terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Prefeito Dr. Vilmar estará nesta quarta-feira (31) na Rádio Vale do Quincoê concedendo entrevista



No último dia do ano o prefeito Dr. Vilmar vai estar ao vivo no estúdio da Rádio Vale do Quincoê fazendo um balando do ano que está acabando. 

A entrevista será nesta quarta-feira, a partir de meio-dia, no programa Espaço Livre. Além do prefeito, os vereadores e secretários estarão presentes. 

Imperdível!

Cid Gomes anunciará novo piso para professores

Convidado para ocupar o Ministério da Educação no novo mandato da presidente Dilma Rousseff, o governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), já tem uma lista de prioridades que deverá por em prática nas primeiras semanas de janeiro. Cid esteve ontem em Brasília, onde se reuniu com o atual ministro da pasta, Henrique Paim, e parte da equipe do governo federal.

“Conversei com o Paim sobre algumas questões postas no calendário do Ministério. Na primeira semana depois da posse, será divulgado o reajuste do piso dos professores. Na segunda, o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), na terceira e quarta, abertura do Sisu (Sistema de Seleção Unificada)”, afirmou ao Broadcast Político.

De saída do governo estadual e de mudança para Brasília, Cid Gomes destaca como principal meta como ministro da Educação o debate sobre uma revisão da grade curricular do Ensino Médio. “Não será um currículo para todo o Brasil, mas vai procurar respeitar as questões regionais”, ressaltou.

A ideia, entretanto, já vem sendo trabalhada pelo ministro Henrique Paim, um dos defensores da flexibilidade do currículo de modo que o estudante não precise repetir o ano toda vez que for reprovado por uma ou duas disciplinas. No cerne das discussões dentro do governo, está a tentativa de se evitar a evasão escolar.

O futuro ministro da Educação, que toma posse no dia 1º de janeiro, também defendeu a redução do período de alfabetização. “Acredito que a alfabetização pode ser feita até os 7 anos e não 8, como é hoje”. No encontro que teve com a presidente Dilma no início do mês, quando foi convidado para o Ministério, a petista reforçou o pedido de atenção à ampliação da oferta de vagas em tempo integral.

Na campanha eleitoral deste ano, a então candidata à reeleição prometeu que a rede de educação em tempo integral irá atingir 20% das vagas na rede pública até 2018. Sobre outra promessa de Dilma, a criação de creches, Cid Gomes considerou que ela deverá ser cumprida até 2017. “Já foram contratadas 6.180 creches. Acho que dá para concluí-las nos dois primeiros anos”, afirmou.

Ao falar sobre a divisão dos ministérios entre os partidos, Cid Gomes considerou que não foi convidado pelo fato de ser um dos principais expoentes do Pros, mas pelo perfil de gestor. “Na medida que aceitei convite para assumir um ministério técnico, vou me abster de fazer comentários políticos. Mas fui convidado pela presidente, que tem lá suas preferências. Não foi por causa do Pros, que é muito pequeno. Não fui escolhido por uma questão partidária”, disse.

Cid Gomes também comentou sobre o futuro do irmão, Ciro Gomes, que chegou a ocupar o cargo de secretário de Saúde no governo do Ceará. “Ciro é a nossa maior liderança. Espero que ele assuma o papel de líder do partido. A informação que temos é de que vai trabalhar no setor privado. Mas queremos que ele aceite liderar o partido”.

Irmã do senador Eunício Oliveira sofre tentativa de assassinato


A ex-prefeita de  Lavras da Mangabeira, Dena Oliveira, irmã do senador Eunício Oliveira, e seu marido José Maria, foram vítimas de uma tentativa de assassinato nesta terça-feira (30). O autor do atentado é ex-motorista da política, conhecido como João Beato. O casal foi baleado, por volta das 14h30min desta terça.

Segundo o delegado titular da Delegacia Regional do Cedro, Osmar Borges, o acusado, mais conhecido como João Beato, entrou na residência do casal, cobrando um dinheiro que queria receber. Na discussão acabou entrando em luta corporal com José Maria, atirou contra o casal e depois se suicidou.

João Beato, praticou suicídio

As informações, segundo o delegado, foram repassadas por testemunhas e uma perícia foi ao local para iniciar as investigações. O casal foi levado para receber atendimento médico em Juazeiro do Norte, mas deve ser transferido para Fortaleza em um helicóptero. Segundo o delegado, eles não correm risco de morte.

Edenilda Lopes de Oliveira, conhecida como Dena Oliveira, é natural do distrito de Iborepi, no município de Lavras da Mangabeira, onde foi prefeita por dois mandatos, entre 2005 e 2012. Ela também é mãe do deputado Daniel Oliveira (PMDB).

Servidores do IJF aprovam greve por tempo indeterminado


Os servidores do Instituto Doutor José Frota (IJF) decidiram nesta terça-feira, 30, appos uma assembleia da categoria, paralisar as atividades por tempo indeterminado, a partir das 8h do próximo dia 6 de janeiro.

Para assegurar a prestação dos serviços básicos essenciais no atendimento à população, os trabalhadores deverão operar a partir do dia 6 em esquema de escala.

A categoria reclama a falta de comunicação entre a gestão Municipal e as representações sindicais, alegando que 33 projetos foram encaminhados com pedido de urgência e votados às pressas sem ter recebido as entidades para debater as reivindicações.

Posse da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Acopiara acontece nesta quinta-feira


O presidente eleito da Câmara Municipal de Acopiara, Jourdan Teixeira  enviou nota ao blog convidando a população para participar da solenidade de posse da nova mesa diretora da casa que acontece nesta quinta-feira, dia 1º de janeiro, a partir da 9h30min da manhã.

O evento será realizado na sede do poder legislativo localizado na avenida Paulino Félix, 557, centro.

Ex-prefeita de Lavras da Mangabeira (CE), Dena Oliveira e o seu esposo José Maria foram alvejados a bala pelo seu motorista que cometeu suicídio em seguida


O motorista da ex-prefeita de Lavras da Mangabeira, no Ceará, identificado apenas como João Beato cometeu suicídio após alvejar a ex-prefeita Dena Oliveira e o seu esposo José Maria com disparos de arma de fogo. 

O fato foi registrado há poucos instantes naquele município. Os dois foram socorridos as pressas ao hospital São Vicente e em seguida transferidos em estado grave para Barbalha.

Dena Oliveira e o seu esposo José Maria

Ninguém ainda explicou o que motivou a tragédia. Dena Oliveira é mãe do atual deputado estadual Daniel Oliveira e irmã do senador Eunício Oliveira.


Chove granizo em Acopiara: Fenômeno foi registrado através de fotografias


A cidade de Acopiara, hoje virou sul e choveu granizo. O fenômeno começou por volta das 3 horas da tarde na comunidade de Santo Antônio e depois foi a vez da sede da cidade. 


Foi possível perceber através da foto enviada pela jovem Milena Freitas, do distrito de Santo Antônio, a calçada está repleta de granizo e ela mesma fez questão de recolher algumas (bolinhas de gelo).

Será que realmente o sul vai virar norte e o norte vai virar sul?

Corpo de vice-prefeito de Lavras da Mangabeira (CE) foi sepultado após curto velório


O corpo do vice-prefeito de Lavras da Mangabeira Isac Aristides foi necropsiado na tarde desta segunda-feira (29) no Instituto Médico Legal de Iguatu e liberado por volta das 13h00.

Um tio dele, Mauá dos Santos Costa, fez o reconhecimento do corpo para que fosse liberado para sepultamento.

A causa de óbito não foi repassada à imprensa visto que somente um parente em primeiro grau pode receber a declaração de óbito.

O corpo do vice-prefeito foi velado por pouco tempo em uma igreja evangélica devido às condições de já ter sido encontrado em estado de decomposição e sepultado às 15h00 no distrito de Mangabeira, em Lavras.

Em até dez dias a Polícia Civil deverá divulgar o resultado das investigações tendo como embasamento o laudo do IML.

Acidente com ônibus da empresa Guanabara deixa uma pessoa morta e vários feridas no Piauí


Um grave acidente envolvendo um ônibus da empresa Guanabara deixou pelo menos seis pessoas gravemente feridas na cidade de Cristino Castro-PI, na BR 135 a mais de 25 km da sede do município nesta segunda-feira (29/12).

Segundo informações do comandante do GPM de Alvorada o acidente ocorreu depois das 16h15. O ônibus da empresa Guanabara seguia destino a Goiânia e levava 45 passageiros, em quanto no Renault Clio com placa do DF onde estava duas pessoas seguia em sentido contrario.

Segundo informações a colisão aconteceu em uma curva. Até o momento não se sabe o que levou ao acidentes.

Os feridos foram conduzidas para o Hospital Regional de Bom Jesus. O motorista do ônibus ficou preso as ferragens e juntos com cerca de outras 13 pessoas tiveram ferimentos leves. Já o motorista do Clio, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito ainda a caminho do hospital.

Raio mata 24 cabeças de gado em fazenda de Paraguaçu Paulista


Vinte e quatro cabeças de gado morreram após serem atingidas pela descarga elétrica de um raio na segunda-feira (29) em Paraguaçu Paulista (SP). Os animais estavam no pasto e, segundo o proprietário, o raio atingiu uma árvore que estava próxima.

Os galhos ficaram no chão após serem atingidos. Ainda segundo Paulo Roberto Gomes, o prejuízo é superior a R$ 50 mil, já que a carne do animal não pode ser aproveitada.

Prazo de recadastramento do INSS encerra hoje dia 30


Os aposentados e pensionistas do INSS que ainda não fizeram o recadastramento anual devem ficar atentos ao prazo. Como o expediente bancário ao público encerrará hoje dia 30, os segurados deverão comparecer às agências bancárias onde recebem o benefício até a terça-feira da próxima semana (dia 30) para realizar a prova de vida.  No último balanço divulgado pelo Ministério da Previdência Social (MPS) mais de 1 milhão de pessoas em todo o país  precisam se recadastrar. Em Pernambuco esse número totaliza 57.958 beneficiários. A partir de janeiro de 2015 será supenso o pagamento das aposentadorias e pensões dos segurados que deixaram de renovar a senha nos bancos. 

Para fazer o recadastramento é preciso o segurado do INSS comparecer à agência bancária onde recebe o benefício e apresentar um documento com foto (carteira de identidade, carteira profissional, passaporte, carteira nacional de habilitação). De acordo com Milton Moreno, assessor de gabinete da Superintendência do INSS no Nordeste, os segurados devem levar também o cartão e número do benefício para facilitar o atendimento. Ele destaca que todo o processo de recadastramento só poderá ser feito nos bancos, porque a senha  do beneficiário terá que ser validada.

Quem tiver dificuldade de locomoção poderá ser representado por um procurador. Neste caso, se o segurado for analfabeto é necessária uma procuração pública com a firma reconhecida no cartório. O beneficiário que sabe ler e escrever poderá acessar o site da Previdência Social e imprimir um formulário e preencher os seus dados e os dados do procurador.  O próximo passo é se dirigir até uma agência da Previdência Social (APS) para fazer o batimento da assinatura do procurador, cujo nome será inserido no sistema e comunicado ao banco.

Bancos irão fechar nesta quarta-feira (31)

Os bancos abrirão normalmente e realizarão todas as operações bancárias disponíveis ao público nessa terça-feira (30/12), em Acopiara e em todo Brasil. Contudo, este será o último dia útil do ano para as instituições financeiras, esclarece a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). 

Na quarta-feira (31/12), os bancos fecharão para realizar operações internas e balanços, explica a entidade. Portanto, não haverá atendimento ao público nas agências bancárias.

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nos dias 31 de dezembro e no feriado de 1º de janeiro, quando os bancos estarão fechados, poderão ser pagos na sexta-feira (02/01), sem a incidência de multa, afirma a Febraban.

Os vencimentos de tributos costumam vir com a data ajustada para o calendário de feriados. Conforme a Febraban, a população poderá utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias.

Palácio do Planalto anuncia os nomes de sete novos ministros

A Secretaria de Comunicação Social do Palácio do Planalto anunciou nesta segunda-feira, por meio de nota oficial, os nomes de sete novos ministros para o segundo mandato da presidente Dilma Rousseff.

São eles: Antonio Carlos Rodrigues (Transporte); Gilberto Occhi (Integração); Miguel Rossetto (Secretaria Geral); Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário); Pepe Vargas (Relações Institucionais); Ricardo Berzoini (Comunicações); e Carlos Gabas (Previdência).

O anúncio foi feito depois da chegada de Dilma da Bahia, onde a presidente passou os últimos quatro dias descansando, na praia da Base Naval de Aratu.

Agora, do total de 39 ministros, o Planalto já anunciou os nomes de 24 – faltam outros 15, a serem divulgados até a próxima quinta (1º), quando Dilma tomará posse para o segundo mandato (veja lista ao final desta reportagem).

Dos sete anunciados nesta segunda, cinco são petistas (Rossetto, Ananias, Vargas, Berzoini e Gabas). Gilberto Occhi, da cota do PP, é o atual ministro das Cidades – será transferido para a Integração Nacional. O Ministério dos Transportes continuará sob controle do PR, agora sob comando do vereador Antonio Carlos Rodrigues (PR), ex-presidente da Câmara Municipal de São Paulo e suplente da senadora Marta Suplicy (PT-SP).

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto (PT), que teve participação ativa na campanha de Dilma à reeleição, entrará no lugar de Gilberto Carvalho (PT). Pepe Vargas (PT-RS) substituirá Ricardo Berzoini (PT-SP), que vai para o Ministério das Comunicações, cujo atual ministro é Bernardo (PT-PR).

O senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) dará lugar a Carlos Eduardo Gabas, atual secretário-executivo do ministério, servidor de carreira do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e filiado ao PT.

Destroços de voo da AirAsia que sumiu são localizados


As autoridades da Indonésia confirmaram nesta terça-feira (30) que os destroços encontrados por um pescador no Mar de Java são do voo QZ-8501 da AirAsia, desaparecido desde o último último domingo (28) no horário local, noite de sábado (27) no Brasil. O Airbus A-320-200 levava 162 pessoas de Surabaia, na Indonésia, para Cingapura.

A Agência Nacional de Buscas e Resgate do país (Basarnas) afirmou que os pedaços da porta e de uma rampa de emergência da aeronave estavam a cerca de 10 quilômetros da última posição registrada pelos radares.

Cerca de 30 navios e 21 aviões de Indonésia, Austrália, Malásia, Cingapura, Coreia do Sul e Estados Unidos estão envolvidos nas buscas.

Mais de 40 corpos já foram recuperados do mar, informou um porta-voz da Marinha. O trabalho é feito por equipes a bordo de um navio de guerra.

Além disso, um avião militar detectou uma “sombra” no fundo do oceano, que pode corresponder ao avião desaparecido. “Um Hércules da Força Aérea achou um objeto descrito como uma sombra no fundo do mar com a forma de um avião”, disse Bambang Soelistyo, chede da Basarnas.

O Ministério das Comunicações da Indonésia (Kemenhub) afirmou que o logotipo da companhia asiática foi identificado em alguns dos objetos localizados no mar, conforme o jornal local "Detik".

As partes do avião estão no estreito de Karimata, que separa as ilhas de Bornéu e Belitung, próximo de uma base aérea que serviu como ponto de decolagem para os aviões que participam da operação internacional de busca e resgate.

Fotos de corpos flutuando no mar foram transmitidas pela televisão e parentes de passageiros reunidos em um centro de crise em Surabaya choravam com as mão na cabeça. Segundo um repórter da Reuters, algumas pessoas entraram em colapso em meio ao choro e foram socorridas.

"Vocês têm de ser fortes", disse a prefeita de Surabaya, Tri Rismaharini, ao confortar familiares das vítimas. "Eles não são nossos, eles pertencem a Deus."

A confirmação ocorreu horas depois de as autoridades divulgarem que um pescador tinha encontrado vários objetos no Mar de Java. Helicópteros e navios foram enviados ao local para recuperá-los e determinar sua procedência.