quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

É mais fácil ser atingido por um raio do que ganhar Mega da Virada

É 33 vezes mais fácil ser atingido por um raio do que receber o prêmio integral da Mega-Sena da Virada, que em 2015 deve ultrapassar os R$ 280 milhões. O sorteio será realizado nesta quinta-feira (31). 

Cálculos da Caixa Econômica Federal apontam que a chance de ganhar sozinho a loteria de final de ano é de uma em 50 milhões —ou de 0,000002%. 

Um acidente com raio tem probabilidade de 1 em 1,5 milhão de acontecer. "Já na primeira bolinha 90% das pessoas caem", afirma o matemático Davi Castiel Menda, que fez um levantamento de probabilidades dos sorteios desde o primeiro concurso da Mega Sena, em 1996. 

Segundo o estatístico e professor da USP Marcelo Ventura Freire, a consulta de números mais sorteados não significa maior chance de acerto. "Ao evitar essas combinações mais comuns, você só diminui a quantidade esperada de pessoas com quem dividir o valor", afirma. Se o prêmio for para apenas um apostador, o rendimento mensal na poupança é de R$ 1,7 milhão. 

Com esse "salário" seria possível comprar todo mês mimos como um apartamento de 220 metros quadrados e quatro quartos no bairro de Moema, em São Paulo, ou um monomotor Cirrus SR22 usado, um dos favoritos dos empresários do agronegócio.

Homem tem corpo queimado e cabeça decepada em Redenção

Um jovem de 22 anos foi morto de maneira brutal nessa quarta-feira (30/12), na cidade de Redenção, a 55 km de Fortaleza. De acordo com a Delegacia Municipal de Redenção (9° Região), que investiga o caso, o jovem teve a cabeça decepada e corpo queimado por criminosos. 

A polícia apurou com uma testemunha que o rapaz estava em uma moto quando foi abordado por quatro homens armados. Eles pediram para ele descer da moto. Após ele sair da motocicleta, os suspeitos o amarraram e o mataram. Logo em seguida, a vítima teve a cabeça decepada e jogada a 150 metros do local. A polícia acrescentou que para não fornecer pistas, os criminosos atearam fogo no corpo e na moto. 

A Delegacia Municipal de Redenção informou que a suspeita é de que o crime tenha sido cometido por uma quadrilha que atua na área. A hipótese de latrocínio, no entanto, foi descartada, já que a moto da vítima foi encontrada no local. Até a manhã desta quinta-feira (31), ninguém foi preso.

Condenados no mensalão pedem ao STF perdão com base em indulto de Natal

Quatro condenados no mensalão pediram ao Supremo Tribunal Federal (STF) o perdão da pena imposta por envolvimento no esquema, com base no benefício concedido pelo indulto de Natal assinado na semana passada pela presidente Dilma Rousseff. Fizeram o pedido ao STF o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares; o ex-deputado do PT João Paulo Cunha; o ex-deputado do PTB Romeu Queiroz e o ex-advogado de Marcos Valério, Rogério Tolentino. 

A concessão ou não do pedido de perdão deve ser feita pelo ministro Luís Roberto Barroso, relator das execuções penais do mensalão na Corte. O presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, deu despacho no final desta quarta-feira, 30, no caso de Tolentino, afirmando que não é o caso de analisar o benefício do indulto pela presidência do Tribunal durante o recesso do Judiciário. Com isso, as decisões devem ser tomadas pelo relator do processo. 

Na véspera de Natal, como de praxe, a presidente Dilma Rousseff publicou decreto concedendo o indulto natalino. A liberação, no entanto, precisa obedecer a vários critérios, como tempo da condenação do preso, prazo de pena já cumprido e natureza do crime cometido. 

No início deste ano, o ex-deputado do PT José Genoino, condenado no processo do mensalão, teve a pena extinta pelo STF com base no perdão previsto no indulto de natal. O ex-tesoureiro do PL, Jacinto Lamas, também condenado no caso, também já foi beneficiado pelo indulto. 

A defesa do ex-ministro José Dirceu, condenado no mensalão e preso preventivamente desde agosto na Operação Lava Jato, também irá pedir a concessão do indulto natalino, por entender que ele se encaixa nos pré-requisitos exigidos para o perdão. A peça, contudo, ainda não foi encaminhada ao Supremo.

Africanos mantêm domínio, vencem a São Silvestre, e jejum brasileiro segue

Cerca de 30 mil pessoas de 42 países correram a 91ª edição da tradicionalíssima São Silvestre por ruas e avenidas de São Paulo, na manhã desta quinta-feira, último dia de 2015. Completar a prova festiva de 15km já é uma grande alegria para a maioria delas, mas são os africanos quem têm mais uma vez os maiores motivos para celebrar. 

Campeão da Maratona de Nova York deste ano, o queniano Stanley Biwott venceu a disputa masculina, com o tempo de 44min31s, e aumentou o jejum brasileiro que perdura desde 2010. Giovani dos Santos ficou com a quinta colocação. 

Dentre as mulheres, a seca nacional é ainda maior. Com o segundo triunfo seguido da etíope Ymer Ayalew, que fez o tempo de 54mins01, o jejum brasuca vai completar dez anos em 2016 – dentre as brasileiras, Sueli Pereira ficou com a quarta colocação e Joziane Cardoso foi a quinta.

Ceará registra 72 mortes por dengue em 2015, 2º maior número em um ano

O Ceará tem o maior número de óbitos em um ano ocasionados por dengue em 2015, segundo boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (30) pela Secretaria da Saúde do Estado. Até esta quarta, foram confirmada 72 mortes em decorrência da doença; em 2013 haviam sido 65 mortes, o segundo maior número em um ano. 

Ceará fecha o 2015 também como o segundo maior número de casos confirmados da doença. Foram 55.061 casos segundo o boletim; em 2001 foram 56.618. 

Há 78 municípios do Ceará com nível epidêmico da doença, aqueles em que há 300 ou mais casos de dengue para 100 mil habitantes: Alcântaras, Abaiara, Aracoiaba, Aracati, Aquiraz, Arneiroz, Barbalha, Baixio, Barro, Barroquinha, Beberibe, Brejo Santo, Boa Viagem, Canindé, Capistrano, Catarina, Caucaia, Coreaú, Crato, Crateús, Eusébio, Farias Brito, Frecheirinha, Fortaleza, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Horizonte, Iguatu, Ipaumirim, Ipu, Ipueiras, Itaitinga, Itapiúna, Itapipoca, Itatira, Jaguaribara, Jati, Jardim, Jucás, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Mauriti, Meruoca, Miraíma, Milagres, Milhã, Mombaça, Mucambo, Nova Russas, Novo Oriente, Ocara, Palmácia, Palhano, Paracuru, Pacoti, Pentecoste, Pindoretama, Piquet Carneiro, Pires Ferreira, Poranga, Porteiras, Quixeré, Reriutaba, Russas, São Gonçalo do Amarante, São Luis do Curu, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tamboril, Tianguá, Tauá, Trairi, Tururu, Umari, Umirim, Varjota e Várzea Alegre.