sábado, 8 de junho de 2013

Câmera flagra jovem levando vários tiros na Paraíba

Um vídeo, gravado pelas câmeras de monitoramento da Prefeitura de João Pessoa-PB, gravou uma tentativa de homicídio em uma praça pública no bairro de Valentina, na capital. As imagens foram feita na tarde da última terça-feira (11), quando um jovem de 21 anos foi baleado cinco vezes enquanto conversava no local. 

A gravação mostra quando um dos jovens que conversava com a vítima se afasta por um momento e retorna atirando. O jovem de 21 anos é atingido um vez antes de cair no chão e receber os outros disparos. De acordo com a Polícia Militar,  tanto a vítima quanto o suspeito haviam cumprido medida sócio-educativa. “São jovens de uma mesma comunidade que estão brigando entre si”.

Conforme o boletim médico divulgado nesta sexta-feira (7) pelo Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, onde o jovem está internado, seu estado de saúde é considerado regular.

Canteiro que abriga lixão em Acopiara pode se transformar em área de estacionamento de veículos


A colocação de lixo neste canteiro (foto) está com os dias contados em Acopiara. O vereador Lindomar Rodrigues, apresentou na sessão de ontem (07), da Câmara Municipal de Acopiara um requerimento transformando o local numa área de estacionamentos. O requerimento foi aprovado por unanimidade por parte dos senhores vereadores.

Caso a proposta não seja aceita pela Prefeitura Municipal, a mesma será estimulada a fazer uma urbanização no local e disponibilizar um vigia para coibir a colocação de lixo no espaço.

Campanha de Vacinação contra a Poliomielite acontece de hoje até o dia 21 em Acopiara


A Secretaria Municipal da Saúde de Acopiara realiza hoje, 8, o dia de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite onde funcionarão todos os dezoito (18) postos de saúde, das 8h às 17h na sede e, até as 14h nas unidades de saúde da zona rural. 

A secretaria solicita que todos os pais, as mães ou responsáveis procurem os postos de saúde para vacinar as crianças de 6 meses a menores de cinco anos durante o período da campanha, não esquecendo de levar a caderneta de vacinação.

EM ACOPIARA VACINAÇÃO VIROU PROGRAMA DE FAMÍLIA! RESPONSABILIDADE DE TODOS!

E mais:

O Ministério da Saúde, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, realizará no período de 08 a 21 de Junho a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite referente ao ano de 2013. Tendo como meta vacinar, no mínimo, 95% das crianças entre 6 meses e menores de cinco anos de idade (6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias). 

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, causada e transmitida por um vírus (o poliovírus). A contaminação se dá principalmente por via oral e, na maioria das vezes, não é letal. Em geral, o doente adquire graves lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. 

Há 24 anos, o Brasil não registra casos da doença, estando livre do poliovírus desde 1990. O objetivo da Campanha é manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente através da aplicação da vacina de rotina e em campanhas.

Câmara aprova redução salarial de professores em Juazeiro do Norte

Os vereadores de Juazeiro do Norte aprovaram o projeto de lei do executivo que reduz os salários dos professores da rede municipal em até 40%. A votação ocorreu na tarde de quinta-feira (6), sob protestos e tumulto. Três educadores foram retirados do plenário e a polícia foi acionada.

Alguns vereadores pediram que a sessão fosse suspensa, mas o presidente da casa, vereador Antônio de Lunga, decidiu continuar. Ao final, o projeto foi aprovado por 12 votos a quatro. Quatro parlamentares não votaram porque não estavam presentes. O sindicato dos professores informou que vai pedir a anulação da sessão e ameaça realizar uma greve geral de professores.

Manifestações constantes

Essa foi a terceira manifestação de professores da rede municipal de ensino na cidade nesta semana. A votação do projeto de lei deveria ter ocorrido em sessão extraordinária na tarde desta terça-feira (4), mas foi cancelada devido ao protesto dos professores. A sessão teve de ser encerrada.

Na quarta-feira (5), os professores realizaram um movimento em frente a Câmara Municial pedindo que o executivo retirasse da Câmara de Vereadores o projeto de lei, eles afirmavam que a proposta é inconstitucional.

O Ministério da Educação estabelece o valor de R$ 1.567,00 como piso para docentes. Em Juazeiro do Norte, somando as gratificações, os professores recebem R$ 2.193,00. Segundo a Secretária de Educação, Célia Viana, diz que a redução é necessária.

“Nós precisamos fazer um reajuste nessa folha porque, como está, está sendo impossível pagar. A gente reconhece que, em certa parte, está atingindo os nossos servidores, mas a gente precisava mesmo rever isso”, disse.

Ceará deve vacinar 564 mil crianças contra a pólio durante campanha

Será iniciada neste sábado (8), em todo o país, a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite.  No Ceará, a meta é vacinar 95% das 594.019 crianças entre seis meses a menores de cinco anos de idaide, o que corresponde a 564.318 crianças. A campanha se estende até 21 de junho e é realizada em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Saúde. O Zé Gotinha, mascote da campanha, vai estar presente em postos para lembrar aos pais a importância da vacinação.

A secretária de saúde de Fortaleza, Socorro Martins, ressalta a importâcia da campanha e a importância da participação dos pais. “Os pais têm que trazer as crianças para as unidades de saúde. Além da vacina contra a pólio, estamos oferecendo outros tipos. Assim, as crianças colocam o calendário de vacinação em dia e vão para casa protegidas”.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), todos os postos de saúde de Fortaleza vão atender à população até às 17 horas (relação abaixo). A vacina também será disponibilizada em outros pontos da cidade, como os shopping centers, Secretaria de Saúde do Estado, além de postos volantes.

Menor de 14 anos mata vaqueiro com 15 facadas e come orelha da vítima

Um adolescente de 14 anos foi apreendido na manhã desta sexta-feira (7) e confessou à polícia que matou um vaqueiro com 15 facadas na cidade de Araçagi, a 64 km de João Pessoa. Segundo as autoridades, ele decepou a orelha da vítima e a comeu enquanto consumia bebida alcoólica.

Cícero Falheiros da Silva, 27 anos, era mais conhecido como “Peru” foi assassinado na noite dessa quinta-feira (6) e o corpo dele foi encontrado numa residência em construção, no Centro daquela cidade.
De acordo com a polícia, o garoto explica com detalhes como cometeu o crime. Ele disse que o matou porque sofreu um empurrão do vaqueiro há alguns dias e como é um homem que não leva desaforo pra casa, esfaqueou o rapaz. O menino ainda revela no depoimento que qualquer um que tocar nele vai morrer.

Depois da brutalidade, as autoridades informam que o acusado será levado para o Centro Educacional do Adolescente, onde ficará à disposição da justiça.

Bebê de um mês é sequestrado dentro de clínica em Fortaleza

Um bebê de um mês foi raptado nesta sexta-feira (7) em uma clínica na Avenida Bezerra de Menezes. Segundo a mãe da criança, Jucyane Araújo, uma mulher, identificada como Carla, ofereceu uma consulta gratuita na clínica particular alegando que conhecia o dono da unidade hospitalar.

"Conheci ela tá com uns 15 dias, uma amiga me apresentou. A gente chegou na clínica e fiquei esperando o atendimento. Enquanto eu fui no banheiro deixei minha filha com ela. Quando voltei ela já tinha desaparecido", contou emocionada a mãe.

A mulher saiu com o bebê e informou à recepcionista da clínica que ia esperar o pai da criança do lado de fora, que havia chegado de uma viagem de 6 meses. Ela pediu a funcionária para não avisar a mãe da menina  para fazer surpresa, relatou Jucyane. Cerca de 40 minutos depois a recepcionista contou o que havia acontecido.

O proprietário da clínica, que informou não conhecer a sequestradora, se dispôs a fornecer as imagens do circuito interno de câmera para a Polícia. Segundo a mãe da menina, a mulher que levou a criança tem cerca de 30 anos, é baixa, pele branca e vestia blusa azul e calça jeans.

Os pais da menina denunciaram o caso à Delegacia de Combate a Exploração Criança e Adolescente (Dececa), no bairro de Fátima. Nesta tarde, a polícia analisa o circuito interno de imagens da clínica para elucidar o caso.

Juíza é assassinada com dois tiros dentro de Fórum em Cuiabá

A Justiça decretou a prisão preventiva do ex-marido da juíza Glauciane Chaves de Melo, de 42 anos, assassinada com dois tiros na cabeça, nesta sexta-feira (7), dentro do próprio gabinete, na Comarca de Alto Taquari, a 509 km de Cuiabá. Segundo a Polícia Civil, o homem teria ido ao local pela manhã e, após uma discussão, efetuou os disparos. A arma que teria sido usada no crime, um revólver calibre 38, foi encontrada pelos policiais em um canteiro, em frente ao Fórum da cidade.

A determinação da prisão foi do juiz Pedro Davi Benetti, que atua na Segunda Vara de Alto Araguaia, a 426 km da capital, e passou a responder pelo Fórum de Alto Taquari. De acordo com a decisão do magistrado, há indícios suficientes de autoria e materialidade do crime por parte do suspeito. Ressalta também, que a medida é necessária para a manutenção da garantia da ordem pública que foi abalada pela gravidade da ocorrência.

A juíza foi morta por volta das 11h (horário de MT) desta sexta-feira, enquanto trabalhava. Ela chegou a ser levada para um hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. De acordo com a Polícia Militar, o ex-marido da magistrada, que trabalhava no município como enfermeiro, teria entrado no gabinete, disparado os tiros e fugido a pé. Até as 20h30 desta sexta, ele não havia sido localizado pelos policiais.

Policiais militares e civis da região fazem buscas pelo suspeito. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também montou barreiras nos locais de acesso a Mato Grosso do Sul, Goiás e na região de fronteira com a Bolívia. 

Conforme o TJMT, a juíza e o marido vieram para Mato Grosso juntos, mas se separaram em dezembro de 2012. No entanto, só desfizeram o contrato de união estável em janeiro.