quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Ex-gerente de operações do Banco do Brasil de Acopiara condenado a 630 anos de prisão

Agência do Banco do Brasil de Acopiara

O juiz de Direito, David Fortuna da Mata, condenou três acusados de envolvimento em um golpe milionário que resultou no desvio de dinheiro de correntistas e poupadores (pessoas físicas e jurídicas) na agência do Banco do Brasil, nesta cidade, na região Centro-Sul do Ceará. O ex-gerente operacional, Cleone César Bezerra Piancó, foi condenado a 630 anos de reclusão; e o ex-gerente geral, Deusimar Alves Cavalcante, a 92 anos de prisão. A ex-funcionária da Prefeitura, Antônia Marlúcia Gonçalves de Lima, foi condenada a 106 anos de reclusão.

A sentença do magistrado foi concluída nesta quarta-feira, dia 3.  O golpe foi estimado em mais de R$ 3 milhões e foi descoberto depois de uma investigação da Polícia Civil com o apoio do Ministério Público de Acopiara e da Justiça. Os crimes contra os correntistas começaram a ser aplicados há pelo menos quatro anos. Em 2013, os ex-gerentes, Cleone Piancó e Deusimar Cavalcante foram presos.

De acordo com as investigações, foram 33 vítimas do golpe, dentre pessoas físicas e jurídicas. Na sentença, o juiz David Fortuna da Mata individualizou cada condenação. Cleone Piancó foi condenado a 630 anos e 29 dias de reclusão, além de 19.181 dias-multa. O réu foi apenado por prática de crimes de peculato, apropriação, falsificação de documentos particulares e públicos e lavagem de capitais.

Segundo a decisão judicial, Piancó deve permanecer preso em regime fechado. Na sentença, o juiz demonstra que os crimes foram premeditados, houve abuso de confiança, as vítimas não concorreram para a prática delituosa e houve efetivo dano à imagem do Banco do Brasil. Cleone teria manipulado de forma fraudulenta diversas contas bancárias, realizando transferências, saques e contraindo empréstimos, sem autorização das vítimas.

A ex-funcionária da Prefeitura de Acopiara, do setor pessoal, Antônia Marlúcia Gonçalves de Lima, foi condenada a 106 anos e dois meses de reclusão e ao pagamento de 3160 dias-multa, por prática de crimes de falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema de informações, peculato-furto e lavagem de capitais. De acordo com as investigações, a ex-funcionária da Prefeitura fornecia documentos de servidores que possibilitaram a concessão de falsos empréstimos, abertura de contas e desvio de recursos de financiamentos forjados. A ré obteve o direito de recorrer em liberdade.

O juiz de Direito condenou o ex-gerente geral, Deusimar Alves Cavalcante, por ter sido omisso na prática dos diversos crimes cometidos por Cleone Piancó. Durante as investigações, Cavalcante também teve prisão preventiva decretada, mas agora o magistrado concedeu o direito dele responder em liberdade.

Na sentença, o juiz David Fortuna da Mata considerou que a atuação do réu Cleone César Bezerra Piancó foi gravíssima diante da premeditação, da complexidade dos procedimentos adotados, com intuito de não deixar vestígios das infrações, emprego de falsificação de documentos públicos, captura de senhas funcionais dos colegas, peculato, furto e lavagem de capitais. A decisão é de primeiro grau e cabe recurso aos condenados.

O magistrado absolveu os réus, funcionários da agência do Banco do Brasil, Francisco Assis de Souza Júnior, Maria Pereira de Souza, Francisco Érico Macedo Maurício, Adriana Cristina Gomes de Araújo, Antonio Pereira Júnior, Francisco Moreira Gurgel, Henrique Gurgel Filho, Janaína Félix Diógenes Pinheiro, Maria Verônica Felipe de Morais, Regina Célia Vieira de Lima, Sandra Maria Bezerra Domingues, Vanderley Vitoriano de Oliveira, Vinícius Pereira de Oliveira, Wellington Alves Gurgel e Jansen Nogueira dos Reis de todas as imputações contidas na denúncia. Dessa forma, todos foram inocentados.

“Apesar de todos os constrangimentos suportados, a verdade real foi restabelecida, com farta documentação colhida, testemunhas e provas periciais, demonstrando que os demais suspeitos eram inocentes e vítimas da situação perseguida por Cleone”, disse o advogado criminalista Fabrício Moreira, que representou a maioria dos acusados, que foram inocentados em sentença da comarca de Acopiara.

Suspeito de decapitações era calado e gostava de cães, dizem vizinhos


Um rapaz discreto, calado, que gostava de cachorro, tinha poucos amigos e era extremamente educado. Esse é o perfil traçado pelos vizinhos de Jhonatan Lopes de Santana, de 23 anos, suspeito de ter matado seis pessoas e ferido gravemente outra. Os crimes chocaram quem conhecia a família.  Com medo de ataques, mãe, pai e irmão, deixaram a residência, no Botujuru, em Mogi das Cruzes.

Quatro pessoas foram decapitadas em Mogi das Cruzes e uma em Poá. O jovem foi preso na quarta-feira (3) e, segundo a polícia, confessou seis homicídios. Em um dos casos não houve decapitação. A vítima foi esfaqueada. De acordo com a polícia, uma prima do suspeito registrou um ataque do jovem ao seu filho de 3 anos. 

A agressão teria acontecido no sábado (29) e ela afirma que Jhonatan tentou enforcar o menino. De acordo com o delegado seccional Marcos Batalha, ele atacava com golpes de machadinha na cabeça e depois decapitava as vítimas. Em depoimento, segundo a polícia, Jhonatan disse que alvo eram usuários de crack e moradores de rua, mas algumas das pessoas mortas seguiam para o trabalho quando foram atacadas.

Grupo explode agência bancária em Pedra Branca durante madrugada

Mais uma tentativa de assalto contra bancos foi registrada na madrugada desta quinta-feira (4), desta vez no município de Pedra Branca, distante 262km de Fortaleza. Segundo informações da Polícia Militar (PM), cerca de 8 homens armados de pistola renderam dois vigilantes de rua e explodiram a agência bancária do Bradesco da cidade.

Três caixas eletrônicos foram explodidos e a fachada do estabelecimento bancário ficou totalmente destruída. Apesar explosão, os homens não conseguiram levar o dinheiro do banco. Ninguém saiu ferido.

Após a ação, que durou aproximadamente 20 minutos, os homens fugiram em um Corolla preto em direção à rodovia BR-222. O carro foi tomado de assalto de um empresário local e abandonado posteriormente pelo grupo na localidade do Olho D'Água. Informações locais dão conta que outras pessoas deram cobertura durante a tentativa de assalto.

Uma equipe da Força Tática de Apoio (FTA) de Crateús, policiais de Tauá e uma viatura da PM de Quixadá, comandada pelo sargento Pinheiro, estão realizando buscas nas regiões próximas à ocorrência para tentar capturar o grupo. Até esta manhã ninguém havia sido preso.

Este foi o 51º ataque a estabelecimentos bancários do Ceará no ano, sendo o 26º com uso de explosivos. O último ocorreu na segunda-feira (1º), no município de Pacoti.

Subtenente nega ter matado o filho e acusa a esposa

O subtenente do Exército Brasileiro (EB) Francilewdo Bezerra Severino, preso desde o último dia 11 suspeito de agredir a esposa, matar o filho envenenado e atentar contra a própria vida,  negou todas as acusações e apontou a esposa, Cristiane Renata Coelho Severino, como autora dos crimes. "Nunca faria isso com meu filho", disse, por telefone.

O militar, que teve ontem revogada a prisão preventiva, permanece internado em um apartamento do Hospital Geral do Exército, em Fortaleza, pois ainda se recupera da ingestão do agrotóxico proibido conhecido como chumbinho.

Emocionado, o subtenente chorou em diversas ocasiões. Sobre a principal acusação, a da morte do filho de nove anos, Lewdo Ricardo Coelho Severino, que era autista, o militar foi enfático.

"Eu não teria coragem de tirar a vida do meu filho. Não foi à toa que tatuei o nome dele no meu braço. Eu não teria coragem de matá-lo de forma tão covarde", disse, chorando. Francilewdo apontou a esposa como autora do crime, frisando que na casa não havia ninguém além dos quatro integrantes da família, incluindo aí o outro filho do casal, de cinco anos.

"Que me lembre, quando estava lúcido, só estávamos nós quatro. Só teria uma pessoa para fazer isso. Eu estava envenenado, não tinha condições. Só pode ter sido ela, ou então outra pessoa entrou na casa", disse. Quanto à culpa por ele atribuída à esposa, o militar cobrou ação da Justiça para garantir que a mulher seja punida.

"Quero que a justiça seja feita. Se ela precisa ser presa, que seja presa. Se ela precisa ser tratada, que ela seja tratada. Ela não pode ficar impune naquilo que ela fez", afirmou.

Outro momento que fez o subtenente chorar foi a lembrança do filho caçula do casal, que foi levado por Cristiane a Recife. "A única notícia que tive foi do advogado, dizendo que o conselho tutelar está acompanhando a segurança dele lá. Não sei (como o menino está), e isso me deixa muito apreensivo, pois é o filho que Deus me deixou pra cuidar e não posso ficar longe".

Francilewdo disse, ainda, que "nunca ouviu falar" da existência do suposto amante de Cristiane, bem como a julgava "bastante atenciosa" com o filho morto, que era "muito ligado a ela".

Cid teria recusado Ministério da Educação


O portal de notícias UOl revelou, na noite desta quarta-feira, que o governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), foi convidado para assumir o ministério da Educação no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff , mas teria declinado do convite. A reportagem é assinada pela jornalista Cátia Seabra. Cid, de acordo com a informação, se mantém firme na disposição de ir passar uma temporada nos Estados Unidos.

O UOl destaca, ainda, que, segundo a assessoria do governador, Cid está decidido passar um ano em Washington, nos Estados Unidos, onde assumirá cargo em uma consultoria do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A recusa cria embaraço para o governo já que Cid havia sido escolhido para a pasta devido ao seu desempenho do governo, não devido ao seu partido. O Pros, com apenas 10 deputados, não tem tamanho para assumir uma pasta da magnitude da Educação. Cid estava nos Estados Unidos na sexta-feira (29), quando Dilma participou da reunião da cúpula petista, em Fortaleza.

Tentativa de homicídio a bala em Acopiara


O plantão de polícia registrou nessa quarta-feira(03), na avenida Pedro Alves (Antiga Farias Brito), próximo a agência do Bradesco, uma tentativa de homicídio. A vítima foi identificada apenas como Fafá da Vila Pedreiras, aproximadamente 40 anos, alvejado com dois disparos de arma de fogo.

O SAMU fez o socorro do rapaz ao hospital Júlia Barreto. Após os primeiros procedimentos o mesmo foi transferido para o Hospital Regional de Iguatu. O motivo e autor do crime ainda são desconhecidos.

Aposta do RJ acerta Mega-Sena e leva prêmio de R$ 3,7 milhões

Uma aposta única do Rio de Janeiro acertou as seis dezenas da Mega-Sena, levando um prêmio de R$ 3.748.248,31. 

O sorteio do concurso de número 1.658 foi realizado nesta quarta-feira (3), em Osasco (SP). O próximo concurso, que acontece no sábado (6), tem prêmio estimado em R$ 3 milhões.

Veja as dezenas: 07 - 11 - 19 - 23 - 40 - 49

A quina teve 110 acertadores, que levaram prêmio de R$ 18.497,85 cada um. Além disso, houve 7.011 ganhadores na quadra, que rendeu R$ 414,60.

PM pode ser expulso após tirar fotos com cinco jovens nuas em viatura


Fotos que mostram um grupo de mulheres posando nuas e seminuas ao lado de um policial e sobre uma viatura da Polícia Militar Ambiental começaram a circular pelas redes sociais na noite desta quarta-feira (3). Apesar do veículo estar parcialmente coberto, ele foi identificado como pertencente ao 3° Batalhão de Polícia Ambiental, que atende cidades do litoral de São Paulo como Guarujá, Bertioga e Ubatuba, até o limite com o Estado do Paraná. As identidades do policial e das jovens ainda são desconhecidas.


Nas imagens, é possível ver cinco jovens nuas fazendo diversas poses em cima de uma pick-up e acompanhadas de um policial militar fardado. A placa da viatura está coberta com um pano, assim como outros detalhes, mas os artifícios não são suficientes para descaracterizar o veículo oficial.

Por meio de nota, a Polícia Militar afirma que tomou ciência dos fatos e que irá apurá-los com o máximo rigor. O policial militar, sendo identificado, irá responder a um processo administrativo exoneratório, que poderá acarretar em sua expulsão da instituição.

Acidente com ônibus deixa mortos e feridos na Região Central de Minas


Um acidente com um ônibus de turismo deixou cinco pessoas mortas e 24 feridas na madrugada desta quinta-feira (4) no km 344 da BR-381, em Bela Vista de Minas, na Região Central do estado, segundo as informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Inicialmente, a corporação havia divulgado um número de 17 feridos.

Ainda de acordo com a polícia, o veículo caiu de uma ribanceira de cerca de 50 metros. A PRF informou que os feridos, entre eles o motorista, foram levados para o Hospital de João Monlevade, na mesma região. Os corpos das vítimas também foram levados para o município.

Conforme a polícia, o ônibus de turismo havia saido de Ribeira do Pombal (BA) e viajava em direção a São Paulo (SP).