sábado, 27 de novembro de 2010

Crianças são 40% das vítimas do fumo passivo no Brasil

Quase 40% das vítimas do fumo passivo no Brasil são crianças. É o que aponta um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo cálculos do médico Mattias Öberg, do instituto sueco Karolinska, que colaborou com a pesquisa, 2,8 mil dos 7,5 mil brasileiros vitimados pela convivência com o cigarro são crianças com menos de 5 anos de idade.

As principais causas de morte por fumo passivo, entre as crianças, são infecções respiratórias – na maioria do casos, pneumonia. A pesquisa indica que o fumo passivo mata 603 mil pessoas anualmente, em 192 países. Deste número, a proporção de crianças é de pouco menos de 30% – ou 165 mil.

O estudo da OMS é o primeiro já realizado sobre o tema, tendo como base dados de 2004.

MUNDO À FORA:Motociclista suíço vence, bate na "volta de honra" e morre

O motociclista suíço Pascal Grosjean morreu, nesta sexta-feira, após acidente no autódromo de Dubai, onde acabara de ganhar uma competição de motociclismo, a UAE Sportbike Championship Race 1, anunciaram neste sábado os responsáveis pelo circuito.

Pascal Grosjean, 39 anos, fazia a volta de honra após vencer a corrida, e bateu contra outro corredor, Tony Jordan. Os dois homens, gravemente feridos, foram levados ao hospital, onde o piloto suíço morreu horas depois.

Jordan, que havia chegado em terceiro na corrida, está na unidade de cuidados intensivos.

Este foi o segundo acidente fatal do ano neste autódromo, depois que, em abril, o belga Christophe Hissette, 29 anos, morreu quando seu carro se incendiou nas provas classificatórias para a final da competição Gulf Sport Radical Cup, noticiou o jornal The National, dos Emirados Árabes.

PDT promete expulsar filiados infiéis do Ceará

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, estará em Fortaleza no próximo dia 16 para, entre alguns compromissos, reunir o PDT cearense. Hora de um balanço, mas com processo de expulsão de infiéis da última campanha, segundo informação do presidente regional da legenda, o deputado federal eleito André Figueiredo.


O dirigente estadual garante que o PDT fará uma “limpeza”. A lista não seria muito grande.


]Segundo informou Figueiredo para o Blog do Eliomar, há dois prefeitos na mira. Um deles é a prefeita de Chaval. Também dois vice-prefeitos (Umari e Itapipoca) e mais 22 vereadores. Ele assegura que vai sair gente expulsa.

MUNDO À FORA:Cantor Willie Nelson é detido por posse de maconha no Texas

Um porta-voz da Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos disse que o cantor country Willie Nelson foi acusado de posse de maconha depois que um pacote com cerca de 170 gramas da droga foi encontrado a bordo de seu ônibus de turnê no Texas.

O porta-voz da patrulha Bill Brooks disse que o ônibus parou no posto Sierra Blanca, no Texas, na noite de sexta-feira (26). Brooks disse que um oficial sentiu cheiro de maconha quando uma porta se abriu, e a droga foi encontrada após uma busca detalhada. Nelson estava entre as três pessoas que foram detidas.

O xerife Arvin West disse ao jornal "El Paso Times" que Nelson assumiu que a maconha era dele. O cantor foi ficou detido brevemente e foi libertado após o pagamento de fiança no valor de US$ 2.500.

Cirurgia de Alencar atingiu seus objetivos, diz boletim médico

Boletim médico divulgado pela assessoria de imprensa do Hospital Sírio-Libanês, na região central de São Paulo, informa que a cirurgia a que o vice-presidente da República, José Alencar, foi submetido durante cerca de cinco horas neste sábado (27) atingiu seus objetivos. Parte do tumor e parte do intestino delgado foram retirados.

"A cirurgia atingiu seus objetivos através de ressecção do principal segmento de intestino comprometido", informou o boletim.

A operação começou às 8h30 e terminou por volta de 14h. O objetivo do procedimento era desobstruir o intestino para retirada de tumor. Após a cirurgia, Alencar foi levado para a UTI cardiológica do hospital.

O vice-presidente está internado desde terça-feira (23). A cirurgia foi realizada pelos médicos Raul Cutait e Ademar Lopes.

Boletim médico divulgado na sexta-feira (26) informava que o quadro do vice-presidente permanecia estável e que o tumor vinha respondendo ao tratamento.

A obstrução intestinal já havia sido diagnosticada no final de outubro, quando ele foi internado. Alencar passou 24 dias no hospital e teve alta no último dia 18. Durante o período de internação, sofreu um infarto, mas um exame não apontou obstruções arteriais importantes. No dia seguinte à alta, o vice voltou ao hospital para uma transfusão de sangue.

Morre menino com suspeita de raiva humana

A criança, que não teve a identidade revelada, era de Ipu, município da Serra da Ibiapaba, e estava internada na UTI do Hospital São José, em Fortaleza, com os sintomas da doença.

A raiva teria sido contraída após a mordida de um sagui. O laudo do Laboratório Central de Saúde Pública, que pode confirmar o diagnóstico da doença, só será divulgado na próxima semana, segundo a Secretaria de Saúde do Estado.

Possível segundo caso no ano

Se for confirmado, esse será o segundo caso de raiva humana registrado no Ceará, em 2010.

A primeira vítima foi o agricultor de Chaval, Expedito dos Santos, de 26 anos.

Ele morreu em setembro, também no Hospital São José, após ser mordido por uma cadela criada em casa que nunca tinha sido vacinada.

Norte e Nordeste concentram maior parte da população que passa fome

Há 64 anos, o geógrafo Josué de Castro lançava sua obra mais importante, A Geografia da Fome, na qual fazia uma análise do problema da fome no país e sua relação com fatores econômicos, como a posse da terra. Hoje, 30 anos depois da morte do geógrafo, pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a situação melhorou, mas que as regiões Norte e Nordeste ainda concentram a população que não se alimenta direito e até passa fome.

Os dados, divulgados nesta sexta-feira, 26, são do suplemento Segurança Alimentar, elaborado com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), de 2009. Segundo o documento, em todos os estados do Norte e do Nordeste, os domicílios estavam abaixo da média nacional de 69,8% em relação à alimentação adequada. No Norte, o percentual registrado foi de 40,3% e no Nordeste, de 46,1% dos domicílios. No Sul e no Sudeste, os percentuais foram de 18% e 23,3%.

No Norte e no Nordeste, a fome foi constatada em 9,2% e em 9,3% das residências, respectivamente, sendo que, no Maranhão e no Piauí, nem metade dos domicílios estava dentro dos parâmetros de segurança alimentar. No Sul e no Sudeste, o percentual registrado foi inferior a 3%. Dessas regiões, os moradores do Rio Grande do Sul e do Paraná são os que se alimentam melhor no país.

Salário de servidor terá reajuste de 5% em janeiro de 2011

O salário dos servidores públicos estaduais do Ceará terá reajuste linear de 5% em 2011. Será aplicada a inflação acumulada de julho a dezembro de 2010 - estimada em 3% - mais dois pontos percentuais de ganho real, garantidos pelo líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Nelson Martins (PT-CE).

A data-base dos trabalhadores, portanto, será antecipada de junho para janeiro, confirmou o parlamentar. “Existe um acordo com o governador de fazer alguns compromissos. Antecipar a data-base do servidor para janeiro é um deles”, lembrou. recursos do aumento já estão contemplados no orçamento do próximo ano. No entanto, caso necessário, poderão ser remanejados entres os custos para cumprir a decisão, disse Martins.

Segundo o parlamentar, a vantagem de trazer a data-base para o início do ano é que o governador não vai ficar impedido de dar um aumento salarial acima da inflação em períodos eleitorais.
Martins antecipa também propostas que estão sendo estudadas para o próximo ano. “Melhorar o vale alimentação para R$ 10; realizar alguns concursos importantes, como agente penitenciário, funcionário do Detran, inspetor de polícia e administrativo da educação.” Além disso, afirmou que será discutido o plano de carreira dos servidores administrativos.

Homem é assassinado durante velório em Jaguaruana

Um homem foi morto a tiros durante um velório no município de Jaguaruana, na região Jaguaribana, na noite desta sexta-feira, 26. João Luís da Silva, natural de Jaguaruana, foi executado enquanto velava o corpo de José Moreira Osterno, que também havia sido assassinado na última quarta-feira, 24, em Fortaleza.

De acordo com testemunhas, um homem não identificado se aproximou da vítima e efetuou vários tiros. João Luís ainda tentou fugir, mas foi atingido com três disparos. Ele foi socorrido, mas morreu a caminho do hospital.

O crime gerou um grande tumulto entre as pessoas que estavam no local. O acusado do crime fugiu a pé após os disparos.

Advogado pode ser expulso da OAB após espancar homossexual

OAB-Ceará vai apurar as denúncias contra o advogado Fabricio Franco, acusado de homofobia depois de ter espancado um homossexual no bairro Joaquim Távora, em Fortaleza.
O advogado disse à policia que não se trata de um ato homofóbico, mas um revide a agressões verbais e ameaças que ele estaria sofrendo de Vitor Edson Sezanni.

Segundo o advogado do centro de apoio ao advogado da OAB-CE, Robson Sabino, Fabricio procurou a ordem neste sexta-feira (26) e confirmou as agressões, mas negou homofobia.
Mesmo assim, a OAB vai apurar se houve caso de violência por preconceito e se for confirmado, o advogado pode ser expulso da ordem.

De acordo com o presidente do Grupo de Resistência Asa Branca (Grab), também é difícil conter a homofobia e punir agressores por vergonha das famílias das vítimas e, principalmente, pela falta de uma lei específica que criminalize as agressões contra homossexuais.

Pancadaria se iniciou na rua

A agressão aconteceu nesta quinta-feira (25), na rua onde moram vitima e agressor. De acordo com testemunhas, o acusado, Fabricio Franco Ponte, iniciou a pancadaria no meio da rua Professor Carvalho, no bairro Joaquim Távora.

Segundo testemunhas, o Ronda do Quarteirão foi chamado para atender à ocorrência, chegou a escoltar o advogado até próximo ao 4º Distrito, mas Fabricio se apresentou sem a presença dos policiais do Ronda.

Motorista do goleiro Bruno é solto durante a madrugada em MG

Flávio Caetano de Araújo, motorista do goleiro Bruno de Souza, foi solto na madrugada deste sábado. Flavinho, como é chamado, estava preso na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem (MG). Réu no processo de desaparecimento de Eliza Silva Samudio, Flavinho estava preso desde o dia 9 de julho.
Proibido de falar com a imprensa por seu advogado, Antônio da Costa Rolim, o motorista saiu da penitenciária por volta das 2h30 e se dirigiu para sua casa no bairro Liberdade, em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Minas Gerais.

O advogado Antônio da Costa Rolim disse na tarde de sexta que a juíza Marixa Fabiane revogou a prisão preventiva de Flávio. Uma fonte do Terra afirmou que o promotor de Justiça Gustavo Fantini excluiu o motorista de Bruno do pedido de júri popular.

Fantini protocolou, no final da tarde desta sexta-feira, no Fórum de Contagem (MG), o relatório com as alegações finais da denúncia que fez à Justiça contra o goleiro Bruno e os outros nove réus acusados da morte de Eliza Samudio.
O Tribunal de Justiça (TJ) de Minas Gerais informou que somente na próxima segunda-feira vai divulgar as informações contidas no documento. A partir de segunda, os advogados de defesa têm cinco dias para também entregar no Tribunal do Júri de Contagem as alegações finais. Até o próximo dia 10 de dezembro a juíza deverá anunciar a decisão de pronúncia ou não dos réus. A magistrada tem a prerrogativa de mandar a júri popular todos ou apenas alguns dos acusados.

Mega-Sena sorteia R$ 21 milhões neste sábado


A Mega-Sena vai sortear R$ 21 milhões neste sábado (27), segundo estimativas da Caixa Econômica Federal. O valor do prêmio está acumulado desde a última quarta-feira (24) quando ninguém acertou as seis dezenas sorteadas.

As apostas da Mega-Sena podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília). A aposta simples, de seis números, custa R$ 2.

quiser também já pode fazer as apostas para a Mega da Virada, prêmio especial de fim de ano, sorteado no dia 31 de dezembro, que deve chegar a R$ 150 milhões. Até o momento, o acumulado do prêmio já está em R$ 55.021.234,06.

Vice-presidente José Alencar será operado mais uma vez

vice-presidente da República, José Alencar, será operado amanhã (27) por causa de uma "suboclusão intestinal" (obstrução de alguma parte do intestino), problema que o levou a ser internado mais uma vez no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, na última terça-feira (23).

O boletim médico divulgado no fim da tarde de hoje (26) não informa o horário da cirurgia, mas diz que ela ocorrerá amanhã (27) e que quadro clínico de Alencar segue estável. Será a 16ª cirurgia do vice-presidente da República, que há dez anos faz um tratamento contra o câncer.

Em menos de uma semana, o vice-presidente esteve duas vezes internado no Hospital Sírio-Libanês. No fim de outubro, o mesmo problema, uma suboclusão intestinal, levou Alencar a ficar internado por 24 dias, recebendo alta médica na quinta-feira da semana passada (18). Um dia depois, voltou ao Sírio-Libanês por causa de um quadro de anemia, que o fez passar por uma transfusão de sangue. No último sábado (20) deixou o hospital, mas na terça-feira (23) foi internado novamente.

Funceme aposta em bom inverno para 2011 no Ceará

Iguatu. Depois de um período de estiagem, o sertanejo vive a expectativa de boas chuvas em 2011. As atenções se voltam para as experiências populares e para as previsões meteorológicas. O quadro atual é animador. As águas do Oceano Pacífico Equatorial estão mais frias do que o normal para essa época do ano, caracterizando o efeito La Niña, que é favorável ao sistema de ocorrência de chuvas no semiárido nordestino. Diante dessa realidade, a Funceme aposta em um bom inverno. A Ematerce começa a distribuição de sementes selecionadas do Programa Hora de Plantar no próximo dia 3, na região do Cariri.

A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) só vai divulgar prognóstico oficial da quadra invernosa de 2011 em 21 de janeiro, após reunião técnica e análise dos dados. Mas o efeito La Niña reacende a esperança de técnicos e produtores rurais. "O quadro atual é bastante animador", disse o meteorologista da Funceme, Paulo Barbiere. "Com as condições de hoje, a gente espera um inverno bem melhor do que o deste ano".

O secretário de Desenvolvimento Agrário, Antonio Amorim, mantém uma expectativa positiva. "A ocorrência do efeito La Niña é animador e isso traz esperança para todos nós. Sabemos que há outros fatores, mas queremos acreditar em um bom inverno no ano de 2011".

Neste ano, predominou o efeito El Niño, contribuindo para ocorrência de estiagem no sertão nordestino. A temperatura média para esta época do ano é de 26 graus Celsius e uma diferença de cerca de quatro graus para mais ou para menos caracteriza os fenômenos El Niño e La Niña. Segundo o meteorologista Paulo Barbieri, esses fenômenos têm duração média de três a quatro meses. "Não são eventos que se modificam de uma hora para outra", observou. "Por isso, o quadro atual é animador e deve se estender até abril".

Ceará registra mais 2 óbitos por dengue


Conscientização da população é a principal medida
adotada pelo governo a fim de reduzir os criadouros de Dengue



Duas mortes por Dengue com complicação foram confirmadas ontem pelo boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). As vítimas são oriundas de Fortaleza, uma das dez capitais em estado de Alerta pelo Ministério da Saúde (MS), e o município de Jaguaribe, onde até o momento registrou oito casos.

O número de casos que já marca 11.277 casos, ou seja, 119,22% maior que o do ano passado inteiro, quando o número de confirmações por dengue chegou a 5.144. O biólogo da Sesa Luciano Pamplona reforça a ideia da meta de educação da população, "o grande passo é educar pessoas, pra fazer a sua parte. Não existe nenhum governo no mundo que consiga acabar com dengue sozinho, pois 90% dos criadouros estão nas residências".

Ele reforçou que diferente do que se faz nas regiões sul e sudeste do País, onde os principais criadouros são bromélias, vasos de planta, lixo e pneu, "essa realidade não é a do nordeste, em vez de ficarmos preocupados com o terreno baldio ao lado da nossa casa, a atenção deve ser voltada a para dentro de casa, em vedar caixas d´água, cisternas e tampar potes onde reserva-se água".

Rio tem 4 carros encendiados durante a madrugada

Polícia Militar confirmou que quatro carros foram incendiados por criminosos na madrugada deste sábado (27), em dois pontos diferentes do município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. As informações também foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros. Segundo o 20º BPM (Mesquita), não houve presos ou feridos.

Bombeiros do quartel de Nova Iguaçu foram acionados para o local. Os carros foram encontrados em chamas por volta de 1h30. Do total, três estavam na Estrada Adrianópolis, e outro na Rua Andréia, ambas no bairro Botafogo. As chamas já foram controladas. O trânsito não foi afetado.

Mais cedo, bombeiros do quartel de Benfica combateram as chamas de um carro, no acesso à Favela do Jacarezinho, no subúrbio. Aos bombeiros, o dono do veículo alegou que o incêndio foi criminoso. O incidente aconteceu por volta das 22h15.

O carro, um Escort, estava estacionado na Rua Doutor Manuel Cotrim, um dos acessos ao Jacarezinho. A via fica próxima ao metrô de Triagem. Apesar da versão dos bombeiros, os policiais militares do 3º BPM (Méier) desconhecem as causas do fogo.