segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Improbidade administrativa: Prefeito de Acopiara é penalizado mais uma vez


O juiz de Direito titular da 1ª Vara da comarca de Acopiara, Antônio Cristiano de Carvalho Magalhães, deferiu, no dia 26, uma ação civil pública por ato de improbidade impetrada pelo Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça Daniel Isídio de Almeida Júnior, determinando que o Município de Acopiara apresente, no prazo de oito meses, o projeto de construção, inicie, conclua as obras de construção do abrigo na modalidade Casa-Lar para crianças e adolescentes em estado de risco e apresente termo de entrega da obra, com imediata entrada em funcionamento.

Em seu despacho, o magistrado impôs multa mensal no valor de R$ 20 mil, limitada a R$ 200 mil, sem prejuízo de eventual e cumulativo de bloqueio de valores se não houver o cumprimento da obrigação de fazer após o prazo assinado, em favor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos e Coletivos do Estado do Ceará. Segundo o juiz, a fixação de multa diária e bloqueio de valores do erário são medidas de apoio inerentes ao procedimento executivo, cujo objetivo precípuo é garantir a obtenção mais pronta possível do bem da vida que se busca com o provimento judicial.

De acordo com a petição inicial, o Promotor de Justiça havia pedido liminar, requerendo que o réu fosse compelido a incluir em orçamento do ano de 2009 previsão para construção do referido abrigo. A liminar foi concedida, mas o município ofereceu contestação. Para o juiz, a questão de mérito dispensou a produção de prova em audiência, promovendo o julgamento antecipado da causa. Com efeito, o magistrado pode e deve exercer juízo crítico e aceitar como suficientes as provas documentais apresentadas, dispensando outras, quando a tendência é que a lide seja julgada antecipadamente.

Ante o princípio constitucional da prioridade absoluta que diz ser “dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”, argumentado por Daniel Isídio, o juiz condenou o município a incluir em orçamento previsão orçamentária necessária e suficiente para garantir a criação, existência e manutenção de abrigo na modalidade Casa-lar nos moldes e requisitos exigidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para crianças e adolescentes em situação de risco, com um mínimo de 15 vagas e com obediência, no funcionamento, bem como equipá-lo e lotá-lo com o corpo de profissionais mínimos (coordenador, psicólogo, assistente social, educador residente e auxiliar de educador).

Voto de nordestino acende preconceito e xenofobia

A escolha de Dilma Rousseff como primeira mulher presidente do Brasil pode ajudar a enterrar o preconceito de gênero na política, conforme acreditam alguns especialistas. Porém, há um outro tipo de preconceito que foi reanimado logo após o final das eleições: Foi o preconceito entre as regiões brasileiras. Pelo menos este foi o sentimento que se percebeu nas redes sociais, logo após que o resultado foi divulgado pelo TSE.

A polêmica

A vitória de Dilma foi garantida pelos votos das regiões Norte e Nordeste. Por conta disso, alguns internautas, principalmente pelo Twitter, passaram a creditar a vitória de Dilma à votação nessas regiões.

O principal sintoma da polêmica em torno dos votos da região Norte e Nordeste foi a hashtag #nordestisto, que ganhou os Trending Topics do Twitter e ficou no topo da lista de assuntos mais comentados durante toda a manhã desta segunda (1). Entre os assuntos também estavam as expressões Norte/Nordeste e Sul/Sudeste.

Ao que tudo indica, a expressão "nordestisto" veio de uma mensagem de um usuário postada no Twitter que incitava a violência às pessoas que nasceram no Nordeste e que se mudaram para São Paulo. No tweet, estava escrito: "Nordestisto (sic) não é gente, faça um favor a Sp, mate um nordestino afogado!",

A mensagem viralizou na rede, mas a conta desapareceu na manhã do dia seguinte às eleições. Muitas pessoas, revoltadas com o teor do tweet, registraram a mensagem e passaram a denunciá-la como preconceito.

Nas imagens reproduzidas abaixo, estão encobertos os perfis que repercutiram o tweet preconceituoso e aquele que deu origem ao caso. Este último, inclusive, já não está mais acessível aos internautas, como explicamos a seguir. Os perfis que aparecem nas páginas são aqueles de tuiteiros que protestaram ou reagiram às mensagem que incitavam ao ódio.

E não foi apenas um usuário que captou a mensagem. Encontramos cerca de três perfis na ferramenta TwitPic, que troca fotos pelo Twitter, que continham a imagem de tela com o tweet acima. De acordo com o TwitPic, as fotos chegavam a acumular mais de 11 mil visualizações cada.

Na metade da manhã desta segunda, a conta do autor da mensagem aparecia como "inexistente" no Twitter. Perfis do mesmo usuário em outras redes sociais também foram apagados ou bloqueados para acessos de pessoas que não fizessem parte de sua rede direta de amigos.

No coro do preconceito

Esta não estava sozinha no coro da agressão à região Nordeste. Conseguimos captar várias mensagens com teor agressivo. Há tanto tweets com a hashtag #nordestisto quanto mensagens relacionadas diretamente aos nordestinos:

Plínio sobre governo Dilma: `acho que vai rolar muito mensalão´

O candidato à presidência da República derrotado no primeiro turno, Plínio de Arruda Sampaio (Psol), afirmou nesta terça-feira ao Terra que o grande problema da presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), será "administrar a bancada fisiológica" eleita no Congresso e disse acreditar que o mensalão vai voltar. "Acho que vai rolar muito mensalão".
A partir de 2011, o bloco governista de Dilma terá, na Câmara, pelo menos 372 dos 513 deputados - até 2010 eram 357 deputados - e no Senado 58 integrantes dos 81 - até este ano são 39.
"Essa maioria é uma maioria absolutamente fisiológica, vai exigir cargos, vai exigir vantagens. Já já nós temos um outro mensalão por aí", afirmou Plínio, e acrescentou: "a bancada dela é proposta pelos conhecidos partidos, onde estão os maracuteios. De modo que de maracuteio só pode sair maracutaia".

Para o socialista que declarou voto nulo no segundo turno, a vitória destas eleições foi de Lula e não de Dilma. "Tanto assim que a imprensa internacional só pôs vitorioso o Lula", declarou.

Plínio não deixou de repetir as críticas que fez a Dilma durante o decorrer da campanha ao dizer que ela é politicamente desconhecida. "Eu vejo com muita preocupação o que vem pelo futuro, porque é uma incógnita. Você não sabe o que essa mulher vai fazer porque ninguém a conhece politicamente".

Segundo Plínio, o novo governo é uma ameaça, pois para ele, as mudanças necessárias não acontecerão. "É uma ameaça no seguinte sentido: é a continuação de uma política de enganação, enquanto os problemas do Brasil vão se agravando tremendamente. A educação está muito ruim, a saúde está um lixo, a violência cresce de uma maneira desmedida, o País se desindustrializa, a pouca indústria que fica se desnacionaliza de modo que é um processo de regressão neocolonial que vai continuar".

Questionado se ele acredita que o governo Dilma será mais personalista ou se voltará ao PT, Plínio disse que não tem como prever, mas acredita que, a princípio, ela seguirá os conselhos de Lula. "Não dá para dizer, tudo indica que ela será monitorada por um staff indicado pelo Lula", afirmou e acrescentou: "o Lula já se deu ao luxo de estar indicando ministro para ela".

animais causam capotamento de caminhão em Iguatu


Na noite deste domingo, 31, por volta das 23h30min. um caminhão de placa MYF 3956 de Fortaleza, capotou na CE 060 na localidade da Varjota em Iguatu. O acidente foi ocasionado por animais que passavam na estrada, “ vinha em alta velocidade quando dois jumentos estavam brigando na estrada, eu me assustei e joguei o caminhão para fora da estrada” disse o motorista Isael Alves.

O motorista nada sofreu além de dois ocupantes que também não sofreram escoriações.O veículo transportava sucata para o município de Iguatu.

Números de Acopiara neste 2º turno das eleições 2010

Números de Acopiara nestas eleições 2010. O município ofereceu a nova presidente, Dilma ,78,70 % dos votos e Serra ficou com 21,30 % dos votos. Dos 33.878 eleitores a abstenção foi de 6.188 mais de 18 % .O comparecimento foi de 27.690 eleitores. Votos em Branco,430, nulos: 1.255.

No total Dilma Rousseff obteve 20.465 votos e José Serra 5.540 votos.

Policial do Ronda atira acidentalmente na própria perna

Um policial do Ronda do Quarteirão atirou acidentalmente na própria perna, na manhesta segunda-feira (1) pela manhã, enquanto trabalhava no centro de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Segundo o comandante do programa, coronel Werisleik Matias, o soldado José Wagner Lourenço saia da viatura quando tentou colocar a arma dentro do coldre e o gatilho foi acionado.

O policial foi encaminhado ao Hospital Municipal de Aquiraz e passa bem.

Dilma define equipe de transição de governo

A presidente da República eleita, Dilma Rousseff (PT), está reunida, na tarde de hoje, com assessores em sua residência, no Lago Sul, em Brasília. O objetivo é definir os próximos passos para a transição de governo. O presidente do PT, José Eduardo Dutra e o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) vão negociar com os partidos aliados durante a transição de governo.

Já o ex-ministro da Fazenda e deputado Antonio Palocci (PT-SP) e o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel deverão cuidar da parte institucional. O assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, cuidará de questões internacionais.

Corpo de menina é achado em lixeira na Zona Portuária do Rio, diz polícia

Policiais da Unidade Pacificadora da Providência (UPP), no Centro do Rio, encontraram na manhã desta segunda-feira (1º) o corpo de uma menina dentro de uma lixeira na Ladeira Madre de Deus, na Gamboa, Zona Portuária.

De acordo com a polícia, a criança aparenta ter dez anos e seu corpo foi localizado após denúncias de moradores.

O caso será registrado na Delegacia de Homicídios e serão feitos procedimentos no sentido de descobria a causa da morte.

Deu na Folha: “Papagaio de pirata” de Dilma, prefeita de Fortaleza vira fenômeno na internet

Após aparecer próxima de Dilma Rousseff (PT) no primeiro discurso da presidente eleita neste domingo (31), a prefeita de Fortaleza (CE), Luizianne Lins (também do PT), entrou para a lista dos assuntos mais comentados do Twitter em todo o mundo. Após ser reconhecida, parte dos internautas passou a comentar a empolgação da prefeita durante o discurso.

Parte dos internautas fortalezenses criticou a prefeita que, segundo eles, “apareceu mais no discurso da Dilma do que em Fortaleza”. “A cidade cheia de buraco e a Luizianne lá em cima do palanque com a Dilma”, foi uma das mensagens mais retuitadas. “Fortaleza está tão bela quando o cabelo e a roupa da Luizianne”, dizia outra mensagem que fazia referência ao slogan “Fortaleza Bela”, usado em sua campanha. Entre as mensagens, proliferavam ainda as que criticavam o visual da prefeita.

Médico Vilmar lamenta caos na saúde em Acopiara

No programa Acopiara Urgente do último sábado na rádio Vale do Quincoê o médico e líder político Vilmar Félix Martins concedeu uma entrevista exclusiva a emissora.

Além de lamentar e falar sobre o caos instalado na saúde em Acopiara o líder aproveitou para agradecer aos eleitores o grande número de votos recebido nas eleições de 03 de outubro em prol de seus candidatos.
 
Dr. Vilmar disse que foi muito difícil tocar uma campanha sem dinheiro. Para ele a população de Acopiara foi muito generosa em dar uma votação tão expressiva aos seus candidatos. "Está provado. Quando o povo quer não precisa de dinheiro para ganhar eleição", disse Vilmar.

Acusado de introduzir 31 agulhas em criança foge da prisão na BA

Roberto Carlos Magalhães, acusado de ter introduzido 31 agulhas no corpo do enteado de 3 anos, em 2009, fugiu da Cadeia Pública de Ibotirama, município a 648 km de Salvador, onde estava preso desde o final do ano passado.

A fuga aconteceu na madrugada do último domingo e, de acordo com o delegado Helder Fernandes, o acusado fugiu pela porta da frente da cadeia, acompanhado de outros dois presos, depois de serrarem as grades da cela em que estavam.

Segundo o delegado, a saída pela porta da frente foi facilitada porque a cadeia está em reforma e a grade de segurança foi retirada. A delegacia de Ibotirama tem lugar para 30 presos e, na hora da fuga, contava com 22 detentos, mas, por causa da reforma, todos os detidos estão concentrados em apenas uma das alas. As buscas pelos foragidos continuam.

Bandido apontado como valente vestia calcinhas nas horas de `folga´

Em abordagem policial feita no Sítio Massapé, na zona rural de Penaforte, José Júnior Ferreira Cândido, de 32 anos, o "Júnior Popô", foi preso por volta do meio –dia deste domingo. Ele mora na Rua Antonio Ângelo no centro daquela cidade e estava com dois cartuchos de espingarda calibre 12 no bolso. O indivíduo foi levado para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Brejo Santo para responder por porte ilegal de munição.
Júnior trafegava em uma motocicleta Honda CG 150 Fan de cor preta e, segundo a polícia, o mesmo é acusado de homicídios, assaltos e tráfico de drogas nos Estados do Ceará e Pernambuco. A polícia recolheu ainda o seu aparelho celular para investigações e qual não foi a surpresa ao ver fotografias suas vestindo peças íntimas de mulher do tipo calcinhas. O Major Sobreira, Comandante do Destacamento Militar de Brejo Santo, comandou a operação juntamente com militares da FTA no caso os Soldados Rodrigues, Azevedo, Marcolino e Nóbrega.

MUNDO À FORA - Ator de Se Beber, Não Case fuma maconha ao vivo no programa de entrevistas

Zach Galifianakis, o Alan Garner do filme Se Beber, Não Case, fumou maconha ao vivo no programa de entrevistas Real Time, nos Estados Unidos.

O ator foi convidado para debater sobre a legalização da droga no Estado da Califórnia. Na entrevista, Galifianakis mostrou ser a favor de autorizar/ liberar/ permitir o uso da substância.

- Concordo que a legalização seja politicamente complicada, mas porque as pessoas ainda veem o assunto como um tabu.
Após a declaração, ele surpreendeu a todos e acendeu um baseado. A plateia aplaudiu.
Logo depois, ele passou o cigarro de maconha para a repórter Margaret Hoover, que confirmou que se tratava mesmo da droga.

Se a moda pega. Haja maconha pra tanto maconheiro.

Apostas para a Mega-Sena da Virada começam hoje


As apostas para a Mega-Sena da Virada começam nesta segunda-feira (1) em qualquer uma das mais de 10 mil lotéricas de todo o país. As apostas custam no mínimo R$ 2.

Segundo a Caixa Econômica Federal, o prêmio para este ano deve atingir os R$ 150 milhões. Desse montante, a CEF já arrecadou R$ 51,3 milhões.

O sorteio da Mega da Virada será realizado na véspera do Ano Novo, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com transmissão ao vivo pelos canais de televisão Globo, Band, SBT, Record, Rede TV e Cultura.

Assim como em 2009, o prêmio não vai acumular. Se não houver ganhadores na faixa principal, o prêmio será dividido entre os acertadores da Quina e assim por diante.

As apostas poderão ser feitas até as 14h (horário de Brasília) do dia 31 de dezembro.

O maior valor já pago pela Mega Sena foi de R$ 144,9 milhões, no concurso especial da virada, de 2009 para 2010. Duas pessoas acertaram as dezenas.

Comparecimento de Tiririca em teste de alfabetização é facultativo

Eleito deputado federal mais votado do país, com 1,35 milhão de votos, Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca, deverá decidir em breve se irá comparecer a uma audiência que colherá material gráfico para comprovar que ele sabe ler e escrever. O juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloisio Sérgio Rezende Silveira, informou que marcará a audiência, mas não definiu ainda a data. Após votar no domingo (31), em São Paulo, o humorista fez apenas uma afirmação sobre a possibilidade de realizar o teste: "Tranquilo".

O encontro deverá ser fechado para evitar constrangimento. O comparecimento do humorista não é obrigatório, mas seu advogado, Ricardo Vita Porto, afirmou que, se for determinado pelo magistrado, Tiririca não irá se opor à realização do teste que pode comprovar sua alfabetização. "Foi levantado o questionamento e ele vai provar que é alfabetizado", garante Vita Porto.

Caso Tiririca compareça à audiência e o material seja colhido de forma satisfatória, ou seja, se ele for capaz de ler um texto simples e de escrever poucas frases, ele poderá ser absolvido sumariamente, segundo o juiz. No entanto, se o magistrado não considerar as provas satisfatórias, será dada continuidade ao processo, com depoimentos de testemunhas.
De acordo com a assessoria da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), mesmo que o exame seja realizado e comprove o analfabetismo, ele será diplomado em dezembro. Caberá à PRE solicitar a cassação da diplomação e, com isso, impedir que ele tome posse. No caso de isso ocorrer, os votos em Tiririca serão considerados nulos e haverá mudanças nos deputados que foram eleitos graças ao coeficiente eleitoral.

Pagamento de R$ 102 bilhões do 13º salário vai engordar economia


Até dezembro devem ser injetados R$ 102 bilhões na economia brasileira por causa do pagamento do 13º salário. Com esse dinheiro, a maior parte dos 74 milhões de trabalhadores com carteira assinada deve fazer as compras de final de ano.
O montante é equivalente a 2,2% de toda a riqueza produzida no Brasil, o PIB (Produto Interno Bruto).

Quem não tem dívidas, não tem muitas dúvidas: pode mobiliar a casa, comprar presentinho ou viajar. Mas há também o grupo que vai usar a verba para pagar as contas e começar o ano novo sem dívidas.

Os especialistas alertam para que quem estiver endividado tenha cautela na hora das compras e negocie as dívidas. Isso pode ajudar no começo do ano, época de pagamento da matrícula escolar e do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano).

Região e setor

O maior valor médio de pagamento do 13º (considerando todas as categorias de beneficiados) deve ser pago em Brasília - R$ 2.850 – e o menor, no Maranhão- R$ 830.
A maior parcela dos beneficiários está no Sudeste (51,4%), seguida pela região Sul (15,4%) e Nordeste (14,9%). Para as regiões Centro-Oeste e Norte, irão, respectivamente, 8,5% e 4,3%. Os servidores públicos federais respondem por 5,4% do montante e podem viver em qualquer região do país.

Feriadão já registra 15 crimes na grande Fortaleza e região metropolitana

Um morador de rua, identificado somente por Edmilson ou ´Manga Rosa´, foi assassinado a pedradas, na tarde de ontem, às margens da Lagoa do Mondubim. Policiais do Ronda do Quarteirão e da 1ªCia/6ºBPM (Maraponga) foram acionados rapidamente e conseguiram deter três suspeitos do crime, entre eles, uma mulher.


No fim de semana foram registrados 15 casos de assassinato na Capital e sua região metropolitana. Ontem à tarde, um jovem, identificado como Francisco Gleicimar Nascimento Pereira, 23, foi morto, com vários tiros, dentro de barraco, na Comunidade Cidade Nova, no bairro Sapiranga. Entre a noite de sábado e a madrugada do domingo, ocorreram outros assassinatos no Tabapuazinho (em Caucaia), Bonsucesso, São Cristóvão e Maranguape. Houve crimes também no Genibaú, Vicente Pinzón, Eusébio, Pirambu, Maracanaú e em Messejana.

Oposição comandará 52,3% do eleitorado brasileiro; PSDB lidera

A oposição, composta por PSDB e DEM, vai administrar 52,3% do eleitorado brasileiro.

Derrotado na corrida à Presidência, o PSDB saiu das eleições como o campeão na disputa pelos Estados (oito vitórias) e terá, a partir de janeiro, quase metade do eleitorado brasileiro sob sua administração _64,2 milhões, que representam 47,5% do total.

A conquista tucana nos Estados torna-se um contrapeso à vitória de Dilma Rousseff (PT), que contará com apoio certo de 16 governadores _o PMN, vencedor no Amazonas, estava na chapa de José Serra (PSDB).

Os tucanos já haviam faturado a eleição no primeiro turno em quatro Estados: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Tocantins, sendo os dois primeiros os maiores colégios eleitorais do país.

A esse cinturão no Centro-Sul do mapa somaram-se vitórias em mais quatro praças ontem: Alagoas, Pará, Goiás e Roraima.

O resultado está acima dos prognósticos mais otimistas feitos pelo comando do partido no início da campanha, cuja expectativa era faturar no máximo seis Estados.
Em números, é o melhor desempenho da sigla desde 1994 (52% dos eleitores), quando houve uma onda nos Estados alavancada pela eleição de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Em 2006, conseguiu 43%.

A oposição faturou no primeiro turno em Santa Catarina e no Rio Grande do Norte, com o DEM.

O PT teve crescimento discreto, de 13,5% para 15,7%, ganhando em quatro Estados (AC, BA, RS e SE) e no Distrito Federal. Além da reeleição na Bahia, a grande vitória petista foi no Rio Grande do Sul.

Maior partido do Brasil, o PMDB encolheu e comandará 15,3% do eleitorado, ante 22,8% há quatro anos. A legenda administrará cinco Estados (MA, MS, MT, RJ e RO).

Outro destaque destas eleições é o PSB, que termina com seis vitórias (PB, CE, PE, ES, PI e AP), totalizando 14,8% do eleitorado. A força dos "socialistas" está concentrada no Nordeste.

CONGRESSO

O triunfo da oposição na geopolítica do país é, entretanto, relativizado pela ampla maioria que Dilma terá no Congresso.
De largada, a petista conta com 311 dos 503 deputados. Mas, se tomado o arco de partidos que hoje apoiam o governo Lula, ela teria uma base de 402 parlamentares _a maior desde a redemocratização do Brasil.
Os principais alvos de negociação do futuro governo Dilma serão PP, PTB e PV, que optaram por não se coligarem formalmente à chapa dela ao Planalto.
No Senado, a petista também terá maioria confortável, que variaria hoje entre 52 e 60 das 81 cadeiras.

Discurso da derrota de Serra tem choro, aplausos e vídeo em família


Com olhos marejados, semblante de decepção e sob aplausos de quem o esperava. Foi assim que o candidato José Serra (PSDB) chegou ao comitê central de sua campanha, no centro de São Paulo, duas horas e meia depois da divulgação de sua derrota na disputa pela Presidência da República e da vitória da petista Dilma Rousseff.
Ao descer do carro, na porta do comitê, uma sequência de abraços o aguardava. Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Roberto Freire (PPS-SP) compunham o batalhão de aliados vindos de todo o país que se revezavam para consolar o candidato desolado. No palco, faltou espaço para tanta gente.
Logo que começa a falar, o discurso é interrompido pelo som de uma TV que vazava pelas caixas de som.

O discurso prossegue e, em tom de agradecimento, as interrupções agora eram por conta dos aplausos da plateia, formada por militantes que estiveram no comitê ainda durante a apuração, na esperança de uma virada e, depois do resultado, permaneceram para devolver o agradecimento.

- Não vim aqui pra falar da frustração, mas da confiança e da esperança. Nesses meses duríssimos em que enfrentamos forças terríveis.

Próximos a Serra, assessores que sofreram ao lado do candidato os “meses duríssimos” choravam. Na plateia, as lágrimas também rolavam. E mais aplausos.
Verônica Serra, filha do candidato e que teve seu nome ligado a escândalos durante a campanha, gravava em sua câmera digital o discurso emocionado do pai. Foi ela que, enquanto o tucano listava os nomes que ganhariam um “agradecimento especial”, cochichou o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no ouvido do candidato, que perguntou no microfone.
Lembrando discurso emocionado que fez durante a campanha, pouco antes do primeiro turno, encerrou a fala derradeira citando versos do hino nacional, incentivando um coro de militantes.

- Mas, se ergues da justiça a clava forte, verás que um filho teu não foge à luta, nem teme, quem te adora, a própria morte.

Site oficial de José Serra é invadido por hackers


O site oficial de José Serra foi invadido por hackers neste domingo (31). Às 19h40, a página usada durante a campanha (http://www.serra45.com.br/) exibia uma mensagem contra o tucano.

Nesse horário, com 86,76% das urnas apuradas pelo TSE, Serra perdia as eleições presidenciais para Dilma Rousseff (PT) com 45,12% dos votos válidos, contra 54,88% da petista.

Dilma diz ter compromisso com meta de erradicar a miséria do Brasil

No primeiro pronunciamento após o anúncio do resultado do segundo turno, a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) afirmou na noite deste domingo (31), em Brasília, que, em seu governo, terá como compromisso a meta de erradicar a miséria do Brasil.

Ela fez um apelo para que todos os setores da sociedade a auxiliem na tarefa. "Vou fazer um governo comprometido com a erradicação da miséria e a criação de oportunidades para todos os brasileiros e brasileiras. Mas, humildemente, faço um chamado à nação, aos empresários, trabalhadores, imprensa, pessoas de bem do país para que me ajudem”, disse, em um hotel preparado pelo PT para o discurso da presidente eleita.

Ela afirmou que pretende recorrer sempre que necessário ao atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. “Baterei muito em sua porta, e tenho certeza de que a encontrarei sempre aberta”. Dilma classificou como um “privilégio” a convivência com Lula e destacou a “inteligência" do presidente.

"Agradeço muito especialmente e com emoção ao presidente Lula, ter a honra do seu apoio, o privilégio da sua convivência. Conviver diariamente com ele me deu a exata dimensão do governante justo e do líder apaixonado por seu país e sua gente. A alegria que eu sinto hoje pela minha vitória se mistura com a emoção da sua despedida. Sei que um líder como o Lula nunca estará distante de seu povo", afirmou.

Conheça a trajetória da primeira mulher presidente do Brasil Dilma foi eleita presidente neste domingo (31) superando José Serra (PSDB) no segundo turno. O resultado foi anunciado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 20h13, quando ela já não podia mais ser alcançada pelo adversário.

O vice-presidente eleito, deputado federal e presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), acompanhou o pronunciamento, assim como dezenas de políticos aliados entre governadores, ministros, senadores e deputados, entre os quais o ex-ministro Antonio Palocci (PT-SP) e José Eduardo Dutra, presidente do PT, ambos da coordenação da campanha da petista. Ao chegar, ela foi recebida ao coro de “olê, olê, olê, olá, Dilma, Dilma” e depois os aliados cantaram o Hino Nacional.

Liberdades de imprensa e religião

No pronunciamento, além da erradicação da miséria, Dilma também destacou como compromissos a liberdade de imprensa e a liberdade de religião. Mas ressalvou que o "primeiro compromisso" no cargo é "honrar as mulheres".

“Esse fato é um avanço democrático do Brasil. Pela primeira vez uma mulher presidirá o Brasil. Meu primeiro compromisso é honrar as mulheres brasileiras para que este fato, até hoje inédito, se torne natural”, disse.

Ela prometeu valorizar a democracia “em toda a sua dimensão” e fez questão de destacar que o seu governo será pautado pelo respeito à “ampla liberdade de imprensa e religiosa”.

“Farei um governo com ampla de liberdade de imprensa, religiosa e de culto. Vou zelar pela observação criteriosa dos direitos humanos e zelarei pela nossa Constituição”, disse Dilma no início do discurso.

Noutro momento de sua fala, voltou a falar da imprensa. "Prefiro o barulho da imprensa livre ao silêncio das ditaduras", declarou a presidente eleita, para quem as críticas do jornalismo "ajudam o país".

"Não nego que, por vezes, algumas das coisas difundidas me deixaram tristes, mas quem, como eu, lutei pelo direito de opinião, dedicamos toda a nossa juventude ao direito de expressão somos amantes da liberdade."

Economia

Na parte econômica do discurso, Dilma destacou que, no curto prazo, não será possível contar com ajuda das economias mais desenvolvidas e que o Brasil precisará apostar em seu mercado interno.

“No curto prazo, nós não contaremos com força das economias desenvolvidas para puxar nosso desenvolvimento. Por isso, se torna importante nossa política, nosso mercado e nossas decisões econômicas”. A petista afirmou que não há intenção de “fechar o país ao mundo” e que vai trabalhar para abrir mercados e defender a regulação nos mercados internacionais.

A presidente eleita afirmou que seu governo vai manter a inflação sob controle, melhorar os gastos públicos, simplificar a tributação e melhorar os serviços para a população.
Ela disse que não fará “ajuste” que comprometa esses serviços e que tem como meta um crescimento "sustentável" de longo prazo a taxas elevadas. “Acima de tudo, quero afirmar compromissos com metas econômicas, contratos firmados e conquistas estabelecidas”.

Ela afirmou que vai criar mecanismos para beneficiar pequenos empresários. “Ampliarei o Supersimples [regime de tributação diferenciado para pequenas empresas] e construirei modernos mecanismos de aperfeiçoamento econômico, como fez o nosso governo.”

Segundo a presidente eleita, em seu governo “as agências reguladoras terão todo o respaldo para atuar com autonomia e determinação”. “Apresentaremos sempre com clareza nossos planos de atuação governamental e trataremos com transparência nossas metas e resultados.”
Oposição

Dilma afirmou que não discriminará governantes de oposição. "Aos partidos de oposição e aos setores da sociedade que não estiveram conosco nesta caminhada estendo minha mão a eles. De minha parte não haverá discriminação", declarou.