segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Zezinho defende palanque único e alerta: "alguém vai ter que renunciar"


O presidente da Assembleia Legislativa (AL), José Albuquerque, voltou a defender ontem, 9, em entrevista ao programa Sábado Show, da Rádio Verdes Mares, a manutenção da aliança que governa o Ceará há cerca de oito anos. No entanto, dessa vez, o deputado não ignorou a ameaça de ruptura que se instaurou na coligação desde que o PMDB passou a fazer campanha própria à vaga que fica aberta com o fim do governo Cid Gomes (Pros).

“Todos os partidos tem o direito de pleitear, tem o direito de se candidatar. Precisa-se pensar no projeto, não nas pessoas. Quem é a pessoa mais qualificada para esse projeto? Aí alguém tem que renunciar. Alguém tem que dizer assim: ‘Olha, vou esperar mais um pouco, não é minha vez agora”, pondera.

No grupo político dos irmãos Gomes, também compartilhado por José Albuquerque, a composição da chapa majoritária para o pleito deste ano é assunto vetado até o mês de junho. Mas, no ceio dos demais partidos coligados, a eleição já começou e o PMDB se prepara para lançar - com ou sem o aval do governador Cid, que vem administrando a aliança política no Ceará - a candidatura do senador Eunício Oliveira no mês de abril.


A postura da legenda aliada é classificada como “legítima” pelo presidente da AL, mas não deixa de ser uma “antecipação” que o PROS pretende evitar. “Cada partido tem o seu presidente, tem o seu diretório.

Também são pressionados para saber se lançam logo candidato. Agora, nesse momento, as atenções dos políticos que estão preocupados com o futuro do Ceará têm que se voltar para os desafios que estão aí”, alfineta, elencando bandeiras como a refinaria, o Ceará Sem Drogas e o problema da seca.

Morre cinegrafista da "Band" atingido por explosivo em protesto no Rio



O cinegrafista da "TV Bandeirantes" Santiago Ilídio Andrade, 49, ferido em uma explosão durante uma manifestação no Rio de Janeiro, morreu na manhã desta segunda-feira (10). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ele teve morte encefálica no Hospital Souza Aguiar, no centro da cidade. Santiago foi atingido na cabeça quando registrava o protesto, na quinta-feira (6).

Em entrevista à "TV Globo", a mulher do cinegrafista, Arlita Andrade, diz que não consegue perdoar os responsáveis pela morte. "Perdoar? Meu marido está indo embora, eles destruíram uma família. Uma família que era unida, muito unida mesmo", afirmou.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu no domingo o estudante universitário e tatuador Fábio Raposo, indiciado como coautor da explosão que matou o cinegrafista. Segundo informações da Polícia Civil, Raposo foi localizado na casa dos pais, no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste do Rio.

Corpo de homem é encontrado com várias perfurações a faca na periferia de Monsenhor Tabosa no Ceará


O corpo de um homem foi encontrado por populares no início da manhã desta segunda-feira (10/02) ao lado da ‘Pedra Redonda’ – próximo ao bairro Carrapicho, em Monsenhor Tabosa. O corpo havia sinais vis´veis de várias perfurações a faca, inclusive no pescoço e nas costas. Havia muito junto ao corpo. A vítima tinha uma faca de mesa na cintura. 

O homem foi identificado como sendo: Francisco Deurivan Pereira da Fonseca, conhecido como Tom, de 25 anos, solteiro , agricultor. Filho de Maria Deusimar Pereira Francisco e Osmanin Pereira Fonseca. 

Residente em Sítio Merejo, há 16 km da sede. Segundo informações ele era usuário de bebida alcoólica constatemente.

Pelas características a vítima foi assassinada durante na madrugada desta segunda-feira. A Polícia Militar isolou o local e aguarda a perícia Forense de Canindé para remover e periciar o corpo.

Quatro anos após tiro, Cabañas vira padeiro e acusa mulher de golpe


Quatro anos após ter levado um tiro na cabeça, o paraguaio Salvador Cabañas diz ter perdido todo seu dinheiro para a esposa, María Lorgia Alonso, e vive atualmente como padeiro em sua cidade natal, Itaguá, a 30 quilômetros de Assunção, ajudando os pais na padaria da família. A história foi revelada pelo ex-atacante à agência AFP.

De acordo com Cabañas, María vive na luxuosa mansão comprada pelo ex-jogador na capital do Paraguai, avaliada em US$ 5 milhões, com os dois filhos do casal. O carrasco de Flamengo e Santos na Libertadores de 2008 afirmou estar separado de María, que teria tido a ajuda de um advogado e do empresário do ex-jogador, José González, para aplicar um golpe e ficar com sua fortuna.

- À medida que o tempo passa eu vou me dando conta de muitas coisas... Até o advogado se vendeu para eles. Ela (María) diz que o dinheiro acabou - disse Cabañas, revelando que chegou a assinar documentos usando a impressão digital a pedido da esposa.

Sem dinheiro, o ex-jogador se mudou para a casa dos pais (Dionisio e Basilia Cabañas) e acorda diariamente às 4h para ajudar no negócio da família, uma padaria. No dia 25 de janeiro de 2010, o então atacante do América do México levou um tiro na cabeça, dentro do banheiro do "Bar Bar", na Cidade do México.

O pai do ex-jogador também acusa a esposa do filho de ter dado um golpe para ficar com o dinheiro acumulado na carreira:

- Ele foi vítima duas vezes. Acabaram com sua vida profissional no melhor momento de sua carreira e depois se aproveitaram dele, sua própria esposa, seu representante e seu advogado - disse Dionisio.

Apesar dos problemas, Cabañas respondeu com bom humor ao ser questionado sobre sua principal lembrança do futebol: o apelido "Gordinho" dado pelos torcedores brasileiros quando fez sucesso ao eliminar o Flamengo na Libertadores de 2008.

Acopiara registra 20 mm de chuva na manhã de hoje


Voltou a chover na manhã de hoje em Acopiara. De acordo com o pluviômetro da Ematerce, escritório local, a chuva atingiu 20 mm na sede urbana. Em outros regiões, por exemplo, o sítio Serraria, distrito de Trussu, a chuva chegou a 100 mm. 

O município de Acopiara, localizado na região centro do sul do Ceará, é o que mais chove neste início de ano no estado. 

Outra informação importante dá conta que a barragem Dr. Tibúrcio Valeriano Soares Diniz, principal reservatório da cidade, está tomando bastante água.  Se continuar chovendo no mesmo ritmo a barragem sagra antes do final do mês.

Cidades do interior do Ceará têm chuvas até 127 milímetros

Em Juazeiro do Norte, chuva foi de 125 milímetros

As cidades do interior do Ceará registraram chuvas de até 127 milímetros entre a manhã de sábado (8) e a manhã de domingo (9), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 

No total, 57 das 184 cidades do Ceará tiveram chuva; a maior precipitação ocorreu em Cariús, no Sul do Ceará, com chuva de 127 milímetros; em Juazeiro e em Lavras da Mangabeira choveu 125 e 81 milímetros, respectivamente.

A maior parte das chuvas ocorreu no Cariri e no Centro-Sul do Ceará; também houve chuva forte região da Serra do Jaguaribe e litoral Oeste do Ceará.

Ainda de acordo com a Funceme, o avanço de áreas de instabilidade atmosférica vindas do oceano Atlântico sobre o Ceará devem deixar as condições atmosféricas favoráveis à ocorrência de chuva no estado neste domingo, principalmente entre a tarde e a noite.

Nessa segunda-feira (10), áreas de devem favorecer, ao longo do dia, à ocorrência de chuvas no Centro-sul do estado, faixa litorânea e região da Serra da Ibiapaba. Nas demais regiões cearenses, deverá ocorrer nebulosidade variável.

Agricultor preso acusado de estuprar filha de 5 meses

Um agricultor foi preso em flagrante, no último sábado, 8, acusado de estuprar a filha de cinco meses em Barreira, cidade distante 75 quilômetros de Fortaleza. A própria mãe da criança denunciou o companheiro ao Conselho Tutelar, que acionou a Polícia.

Segundo o sargento Carlos Cardoso, do destacamento policial do município, a mãe teria informado que chegou do trabalho e encontrou a filha chorando muito em casa. Ao perceber um sangramento, ela levou a menina ao hospital local. A bebê foi medicada e exames na unidade de saúde e no Instituto Médico Legal (IML) confirmaram o estupro.

O homem foi preso em casa e levado à carceragem de Baturité. “Ele negou. Disse que tinha ido dar banho nela e que a unha teria ferido, sem querer, a criança”, informou Cardoso ao O POVO Online.

Ainda na tarde de sábado, a garota foi levada ao Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), na Capital, para cuidados especializados. Segundo a assessoria do Hias, ela está bem. Não precisou ser submetida a cirurgia nem toma medicamentos. No entanto, só deve receber alta após pedido do Conselho Tutelar de Barreira.

Acidente destrói carro e deixa uma pessoa morta no Rio Grande do Norte


Um acidente automobilístico com vítima fatal aconteceu nas proximidades do posto Santa Clara, Km 145, na BR-304 em Angicos, no Rio Grande do Norte, o acidente ocorreu por volta das 7:30hs deste domingo.

A colisão entre um caminhão/carreta de marca Volvo, carregado de castanhas, e um veículo tipo Fiesta, modelo antigo, vitimou uma pessoa.


De acordo com informações levantadas, a vítima fatal foi identificada como sendo, Josivam Custódio, funcionário da prefeitura da cidade de Fernando Pedroza.


A polícia militar informou que o carro Fiesta vinha fazendo zigue-zague no asfalto, em velocidade.
O caminhão, com placas de Mossoró/RN, sofreu a colisão e tombou. Dentro do veículo pesado vinham o motorista, a esposa e um filho pequeno. O veículo tombou fora da pista, depois do aterro, mas ninguém se machucou grave.


O impacto do acidente fez com que o homem fosse esmagado nas ferragens do próprio veiculo que estava pilotando, a causa da morte instantânea aparentemente foi um forte trauma na cabeça. Pedaços da massa encefálica de Josivam ficaram espalhados no carro. Josivam é esposo de Claudinha Duarte, funcionária do Hospital Regional de Angicos.

Homem que teria ameaçado ex-prefeito de Nova Russas é morto

Um homem que teria ameaçado e ex-prefeito de Nova Russas foi encontrado morto dentro de um veículo na manhã deste domingo (9). Segundo informações da Polícia, "Chico Virado", foi executado com 19 tiros. Ele era casado com a sobrinha do atual prefeito da cidade.

A vítima foi citada no boletim de ocorrência registrado por Marcos Alberto Martins Torres, ex-prefeito de Nova Russas, no dia 27 de janeiro deste ano. Segundo o documento, Marcos aifrma que existia um plano de execução contra ele e que dois homens já teriam sido contratados para o serviço.

A polícia ainda não tem pistas do criminoso.

Queda de avião monomotor mata ex-prefeito e outros dois no Tocantins


A queda de um avião monomotor em Palmas causou a morte de três pessoas nesse domingo (9). Morreram o ex-prefeito de Ponte Alta do Tocantins, Cleyton Maia Barros, de 51 anos; o filho dele Cleyton Maia Barros Filho, 24 anos; e o soldado dos Bombeiros do Distrito Federal; Luís Augusto Aragão Feitosa, 23 anos. A aeronave partiu de Porto Nacional com destino a Palmas, ainda durante a manhã, e teria caído próximo de Taquaralto, na capital.

A aeronave caiu pela manhã, mas só foi localizada em uma mata por moradores da região no início da noite. Segundo testemunhas, foram ouvidos gritos pedindo por socorro. Mas quando o avião foi localizado, as vítimas já estavam sem vida.

Segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave não tinha condições seguras para voo. A Infraero vai investigar as causas da queda do avião monomotor Cessna 210. Uma das possibilidades é que o motivo tenha sido pane seca, ou seja, falta de combustível. Segundo informações preliminares, o piloto do avião era Cleyton Maia Barros Filho.

Também é esperado para esta segunda-feira (10) a chegada à capital de técnicos do Centro de Investigação de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Os Bombeiros, a Polícia Militar e representantes da Infraero estiveram no local do acidente na noite deste domingo. Os corpos foram resgatados e levados para o IML de Palmas.

Prefeito Dr. Vilmar comemora aniversário ao lado de familiares e amigos no bairro Moreira


O prefeito Dr. Vilmar comemorou os seus 57 anos de vida, nesse domingo (09), ao lado de familiares e amigos no bairro Moreira e de quebre ganha bolo tratorzão.

Houve missa em Ação de Graças celebrada pelo padre João Batista na capela São João Batista e em seguida foi oferecido um formidável café da manhã aos participantes.

Cantor sertanejo morre após receber descarga elétrica em bar de Araguaína


O cantor sertanejo Valdemir Resplandes Freires, conhecido como Smith Show, de 31 anos, morreu na noite deste domingo (9) em um bar de Araguaína, norte do Tocantins. Ele recebeu uma descarga elétrica durante uma apresentação. O músico chegou a ser socorrido pelo Samu, mas não resistiu e morreu no local.

As causas da descarga elétrica ainda serão investigadas. O corpo dele foi encaminhado para o IML de Araguaína.