quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Onda de assalto modifica rota de ônibus na CE 060

A insegurança mediante a onda de assaltos praticados durante a madrugada contra ônibus na CE 060 (Estrada do Algodão), no município de Quixeramobim, fez com que a empresa Guanabara cancelasse a rota noturna entre Fortaleza e a região do Cariri, via Sertão Central. Os veículos de passageiros agora seguem pela BR 116. 

A mudança atingiu 12 horários e as cidades de Acopiara, Mombaça, Quixeramobim e Quixadá que agora só dispõem de ônibus no horário diurno. A medida foi implantada no último dia 15, com autorização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Estudantes, moradores desses centros urbanos e representantes comerciais lamentaram o cancelamento das linhas noturnas, embora reconheçam que o quadro de insegurança é preocupante. 

Os ônibus que saem do Cariri chegam a Iguatu pela CE 060, mas depois seguem para Icó pela CE 282 e daí para Fortaleza pela BR 116, no horário noturno. 

Não há previsão de retorno das linhas. A empresa, por meio de nota, esclareceu que o serviço só volta ao percurso anterior depois que forem garantidas as condições de segurança nos trechos dos assaltos. Nos últimos 30 dias, a empresa foi vítima de três assaltos e uma tentativa com uso de arma de fogo. Todos no mesmo local, no distrito de São Miguel, em Quixeramobim. 

Quem viajava durante a madrugada via CE 060 fazia o percurso com medo. Os assaltos contra os passageiros tornaram-se frequentes. Os coletivos passaram a seguir em comboio. Mesmo assim, os assaltantes continuaram praticando o roubo contra passageiros. Os veículos eram desviados para uma estrada de terra (vicinal) e todos eram vítimas da ação criminosa. Os ladrões levavam toda a bagagem de mão, além de dinheiro, celulares, joias, relógios, alianças e anéis que se encontravam nas gavetas.