segunda-feira, 24 de março de 2014

Criança atropelada ao sair da escola em Iguatu e morre em Barbalha

Cruzamento onde aconteceu o acidente

A pequena Maria Klaiara do Nascimento Silva, de apenas cinco anos de idade, não resistiu aos ferimentos e faleceu neste final de semana na cidade de Barbalha. A jovem havia sido atropelada por um carro na última sexta (21) no cruzamento das Ruas José Custodio com Plácido Castelo em Iguatu.

A jovem regressava para casa após passar a manhã no Colégio Antônio Albuquerque no Bairro COHAB, quando foi atropelada por um carro modelo celta de cor preta e placas não anotadas. O condutor do veículo não permaneceu no local do incidente, fugindo sem prestar socorro à vítima.

Populares socorreram a criança ao Hospital Regional de Iguatu (HRI) e, logo em seguida, foi transferida para unidade de saúde do Santo Antônio na cidade de Barbalha.

Campanha no Facebook alerta insegurança em Fortaleza


O número alarmante da insegurança que atinge Fortaleza gerou indignação em muitos cearenses, que decidiram realizar uma campanha na rede social Facebook para boicotar o turismo na Capital.

A frase “Não venham passar férias em Fortaleza. Vocês correm perigo” se propagou rapidamente na rede e os pedidos vêm tanto de fortalezenses, como de moradores de cidades no Interior do Estado e de outras cidades fora do Ceará.

A mensagem provocou opiniões contrárias e o secretário estadual de Turismo, Bismarck Maia, rebateu a campanha com uma mensagem em sua página pessoal no Facebook.

“Estou vendo uma campanha na rede que convida as pessoas a não virem passar ferias em Fortaleza. Sabemos todos os brasileiros os problemas relacionados à segurança publica que estamos vivendo, sobretudo as regiões metropolitanas. Entendo no entanto que assassina é uma campanha que trabalha contra o seu próprio povo. O maior índice de novos empregos no nordeste é em Fortaleza, há quase 5 anos, pela força do turismo em toda nossa economia. Isto é politicagem barata e baixa, querendo atingir um setor do Governo Cid que é referencia no Brasil. Onde querem que os turistas passem ferias ?, Recife, Maceió, Salvador, ??? Ou Rio e Sao Paulo ??? Criminosos são aqueles que querem fazer politicagem sem pensar que podem tirar o pão e emprego de muitos cearenses. Vamos sim, enfrentar essa grave chaga de nossa sociedade que tem várias razões, juntas. Não vão conseguir o que querem, vão continuar na oposição por muito tempo”, publicou.

Vice-prefeito de Maracanaú se entrega à Polícia


O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura de Maracanaú, Carlos Eduardo Bandeira de Mello (PR), se entregou à Polícia na noite desse sábado e se encontra preso na Delegacia de Capturas, em Fortaleza.

Ele é acusado de comandar um esquema de fraude em licitações da ordem de R$ 47 milhões, realizadas nos últimos sete anos. Com o vice-prefeito, já são 11 pessoas presas na operação e outras quatro continuam foragidas.

A Justiça já decretou a prisão preventiva do vice-prefeito, antes ele estava com a prisão temporária decretada. Os demais, detidos na operação, estão com prisão temporária decretada, que foi prorrogada por mais cinco dias.

O esquema, revelado na última terça-feira (18) após operação do Ministério Público do Ceará (MP-CE) em parceria com as polícias Civil e Militar, aponta que Bandeira centralizava a atuação de quatro construtoras que se revezaram para se beneficiar de licitações em Maracanaú desde 2007.

SUS oferecerá teste rápido para diagnóstico da tuberculose

O Ministério da Saúde anuncia hoje (24), Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, a estratégia de implantação do teste rápido para diagnóstico da doença na rede pública e os novos números registrados no país.

A partir de agora será disponibilizado gratuitamente, na rede pública, o teste rápido para diagnóstico, com capacidade de detectar a presença do bacilo de Kock, causador da doença, em apenas duas horas.

O Gene Xpert, como é chamado o teste, também identifica se a pessoa tem resistência ao antibiótico rifampicina, usado no tratamento.

Em 2012, o Brasil registrou 70.047 novos casos de tuberculose.

A taxa de incidência da doença no mesmo período foi 36,1 para cada 100 mil habitantes.

Cid admite deixar o cargo para Ciro concorrer ao Senado‏

A 13 dias para o prazo de desimcompatibilização definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE),  o governador Cid Gomes admite deixar o cargo para que o irmão, Ciro Gomes, possa concorrer ao Senado.

A provável candidatura de Ciro foi discutida e quase definida na semana passada, durante a visita da presidenta Dilma Roussef ao Ceará.

No mesmo dia, durante reunião em Brasília com o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e a cúpula nacional do Pros, o assunto entrou em pauta.

Durante a reunião, Ciro foi convidado para integrar a coordenação geral da campanha a reeleição da presidenta Dilma Roussef.

Se o governador Cid Gomes, efetivamente deixar o cargo no dia 5 de abril, o vice-governador Domingos Filho assumirá pelos próximos nove meses.

A dúvida que paira no ar: Cid apoiará a canddiatura de Domingos à reeleição ou o nome do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque. Ou alguma chance para a surpresa: o lançamento da candidatura do senador Eunício Oliveira?

Cid Gomes não disputará nenhum cargo. Ele não pretende disputar uma vaga na Câmara Federal.