sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Mortos com nova erupção do vulcão

O balanço de mortos com a nova erupção do vulcão Merapi, na ilha indonésia de Java, já chega a 77 pessoas, incluindo várias crianças, informaram nesta sexta-feira (5) as fontes de segurança local.

A erupção, que começou às 0h40 (15h40 de Brasília na quinta-feira), é a mais forte desde o dia 26 de outubro, quando teve início o atual ciclo eruptivo do Merapi. Ele é considerado o vulcão mais ativo da Indonésia, situado em meio a uma região densamente povoada do centro da ilha de Java.

Entre os mortos há várias crianças do povoado de Argomulyo, atingido por nuvens ardentes a 18 km da cratera. A nova erupção levou as autoridades a ampliar a zona de esvaziamento de 15 para 20 km em torno da cratera, revelaram os socorristas.

Segundo o especialista em vulcões, Surono, a explosão foi ouvida a 20 km de distância e os habitantes tiveram que sair rapidamente.

Mortes já chegam a 113 só neste ano

Com as mortes desta sexta-feira, o número total de mortes provocadas pelo Merapi chega a 113, sendo 36 na primeira erupção, em 26 de outubro.

Ao menos 100 mil pessoas já foram retiradas da área, a maioria para abrigos montados pelo governo, o que tem criado importantes problemas de logística e higiene.

Diversos acampamentos estão "superlotados", revelou Widi Sutiko, que coordena os trabalhos de socorro.

Indonésia pede que pilotos não sobrevoem área do vulcão

O ministério indonésio dos Transportes pediu ontem que os pilotos respeitem uma zona de exclusão aérea de ao menos 12 km em torno do vulcão. Várias companhias anularam voos nos últimos dias envolvendo os dois aeroportos mais próximos de Merapi, que seguem operando.

O Merapi ou Montanha de Fogo, que entra em erupção a cada quatro ou cinco anos, já teve cerca de 70 erupções desde meados do século 16, algumas devastadoras, como a de 1930 (1.400 mortos) e a de 1994 (60 mortos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário