terça-feira, 15 de março de 2011

Google é condenado a indenizar 3 cidades de RO por danos morais

O Tribunal de Justiça de Rondônia condenou o Google a pagar cem salários mínimos (R$ 54,5 mil) a três cidades do Estado por danos morais coletivos. Cabe recurso. 

A ação foi proposta pelo Ministério Público em defesa de jovens de Pimenta Bueno e duas cidades vizinhas, ofendidos por anônimos em comunidades do Orkut. 

Para o TJ, ficou configurado dano moral coletivo porque eram mencionados nomes dos alunos de uma escola e de alguns pais. 

O Google informou que não comenta casos específicos até a decisão definitiva, mas esclareceu que não é responsável pelo conteúdo publicado no Orkut.

Novo tremor forte atinge o Japão e deixa população em desespero

Uma réplica forte do tremor da última sexta-feira (11) que provocou um tsunami devastador no nordeste do Japão registrou mais de 6 graus na escala sísmica japonesa, informou a rede de TV local NHK.

A Agência de Meteorologia do Japão, que cuida deste gênero de medição, informou que sua escala local vai de zero a sete. 

A profundidade do tremor foi de 10 km e ele ocorreu no leste da Província de Shizuoka, que fica na principal ilha japonesa, Honshu, a mesma atingida pelo tsunami da última semana.

A agência de notícias France Presse relatou que o abalo foi sentido em Tóquio, capital do país, que fica a cerca de 150 km do centro do novo tremor.

Preso, que matou mulher e filho no Ceará, foge de presídio no Piauí

O detento Rogério Silva Almeida, que estava usando o nome Rogério Galdino da Silva, fugiu ontem (14), do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Ele foi preso por falsidade ideológica em São Luís. Ele tem, ainda, mandado de prisão pela Justiça do Ceará acusado de assassinar a mulher e o filho.

Segundo informações, os presos Rogério e Antônio Domingos da Silva Júnior, o "Langanha" [que denunciou o episódio de venda de sentenças na Penitenciária de Pedrinhas] foram convocados para audiência com o juiz da Vara de Execução Criminal, Jamil Aguiar. 

Ao retornar ao presídio, Rogério driblou o inspetor e o agente penitenciário fugindo sem deixar rastro. Foi aberta sindicância pela Secretaria de Administração Penitenciária para investigar o caso.

TJCE quer implantar jornada de trabalho de 40 horas semanais

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) está adotando providências para implantar a jornada de trabalho de 40 horas semanais nas unidades do Poder Judiciário estadual. Nesta segunda-feira (14), o presidente do TJCE, desembargador José Arísio Lopes da Costa, encaminhou ofício à Consultoria Jurídica da instituição, para que seja elaborada mensagem de lei no sentido de implementar a nova carga horária.

Finalizada a matéria, ela seguirá para a Assembleia Legislativa do Estado. Caso seja aprovada, será transformada em lei. A mudança é prevista em resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina “o envio de projeto de lei pelos Tribunais de Justiça, para adequação da legislação estadual que regulasse a matéria em sentido diverso”.

A atual jornada de trabalho do TJCE é de 30 horas semanais. A legislação Estadual condicionou a implantação das 40 horas à necessidade do serviço e à disponibilidade orçamentária.

Irmã do rei do baião, Chiquinha Gonzaga morre aos 85 anos no Rio

Chiquinha Gonzaga durante inauguração do memorial de Luiz Gonzaga, em 2008 (Foto: Arquivo Pessoal/Marcelo Lafaete) A cantora, compositora e sanfoneira Chiquinha Gonzaga, 85 anos, irmã mais nova de Luiz Gonzaga, o rei do baião, morreu na madrugada desta terça-feira (15) no Hospital Moacir do Carmo, em Duque de Caxias (RJ). Segundo a família, ela sofria de Mal de Alzheimer e vinha sofrendo com complicações nos últimos nove meses.

Ela era a caçula de dez irmãos e chegou ao hospital com problemas respiratórios e infecção urinária. "Minha tia foi ficando debilitada por conta da doença de Alzheimer, já que ela ficava mais na cama", disse a sobrinha Maria Gonzaga, que morava com a tia em Duque de Caxias.

Chiquinha começou a carreira na década de 1950 e seu último trabalho gravado foi o CD "Chiquinha Gonzaga - 8 & 80", de 2006.

A também música Raimunda Gonzaga, 87 anos, conhecida como Muniz, morreu há 22 dias, no Rio de Janeiro. Ela foi sepultada na cidade de Exu (PE). Muniz é mãe de Maria Gonzaga e irmã de Chiquinha.

O sepultamento de Chiquinha Gonzaga será realizado na tarde desta quarta-feira (16), no mausoléu da família, no Cemitério Tanque do Anil, no Rio de Janeiro.

A irmã de Luiz Gonzaga é homônima da pianista carioca que viveu entre 1847 e 1935, e teve sua vida e carreira retratada na minissérie "Chiquinha Gonzaga", da Rede Globo. Francisca Edwiges Neves Gonzaga ficou conhecida, entre outras músicas, por ter composto a marchinha carnavalesca "Ô abre alas".

Comissão Europeia qualifica acidente nuclear de 'apocalipse'

A Comissão Europeia qualificou nesta terça-feira (15) o acidente nuclear do Japão de "apocalipse", por considerar que as autoridades locais perderam praticamente o controle da situação na central de Fukushima.

"Se fala de apocalipse e acredito que é um termo particularmente bem escolhido", declarou o comissário europeu de Energia, Günther Oettinger, ante uma comissão do Parlamento Europeu em Bruxelas. "Praticamente tudo está fora de controle", acrescentou o comissário, que não descartou o pior nas próximas horas e dias no Japão.

Festa em louvor a São José em Iguatu

Desde o último dia, centenas de fiéis lotam a Catedral de São José, neste Município do Centro-Sul, para rezar e cantar em louvor ao santo padroeiro da Diocese de Iguatu e do Ceará. Neste ano, o sertanejo vem agradecer a ocorrência de boas chuvas, mas novas preces e pedidos são renovados. Na cidade de Catarina e em vários sítios, nesta região, há celebrações de novenas em louvor ao pai adotivo de Jesus Cristo.

A devoção ao padroeiro do Ceará vem crescendo nesta cidade, depois que a igreja local oficializou o santo como padroeiro da Diocese de Iguatu, no ano de 1999. Neste ano, o novenário tem como tema central "Com São José, celebremos o ano jubilar".

Programação
A programação religiosa prossegue até o próximo sábado, dia 19, quando haverá procissão às 17 horas pelas ruas da cidade e missa solene de encerramento dos festejos às 18 horas.

A festa religiosa é dirigida pelo padre Francisco Ernandir Alves Ferreira, pároco da Catedral. "O povo de Iguatu é religioso, participativo e atende ao chamado da igreja", disse. "A participação dos devotos tem sido acima do esperado". No próximo sábado, a pregação será feita pelo bispo emérito da Diocese, dom José Mauro Ramalho, que irá destacar o papel de São José, obediente a Deus, na formação da família cristã.

Chuva deixa mais de 28 mil fora de casa no Sul do país

As chuvas que atingem os três estados do Sul do país desde a semana passada já afetam mais de 690 mil pessoas e deixam mais de 28 mil fora de casa, entre desalojados, desabrigados e deslocados. Até esta terça-feira (15), 11 pessoas morreram vítimas das chuvas: sete em São Lourenço do Sul (RS), uma em Palhoça (SC), duas em Antonina (PR) e uma em Honório Serpa (PR).

Em Santa Catarina, sete cidades decretaram situação de emergência, até a manhã desta terça-feira. Segundo a Defesa Civil Estadual, em todo o estado, mais de 612 mil pessoas foram afetadas e mais de 14,8 mil tiveram que deixar suas casas. Um homem de 25 anos morreu, em Palhoça (SC) e uma pessoa está desaparecida.

Estão em situação de emergência as cidades catarinenses de Brusque, Nova Trento, Pomerode, Rio Negrinho, Santo Amaro da Imperatriz, São João Batista e Schroeder.
Em São Lourenço do Sul (RS), segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 20 mil pessoas foram afetadas pela enxurrada, cerca de 2,5 mil estão foram de casa 200 ficaram levemente feridas. Sete mortes foram confirmadas na cidade e uma pessoa está desaparecida. Já foram enviadas para São Lourenço do Sul 28 toneladas de alimentos, 200 kits dormitório, 900 cobertores, 855 colchões e 4,3 mil litros de água, segundo a Defesa Civil
.
Em todo o estado, o número de desabrigados e desalojados chega a 3,4 mil, segundo a Defesa Civil. Mais de 60 mil pessoas foram afetadas em cinco cidades: São Lourenço do Sul, Turuçu, Rio Grande, Arroio do Padre e São Francisco de Paula. São Lourenço do Sul decretou estado de calamidade pública, e Turuçu, situação de emergência.

No Paraná, de acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil, na segunda-feira (14), quase 25 mil pessoas foram afetadas. Mais de 9,8 mil tiveram que deixas suas casas, entre desalojados e desabrigados. 

Sete cidades do estado registram prejuízos (Morretes, Antonina, Paranaguá, Guaratuba, Honório Serpa, São José dos Pinhais e Mangueirinha). Dessas, Guaratuba  e Paranaguá estão em situação de emergência.

AIEA confirma que usina nuclear no Japão emitiu radiação na atmosfera

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) confirmou nesta terça-feira (15) que a explosão provocada por um incêndio no reator 2 da usina nuclear de Fukushima, no Japão, afetada pelo potente terremoto de sexta-feira (11), seguido por um devastador tsunami, liberou radiação diretamente na atmosfera.

Em comunicado, a AIEA detalhou que obteve a informação das autoridades japonesas.

De acordo com a AIEA, ainda há fogo no depósito de armazenamento de combustível usado no reator 4, na mesma usina atômica, e que o complexo está seriamente danificado pelos fenômenos naturais que provocaram destruição e mortes em parte do país.

No local, foi registrado nível de radioatividade de até 400 microsievert por hora, diz a AIEA.

Além disso, alta na temperatura foi registrada nos reatores 5 e 6 da central nuclear, informou Yukio Edano, porta-voz do primeiro-ministro japonês. “Observamos uma leve elevação de temperatura nos reatores 5 e 6”, afirmou. Segundo ele, o problema é o mesmo que afetou outros reatores do complexo: falha no sistema de refrigeração.
 
Nocivo à saúde
 
No meio da tarde (15 horas local), Edano admitiu que o nível de radiação na área da usina nuclear de Fukushima estava "perigoso" para a saúde da população.

Pouco antes, o premiê japonês, Naoto Kan, já havia informado que um incêndio que atingiu o reator 4 fez a radiação subir "consideravelmente". Ele ampliou a área de isolamento radioativo na região da usina para 30 km.