículo e o levaram, como refém, até a estrada que liga Barbalha à Missão Velha e o abandonaram na localidade Sítio Barreira, onde Darlan Lôbo pediu ajuda dos populares e ligou para a família.


Pela manhã desta quinta-feira, 8, ele prestou queixa, mas até o momento ainda não há informação dos bandidos com o carro da vítima.

Com Dilma, subida do Mínimo terá queda de 50%


Com a decisão de manter as atuais regras de reajuste, o ritmo de valorização do salário mínimo deve cair em mais de 50% do primeiro para o segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. Entre 2011 e 2014, o mínimo foi elevado em 2,9% ao ano, em média, acima da inflação –uma taxa já modesta se comparada às dos governos Lula e FHC.

Como a política em vigor vincula os ganhos à expansão da economia do país, a conjuntura desfavorável resultará em um aumento em torno de 1,2% ao ano entre 2015 e 2018, de acordo com as projeções mais consensuais no mercado.

Nesse cenário, a alta real do mínimo nos dois mandatos de Dilma dificilmente ficará muito acima dos 2%, em média, ante 4,7% no período de FHC e 5,5% no de Lula.

Em valores de hoje, é como se o piso salarial subisse dos atuais R$ 788 para R$ 807 dentro de três anos – o valor nominal, obviamente, será maior, devido à inflação.

Os cálculos não dependem de muita futurologia: a fórmula de reajustes, adotada desde o segundo governo Lula, estabelece ganhos equivalentes ao crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos antes, além da correção da inflação.

O aumento do próximo ano, portanto, será equivalente ao crescimento do ano passado. Há poucas dúvidas sobre a taxa, que deve ser algo entre 0% e 0,2%.

Ministério Público pede afastamento do Prefeito de Canindé


O Ministério Público Estadual através da Promotora de Justiça Lucy Antonelli ingressou com duas ações contra o prefeito de Canindé Francisco Celso Crisóstomo Secundino, do Partido dos Trabalhadores (PT).

Na primeira ação, a representante do MP pede o ressarcimento dos valores da Contribuição da Iluminação Pública que foram usados irregularmente pelo gestor municipal. A promotora requer ainda que Crisóstomo fique impedido de usar o recurso futuramente de maneira indevida.

A promotora entrou também com uma ação de  Improbidade Administrativa, com pedido de Liminar, requerendo o afastamento do Gestor Municipal, além do Secretário de Finanças Vicente Gomes e do Tesoureiro Antônio de Sousa Daniel, pelo fato do Município de Canindé ter desviado os recursos da taxa de iluminação.

As ações já foram distribuídas nas duas Comarcas de Canindé. A ação de improbidade administrativa está na mesa do juiz Paulo Sérgio dos Reis, titular da 2ª Vara da Comarca de Canindé, que deverá se pronunciar até esta sexta-feira.

Resultado do Enem 2014 será divulgado na próxima terça-feira

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 será divulgada na próxima terça-feira (13) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Para acessar o resultado, o estudante precisará do número de inscrição ou CPF e da senha criada na hora da inscrição.

Os estudantes já podem conferir o gabarito das provas desde o ano passado. A nota, no entanto, não considera apenas a contagem de acertos e erros. A correção é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que grande número dos candidatos acertaram será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.

A nota do Enem poderá ser usada para participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições poderão ser feitas de 19 a 22 de janeiro e do Programa Universidade para Todos (ProUni), com inscrições de 26 a 29 de janeiro. Além disso, o exame é usado para certificar o ensino médio, obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para participar do programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras. Em 2014, mais de 6,2 milhões de estudantes fizeram o exame nos dias 8 e 9 de novembro em mais de 1,7 mil cidades.

Campanha da Fraternidade 2015 – “Eu vim para servir”


Vem aí a Campanha da Fraternidade 2015, cujo tema já está definido: “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, com o lema “Eu vim para servir”.  O objetivo é buscar recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II. 

O texto base utilizado para auxiliar nas atividades da CF 2015 já está disponível nas Edições CNBB. O documento reflete a dimensão da vida em sociedade que se baseia na convivência coletiva, com leis e normas de condutas, organizada por critérios e, principalmente, com entidades que “cuidam do bem-estar daqueles que convivem”.