terça-feira, 18 de março de 2014

Criança de seis anos baleada durante tiroteio em Fortaleza morre no IJF

O menino de seis anos, Cristian Diego Costa Sabino, que havia sido baleado na cabeça, no domingo (16), durante um tiroteio ocorrido no Bairro José Walter, em Fortaleza, morreu no fim da tarde desta segunda-feira (17), no Hospital  Instituto Doutor José Frota (IJF), no Bairro Centro, na capital.

De acordo com o Programa de Policiamento Ronda do Quarteirão, o garoto foi baleado na cabeça, durante um tiroteio ocorrido na Rua da Glória, entre gangues rivais.

A Polícia Militar acrescentou que a criança estava na calçada com a família e durante a confusão foi atingida na cabeça. O menino foi levado, para o Gonzaguinha do José Walter e transferido, em estado grave, para IJF.

A Polícia Militar fez buscas na região, mas não conseguiu prender nenhum suspeito. A morte do menino será investigada pelo 8º Distrito Policial, no José Walter.

Policiais civis do Ceará ameaçam paralisar atividades durante a Copa


Os policiais civis do Ceará ameaçam paralisar as atividades durante a Copa do Mundo, que inicia em 12 de junho. A decisão foi tomada em assembleia geral realizada pelo Sindicato dos Policiais Civis de Carreira (Sinpol), na segunda-feira (17). As paralisações acontecerão em dias alternados, em delegacias de todo o estado.

A primeira está marcada para a próxima quinta-feira (20), durante todo o horário de funcionamento da unidade que será definida apenas no dia da paralisação. “A medida dá continuidade às ações do movimento Polícia Legal. No dia 7 de abril é o limite para a nossa reestruturação salarial, caso não saia, possivelmente, a paralisação geral aconteça durante a Copa do Mundo”, explicou o presidente do Sinpol/CE, Gustavo Simplício.

O Sindicato também pretende ampliar a campanha dos outdoors, que apresentaram aos cearenses os números da violência no estado. “Quem for turista e tiver amor a sua vida não vai escolher o Ceará como destino turístico. Nós vamos mostrar que quem vier para o estado corre o risco de morrer”, declarou Simplício. Os policiais reivindicam melhores condições de trabalho.

Homem é assassinado a bala no Bairro Chapadinha na cidade de Iguatu


Na manhã desta terça-feira (18) foi registrado em Iguatu o quinto homicídio do ano, o fato desta vez aconteceu na Rua Cícero Vieira, Bairro Chapadinha.  O motivo do homicídio seria uma divida em que o acusado teria com a vítima de um capacete.

Antonio Carlos popularmente “Carlinhos” foi morto à bala no local, segundo populares foram ouvidos cerca de cinco estampidos. Três projeteis deflagrados foram encontrados junto ao o corpo da vítima, o acusado Mauro Regis Alves da Silva fugiu do local.

Mauro se apresentou espontaneamente a Delegacia Regional de Polícia Civil onde confessou a autoria do crime, e posteriormente liberado. “ele confessou ter matada a vítima, agora abriremos o inquérito contra o mesmo para o cumprimento de sua prisão” explicou o delegado Agenor Freitas.
 
O acusado não tem passagem pela polícia e alegou sofrer com problemas psiquiátricos e dependência química há 20 anos. A arma do crime até o momento não foi encontrada pela polícia, “perdi a arma no caminho da delegacia” alegou Mauro.

Esse já é segundo homicídio ocorrido na cidade em menos de dois dias. O primeiro aconteceu Sítio Barrocas, zona rural da cidade de Iguatu no último domingo (16), quando  Antônio Edjânio Gomes de Oliveira 30 anos, foi abordado por uma dupla encapuzada que se aproximou em uma motocicleta e, sem nenhuma mediação, atirou contra o mesmo tirando sua vida.

Polícia prende cinco suspeitos de matar delegado cearense em Fortaleza


O delegado cearense Lucas Craveiro Alves, 32, que trabalhava na Polícia Civil do Piauí, foi assassinado, com seis tiros, na madrugada de ontem, depois de sair de um restaurante localizado na esquina das Avenidas Washington Soares e Coronel Miguel Dias, no bairro Guararapes. A vítima teria reagido a assalto e trocado tiros com um grupo de cinco criminosos. Todos os suspeitos já estão presos.

O policial foi atacado no momento em que ia pegar seu carro, um Volkswagen modelo Jetta de cor branca, que estava estacionado defronte a um edifício comercial. Durante a troca de tiros, um dos bandidos foi atingido no ombro e na perna. O delegado foi atingido por seis tiros e morreu na calçada do restaurante. Para a Polícia, não existe dúvida de que o crime foi um latrocínio (roubo seguido de morte). O mais provável é que os bandidos, que estavam em um Volkswagen Fox, tentavam levar o veículo d a vítima.

HospitalAinda na manhã de ontem, o principal suspeito de ter efetuado os disparos que mataram Lucas Craveiro, um homem identificado como Lindoval Vicente da Silva, 25, foi localizado e preso no Hospital Municipal de Maracanaú. Em seguida, ele foi encaminhado, sob escolta, ao Instituto Doutor José Frota (IJF), onde foi ouvido pela Polícia Civil.

De acordo com informações da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Lindoval Silva forneceu informações que levaram ao paradeiro das outras quatro pessoas que estavam diretamente envolvidas no caso. Elas também já foram capturadas pela Polícia.

Os delegados plantonistas da DHPP, Stela Amaral e George Monteiro, realizaram diligências e encontraram todos os suspeitos horas depois do fato. Os dois irmãos Francisco Rodrigo Marques Silva, 22, e Francisco Renato Marques Silva, 21, estavam em uma residência localizada na Rua Cabo Verde, no Conjunto Palmeiras. Já Pedro Paulo Alves dos Santos, 24, e Francisco Antônio Vieira da Silva, 34, foram encontrados em uma casa no Sítio São João.

Jovem advogada morre após ser achada baleada no porta-malas de carro

A advogada Camila Pereira Souza Coelho, de 24 anos, foi morta a tiros na madrugada desta segunda-feira (17) em Mineiros, no sudoeste de Goiás. Segundo a Polícia Civil, as primeiras investigações apontam que ela foi baleada quando estava dentro do porta-malas de seu carro, durante uma troca de tiros entre criminosos que roubaram o veículo e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Ainda de acordo com informações da Polícia Civil, por volta de 1h, a vítima foi abordada por três criminosos quando saía de um velório. Camila foi colocada dentro do porta-malas e os assaltantes fugiram com ela e o veículo.

Na BR-364, uma equipe da PRF avistou o carro em alta velocidade. Segundo a PRF informou à Polícia Civil, ao notarem a presença da polícia, os criminosos efetuaram disparos em direção aos agentes, que revidaram.

Após perseguição e troca de tiros, os assaltantes abandonaram o veículo e entraram em uma mata, já dentro da cidade. Um deles, ferido por um tiro na perna, acabou se entregando. Ele foi detido e encaminhado ao hospital.

Ao abrirem o porta-malas do carro, os policiais rodoviários encontraram a jovem baleada, mas ainda com vida. Ela foi socorrida e encaminhada ao hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Segundo a delegada que investiga o caso, Edilaine Moreira dos Santos, há marcas de tiros tanto no veículo de Camila, quanto no da PRF. A polícia investiga de quem partiu o tiro que matou a jovem. “Pode ter sido disparado tanto pelos criminosos que estavam dentro, quanto pelo pessoal da PRF. Pode ter saído de dentro do veículo, ou de fora”, afirma.

Segundo Edilaine, os agentes afirmaram que não sabiam que a jovem estava no porta-malas quando efetuaram os disparos. “Eles [os criminosos] foram abordados porque estavam em alta velocidade, até então os agentes não sabiam que se tratava de um roubo e nem que havia uma pessoa ali”, afirma a delegada.

Deputados do PMDB faltam à posse de ministros

A ausência dos deputados do PMDB na cerimônia de posse de seis novos ministros, que ocorreu hoje (17) no Palácio do Planalto, é um indício de que a crise entre o governo federal e a segunda maior bancada da Câmara dos Deputados continua. 

A tentativa do governo de melhorar a relação com o PMDB vai ter novo capítulo no fim da tarde, quando o líder da legenda na Câmara, deputado Eduardo Cunha (RJ), se encontra com o vice-presidente da República, Michel Temer, e com os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais).

Na pauta do encontro, está o Marco Civil da Internet, que tramita em regime de urgência constitucional e, por isso, desde o ano passado, trava a pauta de votações no plenário da Câmara. Até que o texto seja votado, nenhuma outra matéria pode avançar. O líder Eduardo Cunha e parte do partido não concordam com pontos considerados essenciais para o governo na votação, como a neutralidade da Internet.

Eunício se aproxima de Tasso e tenta viabilizar aliança

O pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado, Eunício Oliveira, se aproxima das lideranças regionais do PSDB e não vê problema em manter uma aliança com o ex-senador Tasso Jereissati e, ao mesmo tempo, apoiar à reeleição da presidente Dilma Rousseff. Esse cenário, com declarações do peemedebista, está em reportagem do Jornal Folha de São Paulo, edição desse domingo (16/03), e mostra a disposição de Eunício em concorrer à sucessão do governador Cid Gomes (Pros).

“Não concordo com alianças locais diferentes das nacionais. Mas, já que a legislação dá essa possibilidade, o PMDB não teria problema em formar chapa com qualquer sigla”, disse Eunício, ao se referir as conversas com partidos de oposição aos Governos Federal e Estadual no Ceará.

Segundo, ainda, a reportagem da Folha, Eunício tem conversado com o Tasso, principal líder regional do PSDB e preferido, em pesquisas de opinião pública, para o Senado. Eunício tenta fazer a coligação com o PSDB e ter Jereissati como candidato ao Senado – desejo também do presidenciável Aécio Neves.

O ex-governador Tasso Jereissati tem se mantido longe dos holofotes, mantém diálogo com lideranças nacionais do PSDB, mas, quando o assunto é sucessão estadual, prefere conversas bem distantes de repercussão pública. Tasso, a exemplo de outras lideranças políticas de oposição, espera o dia 5 de abril – prazo final para desincompatibilização de quem pretende disputar as eleições de 2014. A expectativa é sobre o destino do governador Cid Gomes.

Professores aderem à greve nacional da educação


Praticamente a totalidade dos professores das redes de ensino estadual e municipal aderiram à greve nacional da categoria em Juazeiro do Norte. A manifestação da classe do magistério estende-se desta segunda-feira (17) até a próxima quinta-feira, dia 20 de março.

O ato foi convocado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), órgão que representa mais de 3 milhões de educadores das redes públicas de educação básica e reivindica o cumprimento da lei do piso, carreira e jornada; investimento dos royalties de petróleo na valorização da categoria; votação imediata do Plano Nacional de Educação (PNE); destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação pública.

De acordo com o professor Edson Xavier, coordenador do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte, a adesão dos educadores na Região do Cariri é de praticamente a totalidade.

Colisão entre dois cargueiros deixa 9 desaparecidos em Tóquio

Nove pessoas estão desaparecidas, após a colisão de dois navios cargueiros, na madrugada desta terça-feira (18) na baía de Tóquio, anunciou a Guarda Costeira japonesa.

O "Beagle III", um navio de 12.630 toneladas que navega com bandeira panamenha, afundou após se chocar com o navio sul-coreano "Pegasus Prime" frente à costa da capital japonesa.

O choque aconteceu às 3h10 (15h10 de segunda, 17), acrescentou um funcionário do Serviço da Guarda Costeira. "Pelo menos 20 pessoas, todas chinesas, estavam no Beagle III, das quais 11 foram resgatadas", afirmou.

Patrulheiros marítimos e um helicóptero continuavam os trabalhos de busca nesta terça, horas depois do acidente.

A tripulação do Pegasus Prime, uma embarcação de 7.406 toneladas, saiu ileso do acidente ocorrido em um mar calmo, segundo a mesma fonte.