quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Programa "Acopiara Urgente" será apresentado em uma emissora de rádio em Iguatu

O programa Acopiara Urgente que até então era apresentado na rádio Vale do Quincoê de Acopiara vai ganhar novo endereço e formato. 

O jornalismo será apresentado em uma emissora de rádio de Iguatu e retransmitido neste blog, no horário de meio-dia, aos sábados. 

As negociações estão bem avançadas e a idéia dos diretores do programa é mostrar a realidade do cotidiano do município de Acopiara. A data de estréia está sendo definida. 

O programa continuará sendo apresentado por Lindomar Rodrigues, Pinheirinho e Ozemar Rodrigues. A população acopiarense deve ficar atenta para a estréia do noticioso.

O motivo da mudança de emissora foi exatamente a falta de dinheiro para bancar o horário na rádio Vale do Quincoê de Acopiara.

Novo documento de identidade será fornecido a 2 mi em 2011

Até o fim de 2011, 2 milhões de pessoas terão o novo registro de identidade civil (RIC). De acordo com o diretor do Instituto Nacional de Identificação (INI), Marcos Elias Araújo, as primeiras 100 mil pessoas foram selecionadas e seus documentos já estão sendo expedidos pela Casa da Moeda.

As demais 1,9 milhão de pessoas serão convocadas ainda neste ano para a troca do documento de identidade antigo pelo novo. Mas, segundo o diretor do INI, ainda não há data prevista para que isso aconteça.

O RIC

O novo documento de identidade vai reunir todos os dados do cidadão em um cartão com chip produzido pela Casa da Moeda do Brasil. A expectativa do Ministério da Justiça é que todos os documentos de identidade sejam substituídos até 2020. As novas identidades custarão cerca de R$ 90 milhões ao ministério.

Neste primeiro semestre, 100 mil moradores de Salvador, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Ilha de Itamaracá (PE), Rio Sono (TO), Hidrolândia (GO) e Nísia Floresta (RN) serão convocados pelo Ministério da Justiça a buscarem os novos documentos nos locais indicados.

Prefeito de Acopiara homologa resultado final do Concurso Público

A Prefeitura Municipal de Acopiara através do prefeito Antonio Almeida Neto homologou no Diário Oficial do Estado o resultado final do Concurso Público realizado no Município para provimento dos Cargos Efetivos e formação de Cadastro de Reserva, Professor PEB I, PEB II e Professor PEB II – Educação Física.
 
Nota
ESTADO DO CEARÁ - PREFEITURA MUNICIPAL DE ACOPIARA - EDITAL DE HOMOLOGAÇÃO Nº 001/2011 DO CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE ACOPIARA - CEARÁ. 

O PREFEITO MUNICIPAL DE ACOPIARA – ESTADO DO CEARÁ, Sr. ANTONIO ALMEIDA NETO, no uso de suas atribuições legais e prerrogativas que lhes são conferidas, RESOLVE: 

1. HOMOLOGAR O RESULTADO DO CONCURSO para provimento dos Cargos Efetivos e formação de Cadastro de Reserva, Professor PEB I, PEB II e Professor PEB II – Educação Física, fazendo de acordo com a legislação vigente e os relatórios das Comissões Deliberativa/Executora e Organizadora do Concurso, de que trata o Edital nº 001/2009, de 14 de dezembro de 2009, o Aditivo I, datado de 19 de fevereiro de 2010, e o Aditivo II, datado de 07 de abril de 2010, publicados no Diário Oficial do Estado. 

2. Fica determinado que o preenchimento das vagas dar-se-á na ordem decrescente de classificação.
 
3. A Administração Pública Municipal, por meio de Portaria, definirá os critérios, as datas e os locais para a convocação e a posse. 

REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE.
Acopiara-Ce, 13 de Janeiro de 2011. 

Antonio Almeida Neto
PREFEITO MUNICIPAL.

Garibaldi admite dificuldade na relação do PMDB com PT

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), admitiu hoje a dificuldade de relacionamento do PMDB com o PT na discussão sobre o segundo escalão do governo. "Acho que o relacionamento do PMDB com o PT, até agora, não tem sido muito fácil. Mas não acredito que a situação vá se agravar. Temos aí o início do ano legislativo", frisou.

"Não acredito que se verifiquem atritos maiores nesse período. A tendência é realmente amenizar", acrescentou Garibaldi, durante a solenidade de posse do novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mauro Hauschild.

Desde o início do governo Dilma Rousseff, os atritos entre PMDB e PT têm sido constantes, devido à disputa por cargos do segundo escalão. Levantamento divulgado nesta quarta-feira (19) pelo jornal "O Estado de S. Paulo" mostra, no entanto, que o governo ignorou a trégua com o PMDB e já nomeou 208 cargos de segundo escalão.
O ministro explicou que as indicações para cargos no segundo escalão que envolvem "DNA político" têm sido feitas sem consulta aos partidos, ou seja, cada um indica o seu candidato. No caso do INSS, o ministro afirmou que não discutiu a indicação de Hauschild com o PT.

Operação Geleira: Polícia Federal do Piauí prede 7 prefeitos

7 prefeitos foram presos, nesta segunda-feira (19), durante operação "geleira" da Polícia Federal do Piauí.

A ação é realizada em conjunto com a Controladoria Geral da União e o Ministério Público Federal para execução de 84 mandados de busca e apreensão e 30 mandados de prisão.

Além dos prefeitos, foram presos:
  • 1 ex-deputado estadual
  • 2 ex-prefeitos
  • secretários municipais
  • empresários na capital Teresina e no interior
A operação quer desarticular uma rede criminosa especialziada na comercialização de notas fiscais frias e desvios de recursos públicos federais e municipais de prefeituras piauienses.

Os recursos vinham da educação e da saúde, um prejuízo estimado em R$ 1 milhão.

Empresa é obrigada a avisar que funcionário está sendo filmado, decide TST

A Justiça do Trabalho entendeu que o empregador pode filmar seus funcionários no local de trabalho, desde que eles tenham ciência da prática. O TST (Tribunal Superior de Justiça) confirmou os posicionamentos da 1ª e da 2ª instância, rejeitando pedido do MPT (Ministério Público do Trabalho).

O MPT da 17ª região (Espírito Santo) não conseguiu provar que a filmagem nos locais efetivos de trabalho constitui dano moral coletivo. O entendimento do TST exclui a possibilidade de filmar os empregados no banheiro ou no refeitório.

O caso que chegou ao TST refere-se à empresa de telemarketing Brasilcenter. Segundo a decisão do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 17ª região, que confirmou a decisão de primeiro grau, não há ilegalidade ou abuso nas filmagens realizadas pela empresa. O Tribunal considerou razoável a justificativa da Brasilcenter de que precisa proteger seu patrimônio, que conta com peças de computador de grande valor e que podem ser furtadas facilmente.

De acordo com o advogado especialista em Direito do Trabalho, Antonio de Almeida e Silva, não há, nesse procedimento, violação do direito à intimidade dos funcionários. "O sistema de vigilância, como é usual, visa assegurar e garantir o patrimônio da empresa, bem como a segurança dos próprios funcionários", afirmou.

O TRT destacou ainda que a empresa não realiza gravação, mas simplesmente filmagem, e que não se pode falar em comportamento clandestino da Brasilcenter, pois documentos demonstram que os empregados estavam cientes da existência das filmagens, antes mesmo do ajuizamento da ação.

O advogado Antonio de Almeida e Silva afirmou que é legitimo e lícito esse tipo de monitoramento, "desde que todos estejam informados da existência dessas câmeras, o que sempre acontece através de placas informativas afixadas no local". E completou: "realmente,não se compreende o que não pode ser filmado nesse periodo de trabalho,que constitua privacidade do empregado".

Universidade de Taiwan cria aparelho para detectar câncer em 12 minutos

A Universidade Nacional de Taiwan criou um aparelho portátil, chamado de VensorNTU, capaz de detectar câncer e infecções virais em apenas 12 minutos, informou nesta quarta-feira a "Agência Central de Notícias".

Durante um ano de testes, o dispositivo mostrou grande exatidão e sensibilidade na detecção do câncer cervical, de fígado e de pulmão, e de vários tipos de infecções por vírus, detalhou à agência o decano da Faculdade de Medicina da UNT, Yang Pan-chyr.

O novo dispositivo utiliza uma tecnologia eletrônica de detecção de anticorpos e pode ser usado pelas pessoas em suas casas.

"No futuro, este aparelho será tão comum como é hoje o telefone celular", disse Yang.

A universidade transferiu a tecnologia do VensorNTU ao setor privado taiuanês para sua comercialização.

Mulher de ex-juiz federal é condenada por lavagem de dinheiro

A advogada Aline Kemer Tamada da Rocha Mattos, mulher do ex-juiz federal João Carlos da Rocha Mattos, foi condenada pelo crime de lavagem de dinheiro pela 6ª Vara Federal Criminal, especializada em crimes financeiros, segundo informações da Procuradoria da República paulista divulgadas nesta quarta-feira.

Aline deverá cumprir pena de três anos e três meses de prisão em regime aberto e pagar 22 dias-multa pelo crime de lavagem de dinheiro proveniente de crimes contra a administração pública. A pena foi convertida em prestação de serviços comunitários e ao pagamento de cinco salários mínimos a uma entidade assistencial ainda a ser definida. Aline poderá recorrer da sentença em liberdade.

De acordo com denúncia feita pelo Ministério Público Federal em São Paulo, a advogada comprou dois carros em 2003, mas os revendeu em novembro do mesmo ano, menos de uma semana depois da deflagração da operação Anaconda, que prendeu seu marido, em 30 de outubro.

A denúncia afirmou que os veículos, que não foram declarados à Receita Federal, foram pagos por meio de depósitos de pequenos valores em diferentes agências bancárias. Segundo a sentença, os pagamentos picados foram feitos para enganar as autoridades. A venda de um dos carros a um octogenário teria sido simulada com o intuito de impedir a apreensão do veículo pela Polícia Federal. A sentença determinou a perda da propriedade dos veículos, que estão apreendidos.

O procurador da República Rodrigo de Grandis disse que a acusada realizou lavagem de dinheiro oriundo de crimes contra a administração pública praticados pela organização criminosa da qual seu marido fazia parte. O ex-juiz Rocha Mattos foi condenado por peculato, prevaricação, corrupção passiva e quadrilha pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

Operação Anaconda

O ex-juiz federal Rocha Mattos foi preso pela Polícia Federal durante a Operação Anaconda, em 2003, que apurou a venda de sentenças judiciais e tráfico de influência, entre outros crimes. A quadrilha de que fazia parte foi desmantelada e presa, sob acusação de beneficiar criminosos com um esquema de falsificação de documentos, corrupção e venda de decisões judiciais na Justiça Federal de primeiro grau, em São Paulo.

Governo do Estado lança voo entre Fortaleza e Madrid durante 31ª Feira Internacional de Turismo

O Governo do Estado do Ceará participa da 31ª Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madrid (Espanha). Durante o evento, que acontece de 19 a 23 de janeiro, vai ser lançado o voo que liga a capital espanhola e Fortaleza.

No primeiro dia (19), às 16 horas, o voo é lançado, no stand da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). As operações são feitas pela Iberia Linhas Aéreas del España, e começam no dia 1º de fevereiro.
Os voos vão sair de Fortaleza às 17h45min e chegam em Recife às 19h15min, partindo às 20h55min para Madrid, onde chegam às 09h05min. Já o voo de Madrid para Fortaleza sai às 12h05min e chegam às 16h25min.

A operação será feita por u Airbus A-340/300 (A 343), com capacidade para 254 passageiros e a nova classe Business Plus, com assentos recicláveis, que se transformam em camas, além de uma oferta gastronômica e uma grande variedade de canais de entretenimento, segundo a companhia aérea.

Beber cerveja todo dia faz bem e combate até diabetes

Quem disse que cerveja só serve para aumentar a barriga? A bebida faz bem a saúde, sim, tanto que foi elevada ao status do vinho no que diz respeito aos benefícios ao corpo humano. Um novo estudo espanhol comprovou que tomar uma caneca da bebida por dia combate diabetes, evita ganho de peso e previne contra hipertensão.

Além de ter graduação alcoólica baixa, a cerveja contém ainda ácido fólico, vitaminas, ferro e cálcio – nutrientes que protegem o sistema cardiovascular.

Os especialistas afirmam também que a cerveja não é a responsável pelo aumento da gordura abdominal. A culpa, na verdade, seria dos aperitivos gordurosos, como salgadinhos e frituras, que grande parte das pessoas consome junto à bebida.

O estudo, realizado com 1.249 homens e mulheres acima de 57 anos, indica que mulheres podem tomar dois copos pequenos de cerveja por dia, enquanto para os homens estão liberados até três copos. Contudo, o hábito deve estar associado a uma dieta saudável e a exercícios físicos regulares.

Prognóstico oficial da quadra chuvosa 2011 no ceará será divulgado hoje

A Funceme divulga, hoje, o prognóstico oficial da quadra chuvosa 2011 no Ceará, em Fortaleza. O documento oficial com o prognóstico foi elaborado, ontem, no XIII Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino. Reuniu meteorologistas dos Estados nordestinos, de instituições nacionais e internacionais.

Humorista Shaolin sofre grave acidente na Paraíba

O humorista paraibano Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin, sofreu um acidente de trânsito na madrugada desta quarta-feira (19). Ele bateu o carro em um caminhão e capotou na Alça Sudoeste, em Campina Grande, na Paraíba, onde passava férias.

O artista foi levado ao Hospital Regional de Campina Grande, em estado grave, com traumatismo craniano e um dos braços praticamente amputado. Depois foi transferido para o Hospital Antonio Targino. No momento, ele está em coma induzido.

Uma informação dada ao Centro de Operações dos Bombeiros diz que uma segunda vítima morreu, mas o fato não foi confirmado, já que quando chegou ao hospital, a equipe de resgate falou que ele estava sozinho no carro.

O humorista estava em cartaz com a apresentação Lula de Férias. Além disso, Shaolin já participou de programas como Show do Tom, Domingão do Faustão, A Praça é Nossa, e faz parte do programa Tudo é Possível, apresentado por Ana Hickmann.

vítimas da Região Serrana no RJ já passa de 700

A quarta-feira (19) começou sem chuva nas cidade mais atingidas pelas chuvas, como Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. Com isso, os trabalhos de resgate e limpeza das ruas devem ser retomados mais facilmente nas áreas atingidas. 

Ao todo, o número de vítimas da Região Serrana já passa de 700.
A chuva que alagou as ruas do Centro de Petrópolis na terça-feira (18), chegou a assustar os moradores. A Defesa Civil de Petrópolis informou que registrou três pequenos deslizamentos de terra ocorridos no Centro e nos bairros Bingen e Vila Militar, fora da área de Itaipava. Mas não há registro de novos problemas na região.