sexta-feira, 31 de março de 2017

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil de Cedro

Na madrugada desta sexta-feira, 31, por volta de 1h, bandidos explodiram a agência do Banco do Brasil da cidade de Cedro, na região Centro-Sul do Ceará. O interior da unidade ficou destruído. Placas de forro caíram, divisórias e móveis ficaram danificados. O impacto da explosão abalou lojas vizinhas ao banco, no Centro da cidade. 

Os bandidos atacaram a Delegacia de Polícia Civil e o destacamento militar. Houve tiroteio, mas ninguém ficou ferido, segundo informações da Polícia Militar. 

Os moradores ficaram assustados. “A gente acordou com muitos tiros, em várias partes da cidade, durante muito tempo e depois houve um forte barulho, assustou todo mundo”, contou o comerciário, Luís Costa. “Foi uma madrugada de terror e pânico”, disse o radialista J P Leandro. 

Ainda não se sabe se a quadrilha conseguiu levar alguma quantia em dinheiro. A Polícia Militar estima em 15 o número de homens que participaram da ação criminosa. O 10º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Iguatu, enviou reforços para a cidade de Cedro, ainda durante a madrugada. 

Recentemente, a agência do Banco do Brasil da cidade de Saboeiro também foi alvo de explosão e o imóvel ficou totalmente destruído. A ação ocorreu no dia 17 de fevereiro passado e foi o 15º ataque em 2017.

Exame poderia ter evitado a morte de um garotinho de 10 anos em Acopiara

Um derrame pleural foi a causa da morte do garotinho Isac, de apenas 10 anos, ocorrida na madrugada da última terça feira, no sítio Cambitos, em Acopiara. 

Ele morreu após sucessivas idas e vindas a Unidade Básica de Saúde da vila Esperança e ao Hospital Geral. 

O garoto sofreu mais de trinta dias sem que as unidades de saúde descobrissem o seu problema. 

Os peritos do Sistema de Verificação de Óbito (SVO), em Fortaleza, lamentaram a morte do menino e acharam um absurdo a falta de assistência em Acopiara par um problema relativamente simples de ser descoberto e fácil de ser resolvido.

Governo reduz taxa de juros para empréstimos consignados de servidores públicos

Após quatro cortes consecutivos na taxa básica de juros da economia, o governo federal reduziu os valores máximos dos juros cobrados em empréstimos consignados para servidores públicos federais, aposentados e pensionistas. Desde que foi criado, em 2008, esta é a primeira vez que o teto desse tipo de taxa de juros é reduzido para servidores públicos da União. 

De acordo com o ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o valor para os servidores cairá de 34,5% ao ano para 29,8% ao ano. Mensalmente, o teto terá uma redução de 2,5% para 2,2%. 

Já os empréstimos feitos por aposentados e pensionistas terão queda de 32% para 28,9% anualmente, e de 2,34% para 2,14% a cada mês. Segundo o governo, o corte vale também para operações feitas por cartão de crédito. 

Com as mudanças, a equipe econômica do governo estima que serão cobrados R$ 3,7 bilhões a menos nas operações de crédito de 2017. A previsão considera que será concedido este ano o mesmo número de empréstimos de 2016. 

“A redução do teto das taxas de juros permitirá que servidores públicos, aposentados e pensionistas, que tenham dívidas caras, pagando até 15,88% ao mês em cartão de crédito rotativo, substituam esse crédito pelo consignado, passando a pagar bem menos”, informou o órgão, por meio de nota.

Chove em mais de 70 municípios cearenses nesta quinta-feira

Mais de 70 municípios cearenses registraram chuva ao longo desta quinta-feira (30), de acordo com os dados mais recentes da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior precipitação registrada no Estado até o momento ocorre no município de Icapuí, na região de Jaguaribana, onde choveu 70 mm. 

Fortes precipitações também estão ocorrendo em São Gonçalo do Amarante (55 mm), na Região Metropolitana de Fortaleza, além de Beberibe (50,2 mm), Tianguá (49 mm) e Aracati (48 mm). Segundo a Funceme, a previsão é de que o número de municípios com chuva cresça ao longo do dia, já que em alguns locais, como na Capital cearense, as precipitações ganharam maior força apenas no início da tarde. 

Apesar de muitos municípios terem registrado chuva nesta quinta, a maioria dos locais fica concentrado no litoral do Estado, com as regiões do Sertão Central e Inhamuns sendo pouco afetadas pelas precipitações. Nestes locais, o maior destaque foi Assaré, com apenas 12 mm.