sábado, 9 de novembro de 2013

Todas as universidades estaduais aderem à greve

Mais de 45 mil estudantes, 2 mil professores, além dos servidores, estão em greve nos campi da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca) e Universidade do Vale do Acaraú (UVA). As demandas em comum e as pautas específicas das instituições resultaram em deflagração de greve geral. As paralisações começaram ainda em setembro na Uece em Itapipoca e culminaram com a deflagração de greve na UVA na última quinta-feira, 7.

Entre as principais pautas estão a realização de concurso para professores efetivos, a regulamentação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), a equiparação dos salários de professores efetivos e substitutos, investimento na infraestrutura, concurso para servidores administrativos e assistência estudantil no Interior. O déficit de professores efetivos nas três universidades chega a 800. Segundo o professor Célio Coutinho, da Uece, o déficit na instituição é de 295 e chegaria a 322 na Urca. O Sindicato dos Docentes da Universidade Vale do Acaraú (Sindiuva) apontou carência de 185 professores efetivos.

Célio Coutinho ressalta que a produção de conhecimento tem prejuízos com a situação dos professores substitutos, que possuem sobrecarga de trabalho, vínculo mais frágil e pouco tempo para a realização de projetos mais duradouros, como pesquisa e extensão. Na Uece, alguns cursos continuam com atividades normais, como o de Administração. As alunas Helime Oliveira e Iandeyara Carvalho, do 4º semestre, continuam tendo aulas e explicam que os professores garantiram o fim do semestre.

Já Elisa de Castro e Caio Araújo, alunos do 3º semestre de Educação Física, estão sem aula e apoiam a paralisação. Eles reclamam da falta de estrutura para as aulas práticas de diversos cursos, assim como a quantidade de professores substitutos. No curso deles, uma das maiores reivindicações é a entrega do complexo esportivo completo. Atualmente, parte não possui estrutura adequada.

Homem é enterrado vivo em cemitério de São Paulo; vídeo mostra resgate

Um homem foi encontrado enterrado vivo no Cemitério Parque do Cambiri, em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, na última sexta-feira. Em um vídeo gravado no local, é possível ver o homem, que está deitado na cova, sendo resgatado pelos bombeiros. A Polícia Civil de São Paulo confirmou o caso, que ainda será investigado. A imprensa internacional começa a repercutir a história. O jornal britânico Daily Mail destacou a notícia em seu site e o Live Leak já postou o vídeo.

Na véspera do Dia de Finados, uma mulher que estava visitando o cemitério viu uma mão se mexendo na sepultura e se assustou. A chefe geral do Velório Municipal Parque do Cambiri ainda está assustada.

— Por enquanto ainda é um mistério o que aconteceu. O homem estava fora do caixão, no fundo da sepultura e ela foi aterrada. É pior que filme de terror — disse.

 As imagens, que realmente lembram cenas de um filme de zumbis, foram vistas mais de 30 mil vezes no Youtube. Os paramédicos verificam os sinais vitais do homem e tiram ele de dentro da cova, mas ele permanece desacordado.

— Até agora não sabemos nem quem ele é. A única coisa que estava registrada no boletim de ocorrência é que ele é de Mauá (no ABC paulista) e que tinha se envolvido em uma briga por lá. Agora, como ele veio parar no cemitério, eu não sei.

A polícia não confirmou a identidade do homem ou seu estado de saúde.

Veja o vídeo:

 

Deputado estadual defende uso de mão de obra de detentos para construção de açudes

O deputado Ferreira Aragão (PDT) defendeu nesta sexta-feira, 8, a utilização de mão de obra de detentos para construção de reservatórios de água e outros equipamentos hídricos no interior do Estado. Segundo o pedetista, atual conjunto de obras é insuficiente para combater a seca.

Ferreira Aragão destacou que a Austrália foi um antigo presídio do Reino Unido, e hoje é um dos países com maior renda per capita do mundo. “Não podemos deixar que os recursos hídricos escoem para o mar, enquanto tanta gente passa necessidade”, disse.

O deputado defendeu que a população cobre dos deputados federais cearenses a criação de leis que possibilitem o uso da mão de obra de detentos.

Se vencer o ABC, Icasa poderá encerrar a 34ª Rodada com grande vantagem no G-4


A 34ª Rodada segue perfeita para o Icasa. Depois de ter contado com o tropeço do América Mineiro que só empatou com São Caetano na terça-feira, o Verdão foi presenteado com as derrotas de Paraná e Avaí, adversários diretos na disputa pelo acesso.

Nesta sexta-feira (8) o Paraná começou melhor, abriu 2x0 no placar, mas cedeu espaço e deixou o Boa Esporte virar para 3x2 no estádio Melão, em Varginha-MG. Comandando por Dado Cavalcanti, a equipe paranista chegou a estar no G-4 justamente no lugar do Icasa, mas desperdiçou esta oportunidade.

Já o Avaí deu vexame perdendo para o Asa, lanterna da competição por 1x0 com gol de Lúcio Maranhão, em Arapiraca-AL. O resultado deixou o time avaiano na quinta colocação, podendo ser ultrapassado pelo rival Joinville se este vencer o líder Palmeiras.

Caso vença o ABC, o Icasa poderá abrir três pontos e duas vitórias de vantagem para o Avaí e cinco pontos de distância do Paraná. O Verdão ainda seca o Joinville contra o líder para se consolidar com sobras no G-4.

Pelo G-4, Goiás pega desfigurado Fla, que prioriza a final da Copa do Brasil

No Flamengo, o discurso é de que ainda é preciso conquistar três pontos para livrar a equipe definitivamente da ameaça de rebaixamento, mas a escalação de um time misto contra o Goiás, para a partida deste sábado, às 21h (de Brasília), no Maracanã, mostra que a equipe está mesmo é de olho na disputa do título da Copa do Brasil. O rival, no entanto, eliminado na última quarta-feira pelo Rubro-Negro, volta todas as suas atenções para o Campeonato Brasileiro, em busca de uma vaga na Libertadores do próximo ano, e tem uma boa oportunidade de entrar no G-4 ao fim da 33ª rodada.

O Goiás tem 52 pontos e, se vencer, pode ultrapassar Botafogo (53) e Grêmio (54), que jogam fora de casa contra Internacional e Cruzeiro, respectivamente. O Esmeraldino terá pela frente um Flamengo desfigurado, já que o técnico Jayme de Almeida resolveu poupar o lateral Léo Moura, o zagueiro Chicão, o volante Elias e o meia Carlos Eduardo. O atacante Paulinho seguiu para a concentração, mas não foi confirmado. 

O objetivo é evitar o desgaste dos jogadores, de olho na decisão da Copa do Brasil, nos dias 20 e 27 de novembro, contra o Atlético-PR. Felipe, que operou o joelho esquerdo, também está fora.

Em relação ao duelo pela semifinal da última quarta-feira, o Goiás conta com reforços: William Matheus e Hugo retornam ao time. Léo Bonatini, por sua vez, está inscrito no Brasileirão e assume o comando de ataque, já que Walter, principal jogador do clube na temporada, ainda não foi liberado pelo departamento médico e permanece como único desfalque.