quarta-feira, 28 de maio de 2014

TRE cassa mandato de prefeito e vice de Canindé


A Corte do TRE-CE, na sessão desta terça-feira, 27 de maio, presidida pelo desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, no julgamento do Recurso Eleitoral nº 28.160, interposto pelo Ministério Público e pela Coligação "Canindé em Mãos Limpas", decidiu, por 3 a 2, pelo indeferimento do registro de candidatura nas eleições de 2012, do prefeito de Canindé, Francisco Celso Crisóstomo Secundino, e de seu vice, Francisco Paulo Santos Justa.

Com isso, o TRE-CE poderá realizar novas eleições no município de Canindé, porque a chapa vencedora obteve mais de 50% dos votos válidos e o candidato que ficou em segundo lugar nas eleições de 2012 também teve o seu registro indeferido. Até que a Justiça Eleitoral tome as providências para a realização de eleição suplementar, o presidente da Câmara Municipal de Canindé deverá assumir o cargo de prefeito do município. No entanto, da decisão do TRE-CE, ainda cabe recurso ao TSE.

Irmãos suspeitos de atirar em policial são executados

Dois irmãos, suspeitos da tentativa de assalto que feriu o subtenente da reserva da Polícia Militar Raimundo Arruda de Melo, foram executados na Avenida João Pessoa e Rua Júlio Verne, nos bairros Parangaba e Itaoca. O duplo homicídio foi registrado na última segunda-feira (27), depois que os dois rapazes foram detidos e prestaram depoimento no 5º DP (Parangaba). A mulher de um deles, também foi baleada na cabeça.

Segundo a Polícia, por volta das 18 horas, Francisco Carlos de Lima, 21, e Francisco Rafael de Lima, 24, chegaram à Delegacia na Parangaba, acompanhados de policiais militares que teriam recebido informes sobre o envolvimento dos dois na tentativa de assalto ao subtenente.

O titular do 5º DP, delegado Renê Andrade, informou que os dois não eram investigados pela Polícia Civil, mas como os PMs chegaram ao local com eles e existia o informe de que os dois seriam envolvidos, foi solicitado que ambos fossem encaminhados à sede da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) para um exame residuográfico, que determina se houve disparo de arma de fogo, por meio da análise de resíduos de pólvora nas mãos dos suspeitos.

Os irmãos Francisco Carlos e Francisco Rafael retornaram à Delegacia para entregar os ofícios dos exames realizados na Pefoce. Ainda de acordo com o delegado, como não houve situação de flagrante e ainda não existia nenhuma prova que chegasse ao nível de inquérito, os policiais civis orientaram à família a esperar os rapazes na entrada da Delegacia e eles foram liberados.

Execução sumária

Francisco Carlos estava com a companheira, Jéssica Nathalia dos Santos, 23, ambos voltavam para casa em uma bicicleta e Rafael seguia a pé. Os três foram surpreendidos por um Palio de cor prata. Os indivíduos que saíram do automóvel realizaram disparos com pistola 380.

Às 21h28min foi morto Francisco Carlos de Lima e baleada Jéssica Nathália. Às 21h36min foi a vez de Francisco Rafael. Por não ter autoria, o delegado afirma que os primeiros levantamentos e a investigação foram realizados pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Mas como ocorreu na área da Parangaba, o caso também será investigado pelo 5º DP.

Em relação à tentativa de assalto que terminou com o subtenente da Polícia Militar baleado, o delegado informou que a investigação do caso está sendo feita pelo 5º DP e que a Polícia Civil trabalha com outros suspeitos, mas que devido à morte dos irmãos, prefere não divulgar mais informações até que o inquérito seja concluído.

O resultado do exame que determinará se os jovens realizaram disparos de arma de fogo deve ser entregue no próximo mês pela Perícia Forense.

iro restringe opções do Pros a Izolda, Leônidas e Domingos

O Secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes, que tem dedicado um bom tempo, neste mês de maio, para reuniões e articulações políticas, restringiu a três o número de pré-candidatos do Pros à sucessão estadual. 

Ciro, em uma declaração gravada e levada ao ar, nesta terça-feira (27/05), no Jornal Alerta Geral (FM 104.3 – Grande Fortaleza + 20 emissoras no Interior), dá ênfase, com elogios, aos nomes da ex-secretária de Educação, Izolda Cela, do ex-ministro Leônidas Cristino, e do vice-governador Domingos Filho.

Ciro, ao falar de nomes, faz referência a mobilização para unir os aliados em apoio ao nome a ser apoiado pelo governador Cid Gomes. Segundo ele, os nomes de Izolda, Domingos e Leônidas são pouco conhecidos, mas serão apresentados sem dificuldades. Ciro disse, ainda, que o Pros vai lançar gente séria e não apoiará gente rica que quer se locupletar no Governo alcançando o dinheiro público.

Ciro Gomes assumiu, também, o compromisso com a população de que o Pros não apoiará, nem lançará gente que queira roubar, se locupletar ou aumentar a riqueza com o dinheiro público. “Eu garanto a todos os cearenses: nós só apoiamos gente que seja séria, ou seja, que vá para o Governo para não roubar, nem deixar roubar. Nós não vamos apoiar quem queira se locupletar no governo, que queria aumentar ainda mais sua riqueza alcançando o dinheiro público”.

TSE muda decisão do Congresso e Ceará terá mais dois deputados

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu por unanimidade na noite desta terça-feira (27) manter uma nova divisão dos tamanhos das bancadas dos deputados federais, estaduais e distritais nas eleições de 2014.

Com isso, O TSE contraria a decisão do Congresso Nacional que aprovou um Decreto Legislativo para anular a decisão da Justiça Eleitoral de abril do ano passado.

Na sessão de desta terça, os ministros do TSE entenderam que a resolução não pode ser alterada por um Decreto Legislativo. Presidente do TSE, o ministro Dias Toffoli sustentou que apenas uma nova lei complementar poderia reverter a mudança na composição das bancadas.

Veja como ficam as bancadas dos Estados atingidos pela resolução do TSE:

Alagoas: dos atuais 9 para 8 deputados
Amazonas: 8 para 9 deputados
Ceará: 22 para 24 deputados
Espírito Santo: 10 para 9 deputados
Minas Gerais: 53 para 55 deputados
Santa Catarina: 16 para 17 deputados
Pará: 17 para 21 deputados
Paraíba: 12 para 10 deputados
Paraná: 30 para 29 deputados
Pernambuco: 25 para 24 deputados
Piauí: 10 para 8 deputados
Rio Grande do Sul: 31 para 30 deputados
Rio de Janeiro: 46 para 45 deputados

Rapaz mata avós a facadas e depois tenta suicídio em Arapongas-PR

Um rapaz matou os próprios avós a facadas na tarde desta terça-feira (27) em uma residência da Rua Iratauá, esquina com Rua Cará-Cará, em Arapongas (37 km de Londrina). Após o crime, Maurício Vianna Rosa, de 27 anos, ainda tentou suicídio.

A Polícia Militar (PM) foi acionada por volta das 13h45 para atendimento da ocorrência. Vizinhos que escutaram as ameaças e também os golpes contra o casal ligaram pedindo ajuda. Populares contaram que o rapaz foi encontrado mexendo nos corpos das vítimas. Há informações que apontam que Maurício foi visto ainda comendo as vísceras e bebendo o sangue dos avós.

No entanto, o delegado de Arapongas, Osnildo Carneiro, ponderou o caso e disse que está tentando ouvir as pessoas que de fato presenciaram o crime, como uma tia do garoto, que está em estado de choque e só deve prestar esclarecimento nesta quarta-feira (28). "Ainda estamos no campo dos boatos e não conseguimos depoimentos suficientes para dar essa informação concreta", comentou.

Amancio Ramos Viana, de 78 anos e Maria da Penha da Rosa Vianna, 70, são de Grandes Rios (PR). Eles estavam passando uns dias em Arapongas porque a filha foi internada após segunda tentativa de suicídio. Por isso, eles queriam ficar próximos à família e cuidar do neto.

Marlon Vianna da Rocha, de 29 anos, irmão mais velho de Maurício, teria relatado ao delegado que a família sabia que o rapaz sofria de problemas mentais. Sem indicar qual seria o distúrbio, informou que o jovem já passou por acompanhamento da APAE em São Paulo e também em Arapongas.

Como estava cortes no pescoço, o suspeito foi encaminhado para o Hospital João de Freitas, passou por sutura e depois conduzido para a delegacia. Ele foi autuado em flagrante e responderá por duplo homicídio duplamente qualificado.

Morre 18º passageiro de ônibus que tombou em Canindé, no Ceará


A 18ª vítima do acidente com o ônibus da empresa Princesa dos Inhamuns, em Canindé, morreu na noite do domingo (25) em Fortaleza. João Nunes da Silva, de 35 anos, estava internado no Instituto Dr. José Frota, no Centro da capital cearense, desde 18 de maio, dia do acidente. 

A tragédia aconteceu depois que o ônibus, que havia saído da cidade de Boa Viagem, tombou às 8h45 da manhã, no trecho urbano da BR-020, no Km 304, em Canindé.

Segundo familiares da vítima, o sepultamento de João Nunes da Silva deve ser no fim da tarde desta terça-feira (27) no município de Madalena, de onde era natural. De acordo com os médicos do IJF, o quadro de saúde de João era um dos que mais preocupava a equipe. Ele chegou ao hospital com o braço já infeccionado devido a uma fratura exposta e tramautismo craniano associado.

Queda de avião particular deixa 5 mortos na Argentina


Cinco pessoas morreram e quatro sobreviveram nesta terça-feira (27) quando o avião bimotor no qual viajavam foi obrigado a fazer um pouso forçado no Rio da Prata, disseram fontes oficiais.

A aeronave havia decolado de um aeroporto privado nos arredores de Buenos Aires com destino à cidade uruguaia de Carmelo quando caiu no rio por razões ainda desconhecidas.

O Rio da Prata, que separa a Argentina e o Uruguai, já foi cenário de vários acidentes aéreos que poucas vezes deixaram sobreviventes.

"Tudo indica que caiu de nariz devido à forma como a cauda ficou solta... Com certeza teve alguma falha de motor", disse a jornalistas o secretário de Segurança da Nação, Sergio Berni.

A aeronave, um Beech Super King Air 200, caiu cerca de 10 quilômetros ao sul de Carmelo em uma área de pouca profundidade em águas uruguaias. Imagens de televisão mostraram o avião com nariz e cauda danificados.