sexta-feira, 30 de junho de 2017

IGUATU: Administração do prefeito Edinaldo Lavor já é a melhor de todos os tempos

O atual prefeito de Iguatu Edinaldo Lavor, vem quebrando todos os recordes quando se trata de  compromisso. Com sua capacidade para resolver os problemas que são muitos, principalmente na saúde, essa já é considerada pela população a melhor administração de todos os tempos.

Antes de assumir o município o prefeito prometeu fazer um mandato diferente e com responsabilidade e esse compromisso vem sendo sua marca nessa gestão.

O povo que sofria com falta de médicos, falta de medicamentos, atendimento precário nos postos de saúde, hoje vive uma nova realidade.

Outro problema gravíssimo que atingia em cheio o povo, era a falta de água e o prefeito não poupou esforços para tirar todos dessa situação e a descoberta de um aquífero resolverá de vez esse problema.

Como se não bastasse, todo dinheiro que entra na prefeitura agora está sendo investido na cidade e isso vem melhorando e muito a situação do povo, principalmente dos comerciantes.

Diante desse progresso todo em apenas 6 meses, a administração do prefeito Edinaldo Lavor, já é considerada a melhor de todos os tempos.

É assim que se faz. 

Prefeito de Iguatu é exemplo a ser seguido

O prefeito Ednaldo Lavor anunciou recentemente a doação do seu salário para a construção de uma capela no Bairro Santo Antônio. De acordo com Lavor, embora essa não tenha sido uma promessa de campanha, ele espera contribuir com a edificação do templo. Edinaldo Lavor se comprometeu a doar o salário do mês junho, no valor líquido de R$ 9.284,65. 

Além de realizar a doação do seu ordenado, o prefeito sancionou a lei N° 2.487, de 22 de maio 2017, que garantiu a doação de um terreno no bairro Santo Antônio para a Fundação Dom José Mauro Ramalho, localizado à Rua Juarez Távora, com uma área de 250,00 m₂ e 70,00m de perímetro. O terreno permitirá à comunidade a construção da Capela de Santo Antônio. 

O Padre João Batista, responsável pela construção da capela, disse estar muito feliz e grato ao prefeito Ednaldo Lavor e a todos os que fazem a administração Um Novo Tempo. “Esse momento simboliza o início da realização de um sonho para todos os devotos do querido Santo Antônio. A comunidade recebe de braços abertos as doações em louvores ao santo casamenteiro.” Afirmou Batista. 

Para o morador do bairro, Patrício Vitoriano, essa é uma vitória para a comunidade que esperou durante muito tempo por essa conquista. “Essa luta foi abraçada pelo Padre João Batista e pelo prefeito Ednaldo Lavor. A comunidade de Santo Antônio foi, por muitas vezes, esquecida. Agora só temos a agradecer a nova gestão por lançar sobre a nossa comunidade um olhar mais humilde e generoso”, finalizou Vitoriano.

Pai e filho são mortos a tiros na frente de igreja em Fortaleza

Pai e filho foram executados com diversos disparos de arma de fogo na tarde desta quinta-feira (29). O crime aconteceu na Rua José Pedra, no bairro Parque Dois Irmãos. As vítimas estavam em frente a uma igreja. 

Conforme a Polícia Militar, foram mortos Joeldo Alves Maciel, 40, e Jean Cordeiro Maciel, de idade não revelada. Jean Maciel era filho adotivo de Joeldo Maciel. A maior parte dos disparos atingiu as cabeças das vítimas. 

Informações preliminares apontam que pai e filho teriam envolvimento com homicídios. A partir de depoimentos de populares, a Polícia investiga a hipótese de os executados serem matadores de aluguel. Com isso, o duplo homicídio seria motivado por vingança. 

Ainda conforme testemunhas, as mortes eram premeditadas. Há três dias, dois homens em um veículo Agile trafegavam pelo local e perguntavam pelo paradeiro de Joeldo e Jean. Na tarde desta quinta-feira (29), os mesmos suspeitos teriam passado pela Rua José Pedra e recebido a informação que pai e filho estavam em casa. 

Minutos depois, dois homens em um veículo Punto, de cor branca, se aproximaram da calçada onde estavam as vítimas, desceram armados com pistolas e dispararam. Até o momento, nenhum dos suspeitos foi capturado.

AQUÍFERO DE IGUATU: Poço tem vazão de 100 mil litros por hora

O teste de vazão do primeiro poço feito no aquífero Julião, neste Município, na região Centro-Sul do Ceará, apresentou resultado esperado por geólogo e técnicos da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Município: 100 mil litros por hora. A ideia é perfurar e instalar inicialmente uma bateria de dez poços rasos na área, que fica próxima ao centro urbano, cerca de 4Km e ao lado da adutora do Açude Trussu, que abastece a cidade. 

"Os resultados foram animadores e comprovaram a nossa expectativa", disse o secretário Hildernando Barreto. "Vamos perfurar dez poços rasos e repassar para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que fará a instalação e construção de um reservatório para interligar a água na adutora", completou. 

O prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, secretários e assessores acompanharam o primeiro teste de vazão. 

"Sempre soubemos que essa região é rica em água, mas precisávamos ter uma dimensão e hoje sabemos que esse aquífero dará para atender a demanda urbana", comemorou. "Estávamos preocupados porque o Açude Trussu está secando e a água tende a perder a qualidade, mas agora encontramos uma solução local". O reservatório acumula apenas 10% da capacidade e abastece, além de Iguatu, Acopiara e localidades rurais. 

No mês passado, a Secretaria de Agricultura e Pecuária confirmou a existência de um aquífero sedimentar na bacia da Lagoa do Julião, na zona rural, próximo ao centro urbano, após operários concluírem uma bateria de cinco sondagens que comprovaram os estudos geofísicos com expectativa de vazão entre 50 a 100 mil litros por hora. 

O geólogo da Secretaria, Magno Régis de Oliveira, disse que os estudos geofísicos realizados confirmaram as histórias narradas por produtores rurais, de que a região sempre foi favorável à existência de água subterrânea em abundância. "O que a Geologia nos mostra é que, no passado, milhões de anos atrás, havia um curso que deixou sedimentos e água", explicou. 

O secretário Hildernando Barreto disse que a equipe encontrou água em abundância com apenas seis metros de profundidade. Segundo as sondagens geofísicas, a região demonstra ter uma coluna de água de até 50 metros de profundidade, numa extensão de 10Km por 1,5Km de largura. "Juntando a história, poços perfurados e instalados por particulares na região e esse primeiro que perfuramos, temos uma noção real da existência do aquífero do Julião, com água em quantidade e de boa qualidade", comemorou Barreto.

Na bacia do Julião, o comum é perfurar poços rasos (diâmetro de 30cm) ou fazer cacimbões (poço amazonas) com diâmetro de 3m a 5m, escavados manualmente, numa profundidade de 10 a 15 metros. A adutora do Trussu, que transfere água do reservatório até a Estação de Tratamento de Água (ETA) do SAAE, tem uma extensão de cerca 18Km.