terça-feira, 7 de setembro de 2010

Desfiles homenageiam Dia da Independência


Um dos mais importantes momentos históricos da nossa pátria é lembrado, hoje, com desfiles cívicos na maioria das cidades de nossa região. Algumas delas possuem mais de 70 mil habitantes, outras, não chegam aos 20, mas todas estão participando das homenagens ao Dia da Independência. Estudantes, pelotões da Polícia Militar, Bombeiros e do Tiro de Guerra, empresas, entidades filantrópicas e até agricultores marcham no solo sertanejo em exaltação à nação verde e amarela.

Cai número de pessoas limpando o nome no SPC

Um número menor de fortalezenses retirou o nome do banco de dados do Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) no acumulado de janeiro a agosto de 2010 em relação a semelhante intervalo do ano passado. A retração foi de 12%. Por outro lado, a quantidade de inclusões de registros de inadimplentes na lista caiu 5% em igual período. Por outro lado, a quantidade de inclusões na lista reduziu 5% em igual período. Para a CDL Fortaleza, a inadimplência na Capital cearense está sob controle FOTO: TUNO VIEIRA

Para o superintendente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), Antônio Carlos Rodrigues, esses indicadores não modificam o cenário de estabilidade no quadro de inadimplência da Capital.
"Não há motivos para sustos. Essa diferença de 5% e 12%, no cômputo geral, é desprezível. Revela um cenário de equilíbrio em nossa cidade", analisa.

Mais consultas

O volume de consultas ao SPC, para compras a prazo e pagamentos com cheques, nos oito primeiros meses deste ano, foi 19% superior a similar período de 2009. "Isto revela que o comércio continua aquecido, em Fortaleza. As pessoas estão indo às lojas: pesquisando, comprando, negociando e fazendo propostas", diz o superintendente. Ele destaca que a análise dos dados do SPC é um importante termômetro de como o varejo se comporta nos mais variados momentos do ano.

O estudo aponta, ainda, que as mulheres entre 30 e 49 anos tem sido o perfil mais consultado neste ano na Capital cearense. Dentre todas as consultas realizadas no acumulado do ano, 19% identificaram restrições de crédito. Isso quer dizer, praticamente, que de cada cinco clientes um representa risco para o comerciante. O percentual está dentro da média considerada aceitável pela CDL, que é em torno de 18% a 20%.

"É uma ferramenta importante para o lojista. Serve para calcular os riscos, pois sinaliza se o débito do consumidor é alto ou pequeno, se no histórico, apesar da dívida, ele vem honrando seus compromissos, entre outras informações", acrescenta.

DN

Com prêmio, ganhador da Mega-Sena no interior

Um dos sete apostadores que acertaram os números da Mega-Sena no último sábado (4) ficará mais rico do que a própria cidade em que reside. Com pouco mais de 9.000 habitantes, Manduri, a 308 km de São Paulo, levaria 47 anos para arrecadar os R$ 13 milhões que serão levados pelo ganhador.

O dono da lotérica diz que ainda não se sabe quem é o mais novo milionário da cidade.

- Por enquanto, aqui na lotérica, ele ainda não apareceu. E, pelo visto, na Caixa ainda também não.

O segundo maior prêmio da história da mega-sena foi dividido entre sete apostadores. Um é do Rio de Janeiro. Os outros são do Estado de São Paulo.

No centro-oeste paulista, além de Manduri, um apostador de Botucatu, a 238 km de São Paulo, também começou a semana milionário.

Iraniana Sakineh leva 99 chibatadas


A iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, condenada à morte por apedrejamento, recebeu 99 chibatadas por causa de uma fotografia publicada no jornal britânico The Times em que uma mulher, que autoridades do Irã dizem ser ela, aparece com o rosto descoberto – algo proibido pelas leis islâmicas.

A informação foi publicada neste domingo (5) pelo jornal americano The New York Times, que citou como fonte um advogado dela, Javid Kian. A rede americana CNN e a agência de notícias Associated Press também divulgaram a notícia.

Segundo o advogado, o castigo foi executado na prisão de Tibriz, no norte do Irã, onde ela está detida. Sakineh responde pelos crimes de adultério e pelo assassinato de seu marido, em 2004, em cumplicidade com seu suposto amante e um irmão dele.

Criminosos arrastam de carro homem até a morte no DF

Criminosos arrastaram de carro um homem até a morte em Ceilândia, no Distrito Federal. O corpo da vítima foi encontrado no domingo (5) na zona rural da cidade-satélite.

O homem estava com uma corda amarrada no pescoço e marcas de dois tiros. A vítima tem entre 20 e 30 anos. Ninguém testemunhou o crime, mas moradores da área ouviram tiros.

Os habitantes da área reclamam da violência. Na região, é comum o encontro de corpos, de acordo com a polícia.