segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Mais municípios são capacitados para o Leite Fome Zero

Mais municípios vão participar do Programa Leite Fome Zero, e nos que já participam os gestores estão passando por capacitação, para incentivar a atividade em cada cidade. A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) está capacitando gestores de 24 municípios que estão em fase de adesão do programa. Na região jaguaribana o mais recente foi Aracati, cuja coordenação municipal participou de formação na SDA. De outras regiões, também foram incluídos Baturité, Caucaia, Crato, Eusébio e Fortaleza.

Essa capacitação trata dos critérios de funcionamento e de treinamento do programa sobre o sistema de cadastramento dos beneficiários. De acordo com o Coordenador da Pecuária na SDA, Márcio Peixoto, o Programa Leite Fome Zero distribuiu mais de 18,8 milhões de litros de leite em 2010, com cota diária superior a 58 mil litros. Desse total, foram dois mil litros de leite caprino.

“As pessoas acabam tomando em caso de doença ou mesmo só para alimentar bicho, mas o leite de cabra é um dos alimentos mais ricos que se pode colocar na mesa do sertanejo”, afirma Antônio Deusmar, secretário municipal de Agricultura de Limoeiro, município que participa do programa com leite de cabra.

ALÉM DE FIXAR o criador no campo, a caprinocultura tem um processo mais simples, e considerado mais eficiente e rentável. Enquanto o produtor de leite bovino recebe R$ 0,69 pelo litro, é pago ao de leite caprino R$ 1,20 o litro.

Pelo menos 20 partidos em formação tentam registro para participar das eleições municipais de 2012

Pelo menos 20 novos partidos buscam registro na Justiça Eleitoral brasileira, segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em parceria com tribunais regionais Eleitorais (TREs).

Para concorrer nas eleições municipais de 2012, a legislação exige que, pelo menos um ano antes, os partidos obtenham o registro nacional, período que se encerra em 70 dias, já que o primeiro turno será no dia 7 de outubro.

Quem pretende se candidatar a algum cargo político também precisa estar filiado a um partido nesse mesmo período. Segundo o TSE, para a criação de uma nova legenda, é preciso o apoio, comprovado por meio de assinaturas acompanhadas do número do título de eleitor, de pelo menos 0,5% dos eleitores que votaram para deputado federal na última eleição, desconsiderados os votos brancos e nulos.

Os eleitores que assinarem o documento de apoio devem ainda estar distribuídos por, no mínimo, nove estados e, em cada um deles, representar pelo menos 0,1% dos que votaram. Considerando as eleições de 2010 para a Câmara dos Deputados, cada novo partido precisa de aproximadamente 490 mil assinaturas no total, de acordo com o TSE.

O Partido Social Democrático (PSD), criado pelo atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, foi o que comunicou a busca de assinaturas em mais unidades da Federação, de acordo com levantamento realizado com informações repassadas por 18 TREs. Foram 15 no total: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

O Partido da Pátria Livre (PPL) e o Partido Novo (PN) informaram o recolhimento de assinaturas em 12 estados. O Partido Ecológico Nacional (PEN) está buscando apoio em 11 unidades da federação. Os demais partidos em formação ainda não chegaram a comunicar o mínimo de nove estados com assinaturas.

Segundo o TSE, existem no Brasil atualmente 27 partidos devidamente registrados. Desses, três foram criados na última década: o Partido Republicano Brasileiro (PRB), o Partido Socialismo e Liberdade (P-SOL) e o Partido da República (PR).

Pai estrangula próprio filho em boate no interior do Rio Grande do Norte

Um jovem de 17 anos foi estrangulado pelo próprio pai, na noite deste sábado (30), no município de Paraú, interior do Rio Grande do Norte. Segundo informações da Policia militar, por volta das 23h, Paulo Nunes, de 34 anos, mais conhecido por “Solange”, teria discutido com o rapaz em sua própria boate. Durante a briga, Paulo acabou estrangulando o filho que desmaiou no local.

Em seguida, o jovem foi socorrido por amigos e encaminhado ao Hospital Regional de Assu, mas não resistiu e veio a óbito. De acordo com o soldado Italo Martins, o empresário teria descoberto a poucos dias que o jovem era seu filho, fruto de um relacionamento anterior. Após realizar de um exame de DNA foi comprovada a paternidade, porém ele não aceitava a notícia. Após cometer o crime, o acusado fugiu o loca.

Agricultor de 75 anos é assassinado a facadas em Acopiara

O plantão de polícia em Acopiara registrou mais um homicídio à faca. O crime ocorreu ontem, por volta das 22 horas no sítio Oitis, distrito de Ebron. A vítima foi o agricultor José Felipe, 75 anos que foi atingido com várias perfurações.

O corpo do agricultor foi conduzido para o IML de Iguatu para ser necropsiado. O autor do crime está sendo procurado pela polícia. O motivo para o assassinato ainda não foi esclarecido.

Segunda etapa da vacinação contra poliomielite começa nesta segunda-feira


A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começa na segunda-feira (1º), mas o dia de mobilização será 13 de agosto. Todas as crianças menores de cinco anos devem tomar as duas gotinhas da vacina para prevenir a paralisia infantil.

Histórico

O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba. No Ceará, foi em 1988. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença.

Avaí vira, respira e impõe segunda derrota ao líder Timão

Na base da superação e da garra, o Avaí conquistou uma importante vitória neste domingo, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com gols de William e Rafael Coelho (dois), o Leão fez 3 a 2, de virada, sobre o líder Corinthians, no estádio da Ressacada, em Florianópolis. Emerson Sheik e Jorge Henrique fizeram os gols do clube paulista. O resultado confirma um tabu: o Corinthians nunca venceu o Avaí na Ressacada em jogos do Brasileirão.

O triunfo ainda não tira o Avaí (dez pontos) da zona de rebaixamento, mas dá fôlego e mais um tempo de respiro para o técnico Alexandre Gallo, que mudou o time no segundo tempo, foi xingado de burro e deixou a Ressacada ouvindo a torcida gritar: “Ô, ô, ô, o Leão voltou!”.

Do outro lado, o Corinthians continua líder, com 28 pontos, mas agora seguido bem de perto pelo Flamengo, com um ponto a menos. Depois de dez jogos de invencibilidade, essa já é a segunda derrota seguida do Timão. Na rodada anterior, foi derrotado pelo Cruzeiro, em casa.

Resultados do final de semana:

(Saba) Cruzeiro 0 x 1 Botafogo-RJ Arena do Jacaré

(Saba) Flamengo 2 x 0 Grêmio Engenhão
(Saba) Palmeiras 3 x 2 Atlético-MG Canindé
(Dom) São Paulo 0 x 2 Vasco Morumbi
(Dom) Avaí 3 x 2 Corinthians Ressacada
(Dom) Internacional-RS 0 x 0 Atlético-GO Beira Rio
(Dom) Fluminense 4 x 0 Ceará Engenhão
(Dom) Bahia 3 x 1 Figueirense Pituaçu
(Dom) Atlético-PR 3 x 2 Santos Arena da Baixada
(Dom) América-MG 1 x 3 Coritiba Arena do Jacaré