quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Ataque com armas químicas mata cerca de 1.300 pessoas, sendo muitas crianças na Síria

Quando os foguetes atingiram sua aldeia de Mouadamiya, a sudoeste de Damasco, Farah al Shami ignorou rumores no Facebook de que os projéteis estariam carregados de agentes químicos. Ela achava que seu bairro estava perto demais de um quartel para ser afetado. 

A região atingida é dominada por rebeldes, que acusaram o Exército sírio pelo ataque, ocorrido às 3h locais. O regime de Bashar al Assad confirmou que realizou ataques à região na quarta-feira, mas negou o uso de armas químicas. 

O incidente pode ser o mais grave ataque com armas químicas desde 1988, quando as forças de Saddam Hussein atacaram com um gás a cidade curda de Halabja, no Iraque, matando entre 3.000 e 5.000 curdos iraquianos. 

Imagens recebidas da Síria mostraram vários corpos — alguns deles de crianças pequenas — no chão de uma clínica, sem sinais visíveis de lesões. Algumas mostravam pessoas com espuma ao redor da boca. 

uma grande quantia de gás de controle, como o lacrimogênio, pode ter sido utilizada em um espaço fechado; ou então usada uma substância química muito mais poderosa pode ter sido lançada a céu aberto. 

O sarin é um gás letal que diversos países já denunciaram ter sido usado pelo Exército na Síria. Ele vaporiza com facilidade e se espalha no ar de forma rápida. O gás age no sistema nervoso e pode causar a morte entre um e dez minutos após a exposição. 

Entre os sintomas, que aparecem em poucos segundos, estão irritação dos olhos, coriza, visão borrada, excessiva formação de saliva, tosse, aperto no peito, diarreia, atordoamento, sonolência e náusea, para exposições leves ao gás. A morte das vítimas se dá, na maior parte dos casos, pela contração muscular, que causa insuficiência respiratória, perda de consciência e paralisia.

A atropina e a fisostigmina são estimulantes do sistema nervoso e podem ajudar a conter o efeito do sarin, mas os remédios precisam ser administrados imediatamente após a exposição, o que atrapalha o tratamento, já que as equipes médicas não sabem prontamente com que tipo de substância estão lidando. 

Outra substância é o gás mostarda, que queima a pele e os órgãos internos. O gás pode provoca ardor nos olhos e na pele, além de afetar pulmões, boca e garganta, se for inalado. Normalmente, o mostarda não é letal, mas pode causar câncer e graves queimaduras, que podem levar até mesmo à desfiguração.

ATENÇÃO: IMAGENS MUITO FORTES DE CRIANÇAS MORTAS

 
 
 
 

PM da Ibiapaba registra dois homicídios brutais em menos de 24 horas

A Polícia Militar que atua na Serra da Ibiapaba registrou dois homicídios brutais na última terça-feira (20). Os crimes ocorreram nas cidades de Guaraciaba do Norte e Ibiapina.

O primeiro assassinato aconteceu em Guaraciaba e vitimou José Eliardo Diogo Bezerra, de 24 anos. De acordo com familiares, a vítima foi assassinada dentro de sua casa por quatro homens. Os autores do crime utilizaram um machado e arma de fogo para cometer o crime.

A Polícia ainda não identificou os acusados, mas acredita que o homicídio foi motivado por vingança.
O segundo crime, desta vez em Ibiapina, vitimou uma idosa identificada apenas como Ritinha. A mulher foi morta a golpes de faca dentro de sua casa. A Polícia local conseguiu identificar e prender o acusado.

“Preço do combustível pode aumentar a qualquer momento no Ceará”

“O preço do combustível pode aumentar a qualquer momento no Ceará”. A declaração é do assessor econômico do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos), Antônio José Carlos, que justifica a possível elevação com dois fatores intrínsecos: a escalada do dólar, e por consequência às perdas geradas na Petrobrás por conta do aumento da moeda americana.

Desde do início de 2013, o preço dos combustíveis praticados no Ceará tem tido oscilações. Em fevereiro, o preço da gasolina no Ceará teve o 3° maior aumento do Brasil. Em março, os preços de combustíveis no Ceará permaneceram estáveis, mesmo após uma alta no Brasil. Em abril, novo reajuste faz o combustível do Ceará ser o 4º mais barato do país. Em maio, alterações na composição da gasolina deixa o combustível mais barato em Fortaleza. Já no feriado de Corpus Christi, houve um corte de descontos, que gerou o aumento no preço da gasolina.

O último reajuste oficial do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), no começo de julho, o preço dos combustíveis é alterado em cinco estados, mas no Ceará o preço se manteve estável.

Vereador é assassinado com 4 tiros na cabeça dentro de lanchonete na PB

Geraldo Caetano, vereador assassinado

O vereador da cidade de Serra Branca (na região do Cariri paraibano, a 234 quilômetros de João Pessoa) Geraldo Caetano ( PSD), conhecido como ‘Déa’, foi assassinado na noite desta quarta-feira (22), dentro de uma lanchonete de sua propriedade localizada no centro da cidade.

Testemunhas relataram à Polícia Militar que um homem chegou a pé e efetuou cerca de quatro disparos no vereador, que morreu na hora. O assassino ainda lanchou e, quando foi pagar a conta, sacou a arma e efetuou os disparos na cabeça do vereador.

O acusado teria fugido em uma motocicleta com a ajuda de um comparsa que o aguarda nas proximidades do homicídio.

Segundo a PM, a vítima estava na lanchonete e, apesar da movimentação de pessoas, ninguém soube informar o responsável pelo crime. O estabelecimento comercial do vereador fica nas imediações de um colégio estadual.

O crime ocorreu no término das aulas escolares. Os motivos do assassinato ainda são desconhecidos. A polícia faz buscas para capturar o suspeito.

Acopiara e mais 181 municípios cearenses, serão beneficiados com a perfuração dos poços

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) realiza licitação para a contratação de empresas para a perfuração de 395 poços tubulares profundos do sistema de abastecimento de água do programa Água para todos. A sessão acontecerá nesta quinta feira (22), às 8h30min, na Central de Licitações da Procuradoria Geral do Estado do Ceará, localizada na Rua Bárbara de Alencar, Av. Dr. José Martins Rodrigues, n° 150, Bairro Edson Queiroz. 
 
A licitação terá cinco lotes com 50 poços em rochas sedimentares e 345 poços em rochas cristalinas, totalizando 395 poços, um poço para cada comunidade assistida. Ao todo serão beneficiados 182 municípios. O valor total da licitação está estimado em R$ 11.832.675,00.
 
O programa Água para Todos é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério da Integração Nacional (MI), juntamente com o Governo do Estado do Ceará, através da SDA, que busca atender a população de baixa renda residente em zonas rurais, com a perfuração de poços tubulares profundos do Programa Água para Todos.

Ministério da Saúde se reúne com prefeitos do Ceará para preparar a chegada dos profissionais do Programa Mais Médicos


O secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, está reunido, nesta quinta-feira (22), em Fortaleza, com prefeitos e secretários de saúde do Ceará para preparar a chegada dos profissionais selecionados pelo Programa Mais Médicos aos municípios do estado. Neste primeiro mês de seleção, a iniciativa beneficiará a população de mais de 500 municípios de todo o país que receberão médicos para atuar na Atenção Básica.
 
Lançado pela presidenta Dilma Rousseff no dia 8 de julho, o Programa Mais Médicos visa ampliar o número de profissionais nas regiões carentes, como os municípios do interior e as periferias das grandes cidades.

Prefeitura de Acopiara cria setor de controle interno da Secretaria de Saúde


A prefeitura de Acopiara, por meio do programa Mais Saúde, criou um setor de controle interno da Secretaria de Saúde do município visando o melhor atendimento aos postos de saúde (PSF’s), hospital e CAPS.

O responsável e coordenador geral de controle do almoxarifado, Valdir Cardoso, disse que este é um serviço que foi criado por solicitação do próprio prefeito Dr. Vilmar. “O nosso prefeito exige qualidade, transparência e humanização nos serviços prestados. Daqui são abastecidos os órgãos da secretaria com material de expediente, limpeza e demais gêneros”, lembrou Valdir.

O setor de controle funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com quatro funcionários e veículo responsáveis por suprir os trinta órgãos e fica localizado na Rua Pe. Leopoldo Rolim, 128.

Atriz do "Teste de Fidelidade" denuncia esquema de prostituição na RedeTV


A modelo Priscila Vilela, 24, publicou neste domingo (4) um vídeo no YouTube denunciando um suposto esquema de prostituição no programa "Teste de Fidelidade", da RedeTV!.

Ela também acusa a emissora de calote e diz que a atração é armada, "gravada como uma novela".

A jovem, que participou do programa de João Kléber no último dia 14 de julho, afirma não ter recebido seu cachê porque se recusou a sair com o diretor, Rafael Paladia.

No "Teste de Fidelidade", Priscila desempenhou o papel de uma "sedutora", que tentava fazer com que um homem traísse a mulher.

"Aquilo ali não é câmera escondida. É uma novela. A câmera na sua cara [...] É claro que é armado. Eu fiquei amiga do testado, para você ter uma noção", diz a modelo no vídeo.

"Eu sei muito bem porque o diretor não quis me pagar. É porque eu não aceitei fazer o teste do sofá. Ele me falou que já pegou todas as 'sedutoras'", segue a jovem no vídeo.

Segundo ela, há um "esqueminha" para que as modelos que participam do programa se prostituam.

De acordo com Priscila, a produção dá preferência em selecionar modelos tipo e "ficha rosa", que além de trabalhos comerciais, se prostituem.

"Toma vergonha na cara, RedeTV!", dispara a jovem.

Priscila afirma ter recebido ligação do diretor do programa, pedindo que retirasse todos os comentários na internet para receber seu cachê.

Quadrilha tem 5 bandidos mortos em confronto com a polícia em Mato Grosso do Su


Depois de vários roubos realizados por uma quadrilha especializada em roubos de veículos na região do Vale do Ivinhema, principalmente na zona rural, na manhã da última terça-feira (20), na região de Nova Alvorada do Sul, mais precisamente na região do Assentamento Panã, a quadrilha entrou em confronto com equipes policiais do DOF – Departamento de Operações de Fronteira, e o DEFRON – Delegacia Especializada de Repreensão aos Crimes de Fronteira, e 5 membros da quadrilha morreram baleados no local, a maioria são moradores de Nova Andradina MS.

Um membro da quadrilha foi preso no último dia (16), na região do Panã e permanece preso, Gilson Rodrigues Rosa de 19 anos, morador de Ivinhema. Ainda segundo informações, a quadrilha pertencia a uma facção criminosa com ramificações no Paraguai.


Investigações - A Polícia Civil e a Polícia Militar de Nova Andradina já vinha investigando a quadrilha e junto com outras forças do Estado, como DOF – Departamento de Operações de Fronteira e o DEFRON .
– Delegacia Especializada de Repreensão aos Crimes de Fronteira, trocavam informações sobre a quadrilha.


  
Da esquerda para a direita Samir, Lixa e Bijula - mortos no confronto

Homem invade casa e mata idosa por dívida em Ibiapina-CE


Um homem foi preso na última quarta-feira (21) suspeito de ter assassinado uma mulher de 65 anos em Ibiapina, a 360 km de Fortaleza. De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), o suspeito afirmou que o homicídio foi para pagar uma dívida.

Acusado, José Airton Marques da Silva, 
preso na viatura da PM 

José Airton Marques da Silva, 26, invadiu a residência, arrombando a porta do local. Armado com uma faca, cobrou da vítima, Rita Maria Alves de Sousa, 65, o pagamento da dívida. Diante da negativa da mulher, desferiu os golpes que tiraram a vida da idosa.

Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 9,5 milhões

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 1.523 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (21) em Silveiras (SP). O prêmio acumulou e pode pagar R$ 9,5 milhões no próximo concurso.

Veja as dezenas sorteadas: 22 - 25 - 31 - 39 - 41 - 44.

Segundo a Caixa, 61 apostas acertaram a Quina e cada uma vai receber R$ 27.846,83. Outras 4.254 apostas acertaram a Quadra e cada uma receberá R$ 570,44.

O próximo sorteio está marcado para sábado (24). A aposta mínima é de R$ 2 e pode ser feita até as 19h dos dias de concurso, em qualquer uma das mais de 12.600 lotéricas do país.

Cruzeiro vence com golaço, mas Fla minimiza vantagem para a volta


O Cruzeiro dominou o Flamengo no Mineirão durante boa parte do jogo e venceu por 2 a 1, mas o gol sofrido no segundo tempo deixa uma pulga atrás da orelha do torcedor para a partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Willian e Éverton Ribeiro - autor de um golaço com direito a lençol dentro da área - colocaram a Raposa em vantagem, mas uma bobeira de Dedé deu a oportunidade para o gol de Carlos Eduardo, e ao Rubro-Negro a chance de jogar por uma vitória por 1 a 0 na próxima quarta-feira, no Maracanã, para chegar às quartas de final.

A Raposa joga por qualquer empate ou até derrota por um gol, desde que seja a partir de 3 a 2. Outro 2 a 1, para o Flamengo, leva a disputa para os pênaltis. O vencedor desta série pega Botafogo ou Atlético-MG, que fazem a primeira partida nesta quinta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Maracanã.