quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Monitoramento do Açude Trussu: população está a 25,3% de consumir águas do volume morto


Em seu último balanço realizado nesta terça-feira(22), o medidor do reservatório do Açude Trussu registrou 35,3% de sua capacidade. Segundo os dados do SAAE/Iguatu a situação é preocupante e o nível vai se transformando no pior em toda sua história, a cada dia. Mesmo assim, por enquanto, ainda não existe um plano para racionamento de água na sede do município. lembrando que para atingir o volume morto, o nível deverá chegar a 10%.Isso significa que a população está a exatos 25,3% de consumir o volume morto do Açude Trussu.

Comissão Gestora do açude Trussu é formada

A Comissão será responsável por promover debates sobre a preservação ambiental e o uso sustentável da água junto aos usuários do respectivo sistema hídrico

Com o objetivo de formar os membros da Comissão Gestora do Açude Trussu, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), por meio da Gerência do Alto Jaguaribe, realizou o Seminário para Formalização da Comissão Gestora, no auditório da CREDE 16°, no município de Iguatu, no dia 16 de setembro.

Na ocasião foram apresentados os dados técnicos do reservatório e para a composição da Comissão Gestora ficaram definidos 21 representantes, sendo quatro do Poder Público, oito representantes do segmento usuário de água e oito representantes da Sociedade Civil. O mandato será de quatro anos, conforme a Resolução 02/2007 do CONERH e a Deliberação 01/2008 do CSBH Alto Jaguaribe que regulamenta a criação das Comissões Gestoras de Sistema Hídricos.

Dentre as atribuições da Comissão Gestora, pode-se destacar: Promover, de forma conjunta com o Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) e os órgãos gestores de recursos hídricos, a Assembleia de Alocação objetivando o estabelecimento da Alocação Negociada de Água e apoiar a gestão dos sistemas hídricos.

Crise financeira: Coelce corta energia de quatro prefeituras

A crise financeira que se abate sobre os cofres do Governo Federal chega, também, aos municípios e, nessa terça-feira (22/09), por falta de pagamento, a Coelce suspendeu o fornecimento de energia para prédios e órgãos das Prefeituras de Santana do Cariri, Aiuaba, Chaval e Missão Velha.

Em nota oficial, a Coelce informa que realizou, nessa terça-feira (22), o corte de energia de unidades das Prefeituras de Chaval, Santana do Cariri, Missão Velha e Auiaba, devido ao não pagamento de faturas por parte dos municípios. A empresa somente tomou a decisão de interromper o abastecimento de energia após tentar negociar o débito em várias ocasiões.

O Secretário de Administração de Santana do Cariri, Antonio Rodrigues de Menezes, contestou a informação e disse que não houve suspensão de energia em prédios da administração municipal. Os problemas financeiros que afetam os municípios irão provocar o adiamento do pagamento do salário de dezembro uma vez que os prefeitos querem priorizar, dentro do prazo estabelecido em lei, o desembolso do 13º salário.

Confira a programação da Semana do Município de Acopiara



Clique na imagem para ampliar

Mais nova e moderna avenida de Acopiara, Emídio Calixto será inaugurada em breve


A Prefeitura Municipal se prepara para inaugurar a mais nova e moderna avenida de Acopiara, Emídio Calixto. 

A nova avenida conta com arborização, piso intertravado e iluminação de led numa extensão de aproximadamente 1 km. 


A obra obedece um alto padrão de qualidade e foi aprovada pelo moradores que residem no trecho. 

De acordo com o prefeito Dr. Vilmar as obras da nova avenida entram na fase final e a inauguração deve ocorrer nos próximos dias.