segunda-feira, 11 de julho de 2011

Crime misterioso em Catarina

Na madrugada dese Segunda(11), funcionários do hospital de Catarina ligaram para a Polícia Militar informando que um homem dera entrada lesionado a facadas e que veio a óbito por não ter resistido à
gravidade dos ferimentos.

A vítima foi Antônio Marcos Furtado de Araújo, 20 anos, amasiado,agricultor, natural de Aiuaba e que residia na vila Lagoinha, em Catarina/CE.

O motorista da ambulância do hospital acima mencionado se preparava para viajar até Fortaleza, quando avistou o corpo da vítima caído ao solo, na rua 15 de Novembro, no centro de Catarina. A vítima,que apresentava um ferimento no tórax e outro no pulso esquerdo, ainda foi socorrido mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e veio a óbito. A Polícia Militar diligencia no intuito de chegar à autoria do
crime.

Mulher é presa após tentar entrar na Cadeia Pública de Iguatu com 148 comprimidos na genitália

Na tarde deste domingo, 10, por volta das 13h, policiais militares efetuaram uma apreensão de drogas na Cadeia Pública da cidade de Iguatu.

O fato ocorreu durante o horário de visita aos detentos. A guarnição flagrou a doméstica Juliana Oliveira Correia, de 27 anos, com a quantidade de 148 (cento e quarenta e oito) comprimidos psicotrópicos, (Rivotril).

A droga estava em um embrulho plástico escondido na genitália da infratora, que tentou adentrar na referida cadeia para visitar o seu marido o detento José Cristiano.

A doméstica foi presa, juntamente com a substancia alucinógena, sendo conduzida para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu para a lavratura do flagrante.

Calendário oficial é estabelecido pelo TSE


O Diário Eletrônico da Justiça Eleitoral divulgou a íntegra do calendário das eleições de 2012, aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Alguns prazos já haviam sido divulgados, inclusive pelo Diário do Nordeste, mas somente na última semana foi publicada a íntegra da Resolução relatada pelo ministro Arnaldo Versiani.

Como a maioria dos prazos são estabelecidos de conformidade com o Código Eleitoral e a Lei das Eleições são pequenas as diferenças em relação ao calendário do pleito de 2010, tratando-se apenas de ajustes em relação às características das eleições e as datas das votações.

Mesmo assim, algumas novidades e alterações podem ser observadas, embora sem relevância significativa para 2012. Este é o caso, por exemplo, do prazo estabelecido para o julgamento de todas as prestações de contas de campanha. No calendário das eleições de 2010 constava que todas as prestações de contas de candidatos não eleitos deveriam ser julgadas pelos tribunais regionais eleitorais até o dia 30 de junho de 2011. Para as eleições do próximo ano esse prazo foi ampliado em um mês, 31 de julho de 2013.

Várias novidades foram introduzidas para o mês de janeiro do ano seguinte ao da eleição. No calendário das eleições de 2010 não consta nenhum prazo para o mês de janeiro de 2011, mas o calendário das eleições do próximo ano determina sete prazos para 15 de janeiro de 2013 e outros dois para o dia 16.

Os prazos determinados para o dia 15 de janeiro de 2013 são os seguintes: "1. Data a partir da qual não há mais necessidade de preservação e guarda dos documentos e materiais produzidos nas eleições de 2012, dos meios de armazenamento de dados utilizados pelos sistemas eleitorais, bem como as cópias de segurança dos dados, desde que não haja recurso envolvendo as informações neles contidas. 2. Data a partir da qual os sistemas utilizados nas eleições de 2012 poderão ser desinstalados, desde que não haja recurso envolvendo procedimentos a eles inerentes. 3. Último dia para os partidos e coligações solicitarem os arquivos de log referentes ao Sistema Gerenciador de Dados, Aplicativos e Interface com a Urna Eletrônica".
Além destes constam ainda: "4. Último dia para os partidos políticos e coligações solicitarem cópias dos boletins de urna e dos arquivos de log referentes ao Sistema de Totalização. 5. Último dia para os partidos políticos solicitarem formalmente aos Tribunais Regionais Eleitorais as informações relativas às ocorrências de troca de urnas. 6. Último dia para os partidos políticos ou coligação requererem cópia do Registro Digital do Voto. 7. Último dia para a realização, após as eleições, da verificação da assinatura digital e dos resumos digitais (hash)".

Prefeito afastado é alvo de nova denúncia


Preso preventivamente, afastado do cargo, denunciado criminalmente pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal, e ainda, em vias de ser expulso do Partido dos Trabalhadores (PT), o prefeito afastado de Senador Pompeu (a 275Km de Fortaleza), Antônio Teixeira de Oliveira, 46, poderá sofrer uma nova acusação nesta semana.

Em mãos do MP estão documentos que comprovam a ligação da gestão de Teixeira com um esquema criminoso cujo principal acusado é o ex-prefeito do Município de Tianguá, Gilberto Moita, o ´Gil Moita´, que a exemplo de Teixeira, também está atrás das grades.

A ligação da Prefeitura de Senador Pompeu com ´Gil Moita´ está em documentos que comprovam a contratação pela gestão de Teixeira de serviços de transporte junto às empresas ´R.T.S. de Souza Locação´ e ´Ética Construções, Locações e Eventos Ltda´, nos exercícios de 2008, 2009, 2010 e 2011.

Contratos

Os contratos teriam como objetivo o oferecimento de transportes para profissionais de saúde e pacientes do Programa Saúde da Família (PSF), e transporte escolar para alunos do Ensino Fundamental. A primeira empresa, foi alvo, recentemente, de uma operação da Polícia Civil e do Ministério Público Estadual nos Municípios de Tianguá, Santana do Acaraú, Ubajara e Fortaleza. O objetivo era desmantelar a quadrilha que, segundo as autoridades, seria chefiada pelo ex-prefeito de Tianguá, Gil Moita.

Ele e seus dois filhos, além de empresários e outros acusados tiveram prisão preventiva decretada pela Justiça, há duas semanas, a pedido do MP que comprovou uma teia de fraudes em esquema de licitações irregulares para a contratação de veículos por prefeituras.

Até então, o Município de Senador Pompeu não estava no elenco daquelas prefeituras investigadas por terem que firmado contratos com o esquema fraudulento de Gil Moita. No entanto, na semana passada, foram descobertos documentos comprometedores desta ligação. A papelada já está em poder da Promotoria de Justiça do Município de Senador Pompeu e será também analisada pela Procuradoria de Combate aos Crimes Contra a Administração Pública (Procap).

Adulteração

Planilhas de contratos indicam que a fraude estaria concentrada na adulteração da quilometragem dos percursos percorridos pelos veículos contratados por Antônio Teixeira para servir à Prefeitura de Senador Pompeu. A adulteração seria uma forma de superfaturar os valores nos contratos com as empresas que forneceriam os veículos.
Além das investigações no âmbito estadual (Procuradoria Geral da Justiça e Tribunal de Justiça), Teixeira agora também está denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF), através da Procuradoria da República no Município de Limoeiro do Norte, por crime de improbidade administrativa. Além dele, são réus no processo o ex-secretário de Desenvolvimento Rural e do Meio Ambiente de Senador Pompeu, Miguel Alves de Almeida; e a direção da empresa ´Athos Construções Ltda´, antiga ´Virga Construções Ltda´.

Segundo a denúncia do MPF, houve fraude na execuções de obras para a construção de barragens nas localidades de Amanaju, Jenipapeiro e Xavier, com verbas federais mediante repasse de verbas no valor de R$ 303 mil pelo Ministério da Integração Nacional.

O dinheiro foi repassado à Prefeitura, que, por sua vez, contratou a empresa através de processo licitatório. O MPF pediu, no último dia 28 de junho, a indisponibilidade dos bens de Antônio Teixeira e dos demais implicados no caso.

Flamengo bate o Fluminense e chega à quarta vitória consecutiva: 1 a 0


Em um clássico marcado pelo grande número de passes errados (90), chances perdidas e lances polêmicos, o Flamengo foi mais eficiente do que o Fluminense e venceu por 1 a 0, neste domingo, no Engenhão. O autor do gol que manteve o Rubro-Negro na vice-liderança do Campeonato Brasileiro foi Willians, de cabeça.

O Fla chega à quarta vitória seguida e tem agora 19 pontos, três a menos do que o líder Corinthians. O Flu, que foi superior em boa parte do jogo mas perdeu diversas chances, permanece com 12 pontos e agora ocupa a nona posição.

No próximo sábado, pela décima rodada, o Fluminense vai até o Couto Pereira enfrentar o Coritiba, às 18h30m. No domingo, às 16h, o Flamengo enfrenta o Palmeiras de Kleber e Luiz Felipe Scolari no Pacaembu.

Resultados do final de semana:

(Saba) São Paulo 2 x 1 Cruzeiro Morumbi

(Saba) Vasco 2 x 0 Internacional-RS São Januário
(Saba) Atlético-PR 0 x 0 Avaí Arena da Baixada
(Dom) Bahia 1 x 1 Botafogo-RJ Pituaçu
(Dom) Fluminense 0 x 1 Flamengo Engenhão
(Dom) Atlético-GO 0 x 1 Corinthians Serra Dourada
(Dom) Grêmio 2 x 0 Coritiba Olímpico
(Dom) Figueirense 1 x 1 Ceará Orlando Scarpelli
(Dom) Atlético-MG 2 x 0 América-MG Arena do Jacaré
(Dom) Palmeiras 3 x 0 Santos Pacaembu