quarta-feira, 11 de março de 2015

Justiça mantém pedido de prisão contra vereador “Zé de Amélia”

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) manteve, nesta terça-feira (10), mandado de prisão contra o vereador José Duarte Pereira Júnior, conhecido como “Zé de Amélia”. Ele é acusado de cometer crimes contra administração pública no Município de Juazeiro do Norte, distante 535 km de Fortaleza.

Na decisão, a relatora do caso, desembargadora Maria Edna Martins, destacou que a gravidade dos fatos "ampara a medida extrema para a garantia da ordem pública e da ordem econômica”. 

O político, que está foragido, teve a prisão preventiva decretada em 19 de dezembro de 2014, pelo Juízo da 2ª Vara Criminal de Juazeiro do Norte, após apresentação de denúncia do Ministério Público do Estado (MP/CE).

Segundo o MP/CE, o vereador seria responsável pelos crimes de ordenação de despesas ilícitas, aumento de despesa total com pessoal ilícita, falsidade ideológica, associação criminosa, uso de documento falso, peculato e lavagem de dinheiro. Ainda de acordo com a denúncia, os delitos teriam sido praticados no exercício financeiro dos anos de 2011 e 2012.

Cid Gomes é internado no Hospital Sírio-Libanês


O ministro da Educação, Cid Gomes, passou mal subitamente e foi internado na noite de ontem no hospital Sírio-Libanês em São Paulo. Conseqüentemente, está cancelado seu depoimento, marcado para hoje, na Câmara — no qual explicaria sua recente declaração de que a Casa tem “uns 400, 300 achacadores”.

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), havia notificado o ministro da Educação, Cid Ferreira Gomes, para que responda, no prazo de dez dias, querendo, à interpelação judicial com pedido de explicações apresentada pelo deputado federal Raul Jungmann (PPS/PE). A notificação foi expedida nessa terça-feira (10).

Cid foi convocado, ainda, para prestar esclarecimentos na Câmara Federal sobre as declarações. A ida de Cid à Câmara estava marcada para esta quarta-feira, a partir das 15 horas, mas as lideranças do Governo Dilma tentavam adiar a convocação em uma tentativa de diminuir o clima de tensão entre base parlamentar e Palácio do Planalto.

Segundo o deputado pernambucano, tais afirmações “poderiam configurar, em tese, o crime de injúria”, previsto no artigo 140 do Código Penal, por se tratar se acusação genérica, sem explicar quem são os “300 ou 400 deputados federais”.

Ao analisar a interpelação, o ministro Celso de Mello salienta a competência penal originária do STF para processar pedido de explicações em juízo contra ministro de Estado, formulado com apoio no artigo 144 do Código Penal, uma vez que se trata de autoridade com prerrogativa de foro no Supremo Tribunal Federal.

Mais um acidente envolvendo Ônibus da Guanabara entre os municípios de Farias Brito e Várzea Alegre (CE)


Um ônibus da empresa de transporte Guanabara novamente se envolveu em um acidente de trânsito nas proximidades do município de Várzea Alegre. A colisão frontal entre ônibus e um caminhão aconteceu na noite desta terça-feira, 10, no KM 90 da BR 230, próximo a localidade da Vaca Morta.

Segundo informações preliminares da Polícia Militar, o motorista do ônibus ficou preso às ferragens.


Ele foi socorrido ao Hospital de Várzea Alegre por uma equipe do UOP de Icó. O condutor do caminhão também foi socorrido a unidade hospitalar com ferimentos mais leves.

Não houve ferido entre os passageiros. Eles foram direcionados para outro ônibus da empresa. A polícia investigará as causas do acidente. Não há informações, até o momento, sobre o estado de saúde dos motoristas envolvidos. 

Dupla assalta agência dos Correios e foge de motocicleta


Na tarde desta terça-feira, 10, por volta das 15 horas, dois homens armados invadiram e assaltaram a agência dos Correios de Senador Pompeu. Conforme informações da Polícia, a dupla surpreendeu os funcionários os quais foram obrigados a deitarem no chão e roubou o dinheiro dos caixas. Os criminosos fugiram numa motocicleta de cor preta.

O sistema interno de vídeo da agência registrou toda a ação dos assaltantes. Através delas a Polícia pretende identificar e prender os criminosos. Mesmo assim equipes da Polícia continuavam realizando diligências na região a procura da dupla. A gerência da unidade dos Correios não informou o valor roubado. No momento do assalto não havia mais ninguém na agência.

Acopiara começa a se preparar para ganhar um novo Hospital Geral


A Prefeitura Municipal de Acopiara recebe oficialmente da Justiça, nesta quarta-feira (11), o Hospital Geral Suzana Gurgel do Vale.

O promotor de Justiça da Comarca de Acopiara, Dr. Naelson Barros Marques Júnior deve participar do ato ao lado do prefeito Dr. Vilmar. 

A unidade foi fechada há mais 5 anos pela ex-administração municipal que na época alegava não possuir condições financeiras para mantê-lo em pleno funcionamento. 

Na tarde de ontem (10) o prefeito acopiarense reuniu uma equipe e visitou as instalações da unidade. Grande parte do prédio está deteriorado e precisa passar por uma ampla reforma. 

Os equipamentos e o mobiliário precisam ser trocados ou passarem por manutenção.  

No programa Acopiara Urgente do próximo sábado, 14, na Rádio Vale do Quincoê o prefeito Dr. Vilmar vai falar sobre a reabertura do hospital e os serviços que serão oferecidos no mesmo.