sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Hospital confirma morte cerebral de criança que bebeu vodca em Minas

A assessoria de imprensa do Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, confirmou na tarde desta sexta-feira (5) a morte cerebral do garoto de 7 anos que foi internado após beber vodca em um sítio, em Itatiaiuçu, na Região central de Minas. De acordo com a assessoria, a família autorizou a doação dos órgãos da criança.

Ainda não é possível saber quais os órgãos poderão ser doados. O garoto estava internado em estado grave desde domingo (31). O menino estava internado em estado grave desde domingo (31) no Hospital João XXIII.

A Polícia Civil de Itauna, na região centro-oeste de Minas Gerais, investiga o caso.

MUNDO À FORA:Marido flagra mulher na cama com padre e filma tudo

O padre José Antonio Boitrón Solano está literalmente em maus lençóis. O pároco da igreja Medalha Milagrosa, em Trujillo, no Peru, foi apanhado na cama pelo marido da mulher com quem mantinha relações sexuais.

O flagrante foi filmado pelo marido traído e teve honras de noticiário na televisão peruana.

Teolinda Altamirano, empregada doméstica na paróquia e entretanto despedida, encontra-se grávida de quatro meses e a criança será filha do padre. A mulher alega que o padre a obrigava a ter relações sexuais com ele.

Apanhado pelas câmaras, o padre, que ainda celebra missa na igreja, desabafou: «Fizeram-me uma armadilha.

Veja o vídeo:


Mortos com nova erupção do vulcão

O balanço de mortos com a nova erupção do vulcão Merapi, na ilha indonésia de Java, já chega a 77 pessoas, incluindo várias crianças, informaram nesta sexta-feira (5) as fontes de segurança local.

A erupção, que começou às 0h40 (15h40 de Brasília na quinta-feira), é a mais forte desde o dia 26 de outubro, quando teve início o atual ciclo eruptivo do Merapi. Ele é considerado o vulcão mais ativo da Indonésia, situado em meio a uma região densamente povoada do centro da ilha de Java.

Entre os mortos há várias crianças do povoado de Argomulyo, atingido por nuvens ardentes a 18 km da cratera. A nova erupção levou as autoridades a ampliar a zona de esvaziamento de 15 para 20 km em torno da cratera, revelaram os socorristas.

Segundo o especialista em vulcões, Surono, a explosão foi ouvida a 20 km de distância e os habitantes tiveram que sair rapidamente.

Mortes já chegam a 113 só neste ano

Com as mortes desta sexta-feira, o número total de mortes provocadas pelo Merapi chega a 113, sendo 36 na primeira erupção, em 26 de outubro.

Ao menos 100 mil pessoas já foram retiradas da área, a maioria para abrigos montados pelo governo, o que tem criado importantes problemas de logística e higiene.

Diversos acampamentos estão "superlotados", revelou Widi Sutiko, que coordena os trabalhos de socorro.

Indonésia pede que pilotos não sobrevoem área do vulcão

O ministério indonésio dos Transportes pediu ontem que os pilotos respeitem uma zona de exclusão aérea de ao menos 12 km em torno do vulcão. Várias companhias anularam voos nos últimos dias envolvendo os dois aeroportos mais próximos de Merapi, que seguem operando.

O Merapi ou Montanha de Fogo, que entra em erupção a cada quatro ou cinco anos, já teve cerca de 70 erupções desde meados do século 16, algumas devastadoras, como a de 1930 (1.400 mortos) e a de 1994 (60 mortos).

MUNDO À FORA:Adolescente britânico sobrevive após engolir tesoura

Um menino de 12 anos da cidade de Bristol, na Grã-Bretanha, engoliu uma tesoura de unha e escapou com ferimentos leves.

Curtis Francis, que tem problemas na visão e graves dificuldades de aprendizado por causa de uma hemorragia cerebral que sofreu quando nasceu, foi levado ao hospital pela mãe, depois que esta percebeu que seu filho tinha engolido algo que não devia.

"Eu sabia que ele tinha engolido alguma coisa, devido ao som que estava fazendo. Mas, obviamente, eu não sabia o que era", disse. "Fomos ao hospital e ele estava tossindo sangue", disse Karon Edwards, de 50 anos.

Ela contou que ficou aterrorizada quando viu o exame de raio-X mostrando a tesoura presa na garganta do filho.

"Eu nem sabia que era possível engolir tesouras", disse.

Sangue

Edwards afirmou que a tesoura foi retirada da garganta de Francis pelos médicos do hospital Bristol Royal Infirmary, com a ajuda de uma anestesia. Os médicos afirmaram que o adolescente teve sorte de ter sofrido apenas ferimentos leves.
A mãe contou que tem sofrido pesadelos sobre o incidente e que todos os objetos de sua casa agora foram colocados fora do alcance de seu filho. "A não ser que seja algo grande demais (para ser engolido), vai ficar trancado nos armários agora", disse.

"Também vou colocá-lo de volta na cadeira de rodas, o que eu costumava fazer apenas quando ele era menor, quando eu ia tomar banho ou fazer tarefas domésticas. Faço isso para mantê-lo a salvo. É a única coisa que posso fazer", disse.

"Ele não tem noção de qualquer perigo, precisa de vigilância constante", afirmou Edwards, acrescentando que Francis coloca "tudo na boca".

Adolescente engole escova de dente durante crise de bulimia em Belém

Uma adolescente de 17 anos, em meio a uma crise de bulimia, engoliu uma escova de dente em Belém, no Pará. O episódio ocorreu há três meses, mas só na semana passada ela procurou os médicos, após contar o que houve para o namorado.

"Foi um choque muito grande saber que minha sobrinha engoliu a escova. Achei que fosse uma pegadinha quando soube. Se a gente já passa mal com uma espinha de peixe, o que dirá uma escova. Ela está um pouco acima do peso, mas não precisava fazer o que fez", disse uma tia da garota, uma comerciante de 35 anos.

Uma outra tia afirmou que a jovem engoliu o objeto em uma tentativa de provocar o vômito.

A adolescente foi encaminhada ao Hospital Regional Aberlado Santos, em Belém, onde exame de raio-X detectou a escova no seu organismo. De lá, seguiu para o pronto-socorro municipal Mario Pinotti, também na capital paraense, onde passa por exames na tarde desta sexta-feira (5).

Os médicos dessa unidade analisam se a melhor maneira de retirar a escova é por cirurgia ou via endoscopia.

Advogado é assassinado no bairro Joaquim Távora

Um advogado foi morto dentro de casa, na manhã desta sexta-feira (5), no bairro Joaquim Távora, em Fortaleza. Na ocasião, 2 homens vestidos de agentes sanitaristas entraram na residência e um deles disparou contra a cabeça do advogado Carlos Jorge Cavalcante Maia (50).

Após o disparo dupla deixou o local do crime levando a quantia de 10 mil reais. O advogado foi levado em estado gravíssimo ao IJF, mas não suportou a gravidade do ferimento e morreu no hospital.

Os familiares informaram à polícia que, depois de entregar o dinheiro aos dois homens, o advogado foi questionado se ainda haveria mais dinheiro em sua casa. Ao responder que não, foi surpreendido com o tiro, sem a menor chance de se defender.

Policiais da Divisão de Homicídios foram acionados ao local do crime e já iniciaram as investigações em busca de prender os dois criminosos.

Bruno agride fotógrafos durante audiência em Contagem, MG

O goleiro Bruno agrediu dois fotógrafos durante a audiência desta sexta-feira no Fórum de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O tumulto aconteceu quando a juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, da Vara do Tribunal do Júri de Contagem, autorizou a entrada de fotógrafos e cinegrafistas na sala de audiência por cinco minutos para fazer registro de imagens dos réus.

Neste momento, Bruno pediu para ir ao banheiro. Quando ele estava saindo, escoltado por um Policial Militar, agrediu dois fotógrafos com empurrões. Um deles chegou a ficar com o rosto machucado. Imediatamente formou-se um tumulto, e o goleiro foi retirado rapidamente pelo policial.

Durante os cinco minutos, os fotógrafos e cinegrafistas fizeram imagens dos demais réus. Não foram feitas imagens de Bruno. O goleiro retornou a sala de audiência aproximadamente meia hora após a confusão.

Mulher morre em hospital de Barbalha após ser atropelada na Avenida Padre Cícero


Um acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado por volta das 19 horas desta quinta-feira na Avenida Padre Cícero em frente à Singer no município de Juazeiro do Norte. A doméstica Maria Girlene Gomes da Silva, de 41 anos, que residia na Rua José Inácio Gomes, 53 (Bairro Triângulo), foi colhida por uma motocicleta e sofreu politraumatismo craniano.

Uma equipe de militares do GSU (Grupo de Salvamento Urbano) pertencente ao Corpo de Bombeiros socorreu a vítima para o Hospital Santo Antonio onde a mesma faleceu cerca de meia hora após dar entrada. A moto causadora do acidente foi uma Honda Fan CG 125 de placa NRB-5114, inscrição de Juazeiro do Norte, cujo veículo era pilotado por Leomir Batista, de 20 anos, que mora na Rua Jordan Dias, 721 (Bairro Tiradentes).

Ele trafegava no sentido Crato/Juazeiro quando, de repente, a mulher apareceu à sua frente e terminou atropelada. No local, houve bastante derramamento de sangue e a mulher ficou desacordada, mas com vida sendo socorrida para o Hospital. Girlene foi levada direto para a UTI, mas não resistiu aos graves ferimentos e morreu por volta das 19h30min. Ainda noite de ontem, o corpo foi trazido para ser necropsiado no IML de Juazeiro.

Fonte: Miséria

Município de Saboeiro sofre com seca,fome predomina

A causticante seca que assola toda a zona rural de Saboeiro, encravado na região dos Inhamuns, está deixando um rastro de desespero e angústia nos trabalhadores devido à fome e à sede que campeiam em todo o município. Eles reclamam que só dois carros pipas abastecem a população, que ainda tem o agravante de não dispor de cisternas de placas para guardar a água.

O cenário é de açudes secos com porões vazios e sem nenhuma perspectiva de chuva. A vegetação e pastagens definham secas, deixando os rebanhos sem também alimentação.

O secretário de Agricultura de Saboeiro, Raimundo Nonato Martins, denuncia que o problema da seca verde é preocupante, pois já existe um clima de muita aprensividade no homem do campo e isso poderá até em ocasionar um grande êxodo rural. Raimundo Nonato enfatiza ainda que há localidades na zona rural, a uma distância de 35 km da sede do municípios que não estão sendo atendidas pelos carros pipas e por isso estão passando sede.

O prefeito de Saboeiro, Marcondes Ferraz, confirma ser critica a situação no município. Ele afirma que o município dispõe de apenas 144 cisternas de placas, quando a necessidade seria de mil cisternas. Ressalva que, apesar de ser cortado pelo Rio Jaguaribe, a população não tem como armazenar e aproveitar a água por falta de cisternas. Dessa forma, a água do Jaguaribe é toda desperdiçada e não tem nenhuma utilidade.

Jovem é assassinado enquanto escovava os dentes em Baturité

Um agricultor de 24 anos foi assassinado a tiros enquanto escovava os dentes, na noite desta quinta-feira, 4, na localidade de Chapada, a 16 quilômetros de Baturité. Segundo a Polícia, a vítima, identificada como José Eudenir Vital Fernandes, respondia pelo crime de homicídio.

O crime aconteceu por volta das 20h40min, quando a vítima escovava os dentes na cozinha de casa. O acusado, não identificado, teria entrado na casa de José Eudenir, efetuado os disparos e fugido em seguida.

Após ouvirem os estrondos, os pais do jovem tentaram socorrê-lo, mas José Eudenir acabou morrendo em uma rede, enquanto aguardava a chegada de uma ambulância. A Polícia não tem pistas do autor do homicídio.

Viaturas do Ronda só podem dirigir até 50 km/h; veja fotos da determinação


50 km/h. Essa é a velocidade máxima a ser seguida por todas as viaturas do programa Ronda do Quarteirão em área urbana, de acordo com a recente decisão do Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom).

A norma vale, inclusive, para perseguições policiais e atendimentos de ocorrências.

PM do Ronda ironiza medida

A medida é criticada por soldados do Ronda. Um deles, identidade preservada, ironizou: "quando um cidadão vir reclamar minha demora, terei a dignidade de respondê-lo: 'sr. cidadão aflito, desculpe-me a demora, é que além do trânsito caótico, tenho que me limitar a uma velocidade de 50km/h'".

"As principais polícias americanas não realizam [perseguição em áreas urbanas]. As viaturas devem fazer o cerco e forçar com que o carro com infratores vá para as rodovias. Lá, a velocidade está liberada", comenta coronel Werisleik Matias, chefe do Ronda.

Achada vala comum com judeus mortos na 2ª Guerra

Arqueólogos descobriram uma vala comum com judeus mortos por tropas romenas durante a Segunda Guerra Mundial, disse o Instituto Elie Wiesel nesta sexta-feira.
Citando testemunhas, o instituto disse que mais de 100 judeus - homens, mulheres e crianças - foram sepultados no local, numa floresta próxima à aldeia de Popricani, no nordeste romeno.

"Uma das testemunhas viu os judeus sendo alvejados, porque os soldados acharam que ele próprio fosse judeu e pretendiam alvejá-lo também", disse a filial romena do Instituto Elie Wiesel em nota. "Ele só foi poupado quando os soldados se convenceram de que era cristão ortodoxo."

Wiesel, ganhador do Nobel da Paz, liderou uma comissão internacional que declarou em 2004 que entre 280 mil e 380 mil judeus romenos e ucranianos foram mortos na Romênia e em áreas controladas pelo governo do país durante a Segunda Guerra Mundial. A Romênia foi aliada da Alemanha nazista.

Muitos foram mortos em "pogroms" (massacres) como o de 1941, que vitimou quase 15 mil judeus na cidade de Iasi, perto da vala recém-descoberta. Outros morreram em campos de trabalhos forçados ou "trens da morte".

Os arqueólogos já encontraram 16 corpos em escavações na vala comum, segundo promotores, que estão investigando o caso. Esse é o segundo local desse tipo descoberto desde a Segunda Guerra Mundial. Em 1945, 311 corpos foram exumados de três valas comuns em Stanca Roznovanu, na mesma região.

A Romênia só recentemente começou a discutir o extermínio de judeus. Até 2003, o país não admitia que isso houvesse ocorrido.
Depois que a Romênia trocou de lado na guerra, em 1944, os regimes comunistas pouco fizeram para investigar as mortes, e os governos nacionalistas após 1989 também mantiveram sigilo sobre o assunto.

A Romênia tinha 750 mil judeus antes da guerra. Hoje restam no máximo 10 mil.

MUNDO À FORA: Jovem dribla segurança e embarca em avião disfarçado de idoso

Autoridades canadenses estão investigando um incidente insólito e inacreditável considerando o aparato de segurança em aeroportos internacionais após o 11/9. Um passageiro na faixa dos 20 anos se disfarçou de idoso e embarcou em um voo da Air Canada, de acordo com um alerta confidencial divulgado pela rede CNN.
O caso ocorreu em 29 de outubro no voo AC018 que partia de Hong Kong em direção a Vancouver. O alerta da Inteligência do Canadá descreve o incidente como um "caso inacreditável".
"O passageiro em questão foi notado no início do voo como um homem caucasiano idoso que parecia ter mãos jovens. Durante o voo, o sujeito foi ao toilet e voltou como um homem asiático na faixa dos 20 anos", escreveu a Agência de Serviços de Fronteira do Canadá.
Ao desembarcar em Vancouver, o passageiro foi revistado. Em uma bolsa foram encontrados todos os apetrechos do disfarce, incluindo uma máscara. O impostor disse que o seu objetivo era conseguir status de refugiado no Canadá. Agora deverá ser deportado.

Dilma terá de convencer que não é 'Lula de batom'

Na edição desta semana, a revista britânica The Economist publica uma matéria sobre os desafios que a presidente eleita Dilma Rousseff enfrentará para provar que tem ideias próprias e que sairá da sombra de Lula. "Ela terá de convencer os céticos de que ela não é apenas o Lula de batom", afirma a Economist.

Segundo a revista, até o momento ela vem lidando bem com a situação. Mas criará um precedente ruim para o Brasil se permitir que Lula permaneça no poder, nos bastidores. Entre os obstáculos citados está a desconfiança de investidores, assim como aconteceu logo após a eleição de Lula, em 2002.

Do mesmo jeito que se preocupavam com ter no poder um ex-líder socialista, eles podem ver com temor o passado de Dilma, que lutou contra a ditadura nos anos 1960. Segundo a revista, para confortar os eleitores mais ricos que votaram em José Serra, "no dia seguinte às eleições, Dilma descreveu seus planos econômicos como 'nada que crie ondas ou confusões'".

Meirelles e Palocci

Mas suas nomeações passarão por forte escrutínio. A revista diz que investidores defendem a permanência de Henrique Meirelles no Banco Central e que estão de olho em Antonio Palocci.

Se Dilma escolher Palocci para a Casa Civil ou colocá-lo de volta no Ministério da Fazenda, ganhará a confiança do setor empresarial, diz a Economist. "Se ele (Palocci) acabar (nos ministérios) de Saúde e Educação, os empresários permanecerão céticos."

Desde as eleições, Dilma vem defendendo responsabilidade fiscal, ao mesmo tempo em que apoia gastos sociais com os mais pobres.

Para manter as duas promessas, a revista afirma que será preciso "cortar gordura das partes do orçamento em que Lula não tocou, como as pensões no serviço público. Mas atacar tais vantagens generosas provocaria a ira de sua base e dos sindicatos, que ainda são uma força considerável dentro do PT".

Fonte: Terra

Salário mínimo deve ficar entre R$ 560 e R$ 570 em 2011, diz Lupi

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, disse nesta quinta-feira que o salário mínimo deverá ser reajustado em 2011 para um valor entre R$ 560 e R$ 570. "Dificilmente ficará menos do que isso", afirmou após participar de uma homenagem ao ex-presidente Getúlio Vargas, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados do Estado de São Paulo.
Representantes de centrais sindicais sugeriram hoje ao relator do Orçamento, senador Gim Argello (PTB-DF), que o mínimo seja elevado para R$ 580 no ano que vem. A proposta faz parte das negociações com o governo federal e a presidente eleita, Dilma Rousseff, para um aumento maior que os R$ 540 previstos no relatório da proposta orçamentária.

Segundo Lupi, a definição do valor do reajuste depende de estudos técnicos para avaliação de sua viabilidade. "Nós vamos ver agora com as contas da Fazenda e da Previdência o limite máximo que podemos dar", disse. Na opinião do ministro, a presidente eleita tenderá pelo maior valor possível, mas levará em conta o equilíbrio das contas públicas.
"Dilma Rousseff vai ficar mais próximo daquilo que for o máximo que for possível dar sem comprometer as contas do governo federal", afirmou. No entanto, os efeitos positivos de um aumento no salário mínimo tendem, de acordo com Lupi, a compensar o crescimento dos gastos. "Quando você aumenta o salário mínimo aumentam os impostos, porque tudo é decorrente do salário-mínimo", afirmou.

O ministro ironizou a proposta da oposição de elevar o mínimo para R$ 600, como defendido durante a campanha pelo então candidato José Serra (PSDB). "Pena que eles só tiveram essa visão mais social agora", disse.

Tropa de Choque vai ao Sertão caçar bandidos

Por determinação do comandante-geral da Polícia Militar, coronel William Alves Rocha, um reforço de policiais do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque) foi deslocado, ontem, para várias regiões do Interior do Estado. O objetivo do grupo de elite da corporação é empreender uma caçada às quadrilhas responsáveis pelos recentes ataques a cidades de pequeno e médio portes, onde as populações e os próprios destacamentos militares têm virado reféns durante assaltos a bancos.

De janeiro até ontem, nada menos que 24 agências bancárias foram alvo dos criminosos. Ainda na madrugada da quinta-feira, uma quadrilha arrombou o Banco do Brasil do Município de Nova Russas (a 416Km de Fortaleza) e roubou, além do dinheiro que havia no cofre (quantia não revelada), duas armas de fogo (revólveres). O arrombamento só foi percebido pela manhã, quando os funcionários chegaram ao prédio para o início do expediente.

Buscas

Segundo o comandante do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque), tenente-coronel João Batista Bezerra dos Santos, a determinação do comandante-geral já está sendo cumprida.

"As equipes de Choque estão sendo deslocadas para as regiões onde ocorreram os últimos ataques das quadrilha, especialmente na divisa com outros Estados como o Piauí, onde assaltos semelhantes ocorreram. Esta operação não tem data para terminar. Vamos dar o suporte necessários às companhias e batalhões do Interior para fechar o cerco contra os criminosos", advertiu.

Estão sendo empregados efetivos de duas das cinco companhias do BpChoque, o Comando Tático Motorizado (Cotam) e o Grupo de Ações Táticas Especiais (Cotam). Elas atuarão juntamente com o Serviço de Inteligência do Estado-Maior da PM e com o apoio, se necessário, de helicópteros da Coordenadoria de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
As estatísticas apontam que os assaltos a banco no Ceará vêm crescendo. No ano passado, foram registrados 16 casos, contra dez, em 2008. Outro fator importante tem chamado a atenção das autoridades; os bandidos estão utilizando, cada vez mais, armas de grosso calibre, como fuzis e metralhadoras.

Queda de avião em Cuba não deixa sobreviventes


Um avião da Aerocaribbean com 68 pessoas a bordo caiu na região central de Cuba nesta quinta-feira (4), matando todos seus ocupantes, informam as agências internacionais de notícias, que citam como fonte o portal Cubadebate.cu. A informação de que não há sobreviventes também é creditada à radio e à rede de TV estatais.
Das 68 pessoas a bordo, 61 seriam passageiros e sete integrariam a tripulação.

A imprensa estatal cubana ainda informa que já dispõe da lista com os nomes dos ocupantes da aeronave. Do total de ocupantes do avião, 40 seriam cubanos, e 28, estrangeiros, sendo nove argentinos, sete mexicanos, três holandeses, dois alemães, dois austríacos, um espanhol, um francês, um italiano, um japonês e um venezuelano.

O avião teria caído numa região rural, de difícil acesso, da aldeia de Guasimal, na província de Sancti Spiritus. Após a queda, a aeronave pegou fogo.

As autoridades locais informaram que criaram uma comissão para organizar o resgate de corpos, que conta com socorristas e voluntários, e também para investigar as causas do acidente, ainda desconhecidas.

Segundo a rede de TV estatal, a torre de controle do Aeroporto de Santiago de Cuba perdeu contato com a aeronave pouco depois de receber um alerta de situação de emergência. O avião tinha acabado de decolar.

Vasco joga para o gasto e vira sobre o Prudente com dois de Romulo


Foi no sufoco, mas o Vasco, de virada, venceu o lanterna Grêmio Prudente por 2 a 1, nesta quinta-feira, em São Januário. O jogo ficou muito longe de empolgar os torcedores, mas serviu para dar uma tranquilizada no ambiente na Colina e deixar o time mais próximo de assegurar uma vaga na Sul-Americana. O time paulista chegou a abrir o placar, mas o volante Romulo marcou duas vezes para garantir o triunfo cruzmaltino.

Com a vitória, o Vasco chegou a 45 pontos e agora está em 11º lugar. O resultado foi um desastre para o Prudente, que está muito próximo de ficar matematicamente rebaixado. O time está na 20ª posição com 24 pontos.

No outro jogo da rodada Atlético PR venceu o Palmeiras por 1 x 0.