quarta-feira, 11 de setembro de 2013

POÇO dos MALACAS > Ronda do Quarteirão encontra motos roubadas dentro de cacimbão

Francisco Leonardo de Lima Silva

Uma ação policial realizada por equipes do Ronda do Quarteirão de Quixadá, em perseguição a um trio de assaltantes no início da tarde desta terça-feira, 10, culminou com um desfecho curioso. Uma motocicleta tomada de assalto no dia anterior, no distrito de Tapuiará, na zona rural deste Município do Sertão Central foi encontrada dentro de um cacimbão. O cabo Policial Militar Marlos Bezerra foi quem localizou o local e solicitou apoio das equipes do Ronda através do Centro de Operações Policiais Militares (Copom).

Conforme os policiais, a moto Honda Fan 125 de cor vermelha estava depenada. Eles tiveram dificuldade para retira-la do “Poço dos Malacas”, como foi denominado o lugar, o cacimbão situado nas proximidades do Conjunto Habitacional da Palha, na periferia da cidade, utilizado pelos meliantes, também conhecidos como malandros ou “malacas”, para se desfazer de restos de motos roubadas. Existem outras motos dentro do poço, mas será necessário esgota-lo e utilizar um guincho para retirar as carcaças.

Na operação os policiais conseguiram prender Francisco Leonardo de Lima Silva, 21 anos. Em poder dele foi encontrada outra motocicleta com as mesmas características da roubada na segunda-feira. Leonardo havia transplantado as peças de outra moto roubada para a da última vítima, um trabalhador rural. O acusado foi reconhecido pelas vítimas como sendo um dos assaltantes. A Polícia Civil aguarda outras vítimas para confirmação da participação de Leonardo em outros assaltos.

Em seguida, a equipe da Polícia Civil passou a investigar o caso e identificou os comparsas de Leonardo. São dois menores de idade, um com 17 e o outro com 16 anos. Ambos já foram identificados e inclusive reconhecidos pelas vítimas do assalto em Tapuiará. Na casa de um deles foi encontrado um aparelho DVD roubado da casa da vítima. Conforme a Polícia os dois adolescentes são reincidentes. Já haviam sido apreendidos pela prática de assaltos.

Colisão entre um Voyage e caçamba deixa dois mortos e 3 feridos no Piauí

Um acidente, na manhã desta quarta-feira (11/09), deixou o saldo de duas pessoas mortas e ainda três pessoas feridas. O fato aconteceu próximo à Vila Eliane, na PI-130, zona Sul de Teresina. Um Voyage de placa (NIK 3536) estava no acostamento da rodovia quando foi atingido e arrastado por uma caçamba de placa (LVH 5971), que veio descontrolada.

De acordo com informações colhidas no local, o motorista da caçamba teria perdido o controle do veículo após um pneu ter estourado, não conseguindo assim, evitar o impacto. No momento da colisão, o veículo de carga bateu primeiro em uma Toyota, e em seguida imprensou o Voyage parado contra uma árvore. O motorista do caminhão foi levado com outros dois passageiros feridos para o HUT.

O Voyage tinha estacionado no acostamento para desembargar uma senhora, de nome ainda não identificado, foi quando um senhor desceu do carro para levá-la até a porta da sua residência. Nesse momento o caminhão veio e colidiu o carro, matando esses dois jovens, segundo os populares.

As duas pessoas mortas foram identificadas como sendo Márcio Barbosa de 30 anos, condutor do Voyage e Antonio Neves, 40. Uma equipe do SAMU esteve no local para socorrer os feridos e o Corpo de Bombeiros também foi acionado para ajudar na remoção dos corpos. A perícia é aguardada para fazer o levantamento das causas do acidente e apontar o culpado.

 
 

FIQUE SABENDO: Multa de trânsito


No caso de multa por infração leve ou média, se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar multa. É só ir ao DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em dvertência com  base no Art. 267 do CTB. Levar Xerox da carteira de motorista e a  notificação da multa. Em 30 dias você recebe pelo correio a advertência  por escrito. Perde os pontos, mas não paga nada.

Código de Trânsito Brasileiro 

Art. 267 - Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa.

Dr. Vilmar resgata e valoriza cultura popular de Acopiara



O prefeito Dr. Vilmar levou ontem a Fortaleza várias pessoas de Acopiara, dentre eles, secretários municipais e representantes da ONG Raízes (responsável por manter viva a cultura da Terra do Lavrador) para assistirem o documentário "Logrador, o Paraíso de um Poeta". Este filme foi classificado na Mostra Olhar do Ceará e é dirigido pela jornalista Marilena Lima, delegada do Sindjorce junto à FENAJ. O aboiador Pedro Coelho, filho de Acopiara é o protagonista principal do documentário.
 
A exibição do filme integra o programa do XXIII Festival Íbero-Americano de Cinema (Cine Ceará 2013). 
“Logrador, o Paraíso de um Poeta” aborda um cenário que, para muitos, poderia representar a completa falta de perspectivas. Mas, para Pedro Coelho, 70 anos, vaqueiro, é simplesmente o paraíso. 
 
Logrador é cantada em versos como uma espécie de “terra prometida”, onde as lembranças dos pais e dos avós sertanejos, do gado e dos cavalos, são bradadas em toadas poéticas. No local de poucas casas, algumas ainda de taipa, viveram os avós e os pais do vaqueiro que luta para manter a tradição deixada pela família. 
O filme aborda a história de Pedro, que nasceu em Acopiara e começou a lidar com o gado quando tinha sete anos de idade, inspirado também no tio, Mestre Jimba, atualmente com 98 anos. “Pedro Coelho é uma espécie de unanimidade em Acopiara. Conhecido pela habilidade na arte de aboiar e fazer rimas, ele chega aos meios de comunicação no interior e também na capital, onde consegue espaço para cantar suas toadas”, destaca Marilena Lima. “Ele luta pela preservação da cultura vaqueira no seu município. A paixão pelo gado o levou a construir a sua morada no antigo curral e agora seu sonho é construir, bem junto do curral e da casa, o próprio túmulo, uma forma de nunca deixar o seu Logrador”. 
 
Durante a exibição do documentário Dr. Vilmar chegou a se sensibilizar várias vezes , pois ele, como filho de agricultor relembrou a sua infância na fazenda Morada Nova quando o seu saudoso pai senhor Capistrano Martins pedia para que ele juntasse o gado no roçado."Muitas das vezes eu ensaiava até toadas para facilitar juntar o rebanho", relembrou o prefeito.
 
Sobre o apoio a preservação da cultura em Acopiara, Dr. Vilmar disse que sempre vai apoiá-la porque a história não pode morrer. "O Pedro Coelho é exemplo vivo de que o caminho certo é não deixar a cultura acabar, por isso, no nosso mandato terá apoio até o final", garantiu o prefeito.
Muito emocionado, o aboiador Pedro Coelho disse ao blog que tudo começou aos sete anos de idade tangendo gado e cantando toadas. "Recebi o convite para participar deste filme e me sinto honrado pela lembrança da acopiarense Marilena Lima. Agradeço ao prefeito Dr. Vilmar e a Dra. Lúcia, primeira dama pelo apoio aos meus conterrâneos que vieram até Fortaleza prestigiarem este momento", frisou o aboiador. 
A diretora do documentário, Marilena Lima destacou a importância de estar cercada de tantos acopiarenses e de autoridades municipais que se preocupam em valorizar e resgatar a cultura. Em relação ao aboiador Pedro Coelho Marilena Lima foi catedrática: "é um grande personagem da cultura de Acopiara e tem as raízes da nossa historia", disse a diretora.
A imprensa do Ceará através da TVC, TV Diário, TV UFC, Diário do Nordeste, Jornal O POVO e O Estado deram cobertura a exibição do filme.
No final do evento o prefeito Dr. Vilmar recebeu das mãos do assessor especial da Prefeitura, Theognis Florentino um chapéu branco simbolizando que ele é o mestre da medicina assim como Pedro Coelho é o mestre da cultura popular e Marilena Lima, a mestre do cinema. Os três são filhos de Acopiara. 
A diretora do documentário Marilena Lima ainda recebeu rosas das mãos da primeira dama, Lúcia de Fátima pela valorização a cultura popular e por ser uma filha de Acopiara que se preocupa em elevar o seu nome para o mundo através de uma belíssima homenagem ao aboiador Pedro Coelho.
Mais fotos:

 
 
 

Doze anos após ataques de 11 de Setembro, mais de 1.000 socorristas são diagnosticados com câncer


Nos últimos anos, o câncer se tornou uma realidade para mais de 1.000 homens e mulheres que sacrificaram a própria saúde durante os trabalhos que sucederam os atentados de 11 de setembro de 2001 — e esse número deve crescer. 

Tina Engel, uma enfermeira oncologista de um hospital no Queens, em Nova York, trabalha no local há apenas dois meses e já identificou 12 novos casos de câncer, além de 25 pacientes que aguardam o resultado de seus diagnósticos. 

Amadeo Pulley, um policial de 47 anos, foi diagnosticado com câncer de rim em maio. 

— Dá um nó na garganta quando você primeiramente precisa contar para sua mulher. Mas eu disse para minha família e meus dois filhos que ficarei bem. Nós vamos superar isso. 

De acordo com o jornal New York Daily News, 12 anos após os ataques terroristas que deixaram quase 3.000 mortos, um estudo do Mount Sinai Medical Center encontrou uma taxa de câncer 15% maior entre os socorristas da tragédia do que entre as pessoas não expostas às toxinas do Marco Zero, resultantes da fumaça tóxica. 

Desde agosto, 1.140 pessoas e socorristas que trabalharam, viveram ou estudaram na área próxima ao ataque foram diagnosticados com câncer pelo Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional.]

Um sintoma mais alarmante — hemorragia interna — levou ao diagnóstico de câncer gastroesofágico em 2011. Desde então, Cervellione já passou por inúmeras sessões de quimioterapia. Em 2013, um novo câncer foi descoberto e, com ele, vieram mais cirurgias e tratamentos. 

Homem encontra 130 TVs escondidas em matagal perto de estrada


Cerca de 130 televisores de 24 e 32 polegadas foram devolvidos na manhã desta terça-feira (10) para representantes da marca do produto, em Alvorada (TO), quase na divisa comGoiás. A Polícia Civil recebeu a denúncia de que as caixas com os aparelhos estariam jogadas em um matagal, próximo à rodovia TO-070, no km 35, saída para Peixe (TO). Segundo as informações um vaqueiro encontrou a carga na manhã desta segunda-feira (9) e fez a denúncia.

A polícia acredita que a carga com os aparelhos foi roubada e que esses televisores seriam distribuídos para o comércio de cidades do Tocantins. Os policiais civis investigam o caso e tentam descobrir qual é a origem do roubo.

Prefeito de Acopiara vai retomar as obras do Galpão dos Feirantes iniciadas há quase cinco anos

O prefeito de Acopiara Dr. Vilmar garantiu que vai retomar as obras do Galpão dos Feirantes localizado na avenida Paulino Félix, no sentido Sul da cidade. 
 
Os serviços foram iniciados a quase cinco anos e foram abandonados pela ex-administração.
 
Apesar do serviço ser de fraca qualidade o prefeito acopiarense deixou acertado na manhã de hoje na Secretaria das Cidades que vai tentar reestruturar o prédio e desta forma garantir a sua execução.

Dr. Vilmar assina convênio para executar o Projovem Urbano em Acopiara

O prefeito Dr. Vilmar assinou nesta terça-feira (10) em Fortaleza um convênio com o Governo do Estado para executar o Projovem Urbano em Acopiara. Vários jovens do município terão a oportunidade de concluir o ensino fundamental, além de receberem qualificação profissional.
 
O objetivo do Programa é oferecer ao jovem a oportunidade de conclusão do ensino fundamental, qualificação profissional inicial e o desenvolvimento de atividades de intervenção social. De acordo com o prefeito Dr. Vilmar o diferencial do ProJovem Urbano 2013/2014 é o tempo de conclusão do ensino fundamental. No ensino regular duraria 9 anos e no ProJovem são apenas 18 meses.
 
O prefeito acopiarense destaca que o jovem inscrito no Programa vai receber uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 100,00, mediante o cumprimento de 75% de frequência e trabalhos, fardamento, material escolar e merenda. "Essa será uma ótima oportunidade para os jovens acopiarenses que não terminaram, concluírem os estudos, pois além deles receberem bolsas estudantis, isto representará uma injeção financeira no comércio local, através do benefício recebido e dos salários dos nossos futuros profissionais", frisou Dr. Vilmar.

Prefeito Dr. Vilmar vai tentar construir mil casas populares em Acopiara através do programa Minha Casa, Minha Vida


O prefeito de Acopiara Dr. Vilmar corre contra o tempo para tentar construir mil casas populares neste seu primeiro mandato. 
 
Como a missão é arrojada e difícil o prefeito acopiarense se reuniu na manhã de ontem, na sede da Caixa Econômica Federal em Fortaleza para tratar sobre uma grande parceria através do programa Minha Casa, Minha Vida em Acopiara.

O objetivo do prefeito é facilitar a vida de quem não possui um teto próprio para morar, principalmente as famílias mais carentes.

Subsecretário aponta arma contra manifestantes do MST na Bahia

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia divulgou as imagens da câmera de segurança que mostram o momento em que integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) entram na sede do órgão, em Salvador.

A gravação é divulgada após repercussão da fotografia que registrou o subsecretário da SSP-BA, Ari Pereira, apontando arma em direção aos manifestantes. O gestor disparou três tiros durante a ocupação, na manhã dessa terça-feira (10), afirma o MST. Ninguém ficou ferido.


As imagens  mostram os integrantes do movimento social com foices e pedaços de madeira pretendendo subir as escadas para ocupar os outros andares. Uma das pessoas tenta quebrar a câmera de segurança com uma foice. Outra imagem mostra o momento em que mais pessoas acessam o prédio, enquanto um policial, que fazia a segurança, recua.

O secretário Maurício Barbosa comentou a situação. "Não podemos aceitar nenhum tipo de tomada do prédio que representa e simboliza a segurança pública do nosso estado, sob qualquer pretexto. Nós tivemos que apelar para o uso de arma de fogo em detrimento a inúmeras pessoas que entraram aqui de facão e de foice na mão deliberados a tomar o prédio. Temos que salvaguardar a integridade física dos nossos servidores", defende.

Um dos integrantes do MST, Valber Rubens Santos, afirmou que não houve uso de violência por parte do movimento.

Presidente e tesoureiro da Câmara são afastados por causa da 'Farra das Vassouras' em Juazeiro do Norte


O presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, Antônio de Lunga (PSC), foi afastado nesta terça-feira (10) do cargo de vereador pela juíza Ana Raquel Colares dos Santos Linard, da 1ª Vara Criminal da cidade. Além dele, o tesoureiro da Casa, Ronaldo Gomes de Lira, também teve a função parlamentar suspensa. Os dois são acusados de cometer irregularidades pela compra excessiva de materiais de limpeza para o legislativo municipal. A decisão foi tomada a partir de pedido da Delegacia Regional da 20ª Região para evitar que Lunga atrapalhe as investigações.

Segundo o Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/CE), Lunga e Lira estão “impedidos de exercer o mandato até o fim da instrução criminal”. A Câmara adquiriu, entre março e junho deste ano, 4,2 mil vassouras, 2,5 toneladas de sabão, mais de 3 mil embalagens de detergente, 33 mil unidades de palha de aço, 125 mil palitos de dente e 312 unidades de óleo de peroba, dentre outros itens. O material seria utilizado para a limpeza do prédio do Poder Legislativo. Ainda foi detectado que parte dos produtos está fora do prazo de validade.

Graças às denúncias de irregularidades, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) realizou uma inspeção especial  na casa legislativa para investigar as prestações de contas gerais de 2013. O objetivo foi fiscalizar as despesas realizadas já na atual gestão, principalmente as relacionadas à compra considerada excessiva de materiais de limpeza, de expediente e alimentos.

O caso da “Farra das Vassouras”, teve início no último mês de agosto, a partir de denúncias do vereador Danty Benedito (PMN), relatando um suposto esquema de formação de quadrilha, emissão de notas fiscais ´frias´ e a constituição de empresas ´fantasmas´. O Ministério Público Estadual (MPE/CE) está movendo uma ação que tramita em segredo de justiça para garantir o bom andamento das investigações. O escândalo ganhou repercussão nacional.

As denúncias levaram a Polícia Civil de Juazeiro do Norte a realizar a “Operação A Faxina”, com a busca e apreensão de e vários objetos e documentos com informações com suspeita de fraude na compra de materiais de limpeza.

Justiça no Ceará desobriga Cremec a dar registro provisório a estrangeiros

A Justiça Federal no Ceará concedeu nesta terça-feira (10) liminar que desobriga o registro provisório de médicos estrangeiros que não tenham feito o Revalida. O pedido foi feito pelo Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec), que exige que médicos tenham o Revalida para obter o registro que permite profissionais a exercer a função. A Justiça concedeu a antecipação de tutela, que adianta os efeitos do pedido do Cremec até a decisão, e cabe recurso.

O Cremec entrou com ação civil pública na Justiça Federal no Ceará em 16 de agosto. De acordo com o presidente do Cremec, Ivan Moura Fé, o objetivo do pedido é que os médicos estrangeiros que trabalham no Brasil obtenham o registro provisório em condições exigidas pela lei, com a revalidação do diploma. "Não queremos impedir o trabalho de estrangeiro, queremos condições de avaliação igual para todos", explica.

O Revalida é um exame nacional criado pelo Ministério de Educação que representa a porta de entrada tanto para estrangeiros quanto brasileiros que se formaram no exterior exercerem a medicina no Brasil. Ele é uma exigência para que o diploma seja válido no país e foi criado em 2011 com o objetivo de unificar o processo de revalidação em consonância com as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de medicina.

Os médicos que chegam ao Brasil por meio do Mais Médicos obtém um registro provisório para exercer a função no Brasil sem a realização do Revalida. O registro deve ser emitido pelo Conselho Regional de Medicina de cada estado. Com a decisão liminar desta terça-feira, o Cremec-CE deixa de ser obrigado a emitir esse registro caso o servidor não comprove a realização dos exames.

Flamengo acerta com o Consórcio e jogará no Maracanã até o final do ano


Mal no Campeonato Brasileiro, o Flamengo vai ter sua torcida perto para fugir do rebaixamento (26% de risco). Ontem, horas antes de um grupo protestar na porta da Gávea, a diretoria pôs fim à vida cigana, e o Maracanã é, novamente, a casa rubro-negra . Até o final do ano, o time fará todos os jogos do returno no estádio, o que atende a um pedido do técnico Mano Menezes.

O Rubro-negro conseguiu convencer o Consórcio Maracanã da redução das taxas. Antes agarrado ao cálculo — os percentuais de receita do Mané Garrincha eram mais vantajosos —, o clube se viu obrigado a ter a torcida ao lado no momento de dificuldade. Até que ontem a Odebretch, a IMX e a AEG decidiram pelo acordo. A diretoria vai anunciar entre hoje e amanhã o combinado.

No início do Brasileiro, a diretoria fez contrato com o Mané Garrincha. Lá, faturava mais. Os percentuais de lucro eram maiores. O Flamengo, então, entrou em rota de colisão com o Consórcio. Em nota, no site oficial, criticou até o serviço prestado. Dias depois, reuniu-se com o governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, para intervir sobre as taxas. O governador afirmou, na saída, que não reaveria o processo de concessão.

Agora, Flamengo e Consórcio entraram em acordo até o final do ano.